A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Atendimento Espiritual no Centro Espírita

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Atendimento Espiritual no Centro Espírita"— Transcrição da apresentação:

1 Atendimento Espiritual no Centro Espírita
(AECE)

2

3 Conflitos existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Federação Espírita do Paraná Atendimento Espiritual no Centro Espírita - AECE

4 CLIPE

5 Conteúdo: Discutir problemas atuais, na visão Espírita, como a depressão, a ansiedade, a fobia e outros, decorrentes do vazio existencial; e como o Atendimento Fraterno, através do diálogo, pode auxiliar.

6 Terapêutica

7 Vazio Existencial

8 Vazio Existencial Imagem de Homem Somática Psíquica/Emocional

9 Vazio Existencial Sentido Existencial Somática Espiritual Imagem de
Homem Somática Psíquica/Emocional

10 Imagem de Homem Integral
Sentido Existencial Espiritual Imagem de Homem Integral Sentido de Vida Sentido de Vida Somática Psíquica/Emocional

11 Terapêutica A percepção deve ser fruto de uma observação amorosa de nós mesmos. Para que possamos fazer isso, é necessário nos vermos como Seres Essenciais, espíritos simples e ignorantes em processo de evolução, que tem o direito de errar para evoluir. (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

12 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Percepção

13 A observação amorosa de nós mesmos nos levará, apenas, a classificar os nossos movimentos em egóicos – portanto negativos, necessitando de transmutação, de reparação e não de julgamento. (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

14 Significado de Transmutação
s.f. Ação ou efeito de transmutar. Transformação de um elemento químico em outro: transmutação dos metais. Mudar, transformar, converter.

15 ... Importante é analisar o movimento que temos, em relação à idealização e realização. É necessário perceber a diferença existente entre o eu idealizado e o eu real. Perceber que não somos pessoas perfeitas, nem pessoas execráveis. (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

16 A partir da percepção é necessário aceitar plena, amorosa e incondicionalmente, os movimentos egóicos, geradores das tentações e que nos impedem de sermos equilibrados. Nos deparamos com um sentimento egóico muito comum, que é o orgulho manifesto ou disfarçado. (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

17 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Aceitação Percepção

18 A aceitação é uma virtude proativa que requer uma atitude de humildade para reconhecermos as nossas limitações. Todos temos, em algum grau, imperfeições a serem trabalhadas. Por isso, são necessárias a humildade e a compaixão para aceitarmos as próprias limitações. Importante, porém, é não confundir aceitação com acomodação, que é uma atitude passiva. (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

19 A Doutrina Espírita “O Espiritismo oferece-lhe um valioso arsenal de experiências e de conhecimentos que o capacitam para os enfrentamentos internos e as refregas externas, preparando-o para a valorização da vida, o autoconhecimento, a fim de penetrar na área onde dormem as seguras diretrizes para a felicidade, que devem ser despertadas.” Joanna de Ângelis - Encontro com a Paz e a Saúde – p. 13

20 A Doutrina Espírita “A consciência do Si mesmo, enseja a elaboração dos projetos de equilíbrio emocional, mediante a educação dos impulsos primitivos, transformando-os em expressões de ordem e de valor, graças a qual a harmonia instala-se em forma de saúde psico-física.” Joanna de Ângelis - Encontro com a Paz e a Saúde – p. 228

21 Dar novo pasto à mente pelo estudo que eleva e consagrar-se em paz ao serviço incessante é a fórmula ideal para libertar-se de todas as algemas.” Emmanuel – Pensamento e Vida, p. 66

22 É necessário refletir, plena e conscientemente, sobre todas as questões que foram percebidas.
A reflexão irá proporcionar a identificação das distorções, de modo que possamos saber o que mudar e como ressignificar (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

23 Ressignificação é o método utilizado em neurolingüística para fazer com que pessoas possam atribuir novo significado a acontecimentos através da mudança de sua visão de mundo. O significado de todo acontecimento depende do filtro pelo qual o vemos. Quando o significado se modifica, as respostas e comportamentos da pessoa também se modificam.

24 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Reflexão Aceitação Percepção

25 “Outrossim, o hábito da oração e o cultivo dos pensamentos dignificadores são o coroamento do processo curativo para o encontro com a paz e a saúde.” Joanna de Ângelis – Conflitos Existenciais, p. 105

26 Após a reflexão é preciso tomar a decisão, plena e consciente, do que fazer para iniciar o trabalho de ressignificação dos nossos movimentos egóicos. O movimento egóico torna-se um vício retroalimentado, que, por mais que seja desagradável, nos acostumamos a ele. Os hábitos nascem primeiro nos pensamentos (idealizado) geradores dos sentimentos que vão se tornando, aos poucos, ações concretas no plano material (realizado). É muito comum as pessoas refletirem sobre o que precisa ser modificado nelas e, quando chega a uma conclusão, dizem para si mesmas: “Um dia eu começo a me modificar”, “Uma hora dessas eu começo”... (Psicoterapia à Luz do Evangelho de Jesus – Alírio de Cerqueira Filho)

27 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Decisão Reflexão Aceitação Percepção

28 Uma vez tomada a decisão de mudança, torna-se essencial a ação plena e consciente para a substituição, gradativa e suave, do movimento egóico dificultador da prática do amor, pelo movimento essencial proativo.

29 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

30 “A cura real de qualquer paciente, reside na sua transformação moral para melhor, porquanto pode recuperar a saúde física, emocional e mesmo psíquica, no entanto, se não aceitar a responsabilidade de auto-iluminar-se, logo enfrentará novos problemas e situações desafiadoras... Joanna de Ângelis – Conflitos Existenciais, p. 165

31 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

32 SAÚDE MENTAL “A saúde mental, tanto quanto física, é resultado da harmonia que deve viger entre o Self e o Ego, estabelecendo-se uma real identificação de finalidade existencial e cumprimento dos deveres de iluminação e de paz interior.” Joanna de Ângelis - Encontro com a Paz e a Saúde – p. 123

33 A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Allan Kardec – ESE, p. 108

34 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Saúde Mental Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

35 Q. 893 Qual a mais meritória de todas as virtudes?
“Todas as virtudes tem seu mérito, porque todas são sinônimos de progresso no caminho do bem. Há virtude sempre que há resistência voluntária ao arrastamento dos maus pendores (...)

36 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Virtudes Saúde Mental Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

37 Reconhecimento de nossa humanidade Reconhecimento de nossa divindade
EXERCÍCIO DA GRATIDÃO Reconhecimento de nossa humanidade SELF EGO Reconhecimento de nossa divindade

38 EXERCÍCIO DE EQUILÍBRIO DO EGO
“A gratidão pelos insucessos aparentes constitui o reconhecimento por entender-se que fazem parte da aprendizagem e a sua ocorrência em forma de dissabores, de padecimentos morais consequentes à traição, à calúnia, ao abandono a que se vai relegado por antigos afetos, têm razão de ser.” (Joanna de Ângelis – Psicologia da Gratidão, p. 44)

39 “Tudo, em verdade, que acontece, mesmo produzindo sensações desagradáveis ou emoções desconfortantes, faz parte das experiências que promovem o ser humano, desde que se lhes compreenda a finalidade, expressando gratidão pela sua ocorrência.” (Joanna de Ângelis – Psicologia da Gratidão, p. 103)

40 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Gratidão Virtudes Saúde Mental Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

41 “A compreensão lúcida de que tudo tem um sentido moral e um significado psicológico relevante proporciona harmonia íntima, trabalhando pela superação de como se encontra, a fim de se alcançar a plenitude.” (p. 103)

42 A proposta... “Os conflitos, a medida que vão sendo detectados e vivenciados racionalmente, desaparecem, porque as suas matrizes anteriores deixam de predominar no campo do inconsciente”. (Joanna de Ângelis, Despertar do Espírito)

43 Dificuldade: o sofrimento...
“Mecanismos inconscientes propelem o indivíduo a fugir do sofrimento que se lhe afigura como processo de perturbação e desequilíbrio. Remanescentes das experiências animais, nas quais a dor feria a sensibilidade do instinto, produzindo desespero incontrolável, tal atavismo, por falta de recursos da razão, transforma-se em arquétipo”. (Joanna de Ângelis, Amor Imbatível Amor)

44 Dificuldade: o imediatismo...
“Não se trata de uma conquista imediata, mas de um esforço contínuo, a fim de criar novos padrões de comportamento, apresentando de maneira nova as ocorrências destituídas de significados”. (Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

45 Pré-requisito... “Neste empreendimento a vontade tem papel fundamental. Se estimulada a prosseguir no objetivo do despertamento, facilitar-lhe-á a ocorrência, mas se permanecer sem estímulo, deixa de produzir os resultados desejados”. (Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

46 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
Vontade Gratidão Virtudes Saúde Mental Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

47 O paradigma materialista
“A iluminação ocorre quando se é capaz de compreender quem se é, de onde se veio e para onde se vai, culminando com o esclarecimento em torno do que deve realizar na Terra”. (Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

48 O paradigma do egocentrismo
Necessidade de rompimento. EU / OUTRO

49 Onde chegar... “Remanescentes das heranças ancestrais, a sua marcha ascensional é feita de vitórias do SELF sobre a sombra densa que lhe dificulta o discernimento ou vincula-o aos hábitos doentios que deve superar, mediante instalação de outros de ordem saudável, no que se tornarão mais fáceis os passos no rumo do futuro celestial”. (Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

50 Onde chegar... “É certamente através do amor, da autonegação, isto é, da identificação do Self soberano ante as imposições relativas do ego, que ocorre a iluminação de dentro para fora, ensejando a harmonia e a completude indispensável a transcendência, que produzira o preenchimento interno”. (Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

51 “O ser humano está fadado a plenitude...”
(Joanna de Ângelis, Encontro com a Paz e a Saúde)

52 Conflitos Existenciais e o Atendimento Espiritual no Centro Espírita
AMOR/Sentido Vida Vontade Gratidão Virtudes Saúde Mental Transformação Moral Ação Decisão Reflexão Aceitação Percepção

53 A nossa Gratidão.... Obrigada!

54 Que Buscais? E eles disseram: RABI, ONDE MORAS? Ele lhes disse:
VINDE e VEDE. João, 1:38-39.

55 ORIENTAR CONSOLAR ACOLHER ESCLARECER
4 atitudes básicas: ORIENTAR CONSOLAR ACOLHER ESCLARECER

56 Quando vierem conhecer nossa Casa Espírita, o que encontrarão?

57 ACOLHIMENTO

58 CONSOLO

59 ESCLARECIMENTO

60 ORIENTAÇÃO

61 “Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida...”
João, 14:6

62 Deixai-O entrar!

63 “Eu sou a Luz do mundo : quem me segue não anda em treva, mas terá a Luz da Vida. João 8;12

64 “Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei”. ...
S.Mateus, 11;28

65 ... “E eu rogarei a meu Pai e ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco.” ... João, 15:17

66 “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento: instrui-vos, este o segundo”.
O Espírito de Verdade - ESE

67 “Espíritas! Amai-vos, este o primeiro ensinamento: instrui-vos, este o segundo”.
O Espírito de Verdade - ESE


Carregar ppt "Atendimento Espiritual no Centro Espírita"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google