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INFORMAÇÃO EM SAÚDE.

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Apresentação em tema: "INFORMAÇÃO EM SAÚDE."— Transcrição da apresentação:

1 INFORMAÇÃO EM SAÚDE

2 O Município de Caxias do Sul
CONTEXTUALIZAÇÃO O Município de Caxias do Sul A CIDADE TEM... habitantes na zona rural Área Territorial – Km² Cidade pólo da região nordeste RS (48 municípios com hab.) Perfil Econômico Pólo metalmecânico Hortifrutigranjeiros Comércio e Serviços Gestão SUS 1995 – Gestão Incipiente 1998 – Gestão Plena do Sistema

3 Rede de Serviços de Saúde da SMS de Caxias do Sul:
Município com mais de 400 mil habitantes e referência de fluxo externo para município da região; 43 Unidades Básicas de Saúde; 14 Serviços Especializados; 02 Serviços de Urgência e Emergência; Setores Centralizados de Apoio como: SACA (Auditoria, Avaliação, Central de Leitos Hospitalares, Central de Marcação de Consultas Especializadas, Regulação com Prestadores), Vigilância à Saúde (Ambiental, Epidemiológica, Dants, Sanitária,Saúde do Trabalhador) , Atenção em Saúde, Gestão do Trabalho e Educação, Assessoria Jurídica, Ouvidoria, Central de Exames, CEREST, Setores Administrativos. Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

4 Serviços Especializados CENTRAL DE DIAGNÓSTICO
HEMOCS. CES SERVIÇOS SAÚDE MENTAL SAMU Serviços Especializados UBS Produção do Cuidado CENTRAL DE DIAGNÓSTICO P.A. 24h REDE DE SERVIÇOS SUS ADMINISTRATIVO SACA Setores de Apoio GESTÃO TRABALHO/NEPS VIGILÂNCIA À SAÚDE SISTEMA DE INFORMAÇÃO OPERACIONAL/ GESTÃO ATENÇÃO BÁSICA

5 ESTADUAL NÍVEL FEDERAL MUNICIPAL SITUAÇÃO ATUAL

6 Operacionalidade no Âmbito Municipal
Primário Pub. Secundário Terciário Registros em formulários Cadastro dos Serviços e profissionais no CNES Atendimento ao usuário / Execução de procedimentos Digitação ou Importação Consultório Hospital Priv. Dados Epidemiológicos Exportação para Coord. Estadual Exportação para Coord. Federal Dados de Faturamento

7 Setores da Secretaria Municipal da Saúde com Sistemas
Financeiro Compras Almoxarifado Gestão do Trabalho E Educação SACA Central Marc. Cons. Espec. Central de Leitos Hosp. Auditoria Gabinete Ouvidoria Central de Exames – Laboratório/Imagem CES Centro Cons. Espec. HEMOCS Setor de Informação em Saúde - TI SAMU PA24hs Vigilância em Saúde Epidemilógica, Sanitária Ambiental, Dants, Saúde do Trabalhador, Atenção Básica - Ações Unidades Básicas de Saúde Serviços Saúde Mental Almoxarifado

8 Setores da Secretaria Municipal da Saúde com Sistemas
Almoxarifado SIS.SAP Financeiro SIOPS SIGAM SIS.SAP Gabinete Ouvidoria SIS.SAP Gestão do Trabalho E Educação Central de Exames SIS.SAP LAB/COMPULAB SIS.SAP CDI/COMPURAD SIGAM GIL

9 Setores da Secretaria Municipal da Saúde com Sistemas
HEMOCS CES HEMOVIDA SIS.SAP AME SAME SISCLOM SAMU TRUE SERVIÇOS SAÚDE MENTAL SIS.SAP PA 24hs SIS.SAP

10 Setores da Secretaria Municipal da Saúde com Sistemas
Vigilâncias em Saúde SIST SISFAD SIGAMWEB SIS.SAP RCBP SIAIU EDI PLANVIGI SISAGUA VIGIAGUA VIGIAMB PNI SINAN SINASC SIM

