Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
CONSELHO DO IDOSO.
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Modelo Assistencial Brasileiro
EIXO 1 – DESENVOLVIMENTO SOCIAL: Políticas sociais com exercício de direitos e promoção da solidariedade Secretarias correspondentes: - Direitos da Mulher.
PLANO DE GESTÃO.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Políticas Públicas direcionadas aos idosos e idosas
CONSELHO ESTADUAL DO IDOSO RS
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Avanços e desafios do Brasil na aplicação do Plano Internacional e da Estratégia Regional Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à.
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
I SEMINÁRIO LINHAS DE FOMENTO. Mensagem do Prefeito Eduardo Paes à Câmara Municipal em fevereiro de 2009 A Secretaria de Ciência e Tecnologia irá garantir.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estruturação (ainda incipiente)
Políticas Públicas Municipais
SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO FORUM MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Ministério da Cultura.
I - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
SISTEMA DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – AVANÇOS E DESAFIOS
Buenos Aires, Argentina Prefeitura Municipal de Campinas
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA BÁSICA E CONSÓRCIO DE MEDICAMENTOS – ESTRATÉGIA PARA A OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS NO SUS Seminário Internacional.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA NO PARANÁ. FONTE: IBGE - Censo Demográfico, acessado em 05/05/2008 NOTA: Elaboração IPARDES.
Sistema Único de Saúde - SUS
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
PORTARIA 2344 de 06 de outubro de 2009 ASPLAN /GASEC.
10ª Reunião Plenária da CNPD
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
PROSAD- Programa de Atenção à Saúde do Adolescente
A importância do Programa Vida Ativa
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Políticas Públicas para a Cultura Considerações sobre o conceito de “Políticas Públicas”
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
Envelhecimento no Brasil
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE Coordenadoria de Projetos e Economia da Saúde Demonstrativo da Execução Orçamentária e Financeira Saúde Consolidado.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
SETAS ASSISTÊNCIA SOCIAL EM MATO GROSSO DO SUL Dra. Tania Mara Garib.
Ministério da Saúde Ministério da Saúde Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas Estratégicas Coordenação.
POLÍTICA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS ASSISTÊNCIA SOCIAL, uma política pública.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

Coordenação de Articulação de Políticas para Pessoas Idosas 2016 1

Finalidade: Promover, Articular e Implementar as ações de Atenção aos Direitos da Pessoa Idosa, conforme determinado na legislação vigente ( Política Nacional e Estadual da Pessoa Idosa, Estatuto do Idoso, dentre outras). 2

Envelhecimento Populacional Número de Idosos cresce 55% em 10 anos e representam 12% da população brasileira. 2001 – 15,5 milhões de idosos (9% da população) 2011 – 23,5 milhões de idosos (12,1% da população) IBGE (PESQUISA NACIONAL DE AMOSTRAS DE DOMICÍLIOS/PNAD)

Marcos Legais norteadores da Política dos Direitos da Pessoa Idosa: Constituição Federal de 1988 (Artigos: 1º, 3º, 5º, 127, 129, 134, 153, 201, 203,204, 226 e 230); Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) Constituição Federal de 1988 (Artigos: 1º, 3º, 5º, 127, 129, 134, Marcos Legais norteadores da Política dos Direitos da Pessoa Idosa:

Política Nacional do Idoso – (Lei n 8842) – 1994; Estatuto do Idoso (Lei n 10.741) – 2003; Política Estadual da Pessoa Idosa; Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (2006); Termo de Adesão ao Compromisso Nacional Para o Envelhecimento Ativo

AÇÕES ESTRATÉGICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA DA PESSOA IDOSA Criação e implantação dos Conselhos municipais; Criação do Fundo municipal; Criação de organismo específico para gestão da Política; Articulação Setorial. 6

EQUIPE Coordenadora: Marlúcia Alves Nunes Equipe Técnica: Maria Salete da Silva Estagiário: Thales Ferreira Contato: (71) 3115-0278