A gênese geoeconômica do território brasileiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
A formação do território brasileiro
Discentes: Adneide Carvalho Ana Paula dos Santos Ivone Gomes
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
 Área de Conhecimento: Geografia, História e Matemática  Nível: Ensino Médio  Série: 1ªs do Ensino Médio  Título: Viajando no Tempo e no.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
DIRETRIZES CURRICULARES
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O Aluno a Distância.
Gênese e malhas do território
RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS– 7º E 9º ANO – ENSINO FUNDAMENTAL
Programa aluno pesquisador
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
Cristiane jonas Francisconi
História Conhecimentos Gerais 1 Prof. Omar Martins
Capítulo 01 O Brasil no Mundo.
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
CARTOGRAFIA 5ª série/6º ano-2º bimestre A Cartografia Temática
TÍTULO: A utilização das noções de História(tempo, memória, história de vida) no planejamento anual nas séries iniciais da Escola Básica Donícia Maria.
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Expansão e ouro na América portuguesa
Aula sobre o Brasil e suas regiões
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
OCUPAÇÃO E POVOAMENTO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
SILVANA BERBEL FERNANDES
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
Equipe responsável pela produção
PISA (Programme for international student assessment)
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
O Brasil foi descoberto ou construído?
Geografia Formação: Licenciatura e Bacharelado em Geografia.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Aula 01 - A ciência geográfica
Monitoramento da aprendizagem e formulação de políticas educacionais.
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
EE DR PEREIRA DE MATTOS Aulas Multi- Dimensionais (AMDs) Objetivos do Projeto a)Facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do currículo.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
VIDEOCONFERÊNCIA ESCOLHA QUALIFICADA E USO DO LIVRO DIDÁTICO
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO REFERÊNCIAS Nessa primeira etapa da nossa pesquisa, pôde-se constatar que o tema Energia a partir do estudo da exploração.
ESQUENTA ENEM – GEOGRAFIA – 2015 Professores: Célia Campos e Ricardo Augusto.
O CROQUI NO TRABALHO DE CAMPO
Conscientização sobre a importância do SARESP
ANÁLISE CRÍTICA DO PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Situação de aprendizagem 1 Fronteiras da República Federativa do Brasil Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo.
Leitura de paisagens Situação de Aprendizagem 1
Brasil: país populoso e país pouco povoado (p. 44 do livro-texto)
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
As possibilidades de regionalização do mundo contemporâneo
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Formação continuada 2º Encontro
Situação de aprendizagem 2
PERFIL DO PROFESSOR DE HISTÓRIA
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
PLANO DE AÇÃO Professores: Gilberto e Fernanda Ensino Médio Geografia.
Matriz de avaliação processual
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

A gênese geoeconômica do território brasileiro Ilustração de aula baseada no material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo Caderno do professor GEOGRAFIA Ensino Médio – 1ª série – volume 1 – nova edição 2014-2017 Governo do Estado de São Paulo Secretaria da educação Professora Selma Prezotto Diretoria de Ensino de São João da Boa Vista Situação de Aprendizagem 1 www.geoambiental6.webnode.com

FICHA TÉCNICA Conteúdos A gênese da atual configuração do território brasileiro, considerando aspectos de ordem cartográfica, bélica ou militar, jurídica, ideológica, econômica; análise de mapas-síntese sobre a formação econômica e territorial do Brasil; processos e ciclos econômicos brasileiros; análise das circunstâncias histórico-geográficas responsáveis pela construção do chamado “arquipélago econômico” durante o Período colonial brasileiro; entre os conceitos trabalhados, destacam-se: colonização, conquista e domínio territoriais, economia colonial, divisão internacional do trabalho, acumulação primitiva de capital, espaços extrovertidos, economia exportadora capitalista ou primário-exportadora. Competências e habilidades Estabelecer a diferenciação entre os conceitos acerca da formação econômica do Brasil; desenvolver habilidades de leitura e produção de textos contínuos (expositivos, descritivos e narrativos) e descontínuos (mapas); ler e interpretar mapas para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil; identificar dados, representações e informações encontrados em cartas e mapas, para comparar as diferentes etapas do processo de formação territorial do Brasil. Estratégias Leitura e comparação de mapas; aulas expositivas e trabalho conceitual; elaboração de quadro conceitual.

Apresentação 1 A organização do espaço econômico brasileiro https://prezi.com/ogkuipu3rou9/a-organizacao-do-espaco-economico-brasileiro/#_=_ Vídeo Aula descomplica https://www.youtube.com/watch?v=BAVJCRbnAW0 www.geoambiental6.webnode.com

Entender a formação geoeconômica do território brasileiro é um ponto de partida para o desenvolvimento de outros conteúdos da Geografia do Brasil. Trata-se, assim, de abordar os processos que levaram à constituição do chamado “arquipélago econômico” no decorrer da economia colonial. Isso contribui para que você perceba, em seguida e no compasso do tempo social, os diversos períodos, assim como as características de integração entre as regiões brasileiras ocorridas no século XX e ainda em curso na atualidade. Saiba mais

A organização do espaço econômico brasileiro

Qual atividade econômica impulsionou a formação da cidade em que você vive? Nos dias atuais, nas paisagens do lugar ou região em que você vive, é possível observar aspectos relacionados com a atividade econômica identificada na questão anterior? www.geoambiental6.webnode.com

Drogas do Sertão Cacau Castanha do Pará Guaraná Pau Cravo Urucum

Quais assuntos estão relacionados nos títulos dos mapas Quais assuntos estão relacionados nos títulos dos mapas? Após identificá-los, observe se as legendas exprimem a mesma relação. Com base na observação dos mapas, identifique as atividades econômicas que se destacaram no século XVI e descreva como elas evoluíram até o século XIX. Nos mapas do Brasil: a economia e o território no século XVII e Brasil: a economia e o território no século XVIII, observe a evolução das cidades e vilas. No decorrer do tempo, o número delas diminuiu ou aumentou? Justifique. Respostas www.geoambiental6.webnode.com

A partir da leitura dos mapas das Figuras 1, 2, 3 e 4, quais informações permitem identificar no território brasileiro uma organização em “ilhas” e “arquipélagos” econômicos? Como o estudo da história territorial de nosso país pode ajudá-lo a compreender as características atuais do território brasileiro? Cite exemplos. Saiba mais Respostas www.geoambiental6.webnode.com