Regressão Linear. Introdução A relação linear entre duas variáveis contínuas pode ser aferida através do coeficiente de correlação ou do modelo de regressão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Escola Politécnica de Pernambuco Departamento de Ensino Básico
Trabalho realizado por: Samuel Vieira Nº16 8ºB
Estatística amintas paiva afonso.
Prof. Darlan Marcelo Delgado
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
FUNÇÕES.
Inserir uma tabela com os dados que se pretendem visualisar
Escola Secundária da Ramada
As funções.
Diagramas de dispersão
Regressão linear A regressão linear é usada para determinar o valor de uma variável dependente contínua baseando-se na sua relação linear com uma (regressão.
Introdução ao Stata 16 de abril de 2013
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Laís Araújo Lopes de Souza
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Estatística e Probabilidade
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Aula teórica: Tratamento de dados, recta
Regressão Pontos mais importantes: -objectivo -regressão linear
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TIC 10 Folha de Cálculo.
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Mario de Andrade Lira Junior lira.pro.br\wordpress 2/4/2015 lira.pro.br\wordpress - Reservados todos os direitos autorais.
Professor Antonio Carlos Coelho
Exploração e Cruzamento de Variáveis
Regressão Linear.
Função quadrática: a função geral de 2º grau
ANOVA II.
UNIDADE 4: Processamento de texto
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Aproximação de funções
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Modelagem Estatística
Transformação de Dados
Contabilidade e Regressão Linear
Regressão e Previsão Numérica.
ANOVA.
Novas Tecnologias Na Formação
7 Ajuste de Curvas UFSC.PósMCI.FME.Ajuste de curvas. (11.1)
Regressão.
Regressão Linear Múltipla
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Curva padrão Sucessão crescente ou decrescente de pontos obtidos da relação entre A concentração da espécie padrão pela sua intensidade de sinal proveniente.
Cálculo Diferencial e Integral I
ANOVA.
Visão Geral do SPSS.
Testes de Hipóteses.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS.
Aulas Introdutórias O processo de medida;
FLO Estatística Aplicada a Engenharia Florestal
CORRELAÇÃO E REGRESSÃO
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 11ª aula -
Regressão Linear Simples
Testes de Hipóteses.
Correlação e regressão
Matemática Renato Tognere Ferron. Unidade 3 - Funções.
SPSS. 1 - Inserir dados na planilha: digite os dados na planilha.
Regressão linear simples
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
1. C.Dougherty “Introduction to Econometrics” 2. Capítulo 16. Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição.
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Regressão Linear Bioestatística Básica. Introdução  Interesse em estudar como uma variável varia em função da outra  EX.: Idade e altura (correlação.
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Regressão Linear

Introdução A relação linear entre duas variáveis contínuas pode ser aferida através do coeficiente de correlação ou do modelo de regressão linear. Objectivos da regressão linear: Mostrar de que forma as variáveis independentes explicam as variáveis dependentes. Fazer previsões sobre as variáveis dependentes a partir dos valores das independentes.

Procedimentos Deve construir-se um quadro – diagrama de dispersão – a partir dos pares de valores (X,Y) de variáveis independente e dependente. Funções do diagrama de dispersão: Ajudar a determinar se existe relação entre as variáveis. Permitir identificar a equação matemática mais apropriada para descrever essa relação (linear, exponencial, logarítmica, potência, etc.).

Relação linear A relação linear entre duas variáveis pode ser descrita através da equação: Em que: Y = variável dependente X = variável independente  = variável residual (inclui factores exteriores ao modelo e erros de medição)  = parâmetro ordenada na origem  = parâmetro declive

Coeficiente de correlação de Pearson Um coeficiente de correlação superior a 0,5 (em valor absoluto) mostra uma correlação forte entre as variáveis. Um coeficiente de correlação inferior a 0,5 (em valor absoluto) mostra uma correlação fraca entre as variáveis.

SPSS No SPSS, os dados deverão ser introduzidos da seguintes forma: Depois, seleccionar nos menus: Analyze  Regression  Linear Consulte esta tabela esta tabela

SPSS Seleccionar as variáveis dependente e independente:

SPSS Obtém-se o seguinte quadro de respostas: De onde se extraem os valores de 6,163 e 0,093 para  e , respectivamente. Consulte esta tabela esta tabela Declive Ordenada na origem

SPSS - Gráfico  Na barra de menus escolher: Graphs  Scatter…  Seleccionar Simple e premir Define.  Seleccionar a variável dependente para o eixo Y.  Seleccionar a variável independente para o eixo X.  Em Label Cases by colocar o nome da variável que vai identificar os pontos nos gráficos.

SPSS - Gráfico A janela deverá ser preenchida da seguinte forma:

SPSS - Gráfico Para identificar os pontos, editar o gráfico e usar a opção Point ID. O resultado é o seguinte:

SPSS – Regra de regressão Para visualizar a recta de regressão, escolher na barra de menus: Chart  Options…  Em Fit Line escolher Total. Em Fit Options escolher Linear regression. Para visualizar o erro quadrático, escolher na barra de menus: Chart  Options…  Em Fit Options escolher Display R-square in legend.

SPSS – Escala Para alterar a gama de valores representados, escolher na barra de menus: Chart  Axis… Para a gama do eixo X, escolher X scale. Modificar, então, os valores mínimo e máximo de Range. Para a gama do eixo Y, proceder do mesmo modo.

SPSS – Gráfico Ordenada na origem

Os valores previstos pela recta são diferentes dos valores reais para cada caso. A diferença entre os dois constitui o valor residual. O SPSS calcula os valores previstos pelo modelo linear, assim como os valores residuais. SPSS – Valores previstos e valores residuais  Na caixa de diálogo Linear Regression escolher a opção Save.  Em Predicted Values e Residuals seleccionar as opções Unstandardized.

SPSS – Valores previstos e valores residuais Premir, depois, o botão Continue.

SPSS – Valores previstos e valores residuais São geradas as variáveis pre_1 e res_1, respectivamente, com os valores previstos e residuais para cada caso. É possível visualizar os valores previstos junto dos valores reais.  Na barra de menus escolher: Analyze  Reports  Case Summaries…  Seleccionar as variáveis a analisar e movê-las para a lista de variáveis.

SPSS – Valores previstos e valores residuais Valores previstos pelo modelo Valores residuais

SPSS – Valores previstos e valores residuais Neste caso, o modelo afirma que: alcool =  0,0930  rendim + 6,163 expressão a partir da qual se podem calcular os valores previstos pelo modelo e respectivos valores residuais.

SPSS – Coeficiente de correlação A tabela seguinte, apresentada como um dos resultados do cálculo de regressão linear, dá-nos o valor do coeficiente de correlação (R), assim como o seu quadrado (R Square). Coeficiente de correlação Proporção de variância explicada pelo modelo