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Fast & Prático Grupo 5 - 22/Setembro/2011.

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Apresentação em tema: "Fast & Prático Grupo 5 - 22/Setembro/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Fast & Prático Grupo /Setembro/2011

2 Equipe – PIN Grupo 5 Fernando Berger Rafael Hosotani Márcio J. Martin
Ligia Maluf Priscila Rosa Marcelo Tamura Alex Sandro Sousa

3 Situações do Cotidiano

4 Sobre a Fast & Prático Qual é o nosso negócio?
Prestação de serviços de reparos e reformas residenciais e comerciais Ícone O personagem Prático da história infantil “Os Três Porquinhos”, Slogan Praticidade a um clique! Praticidade a um clique da sua casa! Praticidade a um clique do seu negócio!

5 Sobre a Fast & Prático Missão Visão Valores
Oferecer comodidade e praticidade em serviços de reparos e reformas residenciais e comerciais com qualidade, confiança e agilidade. Visão Tornar-se referência de mercado na prestação de serviços de reparos e reformas residenciais e comerciais nas regiões onde atua nos próximos 5 anos, garantindo a satisfação do cliente. Valores Foco no cliente Qualidade Agilidade Pontualidade Prazo de atendimento Atendimento personalizado Confiança e segurança

6 Diferenciais do Negócio
Serviços sem retrabalho Qualidade Agilidade Prazo de Atendimento e Transparência Segurança Facilidade para pagamento Limpeza Apresentação Pessoal Consolidação de Serviços Serviços sem retrabalho: profissionais capacitados e treinados, garantia nos serviços prestados com atendimento pós-venda Prazo de Atendimento e Transparência: contrato com valores e prazos para início e entrega do serviço, status periódico do cronograma com previsão de entrega, ser pontual no atendimento dos chamados Segurança: empresa idônea, que se responsabiliza pelos seus funcionários (CLT) Facilidade para pagamento: pagamento à vista, os boletos bancários, cartões de crédito e débito e faturamento para empresas e pessoas físicas já cadastradas. Possibilidade de financiamento para o material utilizado Limpeza: limpar toda a área após a realização do serviço Apresentação pessoal: colaboradores devidamente uniformizados (uniforme limpo e passado e asseio pessoal) Consolidação de serviços: consolidação de soluções (Exemplos: gesseiro, pintor e eletricista), gerenciando de forma única a entrega e fornecimento dos serviços. Isto traz comodidade, redução do tempo e custos ao contratante.

7 Projeção de crescimento da População Brasileira por Classe Social
Por que essa idéia é boa? Potencial de consumo enorme e pouco explorado por empresas profissionalizadas Projeção de crescimento da População Brasileira por Classe Social crescimento de 48% crescimento de 19% Fontes: Ministério da Fazenda e CPS/FGV com base no PNAD e PME/IBGE

8 Projeção de crescimento de Investimento e Crédito Imobiliário
Por que essa idéia é boa? Cenário macroeconômico favorável: Facilidade de crédito imobiliário; Aumento da demanda por imóveis. Projeção de crescimento de Investimento e Crédito Imobiliário crescimento de 171% crescimento de 1060% Fonte: ABMI (Associação Brasileira do Mercado Imobiliário) e Ernst & Young

9 Por que essa idéia é boa? Poucas empresas e mercado dominado pela informalidade; Insegurança na contratação dos serviços; Pessoas valorizam qualidade de vida e tempo. Fast & Prático reflete a junção da rapidez da prestação dos serviços com a idéia da praticidade, serviços efetivos, seguros e duráveis

10 Pesquisa de Mercado Você contrataria serviços de mão de obra para reparos? (%) Quais tipos de serviços contrataria? (%)

11 Pesquisa de Mercado Itens mais importantes / valorizados para a contratação de um serviço (%) Sem Importância Pouco Importante Importante Muito Importante Essencial N/A Organização e limpeza 3,4 31,0 39,7 25,9 Preço 22,4 43,1 32,8 1,7 Prazo 15,3 33,9 49,2 Qualidade 16,9 79,7 Segurança 12,1 29,3 58,6 Pós venda 10,5 33,3 43,9 12,3 Referência (indicação) 44,1 18,6 Marca 1,8 35,1 47,4 5,3 Pontualidade 24,6 28,1

12 Serviços Oferecidos Prático Sempre Prático Elétrico
Instalações e reparos simples Executados por profissional capacitado em várias áreas de atuação Prático Elétrico Instalações elétricas, trocas de fiação, abertura de pontos de tomada, troca de chuveiros, instalações de lâmpadas e luminárias, alterações de tensão, dimensionamento de circuitos, etc

