Atencaobasica.org.br Interação Um simples ato de comunicação ou uma relação entre indivíduos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

CEOS CENTRO ESPÍRITA OBREIROS DO SENHOR
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A INTERAÇÃO SIMBÓLICA George Mead.
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
Interação com os Alunos
O Cenário Virtual.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Design para a Experiência
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
A GESTÃO E SUAS MULTIPLICIDADES
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Software de Rede Willamys Araújo.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
O Uso Pedagógico do Blog
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Aluno a Distância e suas Necessidades
Planejamento de Tutoria
Formas de Interação.
Desenvolvimento de Pessoas
“O MUNDO NÃO É, O MUNDO ESTÁ SENDO”
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
ENFOQUES E DESFOQUES NO ESTUDO DA INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
Módulo 1 ELMENTOS DA COMUNICAÇÃO
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Aspectos Psicológicos Inerentes às Relações de Trabalho aula 5
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS Aula 5 – BASES DA MEDIAÇÃO.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 2 – Adequação vocabular, variação linguística, texto e hipertexto Profª. Fábio Simas.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Redes Sociais = Comunidades de prática Paula Cristina dos Reis
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Teoria Geral dos Sistemas
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Teoria de Sistemas Leila Queiroz Brasília, 11 de agosto de 2010.
Investigar, ensinar e aprender
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
SALA DE AULA INTERATIVA: A EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA EM SINTONIA COM A ERA DIGITAL E COM A CIDADANIA Marco Silva Universidade do Estado da Bahia.
 “No contexto contemporâneo destacam-se cada vez mais, as possibilidades estratégias das ambiências comunicacionais digitais, as quais têm proporcionado.
 1- Real X Virtual (Não se opõem!!!) Experiência.
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva O navegador é o principal programa para acessar a Internet. Com ele, você pode visitar endereços na rede,
Conhecendo a história da CdP Um projeto que se atualiza com o SUS
Sala de Aula Interativa
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Professora: Janine Fernandes
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Web e suas Ferramentas.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Inteligência Coletiva Baseado na palestra de Pierre Levy
PERSONALIDADE: por que estudar?
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Somos todos seres sociais
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

atencaobasica.org.br Interação Um simples ato de comunicação ou uma relação entre indivíduos?

Talvez você já tenha ouvido falar em interação em algum momento.

No mundo em que vivemos, parece que a interação está inserida em tudo. Na internet temos blogs, s, facebook, twitter, videoconferências. Fala-se em interatividade nos videogames, nos programas de rádio e televisão. Podemos ouvir em situações banais, como um cinema interativo, ou um brinquedo interativo. Já teve até anúncio de tênis (“Esse interage com seus pés!”) Ela está no senso comum, confundindo-se com vários termos, como o diálogo, a comunicação, a ação involuntária, entre outros.

Segundo estudos em linguística histórica de Starobinski (2002): ●a palavra interação não possui antecedentes na língua latina; ●o substantivo interaction surgiu no Oxford English Dictionary, em 1832 (como neologismo); ●em 1839, surge o verbo to interact, significando "agir reciprocamente"; ●na França, a palavra surge em 1867 depois de outro neologismo, a "interdependência". Referência do termo

Ela também está na Física, na Informática, na Matemática, na Saúde, na Educação, nas relações sociais e em outras áreas do conhecimento. A interação é base para compreensão de processos interpessoais, informáticos, educativos, psicológicos e sociais.

Interação é uma "ação entre" (inter+ação). Vejamos alguns exemplos: Vamos partir da seguinte definição: Ela está apoiada no princípio de reciprocidade da ação entre pessoas ou entes (máquinas, substâncias químicas, variáveis estatísticas, etc.). É estabelecida uma relação entre entes.

Relações entre seres vivos e não vivos dentro de um ecossistema. Podem ocorrer de vários tipos. Aqui podemos ver uma interação harmônica do tipo sociedade (de abelhas), com indivíduos da mesma espécie, caracterizado por uma divisão do trabalho. Interação biológica

Interação eletrostática (ou lei de Coulomb) A Lei de Coulomb trata da força de interação entre partículas eletrizadas; partículas de mesmo sinal se repelem, e as de sinais opostos se atraem. Fonte: texto e imagem: coulomb.html

Interação entre pessoas

Interação social = Interação que ocorre entre uma pessoa e outra, entre uma pessoa e um grupo ou entre um grupo e outro. É um fenômeno estudado pelo campo da sociologia, como podemos ver na teoria da ação social de Max Weber.

