Apresentação do Relatório Final

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013:
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
A História de José José é um aluno de 14 anos, que mudou da capital para viver com sua família no norte do Paraná. Na nova cidade, ingressou na 8ª serie.
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
experiências INESQUECÍVEIS!
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Didática e Metodologia no Ensino Superior
Programa Especial de Formação Pedagógica de
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Informática na Educação
Educação Ambiental - GPEEA
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Introdução Meu Portfolio representa tudo que aprendi no primeiro trimestre da disciplina de matemática no ano de Desde o primeiro dia de aula recebemos.
TEIA DO SABER OSCAR LAMEU FILHO
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Cja- Colégio Jorge Amado
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
A relação Professor/ Aluno
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Maria Isabel de Almeida Fac. de Educação – USP GEPEFE/FEUSP
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
FACIMINAS - Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
A natureza da relação que os alunos estabelecem com os conhecimentos matemáticos escolares: Um estudo com os alunos da rede estadual de ensino. Ciências.
Estágio Curricular Supervisionado II 26 de agosto a 30 de novembro
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO.  Estágio obrigatório  Estágio não obrigatório (art. 2º da Lei /2008).
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Escola Estadual Guaicuru STE ALCIDINEIA LUIZ CARLOS DEODATO.
Com o intuito de descobrir o que já sabíamos, nossas expectativas e o que queríamos saber sobre EaD, em uma das primeiras aulas de Introdução a EaD,
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
Prof.ª Dr.ª Deuzimar Costa Serra CESCD-UEMA
Melhor Gestão, Melhor Ensino
TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
O papel do Estagio na Formação de Professores
Roteiro de observação de estágio nos anos iniciais
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Germes Projeto de Trabalho Trabalho com a turma de 1° ano prof: Talita
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV
Universidade Federal de Alagoas
 Introdução  Atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Vital Brasil AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NUMA ESCOLA PARCEIRA: RELATO DE UM LICENCIANDO EM.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
 Introdução  Atividades realizadas no Colégio Tomaz Edson de Andrade Vieira  Atividades realizadas no Colégio Vital Brasil  Conclusão EXPERIÊNCIAS.
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Relatório Final Estágio III 2015.1 Camocim-Ceará

Estágio de Observação Estagiário: JOHNANTAN PEREIRA GONSALVES Prof. (a). Formadora: KELLYANY DE SOUSA BRITO TELES TUTOR (a): MARIA IDALINA DE ARAÚJO BEZERRA Curso de Licenciatura em Matemática

ESTUDO REALIZADO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA 3

Introdução O presente trabalho tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em Matemática – UAB, da disciplina Estágio Supervisionado III, ministrada pela tutora a distancia Maria Idalina de Araújo Bezerra, como cumprimento da exigência acima. O estágio foi realizado na ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA, no período de 09 de março a 12 de maio de 2015. Como professor de Matemática, constantemente ouço, de um ou de outro aluno, que “a Matemática é uma matéria que causa medo”; “é uma disciplina difícil de ser entendida”; “é muito complicada”; “esta matéria não serve para nada”, “esta aula não é nada atrativa”, além de outras afirmações. Para mudar a didática do ensino da Matemática na escola tornando-a dinâmica, rica, viva, é preciso mudar antes o conceito que se tem dessa disciplina. É preciso reconhecer que ela é fruto do trabalho humano e, como tal, está sujeita a erros e acertos. É preciso também reconhecer que ela evolui e se modifica no tempo, em função do uso que se faz dela.

Observação A Observação do Estágio Supervisionado III, foi realizada no período de 09 de março a 12 de maio de 2015 na ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESTADUAL E PROFISSIONAL MONSENHOR EXPEDITO DA SILVEIRA DE SOUSA, situada na Rua Kleber Pessoa Navarro Veras, S/N, Cidade Com Deus, Camocim, no estado do Ceará. A escola funciona no tempo integral, atendendo alunos da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, no total de 519 alunos. Já dentro de sala de aula, pude perceber que o professor regente tinha domínio do conteúdo; o conteúdo era apresentado de forma que as dificuldades estivessem em uma escala decrescente; motivava os alunos perguntando ou valorizando suas dúvidas; preocupava-se com aprendizagem; sabia se o aluno tinha a capacidade (pré-requisito) para aprender o que ela estava ensinando e resolvia exercícios adequados ao nível da turma. Durante as aulas observadas, o professor regente não utilizou recursos além do quadro branco, pincel e livros didáticos, realizando uma aula tradicional, mas que motivava os alunos através de sua didática. Posteriormente, observei que o professou utilizou-se de um recurso de multimídia e ministrou algumas aulas através de video aulas pra melhor fixação do conteúdo para os alunos.

