Profª Camila Taquetti TRABALHO EM REDE: um desafio e uma necessidade ao atendimento social
Conceitos de Rede: “sistemas organizacionais capazes de reunir indivíduos e instituições” “estudo do ser humano em suas inter-relações contextualizando-o ao ambiente em que vive” “alternativa prática de organização, capaz de possibilitar e responder às demandas de flexibilidade, conectividade e descentralização das esferas de atuação e articulação social diversas”
Profissionais PopulaçãoInstituições
Redes: sistema organizacional Democrática participativa Consultiva burocrática
Trabalho em rede de atendimento social: o que propicia? Ampliar o atendimento; Interseção dos serviços; Atendimento na perspectiva da totalidade e ampliação da cidadania; Oportunidade de (re)conhecimento de organizações, grupos, associações e movimentos sociais;
Trabalho em rede de atendimento social: ampliando possibilidades Trabalho intersetorial e o intercâmbio entre categorias profissionais; Organização para responder demandas e necessidades individuais e coletivas; Compartilhar objetivos e tarefas comuns; Auto-organização/ dinamização/divulgação dos serviços Requer tempo, recursos humanos, financeiros e comunitários;
Redes de atendimento social Manifestam-se em função dos objetivos, do perfil, das regras, intencionalidades, território etc. Meio de articulação entre serviços públicos, privados, ONGs, entidades sociais, movimentos e organizações sociais; Cada parte da rede é fundamental para a realização do atendimento; Hierarquia não é algo relevante dentro das redes; Supõe trabalho colaborativo e participativo;
Sociedade da informação: amplia e possibilita troca e interação de informações com dinamismo e rapidez
Otimização das redes Mobilização/requer recursos; Intercâmbio de dados, demandas e informações; Efetivação de experiências para formulação de projetos, ações e políticas públicas
Rede produtiva Tempo Recursos Convivência Integração confiança recíproca Fazer e sentir- se parte da rede Ação coletiva
Trabalho em rede e serviço social Necessidade posta a prática; Dimensão da totalidade; AS: protagonista na proposição e condução dessa metodologia; Compromisso ético-político; Esforço cotidiano; Estratégia de gestão de política social; Pressuposto de políticas públicas: assistência e saúde;
Bibliografia NEVES, M. N. Rede de atendimento social:uma ação possível? In: Revista da Católica. N.1, v.1, Uberlância, p