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Intervenção Psicológica para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual: Experiência do CEP-RUA/NH Luísa F. Habigzang Doutora em Psicologia (UFRGS),

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Apresentação em tema: "Intervenção Psicológica para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual: Experiência do CEP-RUA/NH Luísa F. Habigzang Doutora em Psicologia (UFRGS),"— Transcrição da apresentação:

1 Intervenção Psicológica para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual: Experiência do CEP-RUA/NH Luísa F. Habigzang Doutora em Psicologia (UFRGS), Prodoc/PPG Psicologia/UFRGS,Professora do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental (UFRGS), Coordenadora do CEP-RUA/NH

2 CEP-RUA/NH – O que é?? Programa com atividades de pesquisa, ensino e extensão sobre a temática da violência sexual Participação de psicólogos (graduação e pós-graduação) Convênio UFRGS e prefeitura de Novo Hamburgo Financiamento: CNPq, Ministério da Saúde, FAPERGS

3 Atividades de Pesquisa
Estudos sobre dinâmica e consequências da violência sexual para as vítimas e famílias Estudos sobre mecanismos de risco e de proteção nas famílias e na rede de apoio social e de proteção Estudos sobre avaliação psicológica de vítimas de violência sexual Estudos sobre efetividade da grupoterapia cognitivo-comportamental para vítimas de violência sexual Adaptação de modelo de tratamento para meninos vítimas de violência sexual Avaliação de programa de capacitação para profissionais

4 Atividades de Ensino Estágio curricular para estudantes de psicologia (UNISINOS, UFRGS, FACCAT) Palestras sobre violência sexual para rede de proteção Curso de capacitação para psicólogos e assistentes sociais que atendem crianças e adolescentes vítimas de violência sexual – 22 municípios capacitados. Atualmente 3ª edição do curso. Seminários teórico-práticos para equipe CEP-RUA - formação contínua

5 Atividades de Extensão
Avaliação psicológica de casos de suspeita ou confirmação de violência sexual Atendimentos psicológicos individuais e em grupo para meninas e meninos vítimas de violência sexual Atendimentos para cuidadores não-abusivos Assessoria e planejamento de intervenções com outras instituições da rede Trabalho gratuito oferecido à população. Aproximadamente 110 casos de crianças e adolescentes atendidos desde Atualmente 40 casos em acompanhamento.

6 Intervenção Psicológica para Violência Sexual
Conhecimento sobre desenvolvimento típico da infância e adolescência Conhecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente Conhecimento e articulação com a rede (postura ética, abertura para trocas) Conhecimento sobre definição, dinâmica da violência sexual e indicadores na criança e família

7 Intervenção Psicológica para Violência Sexual
Habilidades desenvolvidas para avaliação – técnicas não indutivas de entrevista e instrumentos psicológicos adequados – O que, com quem, como avaliar?? Conhecimento das possíveis consequências da violência sexual (saber psicopatologia!!!!) – saber identificar sintomas de depressão, ansiedade, TEPT, enurese, encoprese, transtornos disruptivos Conhecimento e domínio técnico de intervenções eficazes – baseadas em evidências! TCC e grupoterapia Formação contínua – cursos em Instituições de referência, leituras sistemáticas, atuais (artigos)!

8 Avaliação Psicológica
Estabelecer vínculo de confiança Relato da criança Relato da família Informações da escola Informações da rede Avaliar alterações comportamentais, cognitivas, emocionais e físicas na criança Avaliar fatores de risco e proteção na família Denúncia

9 Objetivos da grupoterapia para crianças e adolescentes (Modelo Habigzang, 2010)
Psicoeducar sobre violência sexual Psicoeducar sobre o modelo TCC Modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais decorrentes da violência sexual Reestruturar a memória traumática Reduzir sintomas de depressão, ansiedade e TEPT Aprender medidas de autoproteção para evitar revitimizações

10 I Etapa – Psicoeducação e Reestruturação Cognitiva

11 II Etapa – Treino de Inoculação do Stress

12 III Etapa – Prevenção à Recaída

13 Grupo para cuidadores não-abusivos
Objetivos: 1) Psicoeducação quanto ao abuso sexual, práticas educativas e desenvolvimento na infância e adolescência, 2) Treinamento em resolução de problemas, focando conflitos familiares, 3) Prevenção a recaída, focando estratégias de proteção contra violência.

14 I Etapa - Psicoeducação
Sessão Objetivo Atividade 01 Dinâmica de apresentação e contrato Crachá de apresentação Explorar expectativas para atendimentos, formar vínculo 02 Discutir o que é abuso sexual, seus mitos e conseqüências Vídeo Canto de Cicatriz e debate, destacar importância da credibilidade na criança e isenção da responsabilidade da criança quanto ao abuso 03 Discutir práticas educativas A importância dos limites, reforços positivos e negativos, não usar punição física 04 Discutir características do desenvolvimento de crianças e adolescentes Construção da “linha da vida”

15 II Etapa – Resolução de Problemas
Sessão Objetivo Atividade 05 Explicar passos da resolução de problemas Construção de lista de problemas ou conflitos com os filhos 06 Trabalhar resolução de problemas da lista Iniciar por problema mais simples 07,08 e 09 Utilizar passos da RP

16 III Etapa – Prevenção à Recaída
Sessão Objetivo Atividade 10 Trabalhar direitos fundamentais do ECA e questões jurídicas relacionadas à violência Apresentação do vídeo Estatuto do Futuro e debate 11 Discutir estratégias de proteção Construir botão de emergência, com estratégias de proteção contra violência 12 Avaliação Relato de auto-avaliação e encaminhamentos necessários

17 Publicações Cep-Rua/NH
Habigzang, L. F. & Koller, S. H. (2011). Intervenção psicológica para crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: Manual de capacitação profissional. São Paulo: Casa do Psicólogo Habigzang, L. F., Damásio, B. F., & Koller, S. H. (submetido). Impact evaluation of a cognitive behavioral group therapy model for girls victims of sexual abuse. Child Abuse & Neglect. Habigzang, L. F., Ramos, M. S., & Koller, S. H. (submetido). Medidas adotadas pela rede de apoio social e afetiva após a revelação de abuso sexual infantil. Psicologia Teoria e Pesquisa. De Antoni, C., Yunes, M. M., Habigzang, L. F., & Koller, S. H. (no prelo). Abuso sexual extrafamiliar na perspectiva das mães das vítimas. Estudos de Psicologia. Habigzang, L. F., Damásio, B. F., Hohendorf, J. V., & Koller, S. H. (submetido). Capacitation Program for Psychologists who Treat Child Sexual Abuse: Experiential Report. Journal of Child Sexual Abuse. Habigzang, L. F. & Koller, S. H. (2011). Terapia cognitivo-comportamentall para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. In: C. Petersen, & R. Wainer (Eds.). Terapias Cognitivo-Comportamentais para crianças e adolescentes: Ciência e Arte (pp ). Porto Alegre: Artmed. Habigzang, L. F., Borges, J. L., Dell’Aglio, D. D., & Koller, S. H. (2010). Caracterização dos sintomas do transtorno do estresse pós-traumático em meninas vítimas de abuso sexual. Psicologia Clínica,22(2), Habigzang, L. F., Cunha, R. C., & Koller, S. H. (2010). Sintomas psicopatológicos em meninas vítimas de abuso sexual abrigadas e não-abrigadas. Acta Colombiana de Psicologia,13(1), Peuker, A. C., Habigzang, L. F., Koller, S. H., & Bizarro, L. (2009). Avaliação de processo e resultado em psicoterapia. Psicologia em Estudo, 14, Habigzang,L. F., Stroeher, F., Hatzenberger, R., Cunha, R., Ramos, M., & Koller, S. H., (2009). Grupoterapia cognitivo-comportamental para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Revista de Saúde Pública, 43(1), Habigzang, L. F., Dala Corte, F., Stroeher, F., Hatzenberger, R., & Koller, S. H. (2008). Avaliação do efeito de um modelo de intervenção psicológica para meninas vítimas de abuso sexual. Psicologia Teoria e Pesquisa, 24, Habigzang, L. F., Stroeher, F., Dala Corte, F., Hatzenberger, R., & Koller, S. H. (2008). Avaliação psicológica em casos de abuso sexual na infância e adolescência. Psicologia: Reflexão e Crítica,21,

18 Habigzang, L. F. , Koller, S. H. , Hatzenberger, R. , Stroeher, F
Habigzang, L. F., Koller, S. H., Hatzenberger, R., Stroeher, F., Cunha, R. C., & Ramos, M. (2008). Entrevista clínica com crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Estudos em Psicologia, 13(3), Lisboa, C., Habigzang, L. F., Koller, S. H., (2008). Ética em temas delicados: Pesquisas em psicologia com crianças e adolescentes e violência doméstica. In: I. C. Z. Guerriero, M. L. S. Shimidt, & F. Zicher, (Eds.). Ética nas pesquisas em ciências humanas e sociais na saúde (pp ). São Paulo: Hucitec. Habigzang, L. F., Stroeher, F., Dala Corte, F., Hatzenberger, R., Cunha, R. C., Ramos, M., & Koller, S. H. (2007). Integrando os cuidadores, a rede e os terapeutas: Potencializando a melhora clínica de crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. In: M. L. P. Leal & R. M. C. Libório (Eds.). Tráfico de pessoas e violência sexual (pp ). Brasília: Violes. Habigzang, L. F. & Koller, S. H. (2006). Terapia cognitivo-comportamental e promoção de resiliência para meninas vítimas de abuso sexual intrafamiliar. In: S. H. Koller, D. D. D’llaglio & M. A. M. Yunes (Eds.) Resiliência: Teoria e pesquisa no Brasil (pp ). São Paulo: Casa do Psicólogo. Habigzang, L. F., Koller, S. H., Azevedo, G. A., Machado, P. X. (2006). Risk and protective factors in the family and in the service network identified in juridical processes of infant-juvenile sexual violence. In ISPCAN (Ed.) World perspectives on child abuse (pp ). 7ª Ed. Habigzang, L. F. (2006). Avaliação e intervenção clínica para meninas vítimas de abuso sexual intrafamiliar. Dissertação de Mestrado não-publicada. Curso de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: UFRGS. Habigzang, L. F., Azevedo, G. A., Koller, S. H., & Machado, P. X. (2006). Fatores de risco e de proteção na rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicologia: Reflexão & Crítica,19(3), Habigzang, L. F., Hatzenberger, R., Dala Corte, F., Stroeher, F., & Koller, S. H. (2006). Grupoterapia cognitivo-comportamental para meninas vítimas de abuso sexual: Descrição de um modelo de intervenção. Psicologia Clínica, 18(2), Habigzang, L. F., Koller, S. H, Azevedo, G. A., & Machado, P. X. (2005). Abuso sexual infantil e dinâmica familiar: Aspectos observados em processos jurídicos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21(3), Habigzang, L. F., & Caminha, R.M. (2004). Abuso sexual contra crianças e adolescentes: conceituação e intervenção clínica. São Paulo: Casa do Psicólogo. 

19 Equipe Nádia Meotti (Graduanda/ Estagiária em Psicologia/Unisinos)
Bárbara Kampff (Graduanda/ Estagiária em Psicologia/Unisinos) Roberta Salvador Silva (Graduanda/Estagiária em Psicologia/FACCAT) Rafaela Cassol da Cunha (Graduanda em Psicologia/Bolsista IC/CNPq) Roberta Hatzenberger (Psicóloga/Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental/URGS/Bolsista AT/CNPq) Fernanda Stroeher (Psicóloga/Especialista em Avaliação Neuropsicológica/UFRGS) Jean Von Hohendorff (Psicólogo/Mestrando em Psicologia/UFRGS) Clarissa Freitas (Psicóloga/Mestranda em Psicologia/UFRGS) Bruno Figueiredo Damásio (Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia/UFRGS) Luísa F. Habigzang (Doutora em Psicologia/Prodoc CAPES/PPG em Psicologia/UFRGS/ Coordenadora CEP-RUA/NH) Sílvia H. Koller (Doutora em Educação/ Profª PPG em Psicologia/ Coordenadora geral Cep-Rua)

20

21 Muito Obrigada!


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