A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedagogia e Novas Tecnologias: Tecnologias Interativas e Colaborativas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedagogia e Novas Tecnologias: Tecnologias Interativas e Colaborativas"— Transcrição da apresentação:

1 Pedagogia e Novas Tecnologias: Tecnologias Interativas e Colaborativas
Profa. Dra. Iolanda B. C. Cortelazzo Universidade Tuiuti do Paraná out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

2 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Objetivo Fazer com que os professores se apropriem, das diferentes tecnologias de informação e de comunicação, aprendendo a ler e a escrever as diferentes linguagens, as diferentes representações usadas nas diversas tecnologias. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

3 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
O que é Tecnologia? Tecnologia é a aplicação de um conhecimento, de um “saber como fazer”, de métodos e materiais para a solução de um dado problema. Exemplos: Tecnologias de Informação Tecnologias de Comunicação Tecnologias Interativas Tecnologias Colaborativas out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

4 Tecnologias de Informação
Toda forma de gerar, armazenar, veicular, processar e reproduzir a informação: Armazenamento: Papel, arquivo, fichários, fitas magnéticas, discos óticos; Veiculação: fax, telefone, jornal, correio, televisão, telex; Processamento: computadores, robôs; Reprodução: máquina de fotocopiar, retroprojetor, projetor de slides . out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

5 Tecnologias de Comunicação
Toda forma de veicular informação, incluindo as mídias mais tradicionais, como o uso de pergaminhos, de tambores na selva, de livros, de revistas, do rádio, da TV, do vídeo, das redes de computadores, etc. Mudam os padrões de trabalho, o tempo de lazer, a educação, a saúde e a indústria (MARTIN, 1981:2-5) out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

6 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Tecnologias de Comunicação integradas às Tecnologias de Informação criam uma nova sociedade, novos ambientes de trabalho, novos ambientes de aprendizagem novo aluno e novo professor out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

7 O que é Tecnologia Interativa?
Tecnologia que permite: elaboração e manipulação conjunta de conteúdos específicos por parte do emissor (professor/aluno) e do receptor (aluno/professor), codificando-os, decodificando-os, recodificando-os conforme as suas realidades individuais e a cultura em que vivem; uma comunicação mais dinâmica, alternando os papéis de emissor (professor/aluno) e receptor (aluno/ professor). P A E R A P out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

8 O que é Tecnologia Interativa?
Tecnologia que permite interação do usuário com o recurso que lhe permite escolhas e caminhos diferentes: Vídeo interativo TV a Cabo Programa Multimídia Internet (WWW) out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

9 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Incorporar de forma inteligente as tecnologias interativas significa: adotar uma postura positiva e interdisciplinar em relação à tecnologia; manter as características identificadoras da cultura popular e nacional; trabalhar com as TICs como elementos emancipatórios na prática pedagógica. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

10 Tecnologias Colaborativas
permitem a otimização do trabalho em equipe ; facilitam a colaboração; permitem a aprendizagem colaborativa; com diferentes linguagens, atendem a diferentes estilos de aprendizagem. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

11 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Aprender para Ensinar no envolvimento integral do indivíduo, isto é, no emocional, no racional, no imaginário, no intuitivo, no sensorial em interação, a partir de desafios, da exploração de possibilidades, do assumir de responsabilidades, do criar e do refletir juntos (KENSKI,1996:146). out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

12 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Trabalhar com as NTCIs de forma interativa nas aulas e cursos escolares requer: a intencionalidade de aperfeiçoar as compreensões de alunos e professores sobre o mundo natural e cultural em que vivem; o desenvolvimento contínuo de interações cumulativas de professores e alunos com dados e informações sobre o mundo e a história de sua natureza, de sua cultura, posicionando-se e expressando-se, de modo significativo, com os elementos observados, elaborados e, portanto, melhor conhecidos, melhor sabidos. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

