Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MODULO 4 - ESTRUTURA FINANCEIRA DA EMPRESA
Advertisements

Administração Financeira e Orçamentária
ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
ANÁLISE DE CUSTO, VOLUME E LUCRO
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
FINANÇAS EM PROJETOS DE TI
Análise das Demonstrações Contábeis
Alavancagem e estrutura de capital
6ª. Aula: Custo de Capital, Endividamento e Benefício Fiscal e Estrutura de Capital 1 – Custo de Capital: é a taxa de retorno que uma empresa deve obter.
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Maneiras de classificar o mercado financeiro
ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Análise Fundamentalista
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Objetivo Introduzir a avaliação do desempenho financeiro da empresa de forma integrada através da fórmula Dupont modificada.
Demonstrações Financeiras e sua Análise
Análise de Demonstrações Financeiras.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
ANÁLISE DA ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Alavancagem Financeira Retorno sobre Investimento
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Objetivos de aprendizagem
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Administração de capital de giro Capital de Giro? Conhecido com capital circulante e corresponde as recursos aplicados em ativos circulantes, que se transformam.
GESTÃO FINANCEIRA 1 FARN Prof. CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Quem Emite Títulos? Um título é um contrato de longo prazo sob o qual o tomador do empréstimo concorda em fazer pagamentos de juros e do principal em datas.
Risco do Negócio e Risco Financeiro.
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
A IMPORTÂNCIA DAS DEMOSTRAÇÕES FINANCEIRAS E A UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES FINANCEIROS AULAS 3, 4 E
Análise do fluxo de caixa da empresa
ANÁLISE DE ENDIVIDAMENTO
Prof. Ms Cesar Augusto Gaertner
GRAU DE ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Alavancagem operacional, financeira e total
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO: Quanto sobra para a empresa?
Análises Financeira Profª : Suzana Habitzreuter Muller
Importância da Elaboração do Orçamento de Capital.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
ECONOMIA E FINANÇAS FINANÇAS PARA ENGENHEIRA E CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Avaliação das Demonstrações Contábeis
GESTÃO DE CUSTOS II.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Prof. Ms. João Rafael Alberton
Risco / Incerteza Liquidez / Solvência Alavancagem
CUSTO DE CAPITAL e ORÇAMENTO DE CAPITAL ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Profº Enivaldo Faccin GRUPO ADRIANA FREIRE RODRIGUES CARLOS EDUARDO RODRIGUES PERES GISLENE LEITE SANTOS MARIA ISABEL DA SILVA FARIAS RENATA CRISTINA.
Lavratti.com Slide 1/8 Administração Financeira I Alavancagem Alavancagem é o uso de ativos operacionais e/ou de recursos financeiros, com custos e despesas.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Segue abaixo a estrutura do ativo circulante e do passivo circulante (em milhares de reais) da empresa Brasil Network: 1. (a) Qual o CCL da empresa? (b)
CUSTO DE CAPITAL Conceito: é o retorno mínimo exigido de um novo investimento; é a taxa de retorno que uma empresa deve pagar aos investidores a fim de.
Revisão presencial administração financeira de curto prazo.
Sociedade Anônima Características
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Importância do orçamento de capital
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Preferências do acionista
Gestão de Custos Ponto de Equilíbrio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
Administração Financeira e Orçamentária I
Ciclo de conversão de caixa
1 ARTHUR RIDOLFO NETO Estrutura de Capital.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Estrutura de Capital.
Risco do negócio 1 O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE)
Transcrição da apresentação:

Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio líquido (ROE) da sociedade. 1 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Risco do negócio Variações na demanda; Variações nos preços dos produtos; Desenvolvimento de novos produtos; Exposição ao risco estrangeiro; Utilização de custos fixos. 2 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

A ideia de alavancagem Em física, o conceito de alavancagem é usado para representar o deslocamento de um objeto pesado com um menor esforço. 3 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

