BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VISÃO DE MUNDO Pedagogia Tradicional
Advertisements

Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Dois modos de ler a Bíblia.
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
FILOSOFIA DE ENFERMAGEM
Os eixos norteadores da Educação em Direitos Humanos
Filosofia e Ética Prof. Rafael Lima
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Adaptador por Professor Marcelo Rocha Contin
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
EXISTENCIALISMO Os existencialista não tem um pensamento unificado.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Filosofia.
Ética, Moral e Valores Assessoria de Formação Sindical.
Filosofia e a Formação do Educador
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
A atitude e a experiência filosófica
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
Professora Suraia Rahmé
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
O que é? Para que serve? Filosofia Prof. Joaquim Célio de Souza.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Prof. jose PLANEJAMENTO.
22/08/2031 Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Ética e Valores na Sala de Aula
Lógica e Filosofia da Ciência Professor Ulisses Mauro Lima
A verdadeira moral Zomba da Moral (Pascal)
A ética.
O que é Ciência.
PROFESSOR GERALDO MAGELA DE PAULA
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Três Advertências Iniciais:
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
As Concepções Pedagógicas.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
LUDWIG FEUERBACH Deus é a essência do homem projetada em um imaginário ser transcendente. Também os predicados de Deus (sabedoria, potência,
BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO
INOBJETIVIDADE DA EXISTÊNCIA
Tipos de conhecimento e método científico
KARL JASPERS
Capítulo 4 – Filosofar é conhecer
A QUESTÃO AMBIENTAL NO ENSINO DO PRIMEIRO GRAU. Centra-se no desenvolvimento de valores/ atitudes/ posturas éticas -> domínio de procedimentos. Critérios:
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
Transcrição da apresentação:

BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

BASES FILOSÓFICAS E SOCIOLÓGICAS DA EDUCAÇÃO FORMAS DE CONHECIMENTO Conhecimento Filosófico = razão sabedoria Conhecimento Científico = mensurável Conhecimento senso comum = vivência Conhecimento mítico = sobrenatural deuses Conhecimento religioso = exp. espiritual

BASES FILOSÓFICAS DA EDUCAÇÃO

CONCEITO DE FILOSOFIA FILOSOFIA: Desenvolvimento da capacidade de pensar o próprio pensamento.

OBJETO DA FILOSOFIA FILOSOFIA: A existência humana, o sentido de vida. Toda investigação filosófica veicula uma determinada concepção do que seja existência humana e qual o seu sentido.

CONCEITO DE EDUCAÇÃO Processo de humanização vinculada a uma determinada cultura. Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.

A EDUCAÇÃO COMPREENDE Uma dimensão filosófica de mundo. Uma dimensão social. Uma dimensão política. Uma dimensão religiosa. Uma dimensão da ciência. Uma dimensão tecnológica, etc.

LIVRES OU DETERMINADOS? Determinismo biológico Determinismo cultural Como devemos entender o homem diante dessa discussão? Como entender a liberdade?

EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO X ESCOLARIDADE A pobreza é grande educadora... ensina, sobretudo desesperança. A política é grande educadora... ensina, sobretudo ceticismo. A televisão é grande educadora... ensina, sobretudo consumismo (Neil Postman).

FILOSOFIA É a própria sabedoria É uma atividade que nos ensina como devemos pensar, como devemos viver e como devemos agir. É o desenvolvimento da capacidade de pensar o próprio pensamento. É um instrumento de investigação e reflexão sobre as ciências.

OBJETO DA FILOSOFIA Tem como objeto o homem e sua existência. A algo bem diferente do objeto, da química, da física e da biologia. A existência humana é “objeto” de investigação. A filosofia investiga o SER, o sentido de vida. A educação visa transmitir determinada imagem de ser humano, um tipo bem concreto de existência. Debruçar-se sobre os princípios filosóficos é ver qual a imagem de ser humano veiculada, e, as suas consequências para a educação. A filosofia nos dará os conceitos de compreensão, por isso é um ótimo instrumento de reflexão.

