Responsabilidade Social em Marketing. Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O que são Finanças?
ÉTICA EM NEGOCIAÇÃO Profa.: Mayna Nogueira.
Responsabilidade Profissional
Marketing: Introdução
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Aula 07 – Administração Aplicada às Organizações
Responsabilidade Social nas Empresas
Na Prática Ética Empresarial.
Comportamento Organizacional
A Responsabilidade Corporativa Natura
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTO
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Thaís Fukasawa. Mais Grupo
Canais de Marketing Comunicação
Marketing... O que é isso???... Market, em inglês, significa mercado.
OFERTA E PUBLICIDADE Direito do Consumidor.
Prof. Jacques P. Sauvé - UFCG Novembro de 2006
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
ENDOMARKETING.
SELECIONANDO CLIENTES
Comportamento Ético Equipe: Edilene Cordeiro Eulalia Reis
Autogerenciamento Pessoal
O QUE É UMA MARCA ?.
Aula 9 Estrutura e tamanho da força de vendas
Função da Administração:
Marketing Social Copyright © 2015 Laury A. Bueno – Administração Mercadológica • MKT.
Administração de Recursos Humanos II
Brand Equity.
NEGOCIAÇÃO EMPRESARIAL
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Tecnologia da informação TECNOLOGICA EM PROCESSOS GERENCIAIS Prof. Ulisses Vasconcelos
A Ética em Vendas A Ética é o estudo dos costumes considerados moralmente certos e errados. Todos nós nos deparamos com dilemas morais todos os dias. Isso.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
MARKETING E SOCIEDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E ÉTICA DO MARKETING
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Planejamento Estratégico de MKT
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Marketing e Sociedade: Responsabilidade Social e Ética do Marketing
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Disciplina: Técnicas de Negociação
Vendas e Serviços 7/8/2003 Miguel Monteiro
Capítulo 7 Ética nas Negociações.
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Como Divulgar Sua Empresa
Antônio Nogueira – 1 semestre Como se inicia uma campanha publicitaria e qual sua relação com o cliente? O processo de uma campanha se inicia conhecendo.
BOA NOITE.
DISTRIBUIÇÃO.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING I PROFESSOR MSC. ROGÉRIO TOBIAS ADM.
O QUE É UMA MARCA ?. Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma.
Crítica “Ética na Negociação”
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
Ética, sustentabilidade e segurança em produção e operações
PROMOÇÃO DE VENDA$ SEMINÁRIO MIX DE COMUNICAÇÃO – 13/09/2011 Heitor PonceRA.: A0483D-0Jéssica CoelhoRA.: A33IIG-0Márcio AlvesRA.: Raoni CarneiroRA.:
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade Social em Marketing

Responsabilidade Social Obrigação que uma organização tem de maximizar seus impactos positivos sobre a sociedade, ao mesmo tempo que minimiza os impactos negativos.

Pirâmide da Responsabilidade Social Corporativa Responsabilidade Voluntária Responsabilidade Ética Responsabilidade Legal Responsabilidade Econômica Seja um Bom Cidadão Corporativo Contribua com recursos para a comunidade; melhore a qualidade de vida Seja Ético Obrigação de fazer o que é certo e justo; evite causar danos Cumpra a Lei A lei é a codificação, pela sociedade, do que é certo e errado; obedeça às regras Seja Lucrativo O fundamento sobre o qual repousam todas as outras responsabilidades

Pirâmide da Responsabilidade Social Corporativa Responsabilidade Voluntária Responsabilidade Ética Responsabilidade Legal Responsabilidade Econômica Geralmente todas as empresas vão até aqui, sendo lucrativas e cumprindo as regras legais estabelecidas pela sociedade Decisões éticas promovem confiança que ajuda a construir relacionamentos duradouros. Não é tão frequente. Empresas que se envolvem em filantropia ganham a confiança e o respeito de seus funcionários, clientes e da sociedade, o que lhes permite obter lucros mais elevados no longo prazo.

Ética em Marketing Compreende os princípios e padrões que orientam o comportamento de indivíduos e grupos na tomada de decisão.

Possíveis Questões Éticas em Marketing Questões Gerais – Manipular dados ou informações – Explorar crianças ou grupos desfavorecidos – Invadir a privacidade – Apresentar de forma distorcida as capacidades da empresa

Possíveis Questões Éticas em Marketing Questões de Produto – Adulterar bens ou serviços – Deixar de revelar informações relevantes sobre o produto – Deixar de revelar defeitos do produto – Garantias enganosas – Falsificar produtos – Reduzir o conteúdo da embalagem sem a redução de seu tamanho

Possíveis Questões Éticas em Marketing Questões de Preço – Práticas enganosas em preços – Acordo de preço entre os concorrentes – Alegações de precificação de referência – Discriminação de preços – Precificação predatória – Práticas fraudulentas de reembolso

Possíveis Questões Éticas em Marketing Questões de Distribuição – Comportamentos oportunista de membros da cadeia de suprimentos – Arranjos para distribuição exclusiva – Contratos de venda casada – Indisposição do produto – Reter produto ou negar apoio promocional

Possíveis Questões Éticas em Marketing Questões de Promoção – Anunciar produtos a baixo preço, com objetivo de vender outro item – Propaganda falsa ou enganosa – Forte pressão nos vendedores – Técnicas de vendas desonestas ou enganosas – Mentiras – Letras miúdas em propagandas – Insinuação sexual nas propagandas – Representação estereotipada de mulheres, minorias ou idosos

Mais Questões sobre Ética Envolve questões complexas nas quais não fica claro o que é certo. Qual o volume de informações que a operadora do cartão de crédito deve guardar sobre você?

Mais Questões sobre Ética Pode levar à quebra de confiança do público quando os padrões éticos não são sustentados. A Toyota resistiu muito antes de aceitar fazer um recall para resolver um problema do acelerador de seus carros

Práticas Enganosas em Marketing Incluem fraudes ou qualquer comunicação falsa que engane, manipule ou oculte fatos a fim de criar uma falsa impressão.

Práticas Enganosas em Marketing Incluem declarações exageradas ou declarações sobre um produto ou empresa que não podem ser demonstrados.

Práticas Enganosas em Marketing Incluem declarações ambíguas, com alegações tão sutis que o telespectador, leitor ou ouvinte precisam inferir a mensagem pretendida pelo fabricante.

Práticas Enganosas em Marketing Incluem questões de rotulagem de produto, tais como afirmações falsas ou enganosas nas embalagens.

Práticas Enganosas em Marketing Incluem abusos de vendas, tais como enganar os consumidores ocultando fatos. Vendo: Em ótimo estado. Nunca bateu... 6 meses atrás Agora

Tomada de Decisão Ética Não é apenas determinada pela experiência passada de um indivíduo, como também por pessoas com as quais o indivíduo se associa no ambiente empresarial.

Tomada de Decisão Ética É afetada pela combinação de valores pessoais, pela oportunidade de ter comportamento antiético e pelo contato com as pessoas que se comportam de modo ético ou antiético.

Tomada de Decisão Ética Está intrinsecamente vinculada à cultura e à atmosfera ética da empresa.

Tomada de Decisão Ética Só pode ser aprimorada quando a empresa desenvolve planos e estruturas para tratar de considerações éticas.

Tomada de Decisão Ética É mais fácil de ocorrer quando um líder forte modela os padrões éticos.