GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Administração: Conceitos e Importância
TGA I – TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Fundamentos da Administração
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
Sistema de Informação Gerencial
Significado da mudança
Teoria Contingencial da Administração
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E DO PROGRAMA
Administração – Principais correntes
Teoria Neoclássica da Administração
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Marketing no Século XXI
APO Administraçao por objetivo
GESTÃO DE PESSOAS COMO UMA NOVA PROFISSÃO
Princípios da Psicologia
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Disciplina: TGA Professora: Ms
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
Teoria Geral da Administração
Gestão da Qualidade – Motivação
Funções da Administração
Abordagem Clássica da Administração
As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950
Teoria Geral da Administração
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Teoria Geral da Administração
Gestão das Organizações
ORGANIZAÇÕES Comunicação = ação conjunta = objetivo comum
Abordagem Contingencial da Administração
CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
“Planos não são nada; planejamento é tudo” Dwight Einsenhower
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Lavratti.com Slide 1/6 Teoria Geral da Administração Administração Administração é a condução racional das atividades de uma organização, seja ela lucrativa.
Teorias administrativas
GESTAO DE PESSOAS 2011/1.
Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Estruturas Organizacionais
Capítulo 1 A administração hoje.
Introdução à Administração
Organização – conceitos introdutórios
Qualidade- conceitos fundamentais. Novos Paradigmas A vida é um encadeamento de relações. Organizações são sistemas vivos capazes de aprender e de se.
Qualificação Profissional – Auxiliar em Serviços Gerais
Introdução à Administração
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TRANSFORMAÇÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões
Teoria da Contingência
GESTÃO COM PESSOAS HISTÓRICO.
As mudanças e transformações na função de RH
Administração Geral - Aula 01
Bacharelado em Sistemas de Informação Teoria Geral da Administração
Prof. Adrean Scremin Quinto. Gestão Vem do Latim gestio, “ato de administrar, de gerenciar”, de gerere, “levar, realizar”.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Aos que têm iniciativa, são atentos às oportunidades, aceitam desafios, administram a mudança e criam as organizações de amanhã.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
OBJETIVOS ESTRATÉGICOS E ÁREA DE PRODUÇÃO Prof. Wesley Vieira Borges.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Gestão Participativa Soiara Suziney Xavier. Gestão Participativa §De maneira abrangente, administração participativa é uma filosofia ou doutrina que valoriza.
Abordagem Sistêmica Teoria da Contingência O Caminho para a Contingência ( I ) Abordagens Prescritivas em Sistema Fechado Administração Científica de Taylor.
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO Graduação: Administração de Empresas e-mail: fabio@consultime.com.br Tel: 9271 5596 3371 0565 3371 2237

Gestão de Negócios INTRODUÇÃO

GESTÃO X ADMINISTRAÇÃO – SIGNIFICADOS      – Gestão Palavra de origem latina, gerere. Significa conduzir, dirigir governar. – Administração Palavra de origem latina, administrare. Significa gerir um bem, defendendo os interesses dos que o possuem. – CONCEITOS Tendo os significados das palavras podemos dizer que administrar seria, a rigor, uma aplicação de gerir.

ADMINISTRAÇÃO CONCEITO Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilizações de recursos.  

DEFINIÇÕES DO PROCESSO Recursos: Pessoas Informação e conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalação Objetivos Resultados esperados do sistema Decisões Planejamento Organização Execução e direção Controle

IMPORTÂNCIA  A administração é importante em qualquer escala de utilização de recursos para realização de objetivos, seja ele industrial, familiar, grupal, organizacional ou social, pois ADMINISTRAÇÃO É O PROCESSO QUE PROCURA ASSEGURAR A EFICIÊNCIA E EFICÁCIA DAS ORGANIZAÇÕES. Adm. Pessoal Adm. Familiar Complexidade do processo administrativo aumenta de forma diretamente proporcional ao volume e interdependência de recursos. Adm. de Pequenos Grupos Sociais Adm. de Organizações  Adm. Social: Cidade Estado Sociedade Global

IMPACTO DA QUALIDADE DA ADMINISTRAÇÃO   As organizações podem afetar tanto positivamente quanto negativamente a qualidade de vida da sociedade. Se bem administrada, que é o que se espera, oferta à sociedade ganhos e benefícios. A administração tem que assegurar a eficiência e a eficácia das organizações, independentemente de seu tamanho e objetivo. Em uma sociedade organizada, produtos e serviços essenciais para simples sobrevivência, somente se tornam disponíveis há organização empenhadas em realizá-los. A qualidade de vida depende dela tanto quanto ela depende da administração.  Exemplo: Serviços de Saúde, Energia, Segurança Pública; tudo isso depende de alguma empresa ou organização pública.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA GESTÃO   Da Pré História à Revolução Urbana A administração é praticada desde que começaram a existir agrupamentos humanos. Revolução Agrícola Revolução Urbana Revolução Industrial Sistema de Fabricação para Fora Sistema Fabril Condições de trabalho e Sindicatos Críticas à Sociedade Industrial

As Três Eras da Administração do Século XX Era Clássica 1900 – 1950 . Inicio da Industrialização . Estabilidade . Pouca mudança . Previsibilidade . Regularidade e certeza . Administração Científica . Teoria Clássica . Relações Humanas . Teoria da Burocracia Era Neoclássica 1950 – 1990 . Desenvolvimento Industrial . Aumento da mudança . Fim da previsibilidade . Necessidade de inovação . Teoria Neoclássica . Teoria Estruturalista . Teoria Comportamental . Teoria de Sistemas . Teoria da Contingência Era da Informação Após 1990 . Tecnologia da Informação . Globalização . Ênfase nos serviços . Aceleração da mudança . Imprevisibilidade . Instabilidade e incerteza Ênfase na: Produtividade Qualidade Competitividade Cliente Globalização

Os Paradigmas das Novas Organizações - Século XXI Modelo do Século XX Aspectos Protótipo do Século XXI Divisão de trabalho e cadeia escalar de hierarquia Organização Rede de parcerias com valor Agregado Desenvolver a maneira Atual de fazer negócios Missão Criar mudanças com valor agregado Domésticos ou regionais Mercados Globais Custo Vantagem competitiva Tempo Ferramenta para desenvolver a Mente Tecnologia desenvolver colaboração Cargos funcionais e Separados Processo de trabalho Equipes de trabalho interfuncionais Homogênea e padronizada Força de trabalho Heterogênea e diversificada Autocrática Liderança Inspiradora