A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reunião de Pais - 2ª série

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reunião de Pais - 2ª série"— Transcrição da apresentação:

1 Reunião de Pais - 2ª série 08.03.2010
ENSINO MÉDIO 2010 Reunião de Pais - 2ª série

2 A Borboleta Havia um viúvo que morava com suas duas filhas curiosas e inteligentes. As meninas sempre faziam muitas perguntas. Algumas ele sabia responder, outras não. Como pretendia oferecer a elas a melhor educação, mandava-as para aprofundarem os conhecimentos com um sábio da floresta. O sábio sempre respondia a todas as perguntas corretamente e sem hesitar. Impacientes com isso, as meninas resolveram apresentar-lhe uma pergunta que ele não soubesse responder.

3 Então, uma delas teve uma ideia.
- O que você vai fazer? - perguntou a irmã - Vou esconder uma borboleta em minhas mãos e perguntar a ele se ela está viva ou morta. Se ele disser que está morta, vou abrir minhas mãos e deixá-la voar. Se ele disser que ela está viva, vou esmagá-la e matá-la. Assim qualquer resposta que ele nos der estará errada! As duas meninas foram, então, ao encontro do sábio: - Temos aqui uma borboleta. Diga, ela está viva ou morta? Calmamente o sábio sorriu e respondeu: - Depende de você. Ela está em suas mãos.

4 VISÃO DO COLÉGIO SANTA MARIA PARA O ENSINO MÉDIO
A escola é o lugar de construção do conhecimento. O fio condutor do trabalho do Ensino Médio é a construção da competência acadêmica necessária para ingresso no mundo de educação superior e do trabalho profissional numa realidade globalizada.

5 Plano de ação 2010

6 Características da série
Série intermediária (sem transições): foco. Complexidade crescente de conteúdos e habilidades. Nível de abstração crescente. Aprofundamento crescente. RITMO INTENSO CONTEÚDO CUMULATIVO

7 Ênfase metodológica: SISTEMATIZAÇÃO

8

9

10 Novo ENEM e Vestibulares.
Objetivos: Ampliar e exercitar aptidões para resolver questões das diferentes provas. Apresentar soluções com agilidade. Desenvolver a resistência física e emocional. Adquirir maior segurança. Ações: Atualização contínua sobre os vestibulares para reorientação dos planos de ensino. Simulados periódicos (ENEM, FUVEST, PUC...) Curso pré-vesibular à tarde para 3º ano.

11 APROVAÇÕES VESTIBULARES 2010

12 em exames internacionais.
Língua Inglesa visando à certificação em exames internacionais. Níveis: FCE (First Certificate in English) FCE 1 (First Certificate in English) CAE (Certificate in Advanced English)

13

14

15 Monitorias de Ciências da Natureza.

16 ; reuniões periódicas com a Orientação; tarde de entrevistas com professores.

17

18 Ampliação cultural. Sarau literário. Encontros filosóficos.
Simulações: vivência de situações concretas de realidade acadêmica nas quais os alunos põe em prática o conhecimento adquirido. Participação em simulações externas (SIEM, Fórum FAAP). Organização e participação na SiSA (Simulação Interna do Colégio Santa Maria). Eleições 2010.

19 Olimpíadas. OBA OBQ OBF

20 Orientação Profissional.
Foco no diálogo entre o sujeito e a realidade para possibilitar uma escolha consciente.

21 Dinâmicas de grupo em classe.
Visitas a universidades. Encontros com profissionais (informações sobre experiência profissional) Encontros com ex-alunos (informações sobre experiência acadêmica). Semana na empresa (16 a 19/11): Contato direto com a realidade do mundo do trabalho através de uma vivência em empresas.

22 Vivências voltadas para o conhecimento do contexto profissional:
caracterização de profissões, empregabilidade, atribuições profissionais, cotidiano do ambiente de trabalho.

23 Construindo a identidade adulta

24 Como é nosso aluno de 2º ano?

25 O que dizem os alunos...

26 Quanto às expectativas para a finalização do Ensino Médio
Vestibular: Entrar em uma faculdade pública Entrar em uma boa faculdade Estar preparado para o vestibular Ter ideia clara do que fazer: inserção no mercado, cursos, profissões, salários, conhecimentos. FUTURO

27 EMPENHO Propostas de trabalho: Estudar desde o começo do ano;
Ampliar o repertório de conhecimentos; Desenvolver habilidades; Desenvolver métodos eficazes de estudo; Aprender o que ficou pendente; Superar-se no aprendizado; Obter melhores resultados nos simulados; Melhorar os resultados; Passar de ano. EMPENHO

28 NOVAS FRONTEIRAS Projeto pessoal:
Amadurecer, ser responsável, autônomo, independente. Conquistar novas amizades, valorizar as antigas. Viajar, fazer intercâmbio. Estar aberto a novas experiências, Curtir a vida, ser feliz. Trabalhar e sustentar-se. NOVAS FRONTEIRAS

29 Quanto aos desafios para este ano...
Melhorar desempenho em matérias ou áreas em que apresenta dificuldades (Ciências Humanas e Ciências da Natureza). Estudar mais . Dominar os conteúdos em todas as áreas: base consistente. Passar de ano. Aumentar concentração. Ganhar maturidade: responsabilidade, organização, dedicação. Conciliar todas as atividades e projetos. Fazer as lições de casa. Melhorar as médias de simulados. Preparação para o vestibular e o Enem. AVANÇO

30 Quanto aos pontos fortes...
Determinação, força de vontade Esforço Concentração Prazer pelo estudo Dedicação Organização Paciência CAPACIDADE

31 Quanto às dificuldades...
Preguiça Dificuldade de concentração Dificuldade de organização AÇÃO

32 O que pensam os pais...

33 Considerando o histórico escolar de seu filho/sua filha até o momento e seus hábitos em relação ao estudo, que posturas você considera imprescindíveis para que ele/ela consiga atingir o objetivo de excelência acadêmica?

34 Posturas desejáveis Metas definidas. Organização pessoal.
Prazer em aprender. Administrar emoções. Equilíbrio. Autonomia. Trabalhar no presente, para colher os frutos no futuro. Administrar o tempo. Organização pessoal. Aprofundamento. Persistência: superação de dificuldades anteriores. Encarar desconfortos do amadurecimento: responsabilidade. Disciplina para o estudo. Disponibilidade.

35 O que esperam os educadores...

36 Perfil do aluno Vontade e compromisso. Disponibilidade e perseverança.
Atitude em aula: atenção, interação, contribuições, perguntas, registro com autoria, exposição de dúvidas. Hábito de estudo: regularidade, ir além das tarefas e trabalhos solicitados . Leitura reflexiva. Organização: material e espaço-temporal. Assiduidade e pontualidade.

37 Há apenas duas regras para se lidar com os filhos adolescentes.
A primeira é: "Não faça nada.Tudo o que fizer estará errado". A segunda é: "Fique por perto para "catar'' os cacos". Rubem Alves


Carregar ppt "Reunião de Pais - 2ª série"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google