A escrita científica / académica A escrita técnica

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Transcrição da apresentação:

A escrita científica / académica A escrita técnica Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA “(…) a unidade expressiva da linguagem científica surge e cimenta-se na encruzilhada da palavra com a ideia” (Eco, 1984) Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA TEXTO CIENTÍFICO: Envolve uma pesquisa rigorosa e a necessidade de estabelecer uma “unificação teórica da descoberta da verdade” (Eco, 1984), através da utilização de um discurso coerente, claro e objectivo. Inclui teses, monografias, artigos científicos, resenhas, recensões críticas, relatórios científicos, papers. Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA PRINCÍPIOS BÁSICOS: Clareza, exactidão, correcção, observância das normas gramaticais; Uso adequado da terminologia específica; Estilo narrativo coerente (ex: uso do plural majestático; estilo impessoal, estilo pessoal, carácter narrativo); Seminário - Métodos de Trabalho

TEXTO CIENTÍFICO /TÉCNICO ESCRITA CIENTÍFICA TEXTO CIENTÍFICO /TÉCNICO TEXTO LITERÁRIO Precisão de vocabulário; exactidão de pormenores. Vocabulário de expressividade linguística; uso da imaginação. Imparcialidade, exactidão e eficácia da comunicação. Preocupação estética. Subjectividade e criação de ficção. Objectivo: informar e esclarecer Objectivo: entreter Abolição de construções dúbias que conduzam a diferentes interpretações Sentido figurado ou uso de metáforas que conduzam a d diferentes interpretações Uniformidade na estrutura, na terminologia e no estilo Multiplicidade de estruturas, terminologias e estilos Linguagem denotativa Linguagem conotativa Função referencial Função poética Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA TÉCNICA O texto técnico incide sobre a descrição de um objecto e/ou a descrição de um processo. Segue princípios de clareza, coerência, objectividade e exactidão. O texto técnico é usual nas actividades profissionais. Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA TÉCNICA TIPOS DE TEXTOS TÉCNICOS: Relatório Acta Ofício Documento no qual se apresenta o relato de uma ocorrência, a execução de serviços, factos registados na administração pública ou no sector privado, ou o resultado de uma pesquisa ou investigação. Acta É um documento que regista de modo objectivo, claro e fidedigno as ocorrências de uma reunião ou assembleia. Tem valor legal e administrativo, por isso, deve ser redigida de modo a não permitir qualquer modificação posterior. Ofício É utilizado para diferentes finalidades, como troca de informações administrativas, solicitações, convites, agradecimentos, felicitações, etc. O seu conteúdo é bastante formal, sendo imperioso a observação dos critérios exigidos para o tratamento dos cargos/posições dos destinatários da mensagem. Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA TÉCNICA Memorando Requerimento Despacho Mensagem electrónica É um documento de uso interno em instituições públicas e privadas cujo objectivo é comunicar decisões, orientações políticas ou instruções. Requerimento Despacho Mensagem electrónica Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA: objectivo COMUNICAR OS RESULTADOS DE UMA INVESTIGAÇÃO ATRAVÉS DE UM RELATÓRIO DE PESQUISA: Explicar como se desenvolveu a pesquisa; apresentar os resultados obtidos, as implicações e conclusões. Deve incluir todas as fases de pesquisa desde a elaboração da pergunta de partida, técnicas de recolha dos dados, apresentação e discussão dos resultados. Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA: o processo Em primeiro lugar é preciso: Saber qual é o assunto, a pergunta de partida, o desenho da investigação, as técnicas de recolha dos dados, o modelo de análise, os resultados e as implicações Depois: Saber para quem se escreve (professor, estudante, profissionais, cientistas, público em geral, etc.) Quanto melhor se conhecer a audiência, mais eficaz poderá ser a comunicação. Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA Organização: Preparar um roteiro com as ideias e a ordem em que elas serão apresentadas; Elaborar um plano lógico para o texto; Definir a estrutura (capítulos, partes, secções, etc.) Recorrer ao Outline: : dá sequência às ideias, relaciona-as, hierarquiza-as, elimina a confusão! Seminário - Métodos de Trabalho

ESCRITA CIENTÍFICA Como construir um plano geral (outline) I. Primeiro grande tópico 1º nível de importância A. Sub-tópico do tópico I 2º nível de importância 1. A. Subtópico do A 3º nível de importância a. Subtópico do 1 4º nível de importância b. Subtópico do 1 … … II. Segundo grande tópico 1º nível de importância B. Sub-tópico do tópico II 2º nível de importância 2. B. Subtópico do B 3º nível de importância a. Subtópico do 1 4º nível de importância Seminário - Métodos de Trabalho