EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de trabalho EVT
Advertisements

Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Teoria e Desenvolvimento Curricular “Conhecermo-nos …”
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
Professor-artista-professor
ACONSELHAMENTO.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A Escola e as Mudanças Sociais
Arte e representação.
Projeto Contadores De Histórias
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Rede Municipal de Educação
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR: a proposta do CURRÍCULO INTEGRADO
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Literatura Linhas de Pesquisa
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Faculdade de Produção Cênica
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Metodologia do Ensino de Arte
DIREITOS DE APRENDIZAGEM – CIÊNCIAS E ARTE
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Como fazer a leitura de obra de arte?
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
A Importância da musicalização
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
As TIC no processo de educação-formação de Matemática A visibilidade das TIC na formação geral e específica Qualquer tecla para continuar.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
Linguagens Artísticas
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
AUTORA: FRANCISCA LUANA RODRIGUES CAETANO
Breve introdução ao estudo da Arte.
PROJETO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NOVOS HORIZONTES
OS CONTEÚDOS DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Base nacional comum curricular
Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Graduação Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
PESQUISA E EXTENSÃO. A produção de novos conhecimentos, em todas as áreas, é um processo possível, entre outras formas, através do desenvolvimento de.
Disciplina de Arte.
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
O PAPEL DA ESCOLA NA FRUIÇÃO DOS UNIVERSOS CULTURAIS
Educação Artística no contexto do 1ºciclo do Ensino Básico As Artes têm um papel preponderante no desenvolvimento integral dos alunos. Contribuem para.
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA Expectativas Valorização pessoal e profissional; Colmatar lacunas na formação académica das docentes nas áreas.
O som ouvido, visto e sentido
A FORMA. É a configuração exterior de um objecto ou de um corpo. Tudo o que nos rodeia tem forma. A luz modela as formas, produzindo efeitos visuais variados.
Componente Curricular Arte
O DESAFIO DA INCLUSÃO E NOVASTÉCNICAS METODOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO CRISTÃ Textos: Ef. 3: 8-10; 1 Cor. 1:24; At. 2:
Albertina Pereira naWeb Metas de Aprendizagem Domínios e Subdomínios Pré – Escolar.
MÚSICA NA ESCOLA: POR QUE ESTUDAR MÚSICA ? Texto de Celso Favaretto Estudo por Ana Carolina Bonagamba de Paula ( )
Hegel – Música e Filosofia Georg Wilhelm Friedrich Hegel: Filósofo romântico da música. Vê a música como linguagem expressiva e a compreende como forma.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Retrato e Autorretrato - Metáfora / Metamorfose ARTES VISUAIS Retrato e Autorretrato - Metáfora / Metamorfose Cor - Luz - Forma - Linha - Textura

TEATRO Expressividade - Espaço - Improvisação - Memorização - Personagem - Interpretação

Corpo – Tempo – Espaço – Dinâmicas – Relações DANÇA Corpo – Tempo – Espaço – Dinâmicas – Relações Apreciar – Interpretar – Criar

Audição – Interpretação – Criação MÚSICA Audição – Interpretação – Criação Timbre – Ritmo – Dinâmica – Altura – Forma

CONCLUSÃO A formação, o que os docentes fazem em contexto de trabalho: Sensibilização e motivação Sentido critico Léxico específico Técnicas diversificadas Expressão/Comunicação As reuniões de acompanhamento: Aprendizagem, partilha e reflexão Terminologia adequada

CONCLUSÃO A Parcerias com Instituições Culturais: Parcerias congruentes Sinergias positivas Novos horizontes culturais