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DE EDUCAÇÃO PEDAGOGIA DA ESSÊNCIA: A essência é algo anterior a cada indivíduo. ë esse conjunto de virtualidades que precisa ser desenvolvido. PEDAGOGIA DA EXISTÊNCIA: Nega a essência humana como algo apriorístico. À medida que vou vivendo vou me definindo. PEDAGOGIA DIALÉTICA: O SER só é inteligível a partir de duas categorias: TOTALIDADE E HISTORICIDADE. Tudo tem a ver com tudo.

CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS DE EDUCAÇÃO A historicidade é condição para conhecer qualquer ser. “Eu sou eu e minhas circunstâncias” (Ortega y Gasset). “O homem é aquilo que faz” (Hannah Arendt). A educação só terá sentido se colocar a totalidade da cultura no interior da escola como elevação do nível de consciência. Ethos = ninho, lugar a partir do qual vejo o mundo, cuja expressão objetiva deve ser o Estado. O que diferencia um povo é o seu ethos, sua cultura. O homem grego encontra seu valor na polis, o moderno no Estado. É lá que o indivíduo se encontra e se reconhece.

QUE HOMEM QUEREMOS PARA NOSSA SOCIEDADE? Qual filosofia de vida levaremos para o dia-a-dia: professores, alunos, cidadãos ou profissionais de biologia? Que fundamentos serão necessários para que nossa ação seja transformadora, emancipadora e conduza à autonomia?

QUE TIPO DE HOMEM QUEREMOS? “Falar da educação, de seus problemas e sua importância é falar do homem, de suas aflições, angústias, necessidades, realizações e esperanças. Seja qual for à tendência pedagógica que seguimos ou a escola filosófica que expressamos, sempre carregamos conosco uma determinada concepção de homem.

QUE TIPO DE HOMEM QUEREMOS? Daquilo que pensamos do homem, de como o queremos, de como o concebemos, vão determinar nossos procedimentos na educação. Se quisermos o homem livre lutaremos para isso, se concebermos o homem sem liberdade continuaremos com nossas formas massificadoras de fazer educação” (Arnaldo Nogaro).

DEVER DA FILOSOFIA À filosofia cabe pensar os problemas colocados por seu tempo. Filosofar é dirigir um outro olhar sobre as coisas, sobre a realidade, a vida; é tentar conhecer através das aparências o que transcende tais aparências;

DEVER DA FILOSOFIA Filosofar é exercitar e tomar consciência sobre si mesmo diante da realidade social e histórica que nos envolve. Filosofar é aceitar, reconhecer de pronto que vida é um paradoxo, um enigma, um sinal a ser interpretado, um processo sem sujeito nem fim predeterminado” (Newton Aquiles von Zubem).

PRINCIPAIS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO Corrupção Saúde Educação Direitos humanos Fome e Miséria Meio ambiente Individualismo, etc.

COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO? A reflexão deve ser crítica no sentido de que não vai pensar dogmaticamente o que deve ser a educação, mas vai, pouco a pouco, refleti-la a partir dos problemas que já existem na ação. O papel da reflexão é de constante revisão, levando em conta a origem mais profunda e as consequências mais longínquas das atividades dos docentes e educadores.

COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO? A reflexão é uma qualidade necessária ao pedagogo e ao professor, sobretudo, quando adota uma atitude de busca sempre mais rigorosa, de pesquisa de avaliação, de aperfeiçoamento permanente. É um esforço de autocrítica, das dúvidas e das falsas justificações e representações.

COMO PENSAR OS PROBLEMAS DO NOSSO TEMPO? A reflexão é ao mesmo tempo crítica, dialética e inovadora. Todo educador está imbuído de princípios e idéias norteadoras de sua ação. É preciso fazer uma análise de nossa práxis, seja consciente ou inconsciente. Alimentamos, agimos e praticamos ideologias, em determinados momentos, sem nem saber o que fazemos ou simplesmente desconhecemos sua origem.