LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Advertisements

Projeto - Plano de Negócios
FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
ATIVIDADES LOGÍSTICAS
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Prof. PAULO ROBERTO LEITE
Prof. Paulo Roberto Leite
Logística e Gerenciamento da
GESTÃ DE ESTOQUES.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
ESTOQUES.
Repensando a Logística
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
Logística de distribuição
Repensando a Logística
Planejamento e administração do transporte de carga: principais decisões GRUPO C Amanda Stuckert Menezes (L411) Caeverton de Oliveira Camelo (L37) João.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E A LOGÍSTICA
Perguntas Logística Grupo 19R.
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Integração das Operações Logísticas
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Função da Administração:
Francielle C. Fenerich Atividades-Chave.
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Logística Planejamento e Programação Logística
Introdução à Logística e Conceitos Básico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
LOGÍSTICA REVERSA.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
COMPONENTES DA GESTÃO DA LOGÍSTICA
Logística Integrada Engenharia de Produção
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Definição Cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
Administração de Materiais
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Gestão Estratégica do Transporte Cap
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
Estratégia de Suprimentos  A estratégia de suprimentos pode ser analisada, inicialmente, como uma forma de decisões relacionadas para adquirir materiais.
Logística Empresarial / Cadeia de Suprimentos – uma área vital
Distribuição Física Parte II Arnold, cap. 13.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

LOGÍSTICA EMPRESARIAL INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA EMPRESARIAL

VISÃO GERAL DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL POSICIONANDO A LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. PAULO ROBERTO LEITE

O MERCADO ATUAL E A LOGÍSTICA Globalizado. Commoditização dos produtos: diferenciação por serviços. Clientes e consumidores finais exigentes. Ciclo de vida de produtos reduzem-se fortemente: riscos de estoques Proliferação de produtos Volatilidade e menos previsível..

PROLIFERAÇÃO DE PRODUTOS Commoditização de produtos: atingir vários segmentos de mercado: Moda - cores – idades – etnias – restrições alimentares – saúde – etc. Pasta de dentes= + de 200 tipos Sandálias Havaianas=+ de 400 SKU(*) Cerveja Ambev = + de 120 SKU Etc. (*) SKU = stock keeping unit = Item de estoque

OBJETIVOS DIVERSOS DA LOGÍSTICA ATUAL Dispersão geográfica Estoques baixos Velocidade de resposta Flexibilidade operacional Processos horizontais Sistemas just in time ; ECR Obstáculos à integração organizacional..

EVOLUÇÃO RECENTE DA LOGÍSTICA NO BRASIL Redução de alíquotas em 1990: Internacionalização do Brasil:aumento de exigências na competição interna e externa. Estabilização da moeda em 1994 Maior conscientização empresarial das possibilidades competitivas da logística; custos de estoques. A ensino da logística e introdução da Logística reversa Privatização dos setores ferroviário, portuário e hidroviário além de outros Aumento expressivo de fornecedores de serviços logísticos Associações de classe e outras entidades Informatização crescente e uso de código de barras

LOGÍSTICA EMPRESARIAL FLUXOS DE PRODUTOS E INFORMAÇÕES

CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DIRETOS E REVERSOS Mercados Secundários Mercados Primários Matérias Primas Secundárias Mercados Secundários Matérias Primas Virgens RETORNO DE PÓS VENDA RETORNO PÓS CONSUMO Reuso / Desmanche/ Reciclagem Industrial Fabricação RETORNO Distribuição Consolidações Varejo Coletas Consumidor

LOGÍSTICA EMPRESARIAL LOGÍSTICA INTEGRADA ESTRATÉGICA CAP 1 E 2 BALLOU 9

LEITURA PREPARATÓRIA INDIVIDUAL 1) ELABORAÇÃO DE DUAS QUESTÕES RELACIONAIS BALLOU - CAP 1 e CAP 2 BOWERSOX CAP 1 2) BALLOU - CAP 1 e CAP 2 Leitura dos quadros: 1.2 (canal reverso) , 1.9 (LR) e 2.2 (LR) – 1.3 (Toyota) – 1.4 ( Benetton) – 2.4(localização) ,2.5(distribuição) ,2.7 ( adiamento)

REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS LOGÍSTICA INTEGRADA COMPRAS DISTRIBUIÇÃO REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS CLIENTES BENS/ / SERVIÇOS MERCADO FORNECEDOR MERCADO CONSUMIDOR ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA DE ENTRADA FORNECEDORES TRANSPORTE(FRETES) EMBALAGENS PRODUTO LOGÍSTICO CERTIF.QUAL. LOGÍSTICA DE APOIO À MANUFATURA PLANEJAMENTO AGREGADO ESTOQUES ARMAZENAGENS MOV. INTER PRODUÇÃO LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO EXPEDIÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA TRANSPORTES (.FRETES) EMBALAGENS ESTOQUES NA DISTRIBUIÇÃO ROTEIRIZAÇÃO NIVEIS DE SERVIÇO LOGÍSTICA REVERSA PRODUTO LOGÍSTICO TRANSPORTES / EMBALAGENS REDE DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA REINTEGRAÇÃO AO MERCADO CONSERTO / REMANUFATURA RECICLAGEM LOGÍSTICA REVERSA RETORNO DE PRODUTOS DE PÓS-VENDA E PÓS CONSUMO PÓS – VENDA PÓS- CONSUMO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICOS / CUSTOS TOTAIS / PLANEJAMENTOS E GESTÃO Prof. PAULO ROBERTO LEITE

