Contexto cultural da pós- modernidade na sociedade capitalista 1ª ETAPA 17 de março de 2013 Lucas Henrique da Luz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
O QUE É ÉTICA?.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
A Psicologia Sócio-Histórica
Violência: complexidade e subjetividade
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
A CULTURA ESCOLAR NA SOCIEDADE NEOLIBETAL
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
A análise do capitalismo por Karl Marx
CIDADANIA.
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
QUEM SOU EU?.
O I L U M N S Professor: Odair.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
JEAN JACQUES ROUSSEAU (1712 – 1778)
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
Documento de Aparecida
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Amor e Sexualidade.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
OS SABERES DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI Lucineide Barros Medeiros (UESPI;ISEAF)
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
O QUE É FILOSOFIA ?.
NÓS, OS AGNÓSTICOS LIVRO ALCOÓLICOS ANÔNIMOS - CAPÍTULOS 4.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Augusto Comte e o Positivismo
Profª Karina Oliveira Bezerra
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
VOCÊ É QUEM ESTABELECE OS LIMITES DA SUA VIDA!
Max Weber e as ações sociais
Por que é tão difícil amar a si mesmo?
Fundamentos das Ciências Sociais
IDEOLOGIA.
Fundamentos da Administração Pública
As bases da ciência moderna
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
As fases de Ericson relativas a etapa adulta
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Escola de Tempo Integral
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A tirania da informação e do dinheiro e o atual sistema ideológico
As Concepções Pedagógicas.
Valores em tempo de crise Carmen Migueles ADCE março 2009.
Um outro mundo possível. Duas utopias urgentes para o século XXI.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
• a Reforma Protestante (século XVI), • o Iluminismo (século XVIII),
Professor: Suderlan Tozo Binda
O que é Sociologia?.
Ética.
CONTEXTO CULTURAL DA PÓS-MODERNIDADE NA SOCIEDADE CAPITALISTA 4ª ETAPA 21 e 22 de junho de 2008 Marilene Maia Lucas Henrique da Luz.
Identidade na Pós-modernidade: algumas considerações Caxias do Sul, 21 e 22 de junho de 2008.
Tema e Lema do Ano 2013 Esta apresentação é uma síntese do Texto Base do Tema e do Lema do Ano
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Reinaldo  As eras psíquicas da humanidade têm correspondência com a dinâmica histórica de transformação da psique humana, desde sua concepção, passando.
Transcrição da apresentação:

Contexto cultural da pós- modernidade na sociedade capitalista 1ª ETAPA 17 de março de 2013 Lucas Henrique da Luz

Um possível percurso 1. Cultura – o que concebemos por...? 2. Modernidade e Pós-Modernidade. 3. Cultura e Identidade na Pós-Modernidade 4. Pós-Modernidade e Crise Civilizacional: oportunidades e desafios; positividades e negatividades da cultura pós moderna

CONTEXTO CULTURAL NA PÓS-MODERNIDADE NA SOCIEDADE CAPITALISTA O QUE CONCEBEMOS POR CULTURA?

CULTURA Cultura provém do latim medieval com o significado de cultivo da terra. Sua transformação começa a partir da sabedoria acumulada no trato do ambiente natural e a experiência secular de pastores e agricultores acabaram conferindo ao termo cultura, o sentido de conhecimento intelectual, aplicado à ação transformadora do mundo. Antropologicamente cultura diz respeito ao conjunto de experiências humanas adquiridas pelo contato social e acumuladas pelos povos através do tempo.

CULTURA O conceito de cultura simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo que pertença. Cultura é informação, conjunto de conhecimentos teóricos e práticos que se aprende e transmite aos contemporâneos e aos vindouros. É o resultado dos modos como os diversos grupos humanos foram resolvendo os seus problemas ao longo da história. Cultura é criação. O homem não só recebe a cultura dos seus antepassados como também cria elementos que a renovam.

CULTURA A cultura é “a realidade que resulta da trans- formação que os homens promovem na natureza, dando a essa realidade um significado original” (CYRINO, 1987, p.68). (influência na natureza) A civilização é decorrente de uma hierarquização das culturas, que compreende etapas de evolução da humanidade “da selvageria, barbárie e civilização pode ajudar a entender o aparecimento da sociedade burguesa na Europa, mas não é suficiente para dar conta de culturas que por longo tempo se desenvolveram fora do âmbito dessa civilização” (SANTOS, 1984, p.p.12). (Cultura influencia civilização – pós moderinade, crise epocal é fenômeno cultural – por isso de iniciarmos pela cultura)

Então, percebe-se que: CULTURA é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especificidade. São práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço/tempo. Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e "preenchem" a sociedade. Explica e dá sentido a cosmologia social, é a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.

