Grupos sociais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia e Comportamento
Advertisements

O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Marketing.
Classes e Estratificação Social
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
Nomes:Ana Paula, Josiane,Simone, Paulo n°2,17,35,25
AULA 8 SOCIOLOGIA DA ADMINISTRAÇÃO
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
O mais importante é a remuneração
TIPOS DE VARIÁVEL A observação das características do mercado se dá por meio da medição de certas variáveis. Existem alguns tipos delas, e a análise muda.
Estratificar = dividir em camadas
AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS A FAMÍLIA A ESCOLA A RELIGIÃO O ESTADO
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
CONVÍVIO SOCIAL e CONTATO SOCIAL
Estratificação Social
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
Estratificação e Mobilidade Social
REVISÃO DOS TEMAS 7 a 13 DATA: AULA: 18
Agrupamentos sociais.
Indivíduos e sociedade:
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
GRUPOS SOCIAIS Forma básica de associação humana.
Revisão para Avaliação I
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
Núcleo de Estudos e Opinião Pública Agosto de 2012 – Maio de 2013 ESTRATOS SOCIAIS EMERGENTES E CULTURA POLÍTICA.
A tomada de decisão pode ser centralizada ou descentralizada.
Desigualdades e identidades sociais
AGRUPAMENTOS SOCIAIS.
ORGANIZAÇÃO Conceitos
Educação.
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL
Sistema Piaget de Ensino
Instituto de Economia – UFRJ
Os Recursos do Consumidor
Estrutura, estratificação e desigualdades sociais
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
1. Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos.
TEORIA GERAL DE SISTEMA
DESIGUALDADES SOCIAIS
Sociologia – Professor Romildo Tavares
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
SOCIOLOGIA SOCIO Indivíduo membro da sociedade; Associado; Parceiro; SOCIEDADE Reunião de indivíduos que vivem sob leis comuns; Associação de pessoas com.
POPULAÇÃO-ALVO E AMOSTRA Capítulo 10 – Richardson
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E O DIREITO
Professor Romildo Tavares Sociologia Mod. 23 & 24
DESENVOLVIMENTO GERENCIAL Fundamentos do comportamento em grupo.
Sociologia das Organizações
Método da Equivalência Patrimonial
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Capítulo 1 A administração hoje.
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
GRUPOS E AGREGADOS SOCIAIS
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
“ESTRUTURA ORGANIZACIONAL E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM”
COMUNIDADE CIDADANIA E MINORIAS
MODELOS ORGANIZACIONAIS
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Status e papel.
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Comportamento do Consumidor Classes Sociais.  Ariel Mendes  Hélvia Borges  Rafaelle Denk Maia  Marcelo Rufino  Loraine Bello  Ricardo Alves.
1 PESQUISA EM MARKETING Prof. Ms. Vlademir Fernandes.
Estratificação e Mobilidade Social Professor Aníbal.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

Grupos sociais

Grupos sociais Quando em um determinado conjunto de pessoas existem relações estáveis, em razão de interesses e objetivos comuns, assim como sentimentos de identidade grupal desenvolvidos através do contato contínuo. Formam uma coletividade identificável, estruturada, de pessoas sociais que desempenham papéis recíprocos, segundo determinadas normas, interesses e valores sociais.

Grupo primário (informal) Exiguidade (limitado, quantidade restrita de membros participantes). Proximidade entre seus componentes. Permanência das relações. As relações entre os componentes individuais constituem o próprio fim do grupo e não um meio para alcançar algum outro objetivo.

Grupo secundário (formal) Oposto dos grupos primários. Grande número de participantes. Não são necessariamente próximos. Não tem o mesmo grau de permanência. As relações são apenas um meio para atingir algum objetivo. Não excluem os grupos primários.

Grupos primário e secundário

Mobilidade social É a locomoção dos indivíduos no sistema de posições da sua sociedade. Pode ser: Horizontal: quando o indivíduo muda de posição, mas permanece na mesma camada social. Vertical: quando, ao mudar de status, o indivíduo muda de camada social.

Mobilidade social Pertencer a uma classe não significa apenas pertencer a determinada categoria social ou usufruir certo nível de renda, mas, também, ser aceito como um igual pelos membros de uma classe qualquer.

Estratificação social É o processo ou estado de localização hierárquica dos indivíduos em setores relativamente homogêneos da população quanto aos interesses, ao estilo de vida, segundo sua participação na distribuição desigual de recompensas socialmente valorizadas (riqueza, poder e prestígio).

Estratificação social Dois são os critérios básicos para a identificação da localização de classes dos indivíduos: As oportunidades de vida Situação do indivíduo no mercado e acesso a bens e serviços. O estilo de vida Padrões de comportamento A estratificação pode ser:

Castas A localização dos indivíduos na hierarquia social é necessariamente herdada. Por isso não há mobilidade social. Índia tradicional

Estamentos O prestígio tem peso maior do que a riqueza na hierarquia social. A localização do indivíduo na hierarquia social é não somente uma realidade econômica de fato, mas de direito. Típica das sociedades aristocráticas – Idade Média e Moderna. Não são tão fechadas quanto a sociedade de castas nem tão abertas quanto a sociedade de classes.

Classes É um agrupamento legalmente aberto, mas na realidade semi-fechado. A identificação da localização dos indivíduos na hierarquia social não é tão clara quanto nas sociedades de castas e estamentos. Não são evidentes os limites entre as diferentes camadas nas sociedades de classe. Típica de sociedades secularizadas urbano-industriais do presente

Categorias das classes O CCEB, Critério de Classificação Econômica Brasil,  é um instrumento de segmentação econômica que utiliza o levantamento de características domiciliares (presença e quantidade de alguns ítens domiciliares de conforto e grau escolaridade do chefe de família) para diferenciar a população.  O critério atribui pontos em função de cada característica domiciliar e realiza a soma destes pontos. É feita então uma correspondência  entre faixas de pontuação do critério  e estratos de classificação econômica definidos por  A1, A2, B1, B2, C1, C2, D, E .

Renda média familiar (R$) Classes Econômicas Fonte: ABEP - Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa – 2012 (Dados com base no Levantamento Sócio Econômico 2010 – IBOPE) 477 CLASSE PONTOS Renda média familiar (R$) A1 42 a 46 12.926 A2 35 a 41 8.418 B1 29 a 34 4.418 B2 23 a 28 2.565 C1 18 a 22 1.541 C2 14 a 17 1.024 D 8 a 13 714 E 0 a 7 477

Tipo de estratificação Características Tipo de sociedade Exemplos Em castas Hereditariedade das posições sociais. Fechada Índia tradicional Em estamentos Desigualdade de fato e de direito. Semi-fechada Europa feudal, Brasil colonial e monárquico Em classes Desigualdade de fato, mas não de direito. Aberta Sociedades urbano-industriais

Para consultar... http://www.estadao.com.br/especiais/a-nova-classificacao-socio-economica-do-brasileiro,4106.htm http://www.abep.org/novo/FileGenerate.ashx?id=257