Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento de Sistemas
Advertisements

Projeto Qualified Curriculum
Análise e Projeto de Sistemas I
Os projetos.
Adélia Barros Testes de Software Adélia Barros
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Objetivos do Capítulo Utilizar o processo de desenvolvimento de sistemas delineado neste capítulo e o modelo de componentes de SI, do Capítulo 1, como.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Projeto conceitual Mostra ao cliente exatamente o que o sistema fará
Taxonomias para as Comunidades de Práticas do E&P II Seminário de Pesquisa em Ontologia no Brasil Setembro de 2009.
Seminário do grupo de pesquisa em IHC do DIMAp-UFRN
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Análise e Projeto de Sistemas
Planejamento Estratégico
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Porque Soluções WEB ? Acesso de qualquer lugar Independência de Ambiente Facilidade de Atualizações Custos racionalizados.
Macrotesauros em Biotecnologia para Amazônia. Caracterização do Problema Crescimento da oferta de informação Sistemas de organização do conhecimento Promovam.
Visão Geral PRO.NET.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
INTERFACE HOMEM-MÁQUINA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Nova versão do Portal Mais Emprego. Página atual do Portal Mais Emprego  Aspecto institucional  Pouco interativo  Necessidade de realizar diversos.
Análise e Projeto de Sistemas
Arquitetura do Software
REQUIREMENTS DEVELOPMENT DESENVOLVIMENTO DE REQUISITOS
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
O Processo de desenvolvimento de software
Requisitos (Complemento) Marcio de Carvalho Victorino.
Um Meta-modelo para o Processo de Sistema com RV Baseado em Princípios da IHC Milena Marquezin Olher Orientadora: Júnia Coutinho Anacleto Silva PPGCC -
ERP.
Sistemas de informação para processos produtivos
Projeto Arte, Ciência e Tecnologia
Processos do Design 27/09.
Prof. Celso Cardoso Neto. Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”)
ANÁLISE ADMINISTRATIVA PROFESSORA BETH. ANÁLISE ADMINISTRATIVA É um processo de trabalho dinâmico e permanente, que tem como objetivo efetuar diagnósticos.
Convênio de Cooperação Técnico-Científico – Gestão de Tecnologia da Informação na FAPESPA   Coordenação: Profa. Dra. Carla Alessandra Lima Reis Prof.
Gestão de projetos de Software GTI-16
Engenharia de Requisitos
Mestrando: Pedro Barbosa Cordeiro Orientador: Bernardo Lula Júnior
Os projetos.
Arquitetando a Educação a Distância
Autores: Everton Flávio Rufino Seára
Melhoria de Processo do Software Brasileiro
Processo e Qualidade.
Interface Homem/Máquina
OntoPRIME Ontologia para Gerenciamento de Riscos de Projetos Projeto da Disciplina de Agentes Inteligentes –
Pré-Projeto Multimídia
SECRETARIA DA FAZENDA DO ESTADO DE SÃO PAULO Gerenciamento de Serviços de TI - Evolução, Lições Aprendidas e Resultados Práticos - Dezembro / 2015.
SOLUÇÃO PRONIM eSOCIAL. SOLUÇÃO eSOCIAL  Obrigação Legal  Calendário Legal  Solução PRONIM eSocial  Material de Apoio Comercial PAUTA.
Projeto STID Novas Linguagens e Modelos de Interação 2a Oficina Participativa Foco nos Serviços para o Usuário.
Tarefa 5 Análise PAM Diagrama de Ontologias IC/Unicamp MO622 Luciana, Marcelo e Martha Novembro de 2007.
Apresentação do Protótipo Telecentro de Serviços ao Cidadão Grupo LMM – Luciana, Marcelo, Martha Novembro de 2007.
Projeto STID Etapa 1 Síntese do Relatório 1 Novas Linguagens e Modelos de Interação.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Tecnologia da Informação
Fases Metodológicas do Planejamento Social
SIACWeb Estrutura dos WebServices Junho, SIACWeb – Momentos previstos em pauta 09:20 1. Expor os ws criados; 2. documentação dos ws (padrões utilizados);
GUTS-RS TESTES EM PROJETO DE IMPLANTAÇÃO ERP.
"O Novo Portal Minas e a metodologia de apuração da satisfação dos usuários". Marconi Laia Brasília - Dezembro de 2005.
Checklist para Avaliação de Usabilidade de Interfaces para Portadores de Visão Sub-normal - Ciências Exatas e da Terra Vera R. Niedersberg Schuhmacher,
Transcrição da apresentação:

