JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ. DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Relação professor/aluno
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Avaliação no Ciclo da Gestão Pública
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
A APRENDIZAGEM EFETIVA
XVII ENANGRAD CAPACITAÇÃO DOCENTE: METODOLOGIAS DE ENSINO
O Aluno a Distância.
Planejamento Estratégico AULA 8 Março/2011
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
WIDS © WTCSF 1999 A Bibliomed tem o prazer de apresentar...
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Parâmetros Curriculares Nacionais
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Apresentação.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Dez novas competências para Ensinar
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A importância do Planejamento Estratégico
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
O PROCESSO ESTRATÉGICO
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Planejamento de Ensino
Planejamento Estratégico
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
O que é Groupware Tecnologia baseada em mídia digital que dá suporte às atividades de pessoas organizadas em grupos que podem variar em tamanho, localização.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Empreendedor.Está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos. Cooperação : Ajudar os outros. Decisão: Decidiras Suas metas. Planejamento.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Ferramentas da Qualidade
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Prof. Alexandre Brasil NUTES/UFRJ
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Professor Dr. Renato Vaz
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Plano de Ensino Objetivos Educacionais
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

JOGOS DE EMPRESA 4 PROF.DR. RENATO VAZ

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 1. Iniciação do jogo – Regras do Jogo: A primeira atividade necessária é a de  fazer os alunos se familiarizarem com o meio ambiente simulado no qual irão, posteriormente, atuar. Para tanto, cada participante deve conhecer as "regras do jogo".

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Nesta fase, o administrador do jogo procura esclarecer as dúvidas que restarem. Os estudantes podem ser estimulados a analisar os dados retrospectivos fornecidos e a descobrirem, por si mesmos, usando técnicas aprendidas em outras disciplinas, relações e parâmetros importantes nas suas decisões.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 2. Formação de Equipes: Familiarizados os  participantes com o ambiente simulado, são, em seguida, divididos em equipes de tamanho tão igual quanto possível, constituindo, cada uma delas uma empresa.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Uma vez formadas as equipes, solicita-se às mesmas que elaborem um planejamento de longo prazo no qual devem estabelecer os objetivos, as metas e as políticas da empresa, bem como compor a sua diretoria distribuindo os cargos criados entre si, após definir a estrutura organizacional supostamente capaz de levar a empresa aos seus objetivos.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 3. As Decisões dos Jogos de Empresas:  Cumpridas estas etapas preparatórias, tem início o jogo. Ele se constitui da repetição de tantos ciclos quantos o administrador do jogo julgar conveniente aos objetivos educacionais.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Em cada sessão, fornece-se a cada empresa um conjunto de relatórios que consubstanciam os resultados alcançados pela equipe em função das suas decisões e das dos seus concorrentes na aula anterior.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Analisados os resultados anteriores, os alunos discutem as alternativas de ação e tomam as decisões pertinentes, visando aproveitar oportunidades surgidas, corrigir falhas e atingir o planejado.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Tendo decidido o que fazer,registram suas decisões num formulário apropriado que lhes é fornecido pelo administrador do jogo.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS 4. Processamento das Decisões: O cálculo  dos valores das variáveis a serem determinados pelas decisões tomadas pelas equipes e a apuração dos resultados são feitos através das equações que compõem o modelo.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Neste momento, o uso de aparato tecnológico mostra-se como uma ferramenta que confere agilidade na alimentação e cálculo dos resultados, assim como precisão e confiabilidade dos dados gerados.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Este ciclo é repetido durante o curso, tantas vezes quanto forem necessárias ao cumprimento dos objetivos didáticos.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS O administrador do jogo procura através do diálogo e da análise, orientar as equipes no sentido de fazê-las reconhecerem os instrumentos e técnicas da administração que as ajudariam em cada uma das situações que vão sucessivamente se configurando ao longo da simulação.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Incentivando-as, assim, a aplicarem e testarem os conhecimentos adquiridos durante o curso de Administração de Empresas.

DESENVOLVIMENTO DOS JOGOS DE EMPRESAS Além disso, solicita-se reflexões sobre o desenvolvimento do jogo,para evitar que o instinto de "ganhar o jogo" se sobreponha ao aprendizado que deve derivar da participação na simulação.

Considerações Finais No ensino tradicional, observa-se que o papel principal é desempenhado pelo educador, personagem com elevado grau de envolvimento e que deseja ensinar, para seus discípulos, apoiado em suas próprias experiências.

Considerações Finais Estabelece objetivos educacionais coletivos, orientados para a classe como um todo. Mantém a aula em andamento mediante a geração permanente de estímulos externos. Atuando desta forma, cria um ambiente eminentemente individualista e competitivo.

Considerações Finais Na aprendizagem vivencial (através de jogos de empresas), o papel principal desloca-se para o educando, que passa a ser o centro do processo, diferentemente do ensino tradicional. Isto facilita um envolvimento maior, pelo desejo fomentado na busca de aprendizagem competitiva e cooperativa.

Considerações Finais O trabalho em grupo prevalece sobre a apresentação expositiva e individual do instrutor. São exercitados conteúdos do educando e do educador. O processo é calcado nos interesses dos educandos, em um ambiente que desafia, ao mesmo tempo em que acolhe, combinando momentos de disputa e de união entre os educandos e entre eles e o educador.