LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
O ambiente organizacional
PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA?
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
PERSONALIDADES E EMOÇÕES
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO
LIDERANÇA.
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAIS X MUDANÇAS
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Eu sou seu cliente sabia?
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados
Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
Capítulo 12 Liderança, poder e política
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
AULA 5 - Plano de ação para melhoria do desempenho do líder de equipes
Avaliação de vendedores
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
Professora Andréia Oliveira Vicente
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Considerações sobre Motivação e Liderança
Teorias Modernas de Gestão
Prof. Msc. Magali de Macedo
LIDERANÇA MOTIVACIONAL
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
Recursos Humanos do Projeto
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
OS 10 MANDAMENTOS DO EMPREENDEDOR
Transformação Organizacional Desafios e Premissas Antonio Flavio Testa.
Administração de Recursos Humanos II
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
LÍDERES ACEITAM AJUDA. Humildade e Gentileza.
Capítulo 1 A administração hoje.
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Gestão Estratégica de Pessoas
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
CEEP ADMINISTRAÇÃO 22/9/20151www.nilson.pro.br. PODE A INOVAÇÃO ACONTECER EM SUA EMPRESA? 22/9/20152www.nilson.pro.br.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Variáveis Básicas do D.O.
A Liderança transformacional
NOVAS ABORDAGENS DA ADMINISTRAÇÃO
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Habilidades e características do líder
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
A Essência da Motivação J.Torres. MOTIVAÇÃO é componente importante da liderança. As ações humanas tem conseqüências no comportamento do indivíduo.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

LIDERANÇA “A habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos comuns, inspirando confiança por meio de força e caráter”. Prof. José Pereira de Oliveira James C. Hunter

CULTURA ORGANIZACIONAL “A cultura representa a linguagem, as atitudes, as convicções e os costumes de uma organização”. Torres (1997) “É o conjunto de valores, crenças., ideologias, normas, regras, representações, rituais, símbolos, hábitos, rotinas, mitos, cerimônias, formas de interação, formas de comunicação e até mesmo as práticas dos atores localizados em determinada organização”. Muchinsky (2004)

ORIGEM NOS FUNDADORES INFLUÊNCIA DO AMBIENTE EXTERNO RELAÇÕES INTERPESSOAIS CARACTERÍSTICAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO.

CARACTERÍSTICAS DE CULTURA ORGANIZACIONAL PROCESSOS HUMANOS IMPORTANTES. COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO. INTEGRAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE. DELEGAÇÃO E EMPOWERMENT. MOTIVAÇÃO E RECONHECIMENTO. CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO. CAPACIDADE E DESENVOLVIMENTO HUMANO. TOMADA DE DECISÃO. LIDERANÇA.

“Compreender a cultura de uma organização é vital para compreender o comportamento observado na organização”. CULTURA ORGANIZACIONAL (SCHEIN, 1996)

O LÍDER NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL CONSTRUCTOS DAS ORGANIZAÇÕES CULTURA – NORMAS - PAPÉIS As organizações diferem em cultura, assim como os indivíduos diferem em competências. Da mesma forma como certos tipos de pessoas se adaptam melhor a alguns trabalhos, certas culturas promovem determinados comportamentos.

O LÍDER NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL LÍDER “O novo líder em todos os níveis e em todos os campos do trabalho humano é, na realidade, um construtor da cultura organizacional”. Soto, 2002 LIDERANÇA NÃO É GERÊNCIA “Gerência é o que fazemos, liderança é o que somos”. James C. Hunter

O LÍDER COMO CONSTRUTOR TAREFAS DO LÍDER CRIAR E COMPARTILHAR UMA VISÃO DE FUTURO. DEFINIR A MISSÃO E O CÓDIGO DE VALORES. COMUNICAR A MISSÃO E SER CONGRUENTE. PATROCINAR AS MUDANÇAS. PRIORIZAR DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS. CRIAR E MANTER UM PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA. SER TRANSPARENTE NOS OBJETIVOS E ORIENTADO AOS RESULTADOS. FORTALECER O TRABALHO EM EQUIPE. MANTER DIÁLOGO PESSOAL. PROMOVER O CAPITAL INTELECTUAL DE SUA ORGANIZAÇÃO.