11 Setores da Secretaria Municipal da Saúde com Sistemas
SACA SIA SIH ATENÇÃO BÁSICA/AÇÕES Sisprenatal Siscolo Hiperdia SIS.SAP CNES Sisvan Bolsa Família SIS.SAP FORMSUS INFORMAÇÃO/TI GIL SIS.SAP Cartão SUS SIAB UBS Registros Manuais dos Sistemas Ministério SIS.SAP

12 IDADE DA PEDRA IDADE DO BRONZE IDADE DO FERRO IDADE MÉDIA IDADE MODERNA IDADE DA INFORMÁTICA

13 Trajetória Histórica Modelo Assistencial Pergunta...?
Objetivo do Sistema Sanitarista Campanhista ( ) Perfil epidemiológico Quantos casos de...? Perfil epidemiológico; Controle da produção para fins de pagamento. Médico Assistencial Privatista ( ) Quantos casos de...? Quantas internações ? Quantos procedimentos? Perfil epidemiológico; Controle da produção para fins de pagamento; Análise da qualidade do cuidado. Vigilância à Saúde Situações de Risco ( ) Quantos casos de...? Quantas internações ? Quantos procedimentos? Quem é o usuário? O que foi feito com ele?

14 NECESSIDADE APONTADA PELA GESTÃO
Informatizar a rede de serviços e setores de apoio da Secretaria Municipal de Saúde desenvolvendo a interoperacionalidade dos sistemas de informações através de um Complexo Regulador. COMO FAZER???

15 HISTÓRICO DO SETOR DE INFORMAÇÃO.
2004 – Criação um Setor de Informação em Saúde com objetivo de concentrar o monitoramento dos sistemas da Atenção Básica e alguns relatórios para Gestão. Utilização do Sistema Cartão como cadastro de usuário SUS, usando a base do CADUNICO. 2005 – Estruturar o Setor de Informação para implantar, dar suporte e manutenção dos sistemas usados na SMS assim como os equipamentos de informática. Também se iniciou a busca por ferramentas informativas de gestão e regulação. 2006 – Através do Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos e Investimentos em Saúde, se iniciou um Projeto de Informatização da Rede através de: Revisão de prioridade do plano de governo; Reuniões com setores da Prefeitura como Informática e Seplam (Secretaria de Planejamento Municipal); Diagnóstico da situação da rede de saúde na área de informática, apontando os nós críticos, com reuniões de diretores e coordenadores de serviços; Estudo de todos os projetos em andamento na Dicon (Divisão de Convênios e Gestão – RS); Envio de Projeto de Informatização da Rede de Saúde ao Fundo Nacional de Saúde, buscando recursos; Decisão de qual software de gestão pública iríamos usar.

16 Levantamento de Nós Críticos na Gestão Da Informação:
Não há interação nos sistemas existentes (não “conversam” entre si), dificultando acesso e utilização das informações. Múltiplas bases de dados dos diversos sistemas. Não existe uma informação única sobre os atendimentos do paciente, pois cada unidade possui seu próprio prontuário , sem registros dos procedimentos executados. O cuidado do paciente é visto fragmentado, e não em tempo real. A medicação é dispensada sem controle, não tendo meios concretos de verificar quando, onde e o que foi entregue ao paciente, dificultando o cuidado com o paciente. Ao liberar um laudo para que seja feito um procedimento em um prestador, não se tem registro exato sobre a realização do procedimento. A ocupação dos leitos hospitalares é feita com base na prioridade do prestador de serviço. Dificuldade tanto para gerar os processos de faturamento junto ao SUS quanto ter uma idéia real dos custos que a saúde gera para o município. Dificuldade em obter relatórios gerenciais necessários para dar suporte à gestão municipal. A geração de dados para estatísticas é feito de forma manual, tornando o processo lento e passível de falha (registro não legível, dado registrado com dúvidas que muitas vezes não condiz com a realidade). Não socialização do monitoramento dos registros e sistemas. Profissionais técnicos na área da saúde, não preparados para trabalharem com registros eletrônicos e análise dos mesmos.

17 Estatísticas de produção Dados Epidemiológicos Controle de prestadores
O que a SMS necessita visualizar em tempo real: SMS Prontuário unificado Fluxo do paciente Controle de custos Estatísticas de produção Dados Epidemiológicos Controle de exames Controle de prestadores Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

18 Em 2005 Começamos Procurar de uma Ferramenta Informativa OnLine
O QUE PRECISA? Durante o processo de implantação de um Sistema, existem três pilares básicos para que a mesma possa ocorrer Infra-Estrutura Recursos Humanos Sistema

19 Investimentos em Infra-Estrutura
Buscar recursos para licitar equipamentos (ex. Computadores em 2004 = 53 até final de = 570 ); Investir na estrutura de informática da Prefeitura para rodar os bancos de dados – servidores específicos, storange, equip para backup, nobreak específicos etc.; Investir na estrutura interna dos serviços para receber os equipamentos – rede elétrica, lógica e móveis. Rede Fibra Ótica – Projeto do Ministério (5 serviços), Projeto do Município em construção (Infovia); Era necessário interligar via conexão de rede lógica 44 pontos remotos da SMS (unidades básicas e os serviços descentralizados) de forma ágil, segura e com qualidade de serviço; O relevo da região e a distância entre os pontos remotos e o nível central apresenta grande variação (diferença de cota ao redor de 200 metros, raio de atuação de até 35 km).

20 A Infra-Estrutura Computadores, Impressoras e Acessórios Programas de segurança e outros aplicativos (Padronização de equipamentos) Manutenção preventiva e corretiva Conexão entre os serviços descentralizados (Fibra, Radio,ADSL) Rede da prefeitura, que mantém o banco de dados e configurações dos usuários

21 Conexão – O Que o Mercado Oferecia
O provedor oficial de internet da época fornecia um serviço limitado, a custos desapontantes e com qualidade de serviço insatisfatória; Havia uma resistência à expansão do serviço por parte do provedor, pois não entendia a real necessidade do perfil específico da SMS de Caxias do Sul; Em alguns casos, ficava a cargo da SMS criar túneis seguros para manter as informações dentro dos cuidados orientados pelos princípios da segurança da informação; Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

22 A Solução Encontrada em 2010
Conexões mistas (rádio wi-fi e fibra ótica), com VPN transparente ao usuário (espetar e navegar), interligando o nível central aos pontos remotos; Velocidades de conexão, tempo de resposta de PING e SLA consideravelmente melhores que a solução anterior; Expansão do raio de atendimento, atingindo os pontos remotos que anteriormente nos eram negados pelo provedor da época; Até final de julho de 2011 apenas 5 serviços (UBS do interior perímetro rural) estarão sem sinal de conexão. Hoje já temos 50 pontos interligados em rede.

23 Status atual – Conexões SMS
Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

24 EVOLUÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Iniciamos com: Hoje temos: Pretendemos Ter: 1 coord do setor na SMS - não da área TI 1 diretor do setor na SMS - não da área de TI 1 diretor do setor na gestão e 1 coord de TI 3 Ag. Administrativos (Cartão SUS, SIAB e GIL) Estagiários para digitação - 19 Médico Epidemiologista - 1 Estagiários para digitação - 44 3 Ag. Administrativos monitorar sistema Epidemiologista para análise dos dados e treinamento 2 Ag. Administrativos 1 suporte sistemas e 1 suporte equipamentos. Estagiários suporte - 1 3 Ag Administrativos: 2 suporte sistemas e 1suporte equipamentos 2 técnicos informática Estagiários suporte - 5 1 analista de sistema Técnicos de informática para área de suporte. Suporte Técnico da Empresa – consultoria semanal 1 gerente de projeto – não analista 6 treinadores 1 gerente de projeto 1 analista de sistema local 1 programador local treinadores necessários Usuários do Sistema com login e senha de acordo com perfil - 20 Usuários do Sistema com login e senha com perfil - 800 Uso do sistema por todos os funcionários e prestadores de acordo com perfil.

