ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Advertisements

Planejamento em Publicidade e Propaganda I
PLANO DE NEGÓCIOS PRIMEIROS CONCEITOS
Projeto - Plano de Negócios
O que é gestão financeira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
Custos ... afinal, o que é isto?
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
Análise Financeira Hermano Perrelli
Análise Financeira do Empreendimento
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes.
Custeio da Produção.
Custos e Receitas Custos e Receitas.
Estratégias do agronegócio
Universidade Federal Fluminense
Metodologia da pesquisa científica FGV 2011
PLANO DE NEGÓCIO.
Departamento Jurídico-Financeiro
Análise das Demonstrações Financeiras
Aprendendo a montar sua empresa...
Novos modelos de negócios
Equipe de Gestão.
PLANO DE NEGÓCIOS ROTEIRO BÁSICO.
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
São necessários controles financeiros eficientes
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Sapientia - ATIUniCEUB - ICETCap7.1 Administração de Tecnologia de Informação Criação de Empresas de Tecnologia de Informação CEUB-FATEC ACPD
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
Planejamento Organizacional Integrado
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Planejamento Estratégico
Planejamento de Marketing
Gestão Orçamentária - Profª Mônica – Cap.02 1 Orçamentos Capítulo 2.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
Plano de Negócios NOME DA EMPRESA
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 7ª aula 20/05/15.
Plano de Negócio Exercício.
Nicolle Oliveira Alencar
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
$$$ Área Financeira $$$ Disciplina: Gestão Empreendedorismo Profa. Marli.
PLANO DE NEGÓCIOS 3° Período de Ciências Contábeis Turma A Empreendedorismo TITULO DO TRABALHO Acadêmicos: xxxxxxxxxx xxxxxxxxxx xxxxxxxxxxx.
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
GESTÃO Planejamento Execução Controle INFORMAÇÃO Orçamento Custos Contabilidade INSTITUCIONAL princípios crenças e valores MISSÃO FÍSICO Instalações recursos.
A EMPRESA E SEUS SUBSISTEMAS
Administração Financeira e Orçamentária I
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
O PROCE$$O DE FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
PARTE 3 O PROCESSO ESTRATÉGICO: IMPLANTAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
Controladoria.
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Prof. Silvano Oliveira / 27 CONTABILIDADE DE CUSTOS
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Aula 7 – MODELO DE PLANO DE NEGÓCIO Livro didático: Cap. 12

Conteúdo Programático desta aula Etapas do Plano Estratégico Conceito e estrutura do Plano de Negócio (Plano Estratégico) Modelo de Estrutura do Plano Proposta de Plano de Negócios.

ETAPAS DO PLANO ESTRATÉGICO 1 - Instalação e treinamento de um grupo gestor 2 - Desenvolvimento de estudos exploratórios 3 - Implantação de base de dados e informações 4 - Seleção de variáveis de controle e construção de medidas de desempenho 5 - Implantação de um sistema de controle e treinamento de usuários 6 - Análise da Missão/Visão/Objetivos atuais

ETAPAS DO PLANO ESTRATÉGICO 7 - Análise das trajetórias passadas e dos fatores causais internos e externos 8 - Explicitação do cenário de partida, construção do modelo atual 9 - Descrição das possíveis trajetórias futuras do plano 10 - Descrição dos possíveis cenários de chegada 11 – Re(Elaboração) do Plano Estratégico e treinamento dos usuários 12 - Implantação de processos de administração estratégica

CONCEITO E ESTRUTURA DO PLANO ESTRATÉGICO O Plano Estratégico ou Plano de Negócios define o caminho a ser seguido para reforçar a legitimidade de uma organização ao longo do tempo. Pode-se caracterizá-lo, como o conjunto de objetivos e ações necessários ao cumprimento da missão e ao alcance da visão de futuro de cada empresa.

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO FEEDBACK Definição do Negócio/Segmentação Análise do ambiente FEEDBACK Análise da organizaçao Missão e Visão estratégica Objetivos e Estratégias gerais Objetivos e Estratégias funcionais Plano de Ação

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO (Re)Definição do Negócio Análise do ambiente Análise da organização Estratégico Missão e Visão estratégica Objetivos e Estratégias gerais Objetivos e Estratégias funcionais Tático Plano de Ação Operacional

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Definição do Negócio Escolha do negócio e do mercado Avaliação da rentabilidade Identificação das perspectivas de futuro

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Análise do ambiente Análise do macroambiente Ambiente setorial (modelo de Porter) Ciclo de vida do setor (matriz CV) Atratividade do setor (matriz GE)

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Análise da organização Competenciais essenciais Análise do ambiente x organização Análise SWOT Matriz produto-mercado Matriz BCG Matriz GE

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Missão e Visão estratégica Definição da Missão Definição da Visão

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Objetivos e Estratégias gerais Definição a agenda de resultados dos objetivos gerais para a organização indicando resultado esperado e prazo para atingimento Definição dos objetivos gerais nas áreas de finanças, operações, marketing e RH.

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Objetivos e Estratégias funcionais Definição das estratégias funcionais de marketing (produto, preço, venda, distribuição e promoção) Definição das estratégias funcionais de operações/produção Definição das estratégias funcionais de RH Definição das estratégias funcionais de Gestão de Finanças

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Plano de Ação Documento resultante do processo de planejamento, que apresenta as ações a serem realizadas, os indicadores, os resultados esperados, os responsáveis pela execução, os prazos e os recursos

MODELO DE ESTRUTURA DE PLANO ESTRATÉGICO Plano de Ação Ações Resultados esperados Responsável Prazos Recursos

EXPLORANDO O TEMA: Em entrevista ao jornalista Roberto D'Ávila, o idealizador do projeto e plano de negócios do Rock in Rio, Roberto Medina, falou sobre as dificuldades de pré-produção antes da primeira edição do evento em 1985, quando teve que escolher o melhor projeto de negócios e ainda ajustar o tema, o cast das bandas e a pesquisa à sua ideia. Quer assistir novamente? http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&NR=1&v=2KD-RIUHils

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS A. PLANO DE MARKETING   Estratégia preliminar de marketing para o seu negócio, baseado nos resultados da sua análise de mercado. 1 - Que estratégia você adotará com relação aos líderes de seu mercado? (quer ser o líder? você os desafiará? Acompanhará? Posso atender uma necessidade que mais ninguém está atendendo?) Lembrando a aula 5: (estratégias funcionais de mkt) Dominância de mercado: Liderança teste, desafiante, seguidor, nicho de mercado.

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS PLANO DE MARKETING   2 – Como essa estratégia será expressa em: 2.1 – Mix de produtos (quantidade e tipos de produtos oferecidos) 2.2 – Preço: 2.3 – Estratégia de vendas e distribuição: 2.4 – Localização: 2.5 – Propaganda e promoção: 2.6 – Garantia do produto / serviço 2.7 – Atendimento Especial 2.8 – Pesquisa e desenvolvimento

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS B. PLANO FINANCEIRO   1.1 – INVESTIMENTO INICIAL Constituição da empresa (registros, taxas, advogado, contador) Ponto, caução, contrato. Projetos, equipamentos, utensílios. Reformas, serviços de instalação. Móveis, decoração, paisagismo Custo de inauguração Estoques iniciais (matéria prima, mat.expediente, insumos) Propaganda, publicidade, divulgação Imprevistos / outros TOTAL

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS 1.2 – CUSTOS FIXOS   Salário, benefícios Encargos (75%) Pró-labore dos sócios Aluguel ou depreciação e prestação Parte fixa de serviços públicos (fone, energia, água) Seguros Depreciação de ativos Contratos de serviços terceirizados Serviços de terceiros (ex contador) Outros Rateio dos impostos e taxas anuais TOTAL

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS 1.3 – CUSTOS VARIÁVEIS   São os custos que só ocorrem para propiciar vendas e/ou realizar a produção ITEM Custo de matéria prima Custo de insumos Custos de transporte e armazenagem Impostos sobre o valor da venda Comissões sobre venda Custos de campanha comerciais Custos de cobranças ou de desconto de cheques ou duplicatas Custos de consultorias pontuais Custos de manutenção não preventiva Seguros pontuais (Ex: SEGURO DE CARGA) Quilometragem, refeições, hospedagens e os custos decorrentes de atividades de vendas, representações e assistência técnica) Materiais de limpeza

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS 1.4 – PROJEÇÃO DE VENDAS   MÊS OTIMISTA CONDIÇÕES NORMAIS PESSIMISTA 01 02 03 04 05 06 TOTAL

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS 1.5 – PREVISÃO DE RESULTADOS   ANO 1 2 3 4 5 Vendas Custos variáveis de produção MARGEM BRUTA Despesas fixas operacionais MARGEM OPERACIONAL Custos de estrutura Pro-labore MARGEM LÍQUIDA Receitas e despesas financeiras LUCRO BRUTO Impostos LUCRO LÍQUIDO

PROPOSTA DE PLANO DE NEGÓCIOS C. PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EMPRESA   Gestão Financeira Gestão dos recursos Humanos Gestão do Patrimônio Gestão Operacional Gestão de Materiais

TEMAS PARA DEBATE Planos de negócio (planos estratégicos) não devem ser engessados. Isso equivale a dizer que uma revisão periódica deve atualizar o plano como um todo. Como adequar planos de negócio com as janelas de oportunidade do mercado? E quanto aos diversos tipos de empresas? Que diferenças existem em planos de negócio de empresas industriais, comerciais e de serviços?

RESUMINDO Nesta aula foram abordados os seguintes assuntos: Conceito e estrutura do Plano de Negócios Estratégico. Formulação e etapas do Plano Proposta de Plano de Negócios.