ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Prof. Maria do Carmo Teixeira Costa 10 de fevereiro de 2011
Uma visão teórica de um Sistema de Vigilância
INFERÊNCIA DESCRITIVA
SIM(SISTEMA DE INFORMAÇÃO DE MARKETING) PESQUISA DE MARKETING
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Metodologia Científica
Sistema de Informação notificação e rotinas
NORMAS TÉCNICAS DE CONTROLE DA TUBERCULOSE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latim pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BRAGANÇA FACULDADE DE LETRAS DISCIPLINA: VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO DO PORTUGUÊS PROFESSORA: TABITA.
CONSTRUÇÃO DOS OBJETIVOS
Diagnóstico da Tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa
O processo de pesquisa de mercado
AnálisE organizacional
Planejamento e Execução da Auditoria
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES NO CONTROLE DA TUBERCULOSE - TDO
MARINGÁ.
Triagem É um instrumento intermediário entre o recrutamento e a seleção Identificação de candidatos que estejam em conformidade com o perfil exigido pelo.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
CRM (CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT)
Estrutura da Tese (versão escrita)
Fundamentos de Metodologia
METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES FINAIS.
ESTRUTURA PARA APRESENTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Pesquisa Científica – Tipologia e Distinções
Metodologias de Intervenção Psicológica
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Projeto de Pesquisa: Estrutura, elementos e recomendações gerais
ESTUDOS DE CasO ILUSTRAndo O UsO DOS MÉTODOS MISTOS
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Professora Michelle Luz
Parte 4 Elaboração e comunicação da pesquisa
Itens para avaliação do artigo
Formas de Comunicação Científica
Formas de vencer a resistência potencial a uma Avaliação Geralmente os administradores, gerentes e encarregados de formular políticas vêem a avaliação.
DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230
Metodologia de Pesquisa
Metodologia de Pesquisa Prof.Ludmila Rodrigues Antunes
Reunião de Avaliação Recomendações Programa Estadual de Controle da Tuberculose Regionais de Saúde Municípios prioritários Curitiba, 29 de maio de 2014.
QUALITATIVE RESEARCH: STANDARDS, CHALLENGES, AND GUIDELINES Kirsti Malterud (Lancet, 2001) Maria Cristina Ventura Couto NUPPSAM/IPUB/UFRJ PROPSAM 2009.
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
A redação de artigo científico
Trabalho de Conclusão de Curso
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
Orientações para escrever um Artigo Científico
Erros sistemáticos – viés de aferição
Análise de dados Material elaborado para discussão no Curso de Avaliação de Programas e Serviços de Saúde- Pós graduação senso estrito- Dpto de epidemiologia.
estudos longitudinais
ANÁLISE DE DADOS EM BIOLOGIA Prof. Ronei Baldissera.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
M.A.S.P. Método de Análise e Solução de Problemas.
PESQUISA - Ação de propor um projeto de conhecimento e empreender atividades que conduzam a esse conhecimento - Dispor-se a conhecer cientificamente alguma.
Anhanguera Educacional Faculdade de Farmácia
Metodologia da Pesquisa
REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
The Union, Paris, França MSF, Bruxelas, Bélgica
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação
PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO
ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente.
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Trabalho de Curso I Orientações Gerais.
Programa de ensino de leitura crítica Para compreender as evidências sobre efetividade clínica O que não deve faltar em um bom estudo qualitativo 10 perguntas.
Pesquisa de Mercado Profª. Ms. Rosani Gardin.
Transcrição da apresentação:

ESTUDO DE PESQUISA OPERACIONAL – redação Tuberculose recorrente

DISCUSSÃO Breve resumo dos resultados e novidades Pontos fortes e limitações do estudo Possíveis razões para os achados Comparação desses achados com estudos anteriores Quais são as implicações do estudo [Não se limite a repetir os resultados]

Resumo Este estudo confirma nossa hipótese de que, no contexto de um programa de controle da TB, pacientes com um episódio anterior de TB não estavam sendo identificados nem registrados corretamente como ou “recidiva” ou “TB recorrente”. Os registros incorretos foram mais comuns nos pacientes com TBP e TBEP com baciloscopia negativa.

Pontos fortes do estudo Estudo de alcance nacional e, portanto, provavelmente representativo da situação no Malaui Foi utilizado um método único para a seleção de pacientes e para as rondas nas enfermarias, portanto não há viés metodológico O estudo cumpriu as Diretrizes STROBE (Lancet 2007, 370, )

Limitações do estudo A identificação dos episódios anteriores de TB se baseou principalmente na anamnese, que pode estar incorreta. Só pudemos validar os achados numa pequena proporção de pacientes que possuíam cartões de identificação Não foram coletados dados de pacientes que não estavam na enfermaria no momento da entrevista, e é possível que a amostra de pacientes não tenha sido representativa

Limitações do estudo (cont.) Não foi feita uma investigação sistemática das razões pelas quais os profissionais do programa de TB não registraram de forma correta os pacientes tratados anteriormente; portanto, os motivos para o registro incorreto não são conhecidos.

Possíveis razões para os resultados Os profissionais que tratam TB não fazem as perguntas certas Os pacientes não revelam sua situação terapêutica O PNT não possui diretrizes sobre o que fazer em casos de TB recorrente com baciloscopia negativa; portanto, não há razões para conhecer a categoria do paciente

Comparação com estudos anteriores Não foi realizado nenhum estudo anterior

Implicações: a TB recorrente está sendo ignorada, portanto precisamos: discutir o problema com todos os profissionais do PNT num seminário nacional publicar diretrizes da unidade central para todos o distritos sobre como lidar com a TB recorrente incorporar as diretrizes num manual nacional revisto para a TB

CONCLUSÃO Este estudo identificou falhas na notificação de casos no PNT do Malaui; estão sendo tomadas medidas para corrigir a situação