Profª Camila Taquetti 5º Período.  Identificar sua função/papel;  Previsão legal; normativa; portaria; tipificação etc.  Análise do papel da instituição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Advertisements

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
A Transversalidade e a Coordenação das Políticas Públicas
Secretaria de Promoção Humana e Assistência Social
A Atuação do Serviço Social
PLANEJAMENTO NO PLANEJAMENTO NO SUAS.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: Perspectivas de Diálogo com o Estado O fazer da Psicologia e as Políticas Públicas SETAS.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Prof.ª Ms. Otília Loth
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Portfólio de Estágio Supervisionado
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
Foco de Atuação: Atenção Básica
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
8º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte Aportes à Gestão Municipal Natal 2014.
Política Nacional de Habitação
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
Contexto de atuação do CME
Controle Social: Papel e Organização da Sociedade Civil
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Universidade Federal de Uberlândia
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O profissional da gestão escolar e suas implicações
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – DIAS
SEMINÁRIO PRÓ – CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Deficiência Mental Leve
PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA Tem como foco de atuação a ação preventiva, protetiva e proativa, reconhecendo a importância de responder as necessidades humanas.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
MOSTRA DE ESTÁGIO 2014 (20 de novembro 2014)
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Introdução ao Serviço Social
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Campo da Saúde Profª Mª Helena.
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA - Campinas / SP Seminário Pró-Convivência Familiar e Comunitária Políticas Sociais: as.
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
QUESTÃO SOCIAL Processo Histórico Status emergência = 1830
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
Centro de Referência de Assistência Social
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação/SMPL Secretaria Municipal Adjunta de Orçamento/SMAO Gerência de Planejamento e Monitoramento.
A importância do Programa Vida Ativa
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
ESCRITÓRIOS REGIONAIS POLÍTICAS PÚBLICAS: Assistência Social Trabalho, Emprego e Economia Solidária Direitos da Criança e do Adolescente Direitos da.
Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação 2015 X Conferência Estadual de Assistência Social Balanço SUAS Gestão Estadual Diretoria de Assistência.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Passos para implantação.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Apresentando o Plano de Ensino: Orientação Estágio Supervisionado I Prof. Camila Taquetti.
Plano de Estágio Campo de Estágio /
Projeto de Intervenção Parte I
PLANO DE ESTÁGIO: qual a sua importância? Como fazê-lo?
Orientação de Estágio Supervisionado III 7º período noturno – 2015/2
A importância do estágio na formação profissional: suas dimensões
Planejamento Estratégico Profª Camila Taquetti Planejamento e Gestão de Serviços Sociais II.
Oficina do Trabalho Profissional Profª Virgínia Pertence
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
Proposta de implantação de um Projeto Piloto na comunidade com elevado índice de uso de drogas, criminalidade.
CAPACITAÇÃO. Objetivo Geral Possibilitar o alinhamento conceitual e metodológico no tocante à violência sexual contra crianças e adolescentes para uma.
AS FUNÇÕES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL NO SUAS Proteção Social Básica e Especial Defesa social e Institucional Vigilância Sócio-assistencial.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
CETREMI.
Transcrição da apresentação:

Profª Camila Taquetti 5º Período

 Identificar sua função/papel;  Previsão legal; normativa; portaria; tipificação etc.  Análise do papel da instituição na sociedade. “ A instituição x tem o caráter de promover [....], sendo prevista na lei...”

 Identificar e contextualizar a(s) expressão(ões) da questão social que aparece(m) no campo. “Na instituição x, as principais expressões da questão social relacionam-se com o desemprego devido...., além disso, a gravidez na adolescência também se coloca como demanda....”

 Descrever o papel do Serviço Social na Instituição, seja na execução ou gestão;  Identificar suas competências, programas, projetos que desenvolve;  Área/ setor/ projeto onde realiza o estágio; “O serviço social da instituição X atua na gestão da política de assistência social assumindo a coordenação do serviço....”

a) Instrumentos diretos “- Visita domiciliar: este instrumento é utilizado posteriormente a realização do atendimento social...” b) Instrumentos indiretos “- Relatório de gestão – este instrumento é realizado mensalmente com o objetivo de...”

 Apresentar/ construir o organograma institucional, apresentando funções/cargos e hierarquia;

 Identificar/ apresentar o planejamento realizado na instituição; “Na instituição X, o planejamento ocorre semestralmente, neste participam o presidente, gerentes e coordenadores....” ‘O planejamento do serviço social ocorre semanalmente, este tem por objetivo....”

 Caracterização da população atendida quanto a faixa etária, gênero etc;  Território de atendimento;  Critérios de Inclusão nos programas.

 Apresentar as principais atividades desenvolvidas e acompanhadas no campo de estágio? Considerar as propostas e objetivos previstos no plano de estágio.  Realizar uma discussão sobre o processo de trabalho do assistente social na instituição, correlacionando com a temática que orienta a prática (criança e adolescente, idoso, assistência social, saúde etc.), articulando com as dimensões, técnico-operativo, teórico- metodológico e ético-político da profissão.

 Realizar uma avaliação do processo de estágio apresentando dificuldades e aprendizados; auto-avaliação; “Preparando para o Projeto de Pesquisa e para o Projeto de intervenção”. 4 REFERÊNCIAS

 VALOR= 50,00  DATA ENTREGA: 28/06/2012

- LEITURA INTERDISCIPLINAR Valor = 50 pontos 06/06 – MATUTINO 04/06 – NOTURNO - ICA: Identificar as leis, portarias, resoluções, estatutos e a (s) política (s) sociais que tem relação com o campo de estágio. Valor = 10 pontos Data entrega: 31/05/2012