Então, percebe-se que: Talvez alguns problemas estejam na dificuldade de se pensar espaço e tempo que a (pos) modernidade trouxe... Nunca houve uma sociedade tão avançada em sua razão técnica e tão indolente em relação a sua ética (IHU – Gênese e Missão). Crise / mudança epocal = É CULTURAL Limite??? Desafio??? Oportunidade??? Vamos pensar sobre..... MODERNIDADE E PÓS TEM RELAÇÃO COM CULTURA – VIDE TÍTULO DESSA FALA

Modernidade e Pós- modernidade: algumas reflexões iniciais

Modernidade e Pós- modernidade: O que estes termos dizem aos presentes? Remetem a...?

PÓS-MODERNIDADE – algumas considerações iniciais... - Para chegarmos ao “pós” necessitamos compreender a “modernidade”. - O projeto sócio-cultural da modernidade constituiu-se entre o século XVI e finais do Séc. XVIII. Coincide com a emergência do capitalismo enquanto modo de produção dominante. (cultura, economia, modos de produção... estão imbricados)

PÓS-MODERNIDADE – algumas considerações iniciais... - Segundo Boaventura Santos (2000) “não é fácil periodizar o processo histórico deste desenvolvimento pelas realidades distintas entre os países”. Na modernidade as condições NACIONAIS eram determinantes à realidade. Caracteriza-se pelo império da Ciência, massificação do pensamento, unificação da verdade, tecnização da educação profissional e mecanização da sociedade;

PÓS-MODERNIDADE – algumas considerações iniciais... Principais novidades da modernidade: - Antropocentrismo: homem / o eu como centro do universo – fuga da pressão da consciência coletiva - Secularização moderna: liberação do religioso, social, moral, superstição, do medo pela evolução do pensamento racional - Rupturas principais: razão separa-se da fé; estado (política) da igreja (espiritual); homem de Deus (Marchesini, 2012)

P ó s-Modernidade Portanto, surge a partir de meados do século XX um “novo período” para a humanidade, chamado de Pós-Modernidade; É difícil estabelecer se há uma ruptura, negação da modernidade ou se ocorre dentro da modernidade (Marchesini, 2012) Continuidade (Habermas, Rouanet..); Superação (Lyotard, Lévinas, Boff, Morin...)

Problemas de nomenclatura: Os conceitos variam em função dos critérios usados para caracterizar a Modernidade. Pós-Modernidade (J.-F. Lyotard) Hipermodernidade, Era do Vazio (G. Lipovetsky) Neomodernidade (S. P. Rouanet) Modernidade Líquida (Z. Bauman) Modernidade Tardia (A. Giddens) Modernidade Reflexiva (U. Beck) Modernidade Avançada Contemporaneidade – é uma palavra mais temporal e menos comprometida com conceitos...

PÓS-MODERNIDADE – algumas considerações iniciais... Este desenvolvimento produziu dois efeitos complementares (Santos, 2000): por um lado esgotou o projeto de modernidade, por outro, continua “alimentando” esse esgotamento e se perpetua nele. “O certo é que se está em um momento em que o velho está morrendo e o novo ainda não nasceu” (BAUMAN, 2001) Momento de crise e fracasso do projeto e ideias da modernidade (Marchesini, 2012): Este contexto aponta que a relação entre o moderno e o pós-moderno é CONTRADITÓRIA. Não é de ruptura como querem alguns, nem de relação linear – continuidade, como querem outros. É uma situação de transição em que há momentos de ruptura e momentos de continuidade.