DECISÕES PRINCIPAIS NA LOGÍSTICA Tipo de decisão Estratégica Tática Operacional Localização Nº de locais; tamanho e onde Posicionamento dos estoques Roteirização; expedição Transportes Seleção dos modais Sazonalidades Quantidades ; tempos Processamento de pedidos Sistema a implantar Priorização do atendimento Tempo de atendimento Serviços ao cliente Padrões a serem seguidos Armazenagem Layout e locais Sazonalidade Execução dos pedidos Compras Politicas Contratação e seleção de fornecedores Ballou, 2001:42

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS LOGÍSTICA E MARKETING PRODUTO MARKETING PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA SERVIÇO AO CLIENTE PROCESSAMENTO DE PEDIDOS COMPRAS / VENDAS LOGÍSTICA ARMAZENAGEM ESTOQUES TRANSPORTE Fonte: Lambert e Stock, apud Fleury et al ( 2000: 34)

Quantidade necessária NIVEL DE SERVIÇO ? Planejado A EFICÁCIA LOGÍSTICA ONDE? Disponibilidade de produtos e materiais QUANDO? O momento certo de disponibilizá-los QUANTO? Quantidade necessária COMO? Os Meios corretos para o sucesso NIVEL DE SERVIÇO ? Planejado CUSTO? Como planejado

DIMENSÕES LOGÍSTICAS dos PRODUTOS RELATIVAS À SUA NATUREZA Estado físico Relação peso / volume Valor agregado Geometria Perecibilidade Sazonalidade Riscos Importância relativa OUTRAS DIMENSÕES Tempo de resposta Quantidades envolvidas Localização geográfica de fontes e destinos IMPACTO DESTAS DIMENSÕES NAS DECISÕES LOGÍSTICAS?

EXERCICIO INDIVIDUAL EXTRA CLASSE Leitura dos capítulos 1 e 2 do Ballou Elaboração de uma questão relacional relativa a esta leitura ( não se trata de questão de definição)

LOGÍSTICA EMPRESARIAL CUSTOS LOGÍSTICOS

CUSTOS LOGÍSTICOS Com as variações próprias a média pode ser assim distribuído: Custos de produção = 50% Custos de marketing = 20% Custos logísticos = 20% Margem = 10% Sistemas de custos em logística Custos tradicionais( rateios) x Custos Baseados na Atividade

CUSTOS LOGÍSTICOS TOTAIS Transportes = 48 % Manutenção dos estoques = 52 % Porcentuais de Custos totais 16% PIB 10% PIB

IMPACTO DA LOGISTICA NOS CUSTOS EMPRESARIAIS ROI = RETORNO SOBRE INVESTIMENTO = LUCRO / CAPITAL INVESTIDO ESTOQUES ATIVOS FIXOS CAIXA (Fluxo) CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR CAPITAL INVESTIDO

ATIVIDADES TÍPICAS DA LOGÍSTICA Compras ou suprimento de materiais Programação de entregas a fabrica Transportes de aquisição Controle de estoques de insumos Controle de estoques de produtos acabados. Armazenamento de materiais Previsão de necessidades de materiais Processamento de pedidos dos clientes Administrar os centros de distribuição Planejamento dos centros de distribuição

LOGÍSTICA INTERNACIONAL OU GLOBALIZADA Ciclos logísticos mais longos Incertezas maiores Níveis de estoque maiores Idiomas e standards de produtos Taxa de câmbio Cadeia de suprimentos mais longa Interferência governamental Barreiras alfandegárias Documentação complexa..

A Cadeia de Valor (Porter,1985) ATIVIDADES PRIMÁRIAS LOGÍSTICA DE ENTRADA OPERAÇÕES LOGÍSTICA DE SAÍDA MARKETING VENDAS ASSISTENCIA TÉCNICA LOGÍSTICA REVERSA ATIVIDADES DE APOIO INFRA-ESTRUTURA DA COMPANHIA GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS / FINANÇAS DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA

VOLUMES TRANSACIONADOS NO BRASIL Produto Ano 1994 Atual Unidades Monitor de computador 1,44 18 Milhões de unidades E commerce 0,004 35 Bilhões de Reais Telefone celular 0,12 100 Milhões de unidades Soja 25,1 Milhões de ton. Exportações 60 240 Bilhões de US$ Importações 40 220 Garrafas PET Inicio 19 Bilhões de unid. Lâmpadas de Hg ND 200 Milhões de unid Lixo (cidade de São Paulo) 5.000 16.000 Ton / dia Carga transportada 550 760 Milhões de ton. x Km

LOGISTICA EMPRESARIAL Definições Área empresarial responsável pelo planejamento, implementação e controle dos fluxos físicos e das informações correspondentes nas cadeias de suprimentos diretas e reversas visando o atendimento das necessidade de seus clientes. “A missão da logística é dispor a mercadoria ou serviço certo,, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa” (BALLOU, 2001:21)

EXERCICIO EM CLASSE Usando o tema de seu grupo Identificar as características do produto logísticos na Logística de Entrada e de Saída Utilizar a pag. 23 do Ballou, identificar as atividades chaves e suporte a serem examinadas em seus temas de trabalho Identifique aspectos do capitulo que não foram mencionados em aula.

Leitura preparatória prox aula NIVEIS DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS BALLOU – CAP 3 BOWERSOX CAP 3 FLEURY – CAP 3