AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Levantamento de Auditoria no Processo de Licenciamento Ambiental Federal de Obras Brasília, novembro de Fernando Antonio Dorna Magalhães 8 ª Secretaria.
MINISTRO-RELATOR UBIRATAN AGUIAR
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
São Paulo, 27 de Setembro de 2013 Agenda de Políticas para Inovação.
Copa do Mundo de 2014 Jurisprudência do TCU Relator: Ministro VALMIR CAMPELO 27 de março de 2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ISO 9001:2000
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Auditoria Participativa Controle Público e Cidadania
Relatório da Ação Governamental RAG
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
ESTÁGIO – 1ª parte -100 horas
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
Programa de prevenção de riscos ambientais – PPRA
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
RENÚNCIAS TRIBUTÁRIAS WorkShop Internacional sobre Gastos Tributários
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Auditoria e Acompanhamento.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
Política Nacional do Meio Ambiente
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O estágio supervisionado I constitui-se numa etapa de diagnóstico e reconhecimento da realidade de uma instituição/empresa envolvendo.
Estratégia de Saúde da Família
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Uma proposta para organizar Avaliação:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
AUDITORIA GOVERNAMENTAL
Certificação e Auditoria
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Câmara de Comércio Exterior (CAMEX)
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
MAIO 2010.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
4.4 Implementação e Operação
Rede de relacionamentos voltada à melhoria da administração pública, defesa da probidade administrativa, proteção do patrimônio público e maximização.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Mudanças climáticas, Pobreza e Desiguladades: fortalecendo a participação social no apoio a populações atingidas em desastres climáticos. Seminário Proposta.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Levantamento das ações e projetos de tecnologia realizadas pelo órgão – Nesta etapa devem ser levantados os projetos de TI concluídos ou em andamento.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Levantamento de governança de segurança pública: Diagnóstico da Secretaria Nacional de Segurança Pública e das organizações de segurança pública estaduais.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
DIRETRIZES DO SERVIÇO DE SAÚDE AUDITIVA NO ESTADO DE SANTA CATARINA Secretaria de Estado da Saúde – SES Superintendência de Serviços Especializados e Regulação.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

AUDITORIA PARTICIPATIVA

 O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada (movimentos sociais ou OSCs), sob a coordenação do órgão de controle.  Para que serve?  A auditoria participativa serve para auditar, fiscalizar ou avaliar atividades ou projetos governamentais que possuem considerável impacto na sociedade, e sobre os quais a sociedade possua algum nível de conhecimento ou capacidade de produzir informações.

Pressupostos essenciais: ◦ Preservação da técnica de auditoria; ◦ Preservação da independência do auditor; e ◦ Participação da sociedade. Avanços pretendidos: ◦ Inserir a sociedade como partícipe do trabalho; ◦ Dar atenção às percepções objetivas das comunidades locais sobre a gestão das ações públicas; ◦ Captar, além dos aspectos técnicos tradicionais, os impactos sociais vivenciados; ◦ Buscar maneiras de evidenciar tecnicamente estes impactos; e ◦ Permitir que a sociedade se aproprie dos resultados do trabalho, como uma estratégia de impulsionar seus efeitos.

 Equipe  Auditores: CISET/PR  Sociedade: Comitês Populares da Copa do Mundo 2014, distribuídos entre as doze cidades-sede onde ocorrerão os jogos  Comitês Populares  Os Comitês são movimentos independentes formados por cidadãos voluntários que se reúnem periodicamente para identificar a ocorrência de violações de direitos vinculadas às obras da Copa, buscando amenizar impactos e cobrar ações compensatórias das autoridades públicas responsáveis.

 Objetivo:  Identificar, a partir da percepção do controle popular e aplicando técnicas de auditoria, tais como a inspeção física, a entrevista e o exame documental, pontos críticos nos projetos, nas licenças ambientais, nas desapropriações e em outros aspectos técnicos e sociais que possam representar entraves aos empreendimentos e riscos às populações atingidas pelos mesmos.

 Planejamento dos trabalhos: ◦ Análise dos créditos inseridos na Lei Orçamentária Anual; ◦ Pesquisa de informações junto aos sítios eletrônicos oficiais dos órgãos envolvidos ( financiamento dos empreendimentos; andamento de obras; etc.); e ◦ Pesquisa na internet e na imprensa especializada acerca dos impactos sociais decorrentes das obras que visam a realização da Copa.  Reunião de abertura: Integrantes do Comitê apresentam suas percepções relativas aos impactos sociais e possíveis violações de direitos referentes às obras da Copa.  Trabalho de campo - Evidenciação: ◦ Visitas às localidades onde ocorrem as violações relatadas pelo comitê (registros fotográficos); ◦ Entrevistas com pessoas atingidas; ◦ Visita às obras denunciadas; e ◦ Exame de documentos entregues pelo Comitê.

 Reunião de encerramento: ◦ Apresentação do conjunto de procedimentos adotados; ◦ Apresentação de uma visão geral do que pode ser comprovado; ◦ Enumeração dos principais problemas relatados e verificados; ◦ Coleta de outras documentações comprobatórias; ◦ Recebimento de sugestões para encaminhamento de demandas técnicas e sociais; e ◦ Orientações para fundamentação das situações apresentadas.

 Elaboração de Relatório ◦ Descrição das atividades realizadas em campo; ◦ Transcrição das demandas sociais referentes à questões técnicas e/ou violações de direitos; ◦ Evidenciação das situações relatadas; e ◦ Encaminhamentos aos órgãos competentes pelas matérias verificadas em cada localidade.

◦ Que a sociedade organizada seja ouvida e participe das decisões; ◦ Minimizar os impactos sociais decorrentes das ações governamentais; ◦ Participação Social no âmbito do Controle Interno; e ◦ Criar um segmento de ação de controle a ser utilizado pelo Sistema de Controle Interno da União denominado Auditoria Participativa.

 Pontos Críticos:  impossibilidade de concluir as visitas a todas as cidades-sede, em tempo de se permitir uma atuação preventiva no que se refere às demandas populares;  dificuldades na identificação de resultados dos trabalhos/visitas já realizados, prejudicando a efetividade da ação de controle participativa;  defesa de interesses pessoais de algumas lideranças locais, em detrimento do coletivo; e  criação de falsas expectativas na sociedade atingida.

 Natal/RN  1) Possíveis violações de direitos: a) Direito à Moradia; b) Acesso à informação.

Belo Horizonte/MG  1) Possíveis violações de direitos:  a) Trabalho;  b) Acesso à informação.

 Porto Alegre/RS  1) Possíveis violações de direitos:  a) Moradia;  b) Trabalho  c) Acesso à informação.

 1) Comitês Populares da Copa;  2) Controladoria-Geral da União (SE/SFC/OGU);  3) Ministério das Cidades;  4) Ministério do Esporte;  5) Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão;  6) Ministério do Trabalho e Emprego;  7) Secretaria Nacional de Articulação Social.  8) Outros

Obrigado ! SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO SECRETARIA-GERAL PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA