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SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA

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Apresentação em tema: "SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO EM ESTATÍSTICA E ATUÁRIA

2 Objetivo do Seminário Apresentar aos alunos diferentes áreas de atuação dos profissionais nas áreas de Atuária e Estatística.

3 Agenda: Por que Estatística? Quem sou eu? Onde trabalhar?
Minha empresa! Trajetória Área de Atuação Trabalhos Dicas! Agradecimentos! Agenda:

4 Por que Estatística?

5 Transformações Antiguidade Nossos dias
Operações de contagem populacional para obter informações sobre habitantes, riquezas e poderio militar dos povos. Após Idade média, governantes na Europa Ocidental preocupados com difusão de doenças endêmicas, começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVI e XVIII as nações, com aspirações mercantilistas, começaram a buscar o poder econômico como forma de poder político. Os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas tais como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos. Os dados estatísticos são obtidos, classificados e armazenados em meio magnético e disponibilizados em diversos sistemas de informação acessíveis a pesquisadores, cidadãos e organizações da sociedade que, por sua vez, podem utilizá-los para o desenvolvimento de suas atividades. A expansão no processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos. Transformações

6 Cresce demanda do Conhecimento
A cotação do dólar deve aumentar na próxima semana? Pode determinado medicamento reduzir o risco de ataque cardíaco? O fumo causa câncer? O acusado é culpado ou inocente? A produção industrial tem influência no aumento dos preços? Qual a quantidade de cereal a ser produzida no próximo ano? Qual o melhor investimento a ser feito nas universidades públicas?

7 Típicas questões do dia a dia levam a tomadas de decisão:
Nenhuma dessas questões pode ser resolvida de forma absolutamente precisa por quaisquer teorias existentes. Quaisquer tomadas de decisão estarão sujeitas a erro, significando, com isto, que devemos tentar respondê-las de forma a minimizar o risco envolvido. A Estatística é a ferramenta que permite extrair dos dados a informação necessária para que possamos trabalhar com o mínimo de risco possível.

8 Que caminho seguir?

9

10 Ferramenta Multidisciplinar
Satisfação

11 “Parece não haver atividade humana cujo valor não possa ser melhorado injetando-se idéias estatísticas no planejamento e usando-se métodos estatísticos para análise eficiente de dados e acesso dos resultados para realimentação e controle.” C. R .Rao

12 Quem sou eu?

13 73 telefones

14 “Entrar é fácil, o difícil é sair.”
Trajetória Universitária 1999 2001 2002 2003 2004 Primeira nota foi 1 CR de 4,6 Não repito mais disciplina Deveria terminar o curso CR de 6,3 Colação Projeto Final “Entrar é fácil, o difícil é sair.”

15 Projeto Final Coeficientes
Modelo b Significância Constante 0,00197 0,368 Taxa de Alfabetização 0,00266 0, Renda per Capita 0,000125 Taxa Bruta de Frequência à Escola 0,00107 Porcentagem de Pobres - 0,000436 0, Esperança de Vida ao Nascer 0,00514 Percentual de Pessoas que Vivem em Domicílios Urbanos com Serviço de Coleta de Lixo 0,000116 0, Investigação do IDH-M dos Municípios do Rio de Janeiro: Uma Análise Exploratória

16 Formatura

17

18 Onde trabalhar?

19 Milhões de empresas, lugares e mensagens despertam interesse e curiosidade na cabeça de pessoas a procura de emprego.

20 Amigos Egressos da UFRJ no Mercado
Concurso público – Empresa privada – Estatística: Concurso público – Empresa privada – Atuária:

21 Minha empresa!

22 Ser “Indispensável ao desenvolvimento sustentável do estado do RJ”
Quem somos? Sistema FIRJAN FIRJAN CIRJ SESI SENAI IEL Missão – Promover a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado do Rio de Janeiro. Ser “Indispensável ao desenvolvimento sustentável do estado do RJ”

23 Trajetória

24 Única estatística do Sistema FIRJAN na área de pesquisa!
7 anos na FIRJAN Aprovada no processo seletivo para estagiário DEC/GPA Mudança da DEC para UNOP Tijuca Reestruturação interna Volta para sede DDE/GPE 2002 2004 2006 2008 2010 2003 2005 Inscrição no processo seletivo para estagiário pelo site da Folha Dirigida Efetivada Analista de Educação I DEC/GPA Promovida Analista de Educação II 2007 Promovida Analista de Desenvolvimento Econômico III 2009 Promovida Especialista de Desenvolvimento Econômico Única estatística do Sistema FIRJAN na área de pesquisa!

25 Área de Atuação

26 DDE GEL GNI GPE DAVIC DECON DICAD DIPLA

27 Gerência de Estudos e Pesquisas
Divisão de Avaliação e Análise da Informação Corporativa Acompanhar e monitorar os indicadores de desempenho e de qualidade dos produtos e serviços das áreas de Educação, Saúde, Lazer, Tecnologia, Meio-ambiente, entre outras; Subsidiar os Sistemas da Qualidade, levantando informações e indicadores relativos à satisfação dos clientes; Execução de pesquisas primárias e secundárias para geração de relatórios analíticos de planejamentos e negócios para Diretorias, Sindicatos de Indústria e Associados; Disseminar os resultados de levantamentos, pesquisas e avaliações para assessorar áreas da Diretoria e das Unidades Operacionais.