PÓS-MODERNIDADE – algumas considerações iniciais... Contexto/acontecimentos século XX e XXI que marcam o esgotamento da modernidade e o pós-moderno: - desconfiança do otimismo científico-tecnológico (tecnociência a serviço da vida, da humanidade e do meio ambiente?) - Cresce a violência das guerras - Esgotamento cada vez maior do Planeta - Cresce pobreza e exclusão social (Marchesini, 2012)

Cultura e Identidade na Transição Modernidade / Pós-modernidade: algumas reflexões

Então, a P ó s modernidade: Jean-François Lyotard: “PÓS-MODERNIDADE = Estado da cultura, depois de transformações súbitas nas regras dos jogos da ciência, da literatura e das artes, a partir do século XIX” abre-se a possibilidade para a multiplicidade das vozes culturais Considera o projeto moderno destruído e liquidado, mas com isso abre-se a possibilidade para a multiplicidade das vozes culturais. (Movimentos Totalizantes???? Grandes movimentos??? Melhora ou piora aquelas questões anteriores – veremos ao final, me parece que está em aberto.....)

Então, a P ó s modernidade:

-Pós Modernidade = época de múltiplas identidades, baseadas em valores subjetivos (“autonomia” ou super) e em paradigmas efêmeros: Valores da ModernidadeValores da Pós-modernidade O absolutoO relativo A unidadeA diversidade O objetivoO subjetivo O esforçoO prazer O passado/futuro (trajetória)O presente A razãoO sentimento A éticaA estética

- Alcança-se então uma época de múltiplas identidades, baseadas em valores subjetivos (“autonomia” ou super) e em paradigmas efêmeros: Modernidade e Pós-modernidade: algumas reflexões a cerca da cultura e da identidade Valores da ModernidadeValores da Pós-modernidade FéDescrença Coletivo (povo)Individual (multidão) ProjetoProjetos SegurançaInsegurança e ansiedade

- Trata-se sim de constatar esta(s) mudança(s) que interferem em diferentes dimensões e nos colocam diante de uma profunda transformação epocal e, quiçá, num paradigma de crise civilizacional (Boff, Neutzling). - E é claro que há influência em dimensões centrais da sociedade como cultura, identidade, valores, sentido da existência, dentre outros (Santos, Sennett 2006) - A identidade, ou a falta dela, mudam as perspectivas e as relações do homem com uma série de “fundamentos” da sua vida: trabalho, política, nacionalidade, meio ambiente, sentido da vida... Modernidade e Pós-modernidade: algumas reflexões a cerca da cultura e da identidade

- Na modernidade o homem busca centrar sua identidade em si mesmo, em questões nacionalistas, em trajetórias um pouco mais estáveis, com perspectivas mais estáveis. - A pós-modernidade traz o descentramento do homem, do sujeito, traz identidades híbridas, locais e globais, efêmeras sobre tudo. É a cultura do efêmero, da destruição criativa, do “tudo que é sólido se desfaz no ar”.... Há aqui uma crise do sujeito. Ou possibilidades? Modernidade e Pós-modernidade: algumas reflexões a cerca da cultura e da identidade

Ideologia Contemporânea Individualismo Contemporâneo a) O Outro como objeto. b) Isolamento de Si Mesmo. “ Amar a mim mesmo - Não necessito do outro para me fazer feliz”.

Individualismo Contemporâneo Consumista Hedonista Narcisista

Consumismo a) Bens e Serviços. b) Apelo ao Novo. c) Processo de Sedução.

Hedonismo a) Preocupação à Curto Prazo. b) Vida Privada. c) Lazer Individual.

Narcisismo a) Centramento em Si Mesmo. b) Culto ao Corpo. c) Superego X Ego.

Cultura e identidades neste contexto??? Como o pós-modernismo influencia a construção de identidades e a cultura?

“ Identidade é o conjunto, em processo, de traços resultantes da interação entre os sujeitos, diferenciando-se e considerados diferentes uns dos outros ou assemelhando-se e considerados semelhantes uns aos outros, e carregando em si as trajetórias vividas por estes sujeitos, em nível individual e coletivo e na interação entre os dois, os motivos pelos quais eles são movidos (as suas maneiras de agir, a intensidade da adesão e o senso estratégico de que são portadores) em função de seus diferentes projetos, individuais e coletivos.” (Follmann, 2001) Cultura e Identidade na pós-modernidade: algumas considerações

- A pós-modernidade traz uma não “rigidez” na questão identidade. - Ela torna-se uma identidade em curso, construída em processos transitórios, fugazes, temporais, de negociação. (Santos, 2001). - Este fator influencia diretamente questões de quem são os amigos e inimigos, quais sãos as causas sociais, o que é e/ou quem é esquerda e direita, como lidar com o trabalho, no que e porque me engajo, etc. - necessidade constante de ação reflexiva (Morin, 2000) e tolerância a frustrações Cultura e Identidade na pós-modernidade: algumas considerações

