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Seminário Undime Recife, 27 de outubro de 2010

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Apresentação em tema: "Seminário Undime Recife, 27 de outubro de 2010"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Undime Recife, 27 de outubro de 2010
Avaliação como ferramenta de gestão Paula Louzano Francisco Soares Seminário Undime Recife, 27 de outubro de 2010

2 Roteiro Importância da avaliação em larga escala para a gestão educacional Pressupostos e funcionamento da avaliação O uso da avaliação Gerencial Pedagógico

3 Marcos na gestão educacional
1995 – SAEB Coloca aprendizado no centro do debate educacional 2005 – Prova Brasil Dá visibilidade à escola como locus da aprendizagem IDEB Cria um sistema de accountability

4 Porque avaliação em larga escala é importante?
Garantir direito à educação = direito à aprender Se não há aprendizado, não há atendimento dos direitos educacionais dos alunos Cabe ao Estado verificar o atendimento desse direito identificando TODOS e CADA UM dos indivíduos, sujeitos do direito à educação

5 Como verificar o atendimento ao direito?
Há vagas para todos? Censo Demográfico. Há recursos suficientes? Dados de orçamento. Há funcionamento regular? Dados Escolares: faltas, alocação alunos, material didático, clima escolar. Há aprendizado? – Avaliação em larga escala (Prova Brasil).

6 Aprender o que? Aprendizado contempla várias competências e habilidades: cognitivas (ex. linguagens), pessoais (ex. autonomia), sociais (ex. conviver com diferenças). Há diversos paradigmas: Delors, PISA/OECD, Constituição Federal 1988. Avaliação em larga escala: Foco nas habilidades cognitivas

7 O que medir? Art Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. É sobre esse núcleo comum que as avaliações em larga escala, como a Prova Brasil, são organizadas.

8 Por que um padrão único? O sistema educacional brasileiro deve ser analisado usando-se uma métrica comum a todos os alunos porque a expectativa deve ser a mesma para todos.

9 Organização da Prova 1 2 4 3 5 6 7 Muitos Itens: Blocos Balanceados
370 questões 21 cadernos Blocos Balanceados Incompletos – BIB 1 2 4 3 5 6 7

10 Apresentação e uso dos resultados
Como sintetizar os resultados de forma útil? Uso gerencial IDEB Nível socioeconômico Uso pedagógico Os níveis de aprendizado como proposta de solução.

11 Indicadores Gerenciais
IDEB – pondera pela reprovação Nível Socioeconômico – pondera pelas diferenças entre os alunos

12 Nível Socioeconômico Síntese de Indicadores de Renda, Educação, Ocupação. O questionário contextual da Prova Brasil permite seu cálculo.

13 Uso pedagógico Estabelecer níveis de desempenho
Estabelecer pontos de corte Estabelecer metas para cada nível de proficiência Apresentar os resultados segundo este critério Fazer interpretação pedagógica dos resultados Transpor habilidades para itens concretos Monitorar resultados segundo os níveis estabelecidos Ir além da interpretação: apoiar o uso dos resultados pelas escolas

14 Estabelecer Níveis de Desempenho
Abaixo do Básico ou Insuficiente Básico Proficiente ou Adequado Avançado

15 Estabelecer Pontos de Corte

16 Estabelecer Meta

17 Apresentar os Resultados segundo este critério
Recife Níveis de Aprendizado Quarta Oitava META Leitura Matemática Insuficiente 38,1 48,3 39,4 53,8 5,0 Básico 44,1 39,0 51,3 41,4 25,0 Proficiente 16,0 11,6 8,1 3,7 45,0 Avançado 1,8 1,1 1,2

18 Qual é a melhor escola? ESCOLA MÉDIA NÍVEL (%) Abaixo Básico Básico
Adequado Avançado 1 199.90 9.1 45.5 0.0 2 199.28 18.8 30.4 39.1 11.6 3 199.26 16.7 32.3 35.4 15.6 4 200.04 4.3 48.6 37.1 10.0 5 200.39 2.9 44.1 47.1 5.9 6 200.64 13.3 30.0 38.9 17.8 7 199.62 9.4 34.4 40.6

19 Fazer Interpretação Pedagógica
Abaixo do Básico Compreender as relações de causa e conseqüência entre idéias em uma tirinha. Compreender, em uma tirinha o sentido de uma palavra. Recuperar informações explícitas, com auxílio de imagens, em cartazes. Localizar informação implícita no texto em um bilhete eletrônico.

20 Fazer Interpretação Pedagógica
Básico Selecionar legenda apropriada para uma foto de revista. Localizar informação explícita em um texto narrativo simples. Identificar o tema ou assunto principal do texto. Recuperar a informação explícita do texto. Identificar personagem de uma narrativa literária simples. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais.

21 Fazer Interpretação Pedagógica
Adequado Recuperar informação do texto, localizando o locutor e o interlocutor por marcas lingüísticas. Localizar e organizar, na seqüência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto. Interpretar o efeito de sentido que provoca o humor. Estabelecer relações lógico-semânticas entre partes do texto que dão coesão às idéias.

22 Fazer Interpretação Pedagógica
Avançado Inferir o assunto principal de um texto, com base em informações contidas em título, subtítulo ou corpo do texto. Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna de um bilhete pessoal. Identificar marcas de variação lingüística de natureza social ou geográfica, no léxico de um texto literário narrativo. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pelo uso intencional de pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências etc.).

23 Transpor habilidades para itens concretos
Nível Adequado – 4 série Dados preocupantes: 74% dos alunos de 4ª e 29% dos de 8ª ainda não atingiram esse nível. Esse item focaliza a habilidade de identificar efeitos de ironia ou humor em textos de diferentes gêneros. Aqui o objetivo era avaliar se o aluno de 4ª série percebia o efeito humorístico causado pela interpretação ao pé da letra que a personagem faz de expressões corriqueiras como “onde vai essa estrada” ou “como você se chama”. É uma habilidade importante a ser desenvolvida para a formação do leitor capaz de perceber subentendidos e interpretar linguagem figurada. Vemos, inclusive entre os adultos, muitos que não conseguem perceber, mesmo no dia-a-dia, o duplo sentido de uma afirmação ou a ironia embutida em uma fala.

24 % de Alunos Abaixo do Adequado - rede estadual de SP
Monitorar resultados segundo níveis % de Alunos Abaixo do Adequado - rede estadual de SP

25 % de Alunos Abaixo do Adequado - rede estadual de SP
Monitorar resultados segundo níveis % de Alunos Abaixo do Adequado - rede estadual de SP

26 Alèm da interpretação dos dados: Uso dos resultados pelas escolas
Compreender resultados: estudo detalhado das planilhas de resultados das avaliações. Buscar outras evidências que corroboram ou não estes resultados Buscar causas objetivas e não genéricas para os problemas. Identificar o que fazer, pedagogicamente, para tirar os alunos dos níveis mais baixos e colocá- los nos níveis de desempenho mais altos. Apoiar escolas na melhoria do seu ensino

27 Paula Louzano paula. louzano@gmail. com www. lideresemgestaoescolar
Paula Louzano


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