28 Trabalhos

29 Avaliações Contínuas SENAI-RJ Educação Básica – SESI-RJ
Caracterização da Clientela Avaliação de Término de Curso Impacto dos Cursos Regulares Avaliação das Empresas Educação Básica – SESI-RJ Caracterização da Clientela Avaliação de Término de Curso Impacto do Ensino Médio Lazer – SESI-RJ Programa SGE Programa Terceira Idade Colônia de Férias Saúde – SESI-RJ Avaliação Saúde 29

30 Algumas Pesquisas em 2010 Copa do Mundo
Identificar o impacto na economia com o envolvimento da população ocupada do Rio de Janeiro com a Copa do Mundo.

31 Algumas Pesquisas em 2010 Impacto das Chuvas
Avaliar o impacto das chuvas na semana de 5 a 9 de Abril de 2010 nas atividades das indústrias instaladas no Estado do Rio de Janeiro. 31

32 Algumas Pesquisas em 2010 Clima Imagem
Descrever a realidade do ambiente de trabalho do Sistema FIRJAN mediante a percepção / opinião de seus colaboradores; Avaliar a qualidade das relações entre colaboradores e gestores e o nível de confiança dos colaboradores em relação ao Sistema FIRJAN. Imagem Avaliar imagem do Sistema FIRJAN quanto: ao conhecimento dos serviços oferecidos; às expectativas e fatores de atratividade ; aos graus de satisfação e adequação tecnológica às necessidades da empresa; aos canais de comunicação. 32

33 Algumas Pesquisas em 2009 Campanha Odontologia Comunicação Interna
Investigar a aceitação da nova campanha de comunicação do SESI-RJ voltado para o serviço de odontologia. Comunicação Interna Avaliar a comunicação interna do Sistema FIRJAN com o objetivo de priorizar os projetos da ASSECI. Diagnóstico Panificação e Confeitaria Levantar atuais hábitos de consumo de produtos de Panificação e Confeitaria no Estado do Rio de Janeiro, além de identificar as necessidades e expectativas do consumidor para o setor. 33

34 Etapas da Pesquisa Elaboração do Briefing; Construção do Questionário;
Realização do Campo; Análise do Banco de Dados; Estudo de Testes e Técnicas Estatísticas; Divulgação da Apresentação ou Relatório. 34

35 Estatísticas Descritivas
Técnicas Estatísticas Margem de Erro Média Desvio-padrão Mediana Estatísticas Descritivas

36 Relação de Dependência Estatísticas Descritivas
Técnicas Estatísticas Teste de Qui-Quadrado de Independência H0: variáveis independentes H1: variáveis dependentes Relação de Dependência Estatísticas Descritivas Situação Ocupacional Atual dos Egressos Afinidade da Área de Atuação dos Cursos Realizados X X Remuneração Mensal

37 Técnicas Estatísticas
Correlação de Pearson Aumento da capacidade de leitura e interpretação Melhora na capacidade de comunicação escrita e oral 0,74 Desenvolvimento da cidadania e formação ética 0,70

38 Regressão Linear Múltipla
Técnicas Estatísticas Regressão Linear Múltipla Coeficientes Modelo b Significância Constante - 2665,523 0,001 Nível Educacional 650,548 0,000 Sexo dos Empregados - 1525,618 Tempo de Experiência 20,342 0,352 Idade dos Empregados 33,017 0,035 Variável Dependente: Salário Inicial

39 Diferença entre salários dos egressos antes e depois do curso
Técnicas Estatísticas Diferença entre médias de horas na internet por semana entre os gêneros Teste T Diferença entre salários dos egressos antes e depois do curso Teste T Pareado

40 Técnicas Estatísticas
Diferença entre médias de horas de TV diárias entre níveis de escolaridade ANOVA Um Fator Diferença entre médias de horas de TV diárias entre níveis de escolaridade e gênero ANOVA Dois Fatores

41 Dicas!

42 Algumas premissas sobre as quais pensar

43 Estágio após o 5º período
Sites do CIEE, Mudes e Folha Dirigida Conhecimento de SPSS ou SAS Aprender tudo desde o início, mesmo teoria Falar outra língua - INGLÊS Fazer curso de pós ou MBA ou mestrado - Participante do projeto estratégico Gestão Integrada de Clientes, sendo a responsável pela integração da base de clientes corporativos – BI demanda FIRJAN

44 Gestão de Pessoas

45 O que os colaboradores mais querem do trabalho?
Desafio Respeito Aprendizado Reconhecimento Crescimento pessoal Informação Participação PAC, redução do IPI para produtos industrializados e Programas do Governo como Minha casa, minha vida ajudam a incrementar o crescimento Gerenciamento Eficaz 45

46 Novo Planejamento do Trabalho
Ampliação de tarefas Rodízio de tarefas Horário flexível Emprego compartilhado Escritórios virtuais Enriquecimento de tarefas

47 Agradecimentos!

48 Ontem Hoje Alunos da Atuária e da Estatística Semana da Estatística
Alunos no ciclo básico Seminário da Atuária e Estatística Hoje

49 Obrigada!

50 Ana Luiza


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