- Questiona-se cada vez mais a necessidade e a possibilidade de identidade e cultura totalizante (de classe, de povo, de esquerda/direita,...) - Na modernidade, mesmo havendo a tensão da identidade entre o individual e o coletivo, ela está mais vinculada ao coletivo, a alguns vínculos como o étnico, o religioso, o vínculo de classe, etc. (Santos, 2001) - Há um processo de descontextualização da(s) identidade(s). Cultura e Identidade na pós-modernidade: algumas considerações

- Forma-se um não vínculo, um vazio do sujeito, que leva a necessidade de repensar os vínculos, constantemente: declínio da política de classe e partidária, do estado-nação... - Para Santos (2001) é uma fase de transição onde a marca da identidade é a contradição e o vazio do sujeito. -Este sujeito é capaz de ser solidário em uma doação, no trabalho voluntário e, ao mesmo tempo, não se incomodar com a pobreza extrema. É capaz de ter consciência ecológica mas agredir a natureza em nome da sua “qualidade de vida” Cultura e Identidade na pós-modernidade: algumas considerações

Cultura e Crise civilizacional na pós-modernidade: oportunidades e/ou ameaças? Algumas considerações finais – fecho/abertura

- Historicamente a sociedade pareceu “presa” as grandes corporações que regulam o mercado ou ao socialismo de Estado (Sennett, 2006). Segundo o autor: - “O reinado socialista dos planos qüinqüenais e do controle econômico centralizado acabou. E também se foi a corporação capitalista que proporcionava empregos vitalícios, fornecendo os mesmos produtos ano após ano”. - Então nos vimos livres (na pós-modernidade) para estabelecer novos vínculos, novos valores, novas identidades, novas comunidades...Será? Sim e não! A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

- É preciso compreender três importantes dimensões dessa cultura: a) Tempo/Prazo: como manter relações, identidades, cultivar valores, numa realidade onde impera a cultura o valor do “curto prazo”, o efêmero? O indivíduo precisa construir valores e sentidos que o permitam improvisar, a qualquer momento, a narrativa da sua própria vida. É quase que o não valor, o não sentido, do valor efêmero e do não vínculo a mim mesmo e as minhas coisas e trajetórias... Repensar tempo e espaço da cultura e da identidade A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

b) Talento/Utilidade (não utilitarismo): como valorizar e respeitar as diferenças, os diferentes talentos e contribuições em uma cultura onde a vida útil de quase tudo e todos tende a ser cada vez mais curta? Onde a tecnologia e a ciência invalidam e criam/renovam capacitações a todo momento. Até onde esta renovação destrói e cria valores e identidades. O talento é uma questão de cultura...??? Cultura baseada em “destruição criativa” constante ou oportunidades de criar sem romper, desprezar? Não entrar no “se você correu, correu, correu tanto, não chegou a lugar nenhum, baby oh baby, bem vindo ao século XXI” A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

c) Não vinculação/superficialidade: os valores e bases culturais descritas anteriormente faz com que seja cada vez mais difícil a vinculação, seja ela ao passado, ao meu trabalho, a um projeto político, a uma questão religiosa, ao meio onde vivo... Assim se perde aos poucos o valor do sentido, da significação da relação com as coisas, com as pessoas, com os gestos, com as ações...perde-se o valor reflexivo de tudo isso – “valor da superficialidade e da experimentação” ou “reformulação do tipo de vínculos?” A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

A pós-modernidade pode levar a uma cultura: - Da efemeridade, fragilidade e superficialidade dos vínculos com tudo e todos. - De transações e não relações. - Da fragmentação do político, do econômico, do social e, portanto, a dificuldade dos movimentos coletivos. - Da vida familiar desorientada - Do seguir em frente como premissa básicaDo seguir em frente como premissa básica A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

A pós-modernidade pode levar a uma cultura: - Que necessita do valor/sentimento da superpotência; - Um sentimento de independência em relação ao meio, aos outros; (auto-legitimação) - Neste sentido, uma validação de todo e qualquer experiência que eu queira e possa viver. - O prazer, o objetivo no curto prazo, mesmo que em experiências efêmeras e não em projetos futuros. A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

