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PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO E GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
Milton Dallari Agosto 2010

2 INTRODUÇÃO: A NOVA ECONOMIA
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3 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO E A MUTAÇÃO DA SOCIEDADE
Todo ser humano, residente em países civilizados têm acesso a todo tipo de informação através dos mais variados meios de comunicação; Hoje o conhecimento, é desenvolvido e repassado mundialmente, num ritmo nunca antes visto pelo ser humano; A aceleração da história pode ser medida pelo tempo entre a descoberta de um processo tecnológico e sua aplicação no mercado;

4 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO E A MUTAÇÃO DA SOCIEDADE
Tempo em que as tecnologias desenvolvidas chegaram ao mercado: Papel Imprensa = 250 anos Fotografia = 112 anos Telefone = 56 anos Rádio = 35 anos Televisão = 12 anos Transistor = 5 anos Circuito Integrado = 3 anos Computador 286 = 1 ano do 486 ao Pentium = 1 mês

5 A NOVA ECONOMIA A MUTAÇÃO DA SOCIEDADE
O ritmo e velocidade das mudanças acontece de forma muito mais rápida: Imaginem as mudanças no mundo de 1970 a 2000 (30 anos). Imaginem as mudanças que vão ocorrer de 2010 a 2020 (10 anos).

6 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO E A MUTAÇÃO DA SOCIEDADE
A Nova Economia traz fatos econômicos e sociais marcantes: A GLOBALIZAÇÃO A NOVA CONCEPÇÃO DO CAPITALISMO O CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS (Tecnologia) A ERA DA INFORMAÇÃO, A GLOBALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO A EMPRESA SOCIO-AMBIENTALMENTE CORRETA E ÉTICA AS NOVAS VISÕES DA ECONOMIA

7 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO: DEFINIÇÃO
Em termos simples, Globalização significa que não existem mais distâncias no mundo. Graças ao comércio eletrônico e às facilidades de logística e distribuição, uma empresa pode dominar mercados mundiais e/ou regionais; A realidade da Globalização é que NADA ficará fora da competição global.

8 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
Os custos com logística tem sido decrescentes na última década, As empresas internacionais integram seletivamente sua produção pelos continentes, As empresas aproveitam economias de aglomeração combinadas com o uso dos fatores produtivos locais.

9 A NOVA ECONOMIA GLOBALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO
O desenvolvimento, barateamento e popularização das tecnologias de transmissão de informações aliadas a novas tecnologias de gestão empresarial (TI) permitem a gestão de atividades e projetos em diferentes pontos do globo. Isso permite uma nova hierarquização na divisão do trabalho nas empresas globalizadas, concentrando ainda mais atividades intensivas em centros de vantagens comparativas.

10 AS NOVAS VISÕES DA ECONOMIA
Sistema produtivo total de uma sociedade (Bolo de 2 camadas com cobertura) 1/2 do Bolo: “PNB” monetizado (PNB=PIB+SALDO) PNB monetizado. Medido por estatísticas oficiais. Produção da economia informal (fora das estatísticas oficiais) O Setor “Privado” do PNB depende do Economia Oficial de Mercado Todas as Transações em Dinheiro Setor “Privado” , Produção, emprego, consumo, investimento, poupança Setor “Público” do PNB que depende da Setor “Publico” , Defesa, Governos Federal, Estadual e Municipal, Infra-Estrutura (estradas, manutenção, rede de esgoto, pontes, metrôs, escolas) Transação à Vista da economia subterrânea (informal, sem registro) 1/2 do Bolo: Não-monetizado Altruísmo não monetizado “Economia” da solidariedade (de mão-de-obra não-remunerada). Custos ambientais absorvidos ou não contabilizados Riscos transferidos para gerações futuras. “Economia Solidária” Estruturas comunitárias, familiares e sociais de trocas, serviços domésticos e criação dos filhos, serviços voluntários, ações solidárias, cuidados para com os idosos e doentes, produção domiciliar para uso próprio e agricultura de subsistência. “Economia Solidária” que depende da Economia Ambiental NATUREZA

11 A NOVA ECONOMIA PROCESSO SISTÊMICO E INCORPORAÇÃO DE VALORES

12 COMO CONVIVER COM ESSAS MUDANÇAS ?
É ESSENCIAL.... 1. Capacidade de Absorver e Gerenciar Informações Conduzir a Soluções Próprias Orientar as Estratégias de Mercado (Tecnologia, Mercado) 2. Métodos de Gestão Eficientes e Eficazes Estimular Criatividade, Polivalência e Flexibilidade; Processo Decisório Participativo, Visando Aumentar a Produtividade, Melhoria Contínua da Qualidade; Resultados Discutidos e Compartilhados Valorização do Crescimento do Ser Humano. 3. Foco no Cliente Traduzindo os Desejos e Expectativas em Produtos e Serviços

13 A NOVA ECONOMIA A PRÓXIMA DÉCADA
Na próxima Década, a única certeza estável, é a certeza de que muita coisa vai mudar nas relações internacionais, jurídicas, econômicas, sociais e ambientais ! Como ficarão as novas relações entre os mercados e os escritórios de advocacia ? E entre o mercado e os profissionais do Direito ?