O LÍDER COMO PROMOTOR DO CAPITAL INTELECTUAL CAPITAL INTELECTUAL “CAPITAL INTELECTUAL É O ACÚMULO, O INVENTÁRIO OU A SOMA DE CONHECIMENTOS EXPRESSOS. AS DIMENSÕES DO CAPITAL INTELECTUAL TECNOLOGIA. INFORMAÇÃO. HABILIDADES HUMANO-ADMINISTRATIVAS. Soto, 2002

O LÍDER COMO PROMOTOR DO CAPITAL INTELECTUAL “TODO ESSE CONHECIMENTO REUNIDO É SEU CAPITAL INTELECTUAL, EM OUTRAS PALAVRAS, É A SOMA DO QUE TODOS SABEM NA EMPRESA, O QUE DÁ A ELA UMA VANTAGEM COMPETITIVA.” “AS EMPRESAS VISIONÁRIAS, EXCELENTES E DE NÍVEL MUNDIAL TÊM COMO PRIORIDADE ESTRATÉGICA SUA PRÓPRIA CONSTRUÇÃO E FORTALECIMENTO INTERNO E A OTIMIZAÇÃO DO SEU CAPITAL INTELECTUAL. SOMENTE DESSA MANEIRA PODEM RESPONDER ÀS NECESSIDADES DO MERCADO E DO CLIENTE E, POR ESSA RAZÃO SEREM EMPRESAS ALTAMENTE RENTÁVEIS.” (SOTO, 2002)

Exercício da Influência e do Poder Soto, 2002 Os líderes precisam ter habilidades para influenciar o comportamento de outras pessoas; Disposição para absorver o estresse impessoal; Capacidade para estruturar as interações sociais necessárias às suas tarefas; Confiança em si mesmo; Energia para tomar iniciativas em situações sociais.

Algumas características comuns aos líderes Soto, 2002  Senso de responsabilidade  Tendência a completar tarefas  Energia e persistência para atingir objetivos  Disposição para tolerar frustrações e atrasos  Propensão a correr riscos  Originalidade na tomada de decisão  Disposição para aceitar as conseqüências da tomada de decisão e ação

Algumas práticas e atitudes de liderança  Principais atributos de liderança QI (poder mental) QE (inteligência emocional) Sabedoria (perspicácia para negócios e técnica) Crescimento (desenvolvimento pessoal) Ego (forte senso do eu)  Principais práticas de liderança Dizer (orientar) Vender (Influenciar os outros) Iniciar (fazer as coisas acontecerem) Relacionar-se (estabelecer relações)

Liderança como influência  Liderança é um processo em que as partes envolvidas se influenciam mutuamente de forma específica  Influência é qualquer ato ou ato potencial que afeta o comportamento de outra(s) pessoa(s)  São necessário pelo menos dois para existir influência,  Liderança é a influência líquida no rumo desejado pela pessoa que a exerce.

Influência  Influência especializada é alicerçada em conhecimentos específicos.  Influência decorrente do charme pessoal é o carisma.  Tipos de influência: Legítima - influência aceita, pelos submetidos a ela, como um direito de quem a exerce Ilegítima – influência não aceita pelos submetidos a ela, como um direito de quem a exerce Formal – determinada pela função ou cargo Informal – alicerçada na experiência ou carisma

Pessoas são influenciadas por meio de:  Submissão Medo de quem exerce a influencia.  Identificação Atração por quem influencia.  Internalização Crença nas crenças de quem influencia.  PODER é a capacidade de exercer influência, de fazer as coisas acontecerem.

Poder x Autoridade  Poder – é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.  Autoridade – é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal. (James C. Hunter)

O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar a autoconfiança;  Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem;  Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo;  Os líderes angariam confiança com fraqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios;

O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes são incansáveis em melhorar a equipe, usando todos os encontros como oportunidades para avaliar, treinar e reforçar a autoconfiança;  Os líderes se empenham para que as pessoas não só compreendam a visão, mas também para que a vivenciem e a respirem;  Os líderes se põem no lugar de todos, transpirando energia positiva e otimismo;  Os líderes angariam confiança com fraqueza, transparência e reconhecendo os méritos alheios;

O QUE OS LÍDERES FAZEM?  Os líderes têm coragem para tomar decisões impopulares e agir com base no instinto;  Os líderes questionam e instigam, por meio de uma curiosidade constante que se aproxima do ceticismo, esforçando-se para que suas perguntas sejam respondidas com ação;  Os líderes inspiram a assunção de riscos e o aprendizado constante, dando o exemplo;  Os líderes comemoram. Jack Welch, 2005.

COMO LÍDER VOCÊ PRECISA:  Avaliar – certificando-se de que as pessoas certas estão nas funções certas, apoiando e promovendo as que estão e afastando as que não estão.  Treinar – orientando, criticando e ajudando cada um a melhorar seu desempenho sob todos os aspectos.  Construir a autoconfiança – derramando encorajamento, solicitude e reconhecimento.