A pós-modernidade pode levar a uma cultura: - Risco de uma cultura do niilismo: niilismo econômico: da fome, do dinheiro; niilismo político: do poder pelo poder; niilismo social: que para libertar tem que matar; niilismo vital: que esvazia a vida de sentido, em que a vida já não vale mais nada. O vazio metafísico (pós-moderno) se confunde com a violência. A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

O centramento no Eu Consumo Moda Você escolhe exclusivamente a partir de você É a afirmação do indivíduo

Estetização da existência Efêmero Superficiali- dade Ditadura da Mudança X Aprofundamento

A grande questão: Modos de vida atuais a) Linha do “TER” b) Linha do “PARECER” “A sociedade não consegue preencher as aspirações humanas”.

Organizadores da Subjetividade Contemporânea Concepção de Felicidade A lógica da diversão A liberdade sem limites

Enfraquecimento do laços afetivos AmorAmizade Na vida conjugal

Eclipse da reciprocidade Afeto gratuito Solidariedade União familiar

Perda da direção da vida Perda do sentido Ser governado Viver em função dos outros

Modernidade Tardia: desafios para a docência no Ensino Superior Novas subjetividades...

Possíveis potencialidades da cultura pós-moderna: - descolonização ideológica do mundo, da vida e uma recriação da história aberta a diferentes possibilidades - idéia de metamorfose que seja capaz de criar uma nova ética hermenêutica – redescobrir o que nos mantém em sociedade(s) A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

Possíveis potencialidades da cultura pós-moderna: - a superação das visões deterministas (diálogo jovens finlandeses) - superação do essencialismo eterno - descentralização da cultura A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

E neste contexto que somos desafiados a pensar a cidadania, os direitos, o coletivo, a cultura, os valores, a religião, a economia..., num paradigma muito mais de MULTIDÃO do que de povo, de classe, de unidade. Esta cultura do novo capitalismo, os valores apresentados, a multidão, podem nos levar a superação da crise ou seu aprofundamento. O certo é que nos deixaram num paradigma de crise civilizacional. A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

- mundo visível, estático, concreto, localmente controlado - dá lugar ao mundo intangível, abstrato, global, complexo-sistêmico e não linear (MORIN, 2000) - Precisamos nos movimentar nesse mundo pouco lógico e incerto - Estamos diante o Desafio da Colaboração - Do fortalecimento dos bens relacionais (Bruni e Zamagni, 2010) A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

- Revalorização de dimensões civis da economia, da sociedade (Bruni e Zamagni, 2010) - reciprocidade, capital social, dádiva, fraternidade... - Fazer escolhas conscientes – ação reflexiva (élice do DNA) - Revalorização das dimensões privada, pública e comum. Não apenas da primeira ou segunda! - Diferentes vínculos que se complementam (reais, virtuais, fortes, fracos ) A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

- Ao invés de uma sociedade sem cultura, sem identidade, sem valores, podemos estar diante da possibilidade de construir isso tudo em nosso cotidiano, mais do que nunca, na ideia de multiplicidade... - Que possamos fazê-lo atendendo ao bem comum e aquilo que acreditamos!!!! A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

“Quem tenta ajudar uma borboleta a sair do casulo a mata.Quem tenta ajudar um broto a sair da semente o destrói. Há certas coisas que não podem ser ajudadas. Têm de acontecer de dentro para fora”. Rubem Alves

Muito obrigado!!!! A Cultura do Novo Capitalismo: (novos) valores e crise civilizacional na pós-modernidade

s/050cadernosihuideias.pdf arquivadas/32383-a-pos-modernidade-segundo-bauman 21cadernosihu.pdf Evilázio Francisco Borges Teixeira Indicações de Leituras

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Multidão: guerra e democracia na era do Império. São Paulo: Record, LE GOFF, J. Por amor às cidades: conversações com Jean Lebrun. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Morais. São Paulo: Fundação Editora da UNESP. NEUTZLING, Inácio. Sociedade do Trabalho e Sociedade Sustentável: algumas aproximações. In: OSOWSKI, Cecília; MÉLO, José Luiz Bica. O Ensino Social da Igreja e a globalização. São Leopoldo: Editora Unisinos, SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 8ed. – São Paulo: Cortez, SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS