25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXTENSÃO Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
Advertisements

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO IF-SC Março de /2.
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Bacharelado em Sistemas de Informação
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica Coordenação-Geral de Programas de Valorização do Magistério HÉLDER ETERNO DA SILVEIRA.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
PATRO Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Depto. De Clínica Médica FMUSP CNRM/MEC CREMESP Programa de Residência Médica.
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Processos Centro: Tecnologia Área de.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Centro Colaborador em Álcool e Drogas IPq – GREA – SENAD Ensino e Pesquisa.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Mesa 3: A Necessidade de Formação de Recursos Humanos em Saneamento e Saúde Ambiental Marcos von Sperling Universidade Federal de Minas Gerais BRASIL SEMINÁRIO.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
“Nada há de permanente, exceto a mudança” Heráclito ( 450 aC )
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Vahan Agopyan 09/11/2011. PRINCIPAIS FONTES DE INFORMAÇÕES:  Reuniões com membros das CPGs e Diretores  Participação nos eventos: o 2011 EUA-CDE meeting.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO DO GHS A implantação do GHS na Indústria Química
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
VRAC Atividades pedagógicas no ensino do Departamento Curso / Programa:__________________________________ Departamento: _____________________________________.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
SISTEMA NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO GABRIELA DE O. N. BRASSAROTE Disciplina: Organização do Trabalho Científico Professor: João Fernando Custódio da Silva.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
Centro Universitário São Camilo II Encontro “Me formei e agora Grupo de Estudos em Saúde Pública GESP.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural.
Comunicação Científica
O MESTRADO EM ENSINO: UMA PÓS- GRADUAÇÃO NECESSÁRIA Marco Antonio Moreira Por que? O que é? Características?
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
PDBFF: formação contínua de uma rede de profissionais comprometidos com conservação e manejo de recursos naturais na Amazônia Domingos Macedo Coordenador.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Painel: TIC e a Formação de Recursos Humanos 4/9 14h Experiências e Estratégias UNIFESP Prof. Livre-docente Ivan Torres Pisa Departamento de Informática.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Júlio de Mesquita Filho Marilza Vieira Cunha Rudge PRÓ-REITORA DE PÓS GRADUAÇÃO Gestão Júlio C. Durigan Workshop APCN /
PLANO DE METAS DA EXTENSÃO DA UFAL. Extensão......é a universidade em diálogo com a sociedade por meio do ensino e da pesquisa.
Transcrição da apresentação:

25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito Professora Associada 3 – Escola de Enfermagem/USP Diretora do Departamento de Relações Internacionais – SOBEST Coordenadora do Comitê de Educação/ WCET

PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO MUNDO Total = programas credenciados pelo WCET (ate março de 2015) 49 ETNEPs 5 REPs Stoma/ 3 REPs Stoma & Wound 11 a distância (Brasil (16), China (11), EUA (6): > número de cursos) NO BRASIL 16 ETNEPs MOU EUA (informal) Brasil Alemanha Austrália

PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA Critérios de Credenciamento dos Cursos Coordenação/ Assessoria por Estomaterapeuta Carga horária mínima (estabelecida pelo CNE/MEC – 360 hs Distribuição proporcional de carga horária: metade prática clínica Relação para supervisão de campo: 2 alunos: 1 ET Infraestrutura adequada, incluindo biblioteca Recursos humanos qualificados Campos de prática adequados ao ensino

PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM ESTOMATERAPIA Impacto da Educação em Estomaterapia no Brasil SOBEST/ Seções Estaduais Revista Estima TiSOBEST Semana Nacional de Estomaterapia Encontro de Pesquisa em Estomaterapia Congresso Mundial do WCET Políticas p ú blicas (estaduais e nacional) Integração com associações nacionais e internacionais Disseminação dos ETNEPs (federação) N ú mero de disciplinas de graduação e pós-graduação N ú mero de teses e dissertações Patentes (dispositivos/ softwares/ cursos online etc…)/ mídia Datas comemorativas internacionais (Prevenção UP; Norma Gill; Estomizados)

VISIBILIDADE CREDIBILIDADE MISSÃO VALORES RESULTADOS MESTRADO PROFISSIONAL? ESTOMATERAPIA MELHORA DA QUALIDADE DO CUIDADO O QUE QUEREMOS? CUIDADO BASEADO EM EVIDÊNCIAS? CUIDADO AVANÇADO?

ÁREA Programas e Cursos de pós- graduação Totais de Cursos de pós- graduação TotalMDFM/DTotalMDF Enfermagem Brasil Fonte: SNPG Data atualização: 20/03/2015 Legenda: M - Mestrado Acadêmico D - Doutorado F - Mestrado Profissional M/D - Mestrado Acadêmico/Doutorado Notas CAPES 4 (5)/ 3 (10) Cuidado/ Atenção Primária/ Gestão/ Ensino/ Tecnologia PANORAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL (ME E DO)

MESTRADO PROFISSIONAL (MP) (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de 2009 “...aplicabilidade técnica, flexibilidade operacional e organicidade do conhecimento técnico-científico, visando o treinamento de pessoal pela exposição dos alunos aos processos da utilização aplicada dos conhecimentos e o exercício da inovação, visando a valorização da experiência profissional.” √ Princ í pios

MESTRADO PROFISSIONAL (MP) “É uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho.” √ Conceito √ Objetivos contribuir com o setor produtivo nacional > competitividade e produtividade qualificar para a prática profissional avançada, transformadora e inovadora desenvolver competências para a intervenção em saúde realizar investigações científicas (pesquisa aplicada) propiciar o desenvolvimento de competências para a liderança propiciar a formulação de políticas de saúde (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de

MESTRADO PROFISSIONAL (MP) √ Estrutura curricular articulação entre o conhecimento e a prática profissional domínio da metodologia pertinente aplicação orientada para o campo de atuação profissional articulação com os programas de residência TCC/ Dissertação: vinculado(a) a problemas reais da área de atuação e de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, podendo ser apresentado em diversos formatos (Portaria Normativa nº 17, de 28 de dezembro de √ Avaliação CAPES trienal/ conceitos 1 a 5 (nota mínima 3)/ sem bolsas

MESTRADO PROFISSIONAL EM ESTOMATERAPIA (MP) Desafios √ Multiprofissional? √ Três áreas? √ Recursos humanos – corpo docente credenciado √ Parcerias internacionais √ Produção de evid ê ncias – intervenções complexas Com o que contamos? √ Universidade de Classe Mundial √ Infraestrutura- recursos fisicos √ Biblioteca √ Laboratorio animal √ Parcerias institucionais (nacionais e internacionais)

GRATA! CONVITE PROGRAMA DE PROFESSOR VISITANTE: PROFESSOR DR KEVIN WOO QUEEN’S UNIVERSITY EEUSP E UNIFESP 8 A 17/12/2015