Pilates com equipamentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof.º Ary Jr. e Prof.ª Danielle Singh
Advertisements

DESVIOS POSTURAIS LORDOSE CERVICAL = Acentuação da concavidade da coluna cervical. CAUSA: - Hipertrofia da musculatura posterior do pescoço CORREÇÃO: -
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
PRINCÍPIOS MECÂNICOS: CINÉTICA E FORÇA
COMO O CORPO FUNCIONA EM FUNÇÃO DO EQUILIBRIO
Continuação Tratamento: Tratamento cirúrgico O objetivo geral: é que o paciente volte ao nível de função anterior a lesão de forma mais rápida e segura.
Como se avalia a condição física?
BOLAS SUIÇAS Profª. MSc. Lucia Gill Acad. Daniele Costa.
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO.
Prof. Alexandre Souza Disciplina de Métodos de Tratamento da Coluna Vertebral e Postura.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Exemplos de exercícios de estiramento aplicados ao Badminton
Ergonomia e Ginástica Laborativa
Os 4 exercícios iniciais podem sem feitos logo no início da lesão
Como ter uma COLUNA saudável: Deslocamentos
A obesidade vs Atividade física aliada à Alimentação equilibrada
O nosso esqueleto.
Ergonomia preventiva.
Como viver bem com ela e prevenir
Flexibilidade.
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
Ginástica de Academia II Força e Resistência Muscular Localizada Profa
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
A posição correta na cadeira
Exercícios Resistidos Aplicados às diversas partes do corpo
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
POSTURA CORPORAL.
PILATES: Essa prática é feita no chão ou com aparelhos???
Fundamentos de Biomecânica e Posturas para Trabalhar
FASES DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES FASE REFLEXIVA (0 a 3m)
Trabalho de Atletismo Unidade III
Programa de Especialização em Massoterapia Ênfase em Ensino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Coluna Vertebral.
Medidas de Conforto e Segurança do Paciente
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
RTMM RECURSOS TERAPÊUTICOS MECÂNICOS E MANUAIS
Especialização em Enfermagem de Reabilitação
CURSO DE PÓS-LICENCIATURA EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Músculos e Exercícios da Musculação
Microdiscotomia lombar e sua reabilitação
RTMM RECURSOS TERAPÊUTICOS MECÂNICOS E MANUAIS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.
VARIÁVEIS DA PRESCRIÇÃO TREINAMENTO DE FORÇA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.
Tração Lombar e Cervical
Diretrizes gerais tratamento coluna
Coluna Vertebral – CERVICAL II
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
Reabilitação no Esporte
NADO CRAWL.
Ginástica Artística = Atividades no solo
Seminários 9, 10 e 11 – Unidade I
Processos de conformação
Pontos chaves – como utilizar?
Treinamento Funcional – Membros Inferiores
Treinamento Funcional CORE
Aptidão músculo-esquelética
Força “É a qualidade física que permite um músculo ou um grupo de músculos produzir uma tensão, e vencer uma resistência na ação de empurrar, tracionar.
HIDROCINESIOTERAPIA.
Hidrocinesioterapia.
Prof. Carolina Perez Campagnoli
IMOBILIZAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS
SEMINÁRIO DA MECÂNICA CORPORAL Aline Mayara Salles Abranches Elena Ropero Gimenez Ivani de Fátima Gonçalves Santiago Silvano Pereira de Souza ESCOLA DE.
Atletismo Educação Física
Trabalho e Energia O problema fundamental da dinâmica de uma partícula é saber como a partícula se move, se conhecermos a força que actua sobre ela (como.
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física Ensino Fundamental, 6º Ano Dança e Luta: Sequências coreográficas.
GINÁSTICA de SOLO.
Transcrição da apresentação:

Pilates com equipamentos Carolina Perez Campagnoli

Histórico O método Pilates é dotado de uma série de exercícios que podem ser realizados no solo (conhecidos como MAT) ou em aparelhos. Os primeiros exercícios eram realizados em solo, sem a utilização de equipamentos e logo depois, apareceram os aparelhos específicos criados por Joseph H. Pilates, desenvolvidos exclusivamente para o método, que forneciam uma contra resistência por meio de molas e polias.

Equipamentos Os equipamentos desenvolvidos por Joseph H. Pilates foram fundamentados em seus próprios modelos, encontrados hoje com mais funcionalidade e designs diferenciados. Os mais utilizados são: Reformer, Cadillack - trapézio ou Wall Unit, LaderBarriel - barril e Chair - cadeira

Reformer O aparelho Reformer é considerado, por excelência, o mais popular, completo e versátil dos aparelhos e apresenta várias alternativas de trabalhos para os membros superiores e inferiores. Ele visa trabalhar o corpo de forma integral, desde a ponta dos pés até a cabeça. É considerado o aparelho mais utilizado em estúdios e clínicas. Foi o primeiro equipamento construído por Joseph H. Pilates. Ele tem a forma de uma cama e é constituído por uma plataforma deslizante, semelhante a um carrinho.

Reformer Dotado de uma peça móvel para apoio da cabeça, dois blocos para apoio dos ombros, cordas e com alças de pés e mãos e uma barra de pés e mão para a execução dos movimentos. Desliza em trilhos quando uma força é aplicada. A força é transmitida por polias e a resistência é graduada por meio de molas, podendo facilitar ou dificultar a execução de um dado exercício, sendo mais fácil para resistir à ação da gravidade com a assistência e auxílio dessas molas.

Reformer Durante a fase de aceleração do movimento, as molas são esticadas e consequentemente ocorre um aumento da resistência externa imposta por elas e o fortalecimento, alongamento e tonificação dos músculos, tanto do tronco como de todos os seguimentos, sem criar um grande volume muscular. Já na fase de desaceleração do movimento será necessária uma contração excêntrica da musculatura para que retorne de forma lenta e suave a posição inicial. Os exercícios são realizados com poucas repetições e podem ser concretizados em posições variadas: deitado em decúbito dorsal, lateral e ventral; sentado, ajoelhado e de pé em todas as direções

Cadillac O aparelho Cadillac é o mais famoso do método pelo seu tamanho e a grande variedade de exercícios que podem ser executados. É uma plataforma parecida com uma cama, cercada por uma moldura de metal fixas a um colchão e possui duas barras móveis (vertical e horizontal), a barra do trapézio e as molas, com resistência variável. Os exercícios realizados nesse aparelho tendem, principalmente, ao trabalho de alongar e fortalecer todos os músculos do corpo

Ladder Barrel - Barril O aparelho Ladder Barrel - Barril é o único do Método Pilates que não é dotado de molas. Sua estrutura foi delineada para ajudar no correto alinhamento corporal durante a execução dos exercícios. O trabalho nesse aparelho visa o fortalecimento do centro (Power House) e de todo o corpo; alongamento de membros inferiores, tronco e coluna; alinhamento postural e melhora da respiração

Chair - cadeira O aparelho Chair – cadeira é semelhante a uma cadeira, tem pequenas dimensões, porém é muito versátil. É constituído de um pedal antiderrapante único (para movimentos simétricos) que pode ser modificado, se tornando dois pedais para a realização dos movimentos alternados e independentes; O aparelho visa no fortalecimento do centro (Power House), alinhamento e fortalecimento da coluna, e trabalho de membros superiores e inferiores por meio de alternativas de exercícios variadas