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Novas linguagens e modelos de interação M. Cecília C. Baranauskas Proposta NIED e InterHAD Unicamp

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Roteiro  Pressupostos  Modelo Conceitual  Dinâmica proposta  Atividades e entregáveis  Cenário*  Centro de Referência da Juventude/Casa Brasil/Jovem.Com  Equipe

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Pressupostos  Soluções de inclusão Digital devem ser tratadas como instrumento de transformação profunda da sociedade  Serviços de e-Gov devem fazer sentido e ser acessíveis ao cidadão  Os cidadãos e suas organizações são parceiros importantes para a definição do conteúdo e das formas de interação a serem implementadas por meio de TIC  Visão sócio-técnica

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Modelo conceitual Prototipação Análise Semântica Ontologias Articulação do Domínio Clarificação do Problema Formal Informal Técnico Sociedade

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital 7 Dinâmica Proposta Etapa 1 Mapeamento das habilidades e dificuldades do público-alvo Etapa 3 Prototipação não- executável da interface Etapa 4 Implementação da interface de usuário Etapa 2 Proposição do modelo e linguagem de interação Etapa 5 Avaliação do protótipo executável e das soluções Cenário * Práticas com usuário 2a oficina Foco no Serviço 3a oficina Foco no Design 1a oficina Foco no Projeto Clarificação do problema Requisitos de interface e interação Design Validação do protótipo Avaliação no Cenário *

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 1 Atividades Novembro semanas 1234 E1-Mapeamento das habilidades / dificuldades do público alvo E1-1.Agenda de trabalho e troca de documentos E1-2.Análise de documentos do projeto E1-3 Constituição do Cenário* com o Jovem.Com E1-4 Identificação de tecnologias existentes para o público-alvo E1-5 Práticas com Usuários do Cenário* E1-5.1 Especificação da metodologia de trabalho para identificação de barreiras e tecnologia E1-5.2 Atividade Prática para identificação de barreiras E1-5.3 Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário E1-6 Planejamento da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-7 Execução da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-8 Consolidação da 1ª Oficina Participativa - Foco no projeto E1-9 Elaboração do relatório com resultados da Oficina E1-10 Disponibilização dos resultados no site da equipe Dinâmica proposta

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 1 Entregáveis Novembro semanas 1234 E1- Mapeamento das habilidades / dificuldades do público alvo E1-11 Entregável 1: Relatório de Partes Interessadas, impacto e alcance da solução (resultado da 1ª Oficina) E1-12 Entregável 2: Levantamento da Literatura (público alvo e soluções existentes) E1-13 Reunião de Fechamento CPQD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembro JaneiroFevereiro MarçoAbril Oficina Participativa com parceiros e stakeholders

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 2 Atividades DezembroJaneiro semanas E2-Proposição de Modelo e Linguagem de Interação Obs: integração com resultados dos parceiros E2-1 Análise de tecnologias que viabilizem o modelo de interação (AJAX, X+V, XHTML, VoiceXML e outros) E2-2 Avaliar a portabilidade da solução de interfaces E2-3 Estudar fatores humanos e interfaces não textuais E2-4 Práticas com Usuários do Cenário* E2-4.1 Especificação da metodologia para identificação de modelos de interação e teste de fatores humanos E2-4.2 Atividade Prática para identificação de metáforas e modelos de interação E2-4.3 Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário E2-5 Planejamento da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-6 Execução da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-7 Consolidação da 2ª Oficina Participativa - Foco nos serviços para o usuário prospectivo E2-8 Elaboração do relatório com resultados da Oficina E2-9 Especificação do modelo de interação E2-9.1 Projeto ajustável E2-9.2 Projeto de navegação E2-9.3 Validar o tratamento de erros E Avaliar a validade das entradas E Avaliar as formas de intervenção E2-10 Práticas com Usuários do Cenário* E Especificação da metodologia de trabalho para validação do modelo de interação proposto E Atividade Prática para validação do modelo de interação proposto E Elaboração do relatório de atividades práticas com o usuário Dinâmica proposta