25 Dificuldades Encontradas com os RH Equipe reduzida e autodidata
Disponibilidade da Equipe de TI: Alguns dos serviços funcionam 24 horas, 7 dias por semana. Deve haver equipes de plantão para atender em fins de semana, feriados e a noite. Não existe suporte de TI também na Prefeitura, onde estão os servidores, rede, etc. Resistência dos Funcionários: Muitos usuários não se sentem confortáveis com as alterações que a informatização exige em suas rotinas de trabalho Demoram mais tempo no registro dos dados. Falta de noções básicas de manuseio do computador, mouse e teclado. Responsabilidade pelo Registro: Falta de cultura de uso de computador nos serviços “Mais fácil no papel”. Dados não registrados ou mal preenchidos, empréstimos de logins e senhas , falta de conhecimento da importância do registro. Não existe análise e devolução dos dados. Distância para Manutenção: Para atender todas as unidades externas à serem informatizadas, é necessário transporte disponível. Monitoramento da manutenção e dos processos é lento.

26 O Projeto de Customização do Sistema
Almoxarifado Central de agendamentos Auditoria médica Central de leitos Posto de saúde – Prontuário eletrônico Programa de saúde da família Central de exames complementares Portal de gestão Portal do prestador Vigilância epidemiológica Controle de benefícios Controle de veículos e transporte Faturamento Almoxarifado Central de agendamentos Auditoria médica Central de leitos Posto de saúde – Prontuário eletrônico Programa de saúde da família Central de exames complementares Portal de gestão Portal do prestador Vigilância epidemiológica Controle de benefícios Controle de veículos e transporte Faturamento

27 CADASTRO DE PACIENTES NO SISTEMA: ACESSO
- Opção foi usar o Cartão SUS como cadastro de pacientes - em 2004 base de Caxias do Sul no sistema era de cadastrados, 2011 catalogamos usuários; O cadastro é feito mediante a comprovação de endereço em Caxias do Sul, onde se verifica, na base do Sistema Cartão SUS, se possui cartão e sua origem; O Cartão SUS gera um número o qual possibilita a integração com o Sistema de Saúde Publica (SIS.SAP) da Secretaria de Saúde de Caxias do Sul; 2008 iniciamos correção (acuracidade) da Base de Dados Municipal do Sistema Cartão SUS (cartões duplos, de outro município, etc.).

28 SISTEMA DE REGULAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SIS
SISTEMA DE REGULAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SIS.SAP – Sistema de Saúde Pública Cada módulo/etapa do software é desenvolvido (customizado) conforme necessidade da Secretaria de Saúde; Esse sistema de regulação escolhido iniciou seu desenvolvimento em linguagem Delphi + firebird; Por uma exigência de política de Informática da Prefeitura, o software está mudando para linguagem Web (JAVA e PHP + PostgreSql); Os módulos são implementados após avaliação de cada setor envolvido; Cada implantação é acompanhada por treinadores da empresa contratada, para capacitar o uso do sistema. DIFICULDADE COM O DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA: Empresa com dificuldade de análise dos processos e lentidão na entrega dos módulos. Falta conhecimento da gestão de saúde pública. Prazos para implantação não respeitados.