A ideia de alavancagem Em finanças, um alto grau de alavancagem operacional, mantendo-se constante aos demais fatores, implica que uma alteração nas vendas resulta em grande alteração no lucro antes dos juros e do imposto de renda. 4 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Uma sociedade tem a possibilidade de adotar diferentes graus de alavancagem, conforme sua estrutura de produção. Caso adote o plano A, assume-se custos fixos de 10, PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Isto implica que ela não tem muitos equipamentos automatizados e, desta forma, a depreciação, a manutenção e os impostos sobre a propriedade são baixos. 6 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Outra possibilidade é adotar o plano B. Com ele, assume-se custos fixos de 30,000. No entanto, seus custos variáveis são menores, quando comparados aos custos variáveis do plano A. 7 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem A partir do conhecimento do ponto de equilíbrio, as sociedades podem obter vantagens no uso da alavancagem. Isto acontece porque quanto mais próximo operar do ponto de equilíbrio, maior será o grau de alavancagem operacional. 8 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Ponto de Equilibrio É responsável por definir o volume necessário de produção que a sociedade deve apresentar para que o lucro antes dos juros e do imposto de renda (LAJIR) seja igual a zero. 9 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Ponto de Equilibrio 10 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem Ponto de Equilibrio 11 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

12 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

13 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Distribuição de Probabilidades A distribuição de probabilidades do ROE para os planos A e B indicam ROE médio de 18% e 24%, respectivamente. Ou seja, embora o plano B seja mais arriscado traz benefícios para a empresa. 14 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Controlando a alavancagem operacional Empresas de fornecimento de energia elétrica, de telefonia e indústrias químicas efetuam investimentos elevados em ativos permanentes e isto resulta em altos custos fixos e elevada alavancagem operacional. 15 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Medindo a alavancagem operacional 16 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Medindo a alavancagem operacional 17 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Risco financeiro 18 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais A alavancagem financeira diz respeito ao uso de capital de terceiros e o risco financeiro é o risco incorrido pelos investidores proprietários das ações ordinárias.

Risco financeiro 19 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais O risco financeiro depende do volume de capital de terceiros que a sociedade anônima utilizada para seus investimentos.

A ideia de alavancagem 20 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Em finanças, um alto grau de alavancagem financeira, mantendo-se constante os demais fatores, implica que uma alteração no lucro antes dos juros e do imposto de renda resulta em grande alteração no lucro por ação.

Diferentes graus de alavancagem 21 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Uma sociedade anônima tem a possibilidade de adotar diferentes graus de alavancagem, conforme seu endividamento.

Diferentes graus de alavancagem 22 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Caso adote um endividamento elevado, assume juros (despesas financeiras) elevados. Isto implica que ela não tem muitos sócios e que terá benefício fiscal por conta dos juros pagos, uma vez que irá pagar menos imposto renda.

Diferentes graus de alavancagem 23 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Diferentes graus de alavancagem 24 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Uma sociedade anônima com patrimônio líquido de 200,000 pode, conforme tabela acima, assumir quaisquer endividamento. Sabe-se que cada ação pode ser vendida por 20.0, como também que a alíquota do imposto de renda corresponde a 40%.

Diferentes graus de alavancagem 25 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais As vendas sofrem alterações e são definidas numa escala entre 0 a 400 mil unidades. Assim, é definido o LAJIR para cada nível de vendas.

26 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

27 PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

Distribuição de Probalidades A distribuição de probabilidade do LPA para o plano A (sem dívidas) indica um LPA médio de 3,6% e um LPA médio para o plano A (com dívidas) igual a 5,8%. Ou seja, embora com dívidas a empresa torne-se mais arriscada essa opção traz mais benefícios. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira

Controlando a alavancagem financeira A alavancagem financeira é influenciada pela participação de capital de terceiros. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira

Medindo a alavancagem financeira A alavancagem financeira pode ser definida através do quociente entre a variação percentual do lucro por ação (LPA) e a variação do lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR). BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira

Medindo a alavancagem financeira BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira

Medindo a alavancagem financeira BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos da Moderna Administração Financeira