A ação social não é qualquer ação do indivíduo; ela ocorre quando o indivíduo age com algum sentido na relação com o outro.

As ações dos homens carregam propósitos, intenções e significados, e uma das grandes questões sociológicas de Weber era saber decifrar isso. Quando o indivíduo age com o outro, acontece uma relação social.

A interação é um dos objetos da ação social, além da presença do outro e do significado. A sociedade é uma totalidade constituída de uma multiplicidade de interações sociais.

Com base em Weber, “os indivíduos estão ligados uns aos outros por uma trama de relações sociais, e a interação implicada pela orientação do comportamento em relação a outrem toma lugar, por conseguinte, no seio de um conjunto". (Apud SILVA, 2007).

Com base no que vimos até agora, o aspecto mais importante da interação é que ela provoca uma modificação de comportamento nos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece entre eles. Essa relação precisa fazer sentido aos envolvidos.

Quando falamos de interação social, levamos em consideração as relações, o comportamento, as mudanças de comportamento, sabendo que o indivíduo é produto de um sistema complexo, com culturas, símbolos e linguagens diferentes.

Significados de determinados gestos e comportamentos variam de uma cultura para outra, de uma época para outra, concordam?

“A sociedade nasce das interações individuais. Nenhuma ação humana existe separada da interação. Quase tudo o que uma pessoa é e faz é formado no processo de interatuar simbolicamente com outras pessoas. A interação consiste num mútuo levar-em-conta e responder, e a sociedade resulta de cada pessoa coordenar a sua própria conduta como a dos outros. Mas a vida em grupo e a conduta individual modelam-se através do processo em curso de interação simbólica.” (LITTLEJOHN, 1982) Do Interacionismo Simbólico Por Herbert Mead e Herbert Blumer (discípulo de Mead)

E quando levamos essa discussão para os ambientes criados pelas novas tecnologias?

Quando se trata de computadores, além do termo interação, ouvimos muito o termo interatividade. "Este site tem interatividade!" "O curso a distância tem um grau elevado de interatividade por apresentar uma animação que praticamente fala com a gente."

O Professor Alex Primo (2005) prefere usar o conceito de interação mediada pelo computador. Mas, como vimos, a interação deve valorizar a ação recíproca e a interdependência. Para isso, Primo problematiza alguns enfoques que se dão ao termo interação, principalmente por conta das visões limitadas de comunicação.

Enfoque transmissionista A interação está limitada à polarização "Webdesigner" e "Usuário"(*). Há uma crítica ao modelo tradicional de comunicação, de emissor que transmite a informação por um canal para o receptor. (SHANNON e WEAVER, 1949). Esse modelo ajuda a pensar a comunicação de massa (de um emissor para muitos receptores, como é a televisão), e a lógica do webdesigner que disponibiliza. * Para Primo (2005), “usuário” é aquele que está à mercê de alguém hierarquicamente superior, que disponibiliza um pacote para uso baseado em determinadas regras. Primo prefere usar o termo interagente, pois que emana dele a ideia de interação.

EmissorReceptor Mensagem Meio Feedback

Enfoque informacional Esse enfoque incorpora os pressupostos da Teoria da Informação, mas valoriza a possibilidade de escolha entre alternativas disponíveis. Nessa perspectiva, a interatividade é classificada a partir do número de escolhas que o programador coloca à disposição do "usuário" e de como este usuário pode reagir (seleção entre alternativas). Somos reféns de um programador, que pode nos dar poucas ou muitas possibilidades de escolha. Isso não contempla pensar em dinâmicas como criação compartilhada (wiki, por exemplo).

Por exemplo, um formulário online de múltipla escolha. São escolhas limitadas, predeterminadas por alguém.

Enfoque tecnicista Por sempre remeter ao aparato tecnológico, esse enfoque da interação mediada por computador destaca características técnicas, abordando a capacidade do canal (quantidade de informações que pode transmitir). Steuer (1999) define interatividade como "a medida da habilidade potencial da mídia em permitir que o usuário manifeste uma influência no conteúdo e/ou forma de comunicação mediada" (PRIMO, 2005, p. 7)

Enfoque mercadológico É um argumento de venda. Se há a capacidade de nos incluir na cena e nos fazer crer que estamos inclusos, é interatividade. É nos dar uma resposta rápida, como, por exemplo, uma pesquisa que eu faço no buscador do Google. Não há necessidade de um diálogo. É puro marketing!