29 Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul
FASES IMPLEMENTADAS DO PROJETO Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

30 Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul
DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENCAIXES E CONTROLE DE AGENDAS AGENDA DE EXAMES E CONSULTAS COM REGULAÇÃO CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

31 Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul
RECEPÇÃO E AVALIAÇÃO DE RISCO PA24hs REGULAÇÃO DE LEITOS UTI CENTRAL DE EXAMES – Recepção Laboratório/CDI AUDITORIAS MÉDICAS LISTA DE ESPERA HISTÓRICO DE PACIENTES Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

32 Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul
PROXIMAS ETAPAS DO PROJETO Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul

33 PRONTUÁRIO ELETRÔNICO Procedimentos Ambulatoriais POSTO DE SAÚDE
CONTROLE DE FROTAS PRONTUÁRIO ELETRÔNICO Procedimentos Ambulatoriais POSTO DE SAÚDE VIG. EPIDEMIOLÓGICA / ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EMISSÃO DOS LAUDOS DE EXAMES E RESULTADOS ONLINE REGULAÇÃO POR PRESTADOR BENEFÍCIOS POR PACIENTE PORTAL DE INFORMAÇÕES

34 RESULTADOS ESPERADOS DE UM SISTEMA
DE SAÚDE PÚBLICA Obter informação de forma confiável e segura; Integração dos diversos sistemas do Ministério da Saúde; Controle sobre consumo de materiais e medicamentos, tornando possível programar melhor as compras e utilização racional dos insumos; Visualização do histórico do paciente, tendo informações de todos os serviços que utilizou; Dados para gerar faturamento, auditoria e estatísticas de produção e epidemiológicas tanto dos serviços próprios quanto dos contratados, assim como dos municípios que pactuam serviços de Caxias do Sul;

35 RESULTADOS ESPERADOS DE UM SISTEMA DE SAÚDE PÚBLICA
Subsidiar as coordenações dos serviços no monitoramento das suas ações e análise dos dados; Regular fluxos de atendimento e efetivar uma Regulação (leitos SUS, consultas especializadas, exames, PPI...) Maior confiança da população no serviço de saúde do município, ao notar o controle e organização dos serviços; Criar um Portal de Informações para uso público/ acadêmico.

36 Tendências / Desafios do Município:
Plataforma De Dados Única... Unificação de Formulários / Registros Agregar Novas Tecnologias Portal de Informações Rede de Pesquisas Criar Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação

37 FERRAMENTA DISPONIBILIZADA PARA USO PÚBLICO
LINKS PARA PESQUISA DE DADOS LOCAIS DOS SISTEMAS Tabwin/Tabnet Através dos endereços eletrônicos (links), criados pela Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, apresentados na página da Prefeitura de Caxias do Sul - (saúde/informações em saúde), pode-se filtrar os dados dos procedimentos realizados pelo SUS, obtendo resultados específicos, conforme os registros estabelecidos por alguns programas oficiais do Datasus ( Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, órgão da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde). - Dificuldade encontrada no manuseio da ferramenta Tabwin/Tabnet – maneira de filtrar o dado, gerar informação equivocada.

38 Qualidade dos Dados: informações precárias índice pouco confiável
dado ruim avaliação prejudicada realidade tomada de decisão equivocada Processos de tratamento

39 CONSIDERAÇÕES FINAIS: No decorrer deste trabalho, verificamos o quanto é complexo o processo de desenvolvimento, de aplicação e de manutenção de uma base de dados para a área da saúde, em especial para a área pública. Os passos necessários para a implantação de um sistema de informação único, totalmente integrado, da captura do atendimento à gestão, passando pela regulação e vigilância em saúde, não depende exclusivamente da instalação de uma ferramenta , equipamentos e rede lógica, mas sim de vontade política, processos cognitivos, econômicos e principalmente do entendimento e envolvimento dos profissionais, tanto da área de saúde (inclusive prestadores) quanto da área de TI e da comunidade.

40 Logo, para se ter, acuracidade das informações e uma base única ...
...não se dispensa a capacitação constante dos profissionais e uma população esclarecida da importância dos registros corretos…

41 Diretoria da Divisão de Coordenação do Sistema de Informação
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul Secretaria Municipal de Saúde Diretoria da Divisão de Coordenação do Sistema de Informação Leila Beatriz Achutti Obrigada Secretaria Municipal de Saúde - Caxias do Sul


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