13 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
O lay-out das salas de aula mudarão, como já estão mudando em muitas regiões do mundo, o papel do professor tem que mudar também, mas os professores não podem perder o controle da tecnologia que eles estão usando em suas salas de aulas. Eles têm que manipular as tecnologias e ajudar seus alunos a aprenderem como manipulá-las e não se permitirem serem manipulados por elas. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

14 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
As TCIs tem estado à disposição do ser humano desde que os homens escreveram nas cavernas, pela primeira vez, usando carvão e substâncias para tingir. Os professores devem tirar o que há de melhor das NTCIs, pois as redes podem ajudar as pessoas se aproximarem e quebrarem os limites, mas a informação tem que ser selecionada. Os professores terão que trabalhar com seus alunos não só para ajudá-los a desenvolverem habilidades, procedimentos, estratégias para coletar e selecionar informações, mas, sobretudo, será necessário ajudá-los a desenvolverem conceitos. Conceitos que serão a base para a construção de seu conhecimento. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

15 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
“Para que haja educação é preciso muito mais do que uma massa formidável de informações imediatamente acessíveis: é preciso que haja elaboração do saber, considerando o jogo da interatividade entre conhecimento, informação e ação humana”(Barato, 2002, p. 109) out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

16 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
O professor deve reconhecer e articular conteúdos escolares já tratados com a Informática, reavaliar a função da escola nestes novos tempos não perdendo de vista os “princípios norteadores das novas funções, como a capacidade de argumentação, a tolerância, a diversidade de opiniões, os valores democráticos e de constituição de uma cidadania consciente e crítica” (Machado, 1996, p. 252). out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

17 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
O professor “deixará de ser um lecionador para ser um mediador do conhecimento, um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador, e sobretudo, um organizador de aprendizagem” (Gadotti, 2002, p. 32). out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

18 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Para o professor o desafio é educar as crianças e os jovens, propiciando-lhes um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico de modo que adquiram condições para enfrentar as exigências do mundo contemporâneo” (Pimenta e Anastasiou , 2002, p.12). out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

19 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
A Pedagogia é responsável pela formação dos professores que precisam estar profissionalmente qualificados e, deve ter seu currículo preparado para prover essa formação, aliando a teoria à uma prática reflexiva, pois não se pode falar em qualificação sem apropriação das tecnologias. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

20 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Bibliografia Barato, Jarbas Novelino. Aqui Agora: novas tecnologias, o local e o universal. IN Escritos sobre Tecnologia Educacional e Educação Profissional. São Paulo, SENAC, 2002. Cortelazzo, Iolanda B. C. Colaboração, Trabalho em Equipe e as Tecnologias de Comunicação: Relações de Proximidade em Cursos de Pós-Graduação. São Paulo, FE-USP, 2000 (Tese de Doutorado). Gadotti, Moacir A boniteza de um sonho: aprender e ensinar com sentido. abceducatio. ano III, n. 17, p , 2002. out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

21 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Bibliografia . Kenski, Vani Moreira. O Ensino e os resursos didáticos em uma sociedade cheia de tecnologias. In VEIGA, Ilma P. Alencastro (org). Didática: o Ensino e suas relações. Campinas,SP, Papirus, 1996. Lévy, Pierre. A Cibercultura. Rio de Janeiro, Editora 34, 1999. Lucky, R.W.. Scientific American, Sept out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo

22 Iolanda B. C. Cortelazzo iolanda@boaaula.com.br
Bibliografia Machado, Nilson José. Epistemologia e Didática: As concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. São Paulo, Cortez, 1996. ____________. Cidadania e Educação. São Paulo, Escrituras, 1992. Pimenta, Selma Garrido e Anastasiou , Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. Sã Paulo, Cortez, 2002 out/2002 Iolanda B. C. Cortelazzo


Carregar ppt "Pedagogia e Novas Tecnologias: Tecnologias Interativas e Colaborativas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google