Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Conhecimento, Habilidade e Atitude com o
Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO
2
Estrutura do trabalho Combinados Minicurso Horário: 8h30 às 10h30
EDUCAÇÃO
3
Desafio... EDUCAÇÃO
4
Fábrica de Bolas EDUCAÇÃO
5
Alinhavando ideias... O que foi exercitado nesse desafio? EDUCAÇÃO
6
Persistência EDUCAÇÃO
7
Compromisso com o trabalho assumido EDUCAÇÃO
8
Busca de oportunidade EDUCAÇÃO
9
Assumir risco calculado
EDUCAÇÃO
10
Busca ativa de informação
EDUCAÇÃO
11
Definição de objetivos
EDUCAÇÃO
12
Persuasão e rede de relacionamento
EDUCAÇÃO
13
Exigência de qualidade e eficiência
EDUCAÇÃO
14
Planejamento sistemático e monitoramento
EDUCAÇÃO
15
Autoconfiança EDUCAÇÃO
16
Criatividade na solução de problemas
EDUCAÇÃO
17
Tome este CHA... diariamente!
HABILIDADE ATITUDE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO
18
Atenção aos paradigmas
EDUCAÇÃO
19
Criatividade EDUCAÇÃO
20
CRIATIVIDADE = SOBREVIVÊNCIA
EDUCAÇÃO
21
criatividade. Charles Mingus Tornar o simples em complicado é fácil.
Tornar o complicado em simples, isto é criatividade. Charles Mingus EDUCAÇÃO
22
CICLO DE Aprendizagem Vivencial
EDUCAÇÃO
23
Aprendizagem Vivencial
Ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum “insight” desta atividade e aplica seus resultados. EDUCAÇÃO
24
A aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente estável do comportamento e este é o OBJETIVO TÍPICO DA EDUCAÇÃO. O precursor desta abordagem de aprendizagem vivencial foi o psicólogo americano David Kolb. EDUCAÇÃO
25
CAV 1.Vivência 5.Aplicação 2.Relato 4.Generalização 3.Processamento
EDUCAÇÃO
26
CAV – Etapa 1 - VIVÊNCIA Atividade em si / fazer / criar / construir / simular Criar uma base comum de dados Propiciar a aprendizagem através da ação/ da descoberta de formas que funcionam e formas que não funcionam Dica: O professor observa/ somente interfere se necessário/ registra pontos relevantes EDUCAÇÃO
27
CAV – Etapa 2 - RELATO Exposição dos sentimentos
Compartilhar reações e observações Tornar disponível para o grupo o resultado da experiência de cada indivíduo Partilhar o que aconteceu em termos afetivos Dica: Fala quem quiser / a pergunta é quase sempre “no geral”. EDUCAÇÃO
28
CAV – Etapa 3 - PROCESSAMENTO
Expressar observações Avaliar o processo grupal (dinâmica do grupo) É considerada a parte mais crítica do CAV e não deve ser ignorada Partilhar o que aconteceu em termos cognitivos e afetivos na vivência Dica: O professor deve seguir a ordem cronológica da atividade / deve ter um roteiro de perguntas para conduzir o grupo ao objetivo de aprendizado. EDUCAÇÃO
29
CAV – Etapa 4 - GENERALIZAÇÃO
Comparar vivência e realidade Inferência de princípios sobre o mundo real Identificar como se dá no dia a dia situações semelhantes às vivenciadas na atividade vivencial Inferir princípios que poderiam ser aplicados na realidade Dica: O professor contribui com exemplos / pode-se introduzir embasamento teórico EDUCAÇÃO
30
CAV – Etapa 5 - APLICAÇÃO Planejamento de comportamento mais eficaz
É o propósito para o qual todo o processo é planejado Os alunos estabelecem propostas pessoais de mudança de atitude Dica: Fala quem quiser / pode-se utilizar técnicas para a aplicação / posterior aos depoimentos da turma pode-se introduzir a teoria. EDUCAÇÃO
31
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial não termina nesse estágio.
O aluno ao praticar os conceitos adquiridos está gerando uma nova experiência vivencial, concreta, estimulando um novo percurso de todos os estágios. EDUCAÇÃO
32
Como trabalhar bem, com maior possibilidade de êxito?
EDUCAÇÃO
33
LEMBRE... O uso de soluções tecnológicas é inevitável EDUCAÇÃO
34
CULTIVE IDÉIAS CRIATIVAS QUE AGREGUEM VALOR
EDUCAÇÃO
35
EDUCAÇÃO
36
Procure se conhecer EDUCAÇÃO
37
UTILIZE A RESOLUÇÃO PRODUTIVA DE PROBLEMAS
EDUCAÇÃO
38
-RPP- BUSCA DE INFORMAÇÃO Sucesso 7.Avaliação Fracasso
1.Contato com o problema 6.Ação BUSCA DE INFORMAÇÃO 2.Compreensão Clara do problema 5.Alocação de recursos 4.Definição de Estratégias 3.Estabelecimento de objetivos EDUCAÇÃO
39
neste mundo são as que procuram as circunstâncias
-RPP- As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam. Esta é uma característica do EMPREENDEDOR !!! EDUCAÇÃO
40
ACREDITE EM VOCÊ MESMO TENHA CONFIANÇA EM SI! EDUCAÇÃO
41
O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR ALGO A ALGUÉM...
...É A ÚNICA! Makarenko EDUCAÇÃO
42
“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui
“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Do Poema “Para Ser Grande” - Ricardo Reis
43
Referências Cortella, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética. 6ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Feldman, Clara. Encontro: uma abordagem humanista. Belo Horizonte, MG: Crescer, 2012. Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. São Paulo, SP: Artmed, 2000. Projetar, Grupo. Vivências - uma abordagem efetiva... (ET.al.).2 Ed., revista e ampliada – Belo Horizonte, MG: Grupo Projetar, 2002. EDUCAÇÃO
44
Prazer em estar aqui com vocês!
Muito obrigada. Prazer em estar aqui com vocês! EDUCAÇÃO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.