A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4."— Transcrição da apresentação:

1 Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4

2 Onde se encontra o Ferro ?
O Ferro é um elemento de origem mineral e que se pode manifestar nos alimentos em duas formas químicas diferentes. Existe o ferro “não hemínico”, ou ferro “não hem” (também denominado por vezes de “inorgânico”, que se encontra presente nos vegetais, leite e ovos. Estes alimentos só contêm este tipo específico de ferro, embora na carne e no peixe o ferro “não hem” constitua cerca de 65% do total. O ferro “hem”, “hemínico” ou orgânico só se encontra na carne e no peixe, constituindo 35% do total de ferro contido nestes alimentos.

3 CoMO É ABSORVIDO ? O ferro, independentemente do seu tipo, seja ferro “hem” ou ferro “não hem”, possui uma taxa reduzida de absorção. As taxas variam conforme o tipo, mas a absorção nos vegetais em geral é de 10%, do peixe cerca de 15% e da soja e seus derivados cerca de 20%. O tipo de alimento que apresenta uma maior taxa de absorção de ferro é o grupo das carnes, registando-se 30% de absorção efectiva.

4 Tabela diária

5 Iodo

6 Onde se encontra Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha. Mas, há outros alimentos ricos em iodo, tais como o sal iodado, leite e ovos. No entanto, os vegetais são, geralmente, pobres em iodo.

7 Como é absolvido

8 Tabela Alimentos Peso (8g) µg de iodo por porção Bacalhau 150 165
Salmão 107 Leite 560 86 Cerveja 45 Ovo 70 37 Bacon 18 Queijo 40 Rim 42

9 Doença por falta e excesso de Iodo
Deficiência de iodo A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, hipertireoidismo ou hipotireoidismo. A carência de iodo pode ainda resultar em problemas cognitivos nas crianças, se durante a gravidez a mãe não tiver consumido iodo suficiente e se a criança também não consumir alimentos fonte de iodo até os 3 anos de idade, gerando dificuldades na aprendizagem escolar. O cretinismo é uma consequência grave da carência de iodo. Iodo em excesso O consumo excessivo de iodo pode causar diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, taquicardia, lábios e pontas dos dedos azuladas.

10 Receitas Bolo orgânico de iogurte
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral orgânica 1 xícara (chá) de farinha de trigo branca orgânica 1 colher (sopa rasa) de fermento em pó 1 bandeja de morangos orgânicos para enfeitar Mel orgânico a gosto para regar depois de pronto


Carregar ppt "Ferro e Iodo Carlos Eduardo Nº4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google