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Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira

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Apresentação em tema: "Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira"— Transcrição da apresentação:

1 Observatório de Políticas Públicas para a Educação Brasileira
Instituto de Educação de Angra dos Reis Licenciatura em Pedagogia Organização da Educação no Brasil Professora-orientadora: Profª Drª Andréa Cristina Pavão Bayma Aluno-monitor: Nevaldo Leocádia Bastos Júnior

2 Por que utilizar o blog? Estimular a interação entre os alunos e a disciplina, tendo em mente que este projeto de monitoria se iniciou com uma turma noturna; Trazer notícias atuais sobre a educação brasileira, articulando-as com o que está sendo estudado no curso; Buscar o equilíbrio entre a linguagem acadêmica e uma abordagem mais informal, tornando a leitura mais prazerosa; Enriquecer a discussão.

3 Conteúdo e metodologia
Basicamente, o material encontrado resume-se em: Artigos acadêmicos e demais textos contidos na ementa do curso; Leis e emendas constitucionais transcritos na íntegra, tal qual informações sobre as mesmas; Documentários, entrevistas em vídeo e demais filmes sugeridos durante as aulas; Links com redirecionamento para outros portais que sejam úteis ao desenvolvimento acadêmico dos estudantes; Textos autorais que articulam os conteúdos trabalhados em sala de aula com notícias atuais sobre educação.

4 Sites úteis e separação por categorias

5 Textos e demais materiais contidos na ementa do curso – Parte I

6 Textos e demais materiais contidos na ementa do curso – Parte II

7 Leis e emendas constitucionais disponíveis para leitura

8 Índices de acesso à página

9 Os textos são construídos da seguinte maneira:
Reuniões semanais entre o aluno-monitor e a professora orientadora; Clipping utilizando dos jornais, em via impressa ou virtual, O GLOBO e Folha de S. Paulo; Articulação com artigos científicos presentes ou não na ementa do curso, resultado no material que é publicado no blog.

10 Alguns dos temas abordados até o dado momento:

11 Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC

12 Plano Nacional de Educação - PNE

13 CONAE 2014

14 Financiamento da Educação

15 A partir do segundo semestre, resumos das aulas

16 Acréscimos à vida acadêmica
Compreensão de como se dá o processo em movimento daqueles que exercem a atividade docente; Preocupação quanto à questão organizacional de conteúdos e relativa ao tempo disponível; Apropriação do conhecimento acadêmico; Visão mais apurada não só da educação, mas do curso de Pedagogia em si.

17

18 Endereço virtual

19 Bibliografia ALVARENGA, Livia ; KERSTENETZKY, C. L. . Déficit de educação no Brasil: uma estimativa. Niteroi: editoração eletrônica, 2010 (Texto para discussão – CEDE/UFF TD16). Disponível em: < Acessado em: 18/08/2013 BRASIL. É possível atingir as metas para a educação sem aumentar os gastos? Uma análise para os municípios brasileiros Disponível em: < arquivos/TD_Artigo_Educao.pdf> Acessado em: 18/08/2013 EVANGELISTA, Olinda. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. I Colóquio A Pesquisa em trabalho, educação e Políticas Educacionais. Belém: UFPA, Disponível em: < trab_evento_olinda_apontamentos_p_o_trab_c_docs_de_politica_educacional.pdf> Acessado em 7 de Julho de 2013. EVANGELISTA, O. ; SHIROMA, E. O. ; MORAES, M. C. M. . Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, p . SAVIANI, Dermeval. Organização da Educação Nacional: Sistema e Conselho Nacional de Educação, Plano e Fórum Nacional de Educação. Educ. Soc., Campinas, V. 31, n. 112, p , jul-set disponível em <


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