CONCLUSÃO Muitos dizem que o papel do professor dentro de sala de aula, ou mesmo fora, não tem muita importância, pois já ouvi falar que o professor não faz nada. Porém somos sabedores que a tarefa de lecionar não é nada fácil como pensam e que o trabalho do educador é de suprema importância para o crescimento educacional e profissional de qualquer sociedade. Porém, foi notado durante toda minha prática de estágio e com a experiência que tenho até o momento que essa profissão requer bastante compromisso, esforço, dedicação e, acima de tudo, muita criatividade. É importante ressaltar aqui a importância do Estágio em nossa vida acadêmica e a importância do papel do educador na vida de cada educando, tendo como base que este trabalho realizado pelo acadêmico é muito importante para sua futura carreira como docente, e que é a partir da observação feita em sala de aula que ele poderá descobri novos caminhos para lecionar ou se é isso mesmo que ele quer para sua vida profissional. Em se tratando do professor já em exercício, descobri que este sempre tem que planejar suas aulas para que possa lecionar com maestria, e assim cada um de seus alunos irá reconhecer seu papel e seu trabalho, além de este ficar preocupado na reação e nas dificuldades de cada discente, a fim de saná-la, daí a importância do papel do educador e da realização deste trabalho em nossa formação acadêmica.

Localização da escola A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa está situada na Rua Kleber Pessoa Navarro Veras, S/N, Cidade Com Deus, Camocim, no estado do Ceará, com CEP 62400-000, Telefone: (88) 3621 – 1626, inscrita no CNPJ 01638331/0005-48, Censo escolar nº 23002590 e endereço eletrônico: monsexpedito@escola.ce.gov.br.

BREVE HISTÓRIA DA ESCOLA. A Escola Estadual de Educação Profissional Monsenhor Expedito da Silveira de Sousa, foi implantada no ano de 2009, atualmente oferece cursos profissionalizantes nas áreas de Enfermagem, Edificações, Logística, Comercio, Eletromecânica e Hospedagem, todos com carga horária para três anos e em tempo integral. Os referidos cursos têm a oportunidade de acolher jovens estudantes, residentes em bairros localizados no entorno da escola e sua grande maioria, oriundos de população de baixa renda.

Modalidade de Ensino/N de Alunos Atualmente, a escola conta com 12 turmas, nas três séries do Ensino Médio Integrado, e a quantidade de aluno por turma está descrita na tabela abaixo: SÉRIE CURSO TÉCNICO QUANTIDADE DE ALUNOS 1º EDIFICAÇÕES 45 ELETROMECÂNICA 46 ENFERMAGEM LOGÍSTICA 2º COMÉRICO 41 44 3º 42 43 37 HOSPEDAGEM TOTAL - 519

Espaço físico da escola A escola atualmente possui 12 salas de aulas, 01 biblioteca, 01 auditório com capacidade para 200 pessoas, 01 laboratório de informática, 01 laboratório de línguas, 01 laboratório de matemática, 01laboratório de química, 01 laboratório de física, 01 laboratório de biologia, 01 secretaria, 01 sala de professores, 01 diretoria, 01 coordenação pedagógica, 01 refeitório com varias mesas e cadeiras, onde são realizadas as refeições diárias, 01 ginásio poliesportivo coberto com dois vestiários, sendo um masculino e outro feminino, 01 anfiteatro, onde são realizadas as apresentações culturais, 02 salas especiais para aulas práticas do eixo profissional, 05 banheiros com divisórias para homens e mulheres e 01 estacionamento.

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre. (Paulo Freire)