CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE AMPUTAÇÕES Celine C. R. Pedrozo.
História das amputações e próteses Hegistratos (484 a.C.) – preso. Ambroise Paré e Leonardo da Vinci – construção e desenho de próteses.
1a Guerra Mundial 2a Guerra Mundial Ingleses amputados: 42.000. Europa toda: 300.000. 2a Guerra Mundial Programas de pesquisas p/ membros artificiais. EUA, 17.130 homens precisaram de prótese.
Considerações gerais Amputação: Temor. Mutilação, incapacidade, impossibilidade de trabalhar e aleijado. Palavras temidas.
Amputação – O fim? Princípio Mutilação. Eliminou o perigo da morte, ou alívio da dor. Fazer reconhecer.
Visão Segundo Bocolini (2000), o amputado tem muito mais para ser aproveitado do que aquilo que perdeu. Avaliar, aproveitar e usar. Capacidade restante.
Exame inicial Identificação do que aconteceu. Cronologia Acidente? Doença vascular? Osteomielite? Cronologia
Avaliação do estado psicológico. Imagem corporal. Exame do coto por último. Segundo Bocolini (2000), isso dá idéia exata de que o mais importante foi o que foi visto em primeiro lugar.
Aspectos psicológicos Não há uma relação direta entre a extensão da perda e as dificuldades psicológicas encontradas.
Experiência e realidade 1 - Capacidade física Todas as atividades produzem e dão, como resultado, prazeres e satisfações de necessidades psicológicas. Necessidade de executar tarefa: barreiras psicológicas do amputado.
3 alternativas do ponto de vista psicológico Evita executar a tarefa; Executa a tarefa compensando; Uso de próteses
Falhas funcionais Prótese: artifício mecânico. Planejamento, desenho e adaptação defeituosos ou inadequados; Mau controle da prótese no início; Necessidade de coordenação neuromuscular perfeita. Reconhecer e orientar o amputado.
Conforto: dor relativa ao uso da prótese Contato total da prótese com o coto. Pele. Pontos ósseos. Desconforto térmico. Necessidade de adaptação.
Membro fantasma Sensação de que o membro amputado ainda existe. Dor fantasma.
Fadiga Uso de prótese. Amputado: menor resistência e motivação. Inicialmente ↑ consumo de energia. Marcha sem automatismo: maior atenção. Menor coordenação neuromuscular. Amputado: menor resistência e motivação. Explicar ao pcte.
Aparência Aspectos visuais Ruídos anormais Aspectos psicológicos intensos. Ruídos anormais Batida do calcanhar no solo. Extensão final do joelho. Atrito. Escape de ar. Experiência desagradável.
Reações e comportamento Amputado de classe intelectual. Amputado da classe executiva. Comportamento. Ansiedade. Insegurança. Depressão.
Identificação com o processo psicodinâmico. Percepção e lembranças.