14 GESTÃO DE ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA
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15 Oportunidades de negócios na advocacia
Existem e existirão grandes oportunidades de negócios na advocacia, no entanto o seu aproveitamento exige GESTÃO ESTRATÉGICA e também a QUEBRA DE ALGUNS PARADIGMAS. 1º Passo: conhecer o mercado e explorar as potencialidades de negócios. 2º Passo: necessidade de adaptação dos profissionais do Direito à nova realidade de mercado, desenvolvendo habilidades extracurriculares.

16 Plano de Gestão Baseado em um Plano de Gestão os operadores do direito poderão visualizar e aproveitar as novas oportunidades que estão surgindo no setor jurídico, seguindo os principais pontos: I. Elaboração de um Plano de Negócio II. Conhecer o mercado e as oportunidades III. Desenvolver competências essenciais IV. Utilizar ferramentas de promoção e marketing

17 I. Elaboração do Plano de Negócio
Objetivo: Organizar o escritório e traçar os objetivos estratégicos, desenvolvendo: » Estratégia organizacional » Estratégia gerencial » Estratégia de marketing

18 I. Elaboração do Plano de Negócio
Estratégia organizacional Possibilitará organizar a estrutura do escritório em torno de funções e não em torno de pessoas. Criar um organograma como funções, hierarquia e divisão de tarefas Estratégia gerencial Aqui podem ser utilizadas duas ferramentas administrativas que são bastante eficazes no gerenciamento de um escritório. 1. “ciclo PDCA” que permite planejar, executar, verificar e realizar ações corretivas ininterruptamente nas tarefas do escritório. 2. “Lei de Pareto”,  que  proporciona conhecer que ações deverão ser priorizadas para tornar o escritório lucrativo Estratégia de marketing Três objetivos básicos devem ser definidos nesta estratégia: como captar clientes, como conquistar clientes e como manter um relacionamento duradouro com os mesmos.

19 II. Conhecimento do Mercado e as Oportunidades
Objetivo: Descobrir as áreas que estão em expansão e que representam novas oportunidades de negócios para isso se faz necessário pesquisar o mercado, a concorrência, o perfil dos clientes ideais Atualmente as áreas que se destacam por estarem apresentando grandes oportunidades de negócios na advocacia, são: Telecomunicações Energia, petróleo e gás Mercado de capitais Fusões e aquisições Arbitragem Meio ambiente Agronegócios Terceiro setor Internet e mídias eletrônicas

20 III. Desenvolver Competências Essenciais
Várias são as competências necessárias e fundamentais para aproveitar as novas oportunidades de negócios e gerir estrategicamente um escritório: Habilidade de negociação – o mercado espera que o operador do direito seja muito mais do que apenas um técnico que entenda de leis. Sua capacidade de propor e realizar acordos está sendo muito valorizada. Capacidade de produzir conhecimentos relativos ao mundo dos negócios – entender dos negócios dos clientes passa a ser uma vantagem competitiva inestimável. Para isto, é necessário penetrar no mundo destes clientes, e atualizar-se constantemente. Comunicação e relacionamento interpessoais – a capacidade de persuasão e de influenciar pessoas no mundo dos negócios são armas estratégicas para os novos profissionais do Direito.

21 III. Desenvolver Competências Essenciais
Liderança – assumir atitudes proativas, liderar processos, e coragem para assumir riscos, são fundamentais no mundo dos negócios. Trabalho em equipe – saber cooperar e também procurar tirar o melhor do potencial de cada pessoa dentro de uma organização. Motivação – esta competência está intimamente relacionada à paixão que o profissional tem por sua profissão, e também a sua capacidade de gerenciar o próprio estado de espírito. A motivação é fator essencial para a produtividade de um profissional. Inovação – este fator é fundamental para a vitalidade do negócio, pois permite que ele se desenvolva continuamente, buscando adaptar-se às necessidades e aos novos desafios que surgem todos os dias.

22 IV. Ferramentas de Promoção e Marketing
Em observância ao Código de Ética da OAB várias ferramentas podem ser utilizadas para a promoção de um escritório: Parcerias – desenvolver parcerias com outros advogados e profissionais  de áreas complementares. Networking – criar uma rede relacionamentos profissionais, que possa alavancar contatos e negócios; Publicação de artigos – escrever e publicar artigos informativos direcionados aos seus clientes potenciais, prestando-lhes serviços e informações relevantes.

23 IV. Ferramentas de Promoção e Marketing
Utilização da internet, sites e blogs – explorar todo o potencial da internet para prestar serviços e informações a seus clientes e divulgar a marca e o trabalho do escritório. Relacionamento com clientes – utilizar o relacionamento com os clientes, de maneira dinâmica, desenvolvendo um vínculo para que estes ajudem a construir novas oportunidades de negócios. Relações públicas - ministrar palestras e participar de debates, fazer parte de associações e entidades de classe com o objetivo de  desenvolver parcerias e networking. Pode-se também compartilhar informações e ajuda com os membros destas entidades, além de procurar manter contatos com a imprensa.

24 Reflexão A partir do momento em que estas oportunidades forem exploradas de maneira adequada e com visão profissional de negócio, o setor jurídico, pode tornar-se um mercado profissional bastante atrativo, contando sempre com muito profissionalismo, competência e dedicação.

25 Milton Dallari


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