A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

V CONSESAD. SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "V CONSESAD. SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA"— Transcrição da apresentação:

1 V CONSESAD. SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA

2 LINHA DO TEMPO ERAS ECONÔMICAS
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 Era da Criatividade Futuro Tribo Temático Experiência Contador de História Informação 25 anos Rede Escritórios Especialistas Conhecimento Indústria 200 anos Agricultura anos Hierarquia Fábrica Dono do Capital Produtos Caça e Extração anos Família Fazenda Chefe de Família Deus na Igreja Tribo Tenda Xamã Espíritos Fonte: Rolf Jensen, The Dream Society, 1998

3 CLASSES CRIATIVAS RICHARD FLORIDA, 2002
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011

4 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA? PRIMEIRO VIERAM AS INDÚSTRIAS CRIATIVAS , Inglaterra 1994 INDÚSTRIAS CRIATIVAS surgiu como um grande programa de desenvolvimento de políticas públicas. GRUPO DAS ARTES: literatura, artes cênicas, artes visuais, artes plásticas, patrimônio histórico e outros; GRUPO DAS MÍDIAS: música gravada, cinema, broadcasting e software; GRUPO DO DESIGN: envolve as várias manifestações do Design – desde produto, interior, exterior, gráfico etc. até a arquitetura e também a moda.

5 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 O QUE É ECONOMIA CRIATIVA? ECONOMIA CRIATIVA: o termo foi cunhado em 2001 por John Howkins PRODUÇÃO INTELECTUAL: gera direitos na reprodução e comercialização: Marcas Patentes Direitos Autorais Modelos de Invenção Design

6 O QUE CARACTERIZA ESSA NOVA ERA – A ERA DA CRIATIVIDADE?
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 O QUE CARACTERIZA ESSA NOVA ERA – A ERA DA CRIATIVIDADE? A COLABORAÇÃO A MULTIDISCIPLINARIDADE, A DIVERSIDADE APRENDER COM A CRÍTICA PENSAMENTO GLOBAL QUALIDADE DOS TALENTOS SIMPLICIDADE VELOCIDADE DISCIPLINA

7 CONTEXTO MUNDIAL ALTA VOLATILIDADE DOS MERCADOS FINANCEIROS
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CONTEXTO MUNDIAL ALTA DISPONIBILIDADE DE CAPITAIS ALTA VOLATILIDADE DOS MERCADOS FINANCEIROS NOVAS TECNOLOGIAS SURGEM EM RITMO ACELERADO O CONSUMIDOR ESTÁ NO COMANDO SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL FOCO NA COMPETITIVIDADE

8 CONTEXTO BRASIL FOCO CONTÍNUO NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CONTEXTO BRASIL DEMOCRACIA JOVEM E VIBRANTE FOCO CONTÍNUO NA REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES FOCO EM EDUCAÇÃO DE QUALIDADE REFORMAS INADIÁVEIS AUMENTAR A CAPACIDADE DE POUPANÇA E INVESTIMENTO FOCO NA COMPETITIVIDADE

9 CONTEXTO EMPRESAS AGILIDADE AO INVÉS DE TAMANHO
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CONTEXTO EMPRESAS AGILIDADE AO INVÉS DE TAMANHO DESAFIO DE CRIAR ALGO NOVO O CLIENTE É QUEM ESTÁ NO COMANDO OLHANDO PARA FORA DA EMPRESA DECISÕES DEVEM FAVORECER O LONGO PRAZO O FIM DAS ORGANIZAÇÕES HIERÁRQUICAS INOVAÇÃO IMPÕE O DESAPEGO COM O PASSADO NOVA LIDERANÇA ESTIMULA O POTENCIAL CRIATIVO COLABORADORES BUSCAM SIGNIFICADO NO TRABALHO

10 POR QUE A ECONOMIA CRIATIVA
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 POR QUE A ECONOMIA CRIATIVA NOVAS TECNOLOGIAS AO ALCANCE DE TODOS OS DIFERENCIAIS NÃO ESTÃO MAIS APENAS NO PRODUTO OU SERVIÇO OUTSOURCING NA CHINA E NA ÍNDIA ZEROU DIFERENÇAS NÃO ADIANTA COMPETIR COM FOCO NA REDUÇÃO DE VALOR NOVAS OPORTUNIDADES NA BASE DA PIRÂMIDE A CRIATIVIDADE GERANDO INOVAÇÃO PROCESSOS E TALENTOS GERAM INOVAÇÃO

11 MAS ONDE ESTÃO OS DIFERENCIAIS
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 MAS ONDE ESTÃO OS DIFERENCIAIS NA CRIATIVIDADE GERANDO INOVAÇÃO NA QUALIDADE DOS TALENTOS NO DESENHO DE PROCESSOS NAS NOVAS FORMAS DE ORGANIZAR TALENTOS NOS NOVOS SISTEMAS DE GESTÃO NOS NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS EMPRESAS EM QUALQUER SEGMENTO DE NEGÓCIO PODEM EXERCITAR A CRIATIVIDADE E GERAR INOVAÇÃO

12 E DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 E DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO DAS CHAMADAS INDÚSTRIAS CRIATIVAS DO MUNDO DAS ARTES E DA CULTURA DA CRIATIVIDADE DAS MÍDIAS, DO SOFTWARE DO MUNDO DO DESIGN DA EDUCAÇÃO COM A COMPONENTE DA CRIATIVIDADE

13 CONTRIBUIÇÕES PARA A GERAÇÃO DE VALOR (*)
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CONTRIBUIÇÕES PARA A GERAÇÃO DE VALOR (*) (*) Gary Hammel, The Future of Management, 2007

14 AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL
V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 AMBIENTE DE NEGÓCIOS NO BRASIL 95º. Índice de Alfabetização 95º. PIB “per capita” 83º. Violência 80º. Esforço Melhoria Educação 75º. Corrupção 73º IDH 59º Conectividade 58º Competitividade 43º Índice Global de Criatividade 37º Produtividade 4º Carga Tributária 1º Taxa de Juros Real

15 V CONSESAD.SP BAURU 27/08/2011 CONCEITOS A arte empresta o pensamento criativo e insights do futuro para os negócios e organizações. O conceito Design se expande para abranger novos processos, modelos de negócio e modelos de gestão. Talentos são a base da nova economia. A educação precisa avançar e incluir matérias que desenvolvam a capacidade de empreender, assumir riscos e gerar novas soluções.

16


Carregar ppt "V CONSESAD. SP BAURU 27/08/2011 ECONOMIA CRIATIVA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google