Enfoque antropomórfico Bairon (1995, p 16): "Por interativo podemos entender todo o sistema de computação onde se manifesta um diálogo entre o usuário e a máquina." O computador dialoga? Quando uso o sistema operacional Windows, estou dialogando com o computador?

Abordagem sistêmico-relacional de interação Após problematizar esses enfoques, Primo (2005) vai buscar na comunicação interpessoal o estudo sobre as interações mediadas por computador. Toma como base Gregory Bateson, que visa destacar padrões de interação em vez de atos individuais. Descrever uma amizade entre duas pessoas, por exemplo, não deve ser um estudo separado de cada pessoa, pois a relação que se forma é diferente da soma das características individuais. Segundo Fisher (1982), uma pessoa não comunica, mas se engaja em um processo de comunicação, cria relacionamentos através da interação.

A partir dessa abordagem, Alex Primo propõe dois tipos de interação mediada por computador

1)Interação mútua "O relacionamento entre os participantes vai definindo-se ao mesmo tempo que acontecem os eventos interativos (nunca isentos dos impactos contextuais)." (Primo, 2005, p.13 ). É um constante vir-a-ser, que vai se atualizando através das ações na relação entre os interagentes. Nessa interação, há modificações recíprocas dos interagentes durante o processo: um modifica o outro. O comportamento de um afeta o do outro. Vai além da ação de um e da reação do outro.

Leva em conta uma complexidade global de comportamentos (intencionais ou não e verbais ou não), além de contextos sociais, físicos, culturais, temporais, etc. Como num fórum de um curso.

2) Interação reativa Baseados no modelo estímulo-resposta, permite uma ação, porém simples e limitada. Depende da previsibilidade e da automatização nas trocas. Podem recorrer a trilhas previsíveis, permitido que uma troca reativa aconteça repetidamente até a exaustão. São os sistemas fechados, com situações previstas de participação do usuário. Como ocorre nas enquetes de redes sociais.

Pode haver uma multi-interação - várias interações simultâneas Se ao mesmo tempo pode "rolar" uma interação presencial entre duas pessoas através da fala, dos gestos, do perfume... … na mediação do computador, pode rolar interações reativas e mútuas ao mesmo tempo, como é o caso do chat ("rola" a conversa, ao mesmo tempo que a pessoa interage com as limitações da interface do software utilizado).

Finalizando Como vimos, a interação social não é apenas o ato de transmitir informação. São ações entre pessoas que implicam reciprocidade, mudanças de comportamento, relações culturais, sociais, territoriais. Isso ocorre nas relações presencias e nas virtuais.

Você acha que a Comunidade de Práticas é um espaço potente de interação para as equipes de saúde, para discutir políticas públicas, novos projetos, entre tantos outros encontros entre os profissionais do Sistema Único de Saúde? Se sim, consegue enxergar sua experiência interagindo com outras experiências? Provocando mudanças de comportamento, transformações em outros territórios, ou criando relações?

Referências BAIRON, S.. Multimídia. 1. ed. São Paulo: Global, v p. FISHER, B. A. The pragmatic perspective of human communication: a view from system theory. In F.E.X. DANCE (Ed.). Human communication theory. New York: Harper & Row, 1982, p LITTLEJOHN, S.W. Fundamentos teóricos da comunicação humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, p PRIMO, Alex; CASSOL, Márcio. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. Informática na Educação: teoria & prática, Porto Alegre, v. 2, n. 2, Disponível em: Acesso em: 15 abr PRIMO, Alex. Enfoques e desfoques no estudo da interação mediada por computador. Salvador, v. 1, n. 45, p , Disponível em: Acesso em: 15 abr SHANNON, Claude; WEAVER, W. The Mathematical Theory of Communication. Illinois: University of Illinois Press, SILVA, M. Sala de aula interativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Quartet, STAROBINSKI, Jean. Ação e reação: vida e aventuras de um casal. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, STEUER, Jonathan. Defining virtual reality: dimensions determining telepresence. Journal of Communication, v.42, n.4, p.72-93, Autumm UNIVESPTV. Canal no Youtube. Clássicos da Sociologia: Max Weber.. Acesso em: 16 abr

Dúvidas? Envie para: