A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conhecimento, Habilidade e Atitude com o

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conhecimento, Habilidade e Atitude com o"— Transcrição da apresentação:

1 Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO

2 Estrutura do trabalho Combinados Minicurso Horário: 8h30 às 10h30
EDUCAÇÃO

3 Desafio... EDUCAÇÃO

4 Fábrica de Bolas EDUCAÇÃO

5 Alinhavando ideias... O que foi exercitado nesse desafio? EDUCAÇÃO

6 Persistência EDUCAÇÃO

7 Compromisso com o trabalho assumido EDUCAÇÃO

8 Busca de oportunidade EDUCAÇÃO

9 Assumir risco calculado
EDUCAÇÃO

10 Busca ativa de informação
EDUCAÇÃO

11 Definição de objetivos
EDUCAÇÃO

12 Persuasão e rede de relacionamento
EDUCAÇÃO

13 Exigência de qualidade e eficiência
EDUCAÇÃO

14 Planejamento sistemático e monitoramento
EDUCAÇÃO

15 Autoconfiança EDUCAÇÃO

16 Criatividade na solução de problemas
EDUCAÇÃO

17 Tome este CHA... diariamente!
HABILIDADE ATITUDE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO

18 Atenção aos paradigmas
EDUCAÇÃO

19 Criatividade EDUCAÇÃO

20 CRIATIVIDADE = SOBREVIVÊNCIA
EDUCAÇÃO

21 criatividade. Charles Mingus Tornar o simples em complicado é fácil.
Tornar o complicado em simples, isto é criatividade. Charles Mingus EDUCAÇÃO

22 CICLO DE Aprendizagem Vivencial
EDUCAÇÃO

23 Aprendizagem Vivencial
Ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum “insight” desta atividade e aplica seus resultados. EDUCAÇÃO

24 A aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente estável do comportamento e este é o OBJETIVO TÍPICO DA EDUCAÇÃO. O precursor desta abordagem de aprendizagem vivencial foi o psicólogo americano David Kolb. EDUCAÇÃO

25 CAV 1.Vivência 5.Aplicação 2.Relato 4.Generalização 3.Processamento
EDUCAÇÃO

26 CAV – Etapa 1 - VIVÊNCIA Atividade em si / fazer / criar / construir / simular Criar uma base comum de dados Propiciar a aprendizagem através da ação/ da descoberta de formas que funcionam e formas que não funcionam Dica: O professor observa/ somente interfere se necessário/ registra pontos relevantes EDUCAÇÃO

27 CAV – Etapa 2 - RELATO Exposição dos sentimentos
Compartilhar reações e observações Tornar disponível para o grupo o resultado da experiência de cada indivíduo Partilhar o que aconteceu em termos afetivos Dica: Fala quem quiser / a pergunta é quase sempre “no geral”. EDUCAÇÃO

28 CAV – Etapa 3 - PROCESSAMENTO
Expressar observações Avaliar o processo grupal (dinâmica do grupo) É considerada a parte mais crítica do CAV e não deve ser ignorada Partilhar o que aconteceu em termos cognitivos e afetivos na vivência Dica: O professor deve seguir a ordem cronológica da atividade / deve ter um roteiro de perguntas para conduzir o grupo ao objetivo de aprendizado. EDUCAÇÃO

29 CAV – Etapa 4 - GENERALIZAÇÃO
Comparar vivência e realidade Inferência de princípios sobre o mundo real Identificar como se dá no dia a dia situações semelhantes às vivenciadas na atividade vivencial Inferir princípios que poderiam ser aplicados na realidade Dica: O professor contribui com exemplos / pode-se introduzir embasamento teórico EDUCAÇÃO

30 CAV – Etapa 5 - APLICAÇÃO Planejamento de comportamento mais eficaz
É o propósito para o qual todo o processo é planejado Os alunos estabelecem propostas pessoais de mudança de atitude Dica: Fala quem quiser / pode-se utilizar técnicas para a aplicação / posterior aos depoimentos da turma pode-se introduzir a teoria. EDUCAÇÃO

31 O Ciclo de Aprendizagem Vivencial não termina nesse estágio.
O aluno ao praticar os conceitos adquiridos está gerando uma nova experiência vivencial, concreta, estimulando um novo percurso de todos os estágios. EDUCAÇÃO

32 Como trabalhar bem, com maior possibilidade de êxito?
EDUCAÇÃO

33 LEMBRE... O uso de soluções tecnológicas é inevitável EDUCAÇÃO

34 CULTIVE IDÉIAS CRIATIVAS QUE AGREGUEM VALOR
EDUCAÇÃO

35 EDUCAÇÃO

36 Procure se conhecer EDUCAÇÃO

37 UTILIZE A RESOLUÇÃO PRODUTIVA DE PROBLEMAS
EDUCAÇÃO

38 -RPP- BUSCA DE INFORMAÇÃO Sucesso 7.Avaliação Fracasso
1.Contato com o problema 6.Ação BUSCA DE INFORMAÇÃO 2.Compreensão Clara do problema 5.Alocação de recursos 4.Definição de Estratégias 3.Estabelecimento de objetivos EDUCAÇÃO

39 neste mundo são as que procuram as circunstâncias
-RPP- As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam. Esta é uma característica do EMPREENDEDOR !!! EDUCAÇÃO

40 ACREDITE EM VOCÊ MESMO TENHA CONFIANÇA EM SI! EDUCAÇÃO

41 O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR ALGO A ALGUÉM...
...É A ÚNICA! Makarenko EDUCAÇÃO

42 “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui
“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Do Poema “Para Ser Grande” - Ricardo Reis

43 Referências Cortella, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética. 6ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Feldman, Clara. Encontro: uma abordagem humanista. Belo Horizonte, MG: Crescer, 2012. Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. São Paulo, SP: Artmed, 2000. Projetar, Grupo. Vivências - uma abordagem efetiva... (ET.al.).2 Ed., revista e ampliada – Belo Horizonte, MG: Grupo Projetar, 2002. EDUCAÇÃO

44 Prazer em estar aqui com vocês!
Muito obrigada. Prazer em estar aqui com vocês! EDUCAÇÃO


Carregar ppt "Conhecimento, Habilidade e Atitude com o"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google