Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouPedrohenrique Beato Alterado mais de 10 anos atrás
1
Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa:
A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Colégio Rui Barbosa Prof. Artur Motta
2
Aprendizagem cooperativa
ou colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo acordado.
3
Cuidado para não reduzir apenas à questão da TECNOLOGIA...
4
Quem são os “membros do grupo”?
Alunos Professores Gestores Famílias
5
Qual é o objetivo estabelecido?
O Projeto Político-Pedagógico da Escola
6
Algumas questões sobre o PPP
7
Esse acordo (PPP) existe?
Ele é público? É conhecido? Ele é claro e compreensível para todos? Serve como parâmetro para as escolhas de todos? Qual é o nosso grau de adesão e contribuição para com ele?
9
Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros?
Família Professor Masculino Patrões Velhos Jovens Empregados Feminino Alunos Escola
10
Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros?
Família Família Professor Masculino Patrões Masculino Velhos Professor Alunos Velhos Empregados Patrões Jovens Feminino Alunos Feminino Jovens Escola Escola Empregados
11
Na Sala de Aula
12
Trabalhar em Grupos não é uma novidade para nós...
13
Interdependência positiva Não há interdependência
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Interdependência positiva Não há interdependência
14
Responsabilidade individual Não há responsabilidade individual
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Responsabilidade individual Não há responsabilidade individual
15
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional
Heterogeneidade Homogeneidade
16
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional
Liderança partilhada Liderança indicada
17
Responsabilidade mútua e compartilhada
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Responsabilidade mútua e compartilhada Sem partilha de responsabilidades
18
Preocupação com a aprendizagem de todos os membros do grupo
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Preocupação com a aprendizagem de todos os membros do grupo Sem preocupação com a aprendizagem dos outros
19
Ênfase na tarefa Ênfase na tarefa e na sua continuidade
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Ênfase na tarefa Ênfase na tarefa e na sua continuidade
20
Ensino direto das e nas relações interpessoais
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Ensino direto das e nas relações interpessoais Relações interpessoais pressupostas
21
Professor não intervém Professor observa e intervém
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Professor não intervém Professor observa e intervém
22
O grupo não acompanha sua produtividade
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional O grupo não acompanha sua produtividade O grupo acompanha sua produtividade
23
Numa frase, podemos dizer que o importante é o grupo, como ele trabalha e que obtenha resultados para todos! Mesmo que haja valores e talentos individuais, eles devem se colocar no contexto do GRUPO.
24
Tudo isso tem a ver com o modo como nos relacionamos com os Alunos
25
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno...
“amigos” no Facebook seguidores no twiter amigos particulares PROFISSIONALIDADE A boa relação se mede pelo quanto de êxito nossos alunos alcançam nas suas diversas modalidades de aprendizado.
26
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno...
valores hábitos atitudes CAPACIDADE DE TRANSCENDER Sem descuidar das aprendizagens próprias de cada disciplina, atentar para a importância de que os alunos transcendam nossos conteúdos e atividades, formando-se para a vida através do que somos e fazemos.
27
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno...
Revisão daquilo que já fazemos... o quanto dessa construção já existe? quanto ainda falta? enxergar possibilidades de qualificação das relações, onde antes não as enxergávamos.
28
Algumas experiências de Aprendizagem Colaborativa
Novos formatos de TRABALHO EM GRUPO Monitoria entre Pares Monitoria intraescolar Monitoria extraescolar Estudos na Internet Auxiliares da Escola Auxiliares do Professor
29
Concluindo... Dependendo dos critérios de avaliação do trabalho dos professores, alguns podem afirmar que são bons professores sem se preocuparem com nada disso... Pode ser... Mas, como afirma Morales (1999), descuidar de nosso relacionamento com os alunos pode ser nossa grande ocasião perdida.
30
Perguntas, questionamentos, propostas, etc...
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.