13 Serviços Oferecidos Prático Hidráulico Prático Pintura
Troca de encanamentos, conserto de válvulas sanitárias, desentupimentos, manutenção de sifões e ralos, pequenos vazamentos, infiltrações, manutenção de piscinas, limpeza de caixa d'águas, etc. Prático Pintura Serviços de pintura (massa corrida, textura, pintura) e aplicação de gesso

14 Serviços Oferecidos Prático Chaveiro Prático Ar condicionado
Cópias de chave e abertura de fechaduras Prático Ar condicionado Instalação e manutenção de ar condicionados Prático Marcenaria Instalação e reparo em armários, portas e janelas, fechaduras e dobradiças

15 Serviços Oferecidos Prático Pisos Prático Projetos
Reparo de pisos e azulejos, aplicação de verniz, sinteko e outros produtos Prático Projetos Assessoria na elaboração De projetos de maior complexidade

16 Formas de Contratação Serviços remunerados por hora:
Prático Residências: praticidade a um clique da sua casa! Prático Comércios: praticidade a um clique do seu negócio! Contratos Mensais – Pacotes de Auxílio Contínuo Auxílio Prático Dia-a-Dia: inclui os serviços Prático Sempre, Elétrico, Hidráulico. Auxílio Prático Completo: inclui os serviços Prático Sempre, Elétrico, Hidráulico, Pintura, Marcenaria, Pisos, Ar Condicionado e Chaveiro. Serviços sob consulta Reformas e Projetos: valores sob consulta.

17 Extensão de Portfólio Reparos e instalações mais simples
1ª fase Reparos e instalações mais simples Pacotes Auxílio Prático 2ª fase Reformas 3ª fase Projetos 4ª fase Extensão de escopo: p. ex., decoração e paisagismo

18 Localização Área de Abrangência: Grande São Paulo
A Fast & Prático estará localizada no bairro do Brooklin, nas proximidades da Av. Vereador Jose Diniz, zona sul de São Paulo. A localização privilegiada com acesso rápido às Marginais e principais avenidas da cidade facilita o deslocamento dos profissionais e o acesso aos bairros e municípios vizinhos da cidade de São Paulo. Área de Abrangência: Grande São Paulo

19 Lay-out Imóvel de 130 m2

20 Organograma Diretor Financeiro / Comercial Diretor Operações
Contas a pagar e receber Assistente Adm / Vendas Equipe Técnica Especialista de Serviços e logística Prático Sempre Prático Marcenaria Generalista 1 Especialista 1 Generalista 2 Especialista 2 Prático Ar Condicionado Prático Elétrico Prático Hidráulico 4 veículos 1 para cada Equipe 13 funcionários 5 Administrativos 8 Técnicos Generalista 3 Especialista 3 Especialista 3 Especialista 3 Prático Pintura Prático Elétrico Prático Pisos Prático Pintura Prático Elétrico Prático Pisos

21 Atendimento à chamados
Abertura de Chamado - Telefone ou Internet Visita Técnica e Geração de Orçamento Orçamento Reprovado? Questionamento sobre recusa Orçamento Aprovado? Criação de Ordem de Serviço Preparação p/ Atendimento Atendimento – Check-in via terminal (smart phone) Finalização – Check-out via terminal (smart phone) Encerramento do Chamado – Pesquisa de Satisfação (CRM) Cobrança – via Cartão de Crédito, Cheque ou Boleto Bancário

22 Clientes Classes A, B e C1 Donas-de-casa Pessoas que trabalham fora
Pessoas que moram sozinhas Jovens casais Pessoas Jurídicas que não possuam colaboradores para serviços de manutenção CLIENTE POTENCIAIS Contratos Pontuais (sob demanda) Contratos Mensais (“Auxílio Prático”) PESSOAS FÍSICAS Contratos pontuais (sob demanda) Parcerias com condomínios (atendimento de chamados de zeladores e moradores) Parcerias com empresas de contrução civil (Gafisa, Lopes, Tecnisa, Coelho da Fonseca, Cyrela) PESSOAS JURÍDICAS

23 Consumo

24 Mercado As projeções realizadas pela Ernst & Young e a FGV mostram que entre 2007 e 2030, as vendas das indústrias de materiais de construção crescerão cerca de 4,8% ao ano. A maior parte do incremento virá do mercado de reformas, com R$ 55 bilhões.

25 Estratégia Mercadológica
PRODUTO PREÇO Consolidação de serviços Profissionalismo em todo o ciclo de serviços Prazo de atendimento Qualidade (serviços sem retrabalho) Segurança Limpeza Meios de pagamento (cartão, boleto, cheque mediante consulta e dinheiro) Parcelamento da fatura Valores 5% menores que o principal concorrente (PQM) PRAÇA PROMOÇÃO Parcerias estratégicas (construtoras, condomínios, lojas de material de construção) Redes sociais Site da empresa Telefone Canais de comunicação (dicas, tira-dúvidas, palestras educativas em condomínios) Promoção de vendas nos estabelecimentos de nossos parceiros estratégicos

26 Orçamento de Marketing
Mídia Veículos 2011 2012 2013 2014 2015 Faturamento $ ,10 $ ,87 $ ,17 $ ,83 $ ,83 Verba Marketing $ ,00 $ ,40 $ ,78 $ ,29 $ ,67 Anúncios Internet Casa.com.br, Google Adds, Buscape, Yahoo $ ,00 $ ,40 $ ,82 $ ,07 $ ,06 Anúncios Revista Minha Casa, Casa Claudia, Arquitetura e Construção, Casa e Construção, Revistas de Bairro $ ,00 $ ,00 $ ,56 $ ,15 $ ,70 Compras Coletivas Peixe Urbano, Grupon $ $ $ Material Folders $ ,00 $ ,00 $ ,40 $ ,06 $ ,91 Comunicação Assessoria de Imprensa $ ,00 $ ,00 $ ,00 $ ,00 $ ,00 % Receita 3,37% 2,88% 2,72% 2,57% 2,42%

27 Análise da Concorrência
EMPRESAS COM POUCA ESTRUTURA Marido de Aluguel Reparos Pais e Filhos Profissionais Liberais EMPRESAS BEM ESTRUTURADAS Pra Que Marido Marido Service SEGURADORAS CARRO E RESIDÊNCIA Porto Seguro Sulamérica Seguros Bradesco Seguros

28 Empresas com Pouca Estrutura
PONTOS FORTES Devido ao baixo investimento em infra-estrutura, possuem preços altamente competitivos Normalmente atendem a pequenas áreas, o que as torna bem conhecidas na região de atuação PONTOS FRACOS Estrutura amadora Falta de padronização no atendimento Serviços de qualidade questionável Pouca garantia de segurança ao cliente COMO COMPETIR? Diferenciais: padronização de atendimento, limpeza, pontualidade e qualidade Uma alternativa de alto nível para clientes mais exigentes

29 Empresas Bem Estruturadas
PONTOS FORTES Qualidade diferenciada Boa infra estrutura de suporte aos clientes Portfólio de serviços diversificado abrangendo desde pequenos reparos até projetos de reforma mais complexos PONTOS FRACOS Baixa capacidade para atendimento da demanda existente no mercado COMO COMPETIR? Absorver uma boa parte desta demanda de mercado não atendida

30 Grandes Seguradoras PONTOS FORTES
Serviços básicos sem custo (somente para segurados) Confiabilidade Qualidade Pontualidade PONTOS FRACOS Portfólio limitado (somente pequenos reparos) Atendimento pontual (para cada problema há necessidade de abertura de um novo chamado ) Número limitado de atendimentos nos pacotes de seguro básicos COMO COMPETIR? O portfólio mais abrangente de serviços Possibilidade de solucionar vários problemas distintos em um único chamado

31 Investimentos Valor total: R$ 169.901,00
R$ financiamento BNDES 1,01% a.m R$ capital próprio 2 sócios divisão societária igualitária

32 Despesas anuais

33 Receitas – cenário realista
Fast & Prático entra no mercado atendendo 0,22% do mercado potencial. Projeção de crescimento de 25% no segundo ano e 13% nos próximos 3 anos.

34 Resultados Financeiros
(Valores em R$ x 1000)

35 Resultados Financeiros
Projeto se mostrou viável com queda de venda de até 11%.

36 Valor da empresa ao final do 5 ano:
Resultados Valor da empresa ao final do 5 ano: R$ 2,4 MM (método FCD)

37 Desafios e Conclusões Desafios: Conclusões:
O primeiro desafio é entrar em um mercado em que a informalidade é maioria e no qual já existem empresas semelhantes instaladas; Gerenciamento de custos e atrasos no cronograma proposto ao cliente; Confiança, Qualidade, Atendimento Personalizado e Custos. Conclusões: Mercado de prestação de serviços de reparos e reformas carece de empresas que apresentem elevado padrão de qualidade e profissionais / empresas confiáveis e disponíveis; A Fast & Prático é viável e pretende tornar-se benchmark no mercado de reparos e reformas.

38 Obrigado a todos !


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