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 2 Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril Oficina Participativa com parceiros e demais stakeholders Entregáveis Dezembro Janeiro semanas E2- Proposição de Modelo e Linguagem de Interação Obs: integração com resultados dos demais parceiros E2-12 Entregável 1: Relatório com especificação preliminar de requisitos de sistema e de usuários E2-13 Entregável 2: Levantamento de modelos e linguagens de interação E2-14 Entregável 3: Descrição do modelo proposto E2-15 Entregável 4: Laudo sobre tecnologias assistivas e indicação das mais adequadas ao projeto E2-16 Reunião de Fechamento CPqD

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 3 Atividades Fevereiro semanas E3-Protótipo não-executável da interface Obs: integração com resultados do grupo de linguística E3-1 Práticas com Usuário do Cenário* E3-1.1 Especificação da metodologia de trabalho para a prototipação participativa E3-1.2 Atividade Prática de prototipação participativa E3-1.3 Elaboração do relatório da prototipação participativa E3-2 Planejamento da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-3.Execução da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-3.1 Validação dos roteiros de navegação E3-3.2 Avaliar a eficácia de personagens virtuais E3-3.3 Coletar esboços preliminares de interfaces E3-4.Consolidação da 3ª Oficina Participativa - Foco no design do produto E3-5 Elaboração do relatório com resultados da oficina E3-6 Disponibilização dos resultados da oficina no site da equipe E3-7 Edição de um conjunto de interfaces do protótipo não-executável E3-8 Envio do conjunto de interfaces do protótipo não-executável para a avaliação dos linguistas E3-9 Projeto da camada de apresentação do software da interface de usuário Dinâmica proposta

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 3 Oficina Participativa com parceiros e demais stakeholders Entregáveis Fevereiro semanas E3-Protótipo não-executável da interface Obs: integração com resultados do grupo de linguística E3-10 Entregável 1: Relatório contendo propostas dos protótipos não-executáveis da interface E3-11 Entregável 2: Relatório técnico com fundamentação da solução de interface E3-12 Entregável 3: Relatório técnico com especificação do hardware e periféricos necessários E3-13 Entregável 4: Relatório técnico com especificação de software de terceiros E3-14 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 4 Atividades Março semanas E4- Protótipo executável de interface (portal Web) E4-1 Validação do detalhamento do projeto de software da interface de usuário E4-2 Inspeção de Acessibilidade E4-3 Avaliação das interfaces com usuários do Cenário* - usabilidade E4-4 Avaliação das interfaces com usuários do Cenário* - participativa e inclusiva E4-5 Disponibilização dos resultados das práticas no site da equipe E4-6 Avaliação do protótipo executável Dinâmica proposta

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 4 Entregáveis Março semanas E4- protótipo executável de interface (portal Web) E4-7 Entregável 1: Relatório de validação do protótipo executável E4-8 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Atividades – Etapa 5 Atividades Abril semanas E5-Avaliação do protótipo e das soluções E5-1 Preparação da avaliação no Cenário* E5-2 Execução da avaliação no Cenário* E5-3 Consolidação da avaliação no Cenário* Dinâmica proposta

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Entregáveis – Etapa 5 Atividades Abril semanas E5-Avaliação do protótipo e das soluções E5-4 Entregável 1: Manuais para orientação dos responsáveis pelo telecentros E5-5 Entregável 2: Relatório com a metodologia de avaliação no Cenário* E5-6 Entregável 3: Relatório final das avaliações e sugestões para o produto E5-7 Reunião de Fechamento CPqD Etapa 1Etapa 2Etapa 3Etapa 4Etapa 5 NovembroDezembroJaneiroFevereiroMarçoAbril

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital Equipe Coordenação Geral Equipe de Desenvolvimento de IU e Documentação Técnica Equipe de especialistas em inclusão (social/digital) para práticas com o usuário alvo e produção de materiais Administração Financeira e Relatórios Cenário*

Soluções de Telecomunicações para a Inclusão Digital

Equipe  COORDENAÇÃO GERAL  Profa. Dra. M. Cecília C. Baranauskas  Especialistas em INTERFACE DE USUÁRIO  Vânia Neris (Doutoranda)  Heiko Hornung (Mestrando) - Apoio  Dr. João Vilhete  Maristela Weinfurter (Mestre)  Carla Rodriguez (Mestre)  Outros especialistas  Especialistas em PRÁTICAS COM O USUÁRIO ALVO  Dra. M. Cecilia Martins  Dra. M. Elisabete Brito Prado  Maristela Weinfurter (Mestre)  Carla Rodriguez (Mestre)  Prof. Dr. J. Armando Valente  Outros especialistas  Administração Financeira  Esp. Manoel Lourenço Filho