A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As vanguardas Européias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As vanguardas Européias"— Transcrição da apresentação:

1 As vanguardas Européias
Pré-Vestibular Social CEDERJ Literatura Brasileira

2 O que são as vanguardas européias?
Futurismo Cubismo Expressionismo Dadaísmo Surrealismo

3 Futurismo Luigi Russolo, Dinamismo de um automóvel, As formas triangulares dispostas radialmente transmitem a sensação de movimento e de velocidade.

4 O que podemos observar na literatura do período futurista?
Ode ao Burguês Eu insulto o burguês! O burguês-níquel, o burguês-burguês! A digestão bem-feita de São Paulo! O homem-curva! O homem-nádegas! O homem que sendo francês, brasileiro, italiano, é sempre um cauteloso pouco-a-pouco! ANDRADE, Mario. Poesias Completas. In: MANFIO, D.Z. (Org.). EdUSP, 1987.

5 O que podemos observar na literatura do período futurista?
Rejeição do passado e da tradição artística Defesa da destruição da sintaxe – “palavras em liberdade” Abolição da pontuação – “imaginação sem fios” Representação do movimento, ideia de velocidade Nada de “supérfluos” – corte no uso de adjetivos e advérbios Abolição do “eu” – o lirismo sentimental não é capaz de traduzir o mundo industrializado e veloz

6 Cubismo 1907 Em 1937, quando Picasso pintou  Mulher chorando, sob o impacto da notícia do bombardeio de Guérnica inspirou-se em sua nova companheira, a fotógrafa Dora Maar. A tela é a expressão da dor de uma mulher, da dor frente às desgraças. A figuração dada ao rosto feminino permite o olhar sobre diversas perspectivas.

7 Cubismo 1907 Jean Metzinger, O lanche (mulher com colher de chá), 1911.

8 O que podemos observar na literatura do período cubista?
Técnica de recorte e colagem “Um cão ladrava à porta barbuda em manga de camisa”. [Memórias Sentimentais de João Miramar] Diferentes elementos da cena (porta, homem) recortados e reorganizados de maneira a ficarem sobrepostos. O resultado é uma personificação produzida por uma metonímia.

9 Cubismo Fragmentação Multiplicação de pontos de vista – múlti-plas perspectivas podem ser captadas simultaneamente pelo observador/leitor Representação das formas naturais por meio de motivos geométricos

10 Expressionismo Edward Munch, O Grito, 1893.
Clima de angústia, ou mesmo desespero: está claro que o grito a que se refere o título do quadro é um grito de pavor. As cores fortes e as linhas retorcidas, que tornam a imagem retratada inverossímil, ajudam a criar essa atmosfera.

11 Expressionismo EXpressão – de dentro pra fora
Ideia central: projetar no mundo exterior a própria interioridade do sujeito Imagens distorcidas e exageradas Cores fortes, resplandecentes e contrastantes Pinceladas rápidas e vigorosas – vitalidade

12 Dadaísmo 1916 Marcel Duchamp, A Fonte O Ready-made é uma técnica que consiste em reaproveitar objetos utilitários de uso cotidiano (ou seja, não artísticos), promovendo neles pequenas alterações e elevando-os à condição de obra de arte simplesmente por assiná-los, dar-lhes um nome e colocá-los em exposição em um museu ou galeria.

13 O que podemos observar na literatura do período dadaísta?
Pegue um jornal. Pegue uma tesoura. Escolha no jornal um artigo com o comprimento que pensa dar ao seu poema. Recorte o artigo. Depois, recorte cuidadosamente todas as palavras que formam o artigo e meta-as num saco. Agite suavemente. Seguidamente, tire os recortes um por um. Copie conscienciosamente pela ordem em que saem do saco. O poema será parecido consigo. E pronto: será um escritor infinitamente original e duma adorável sensibilidade, embora incompreendido pelo vulgo. Tristan Tzara

14 Dadaísmo Ilogismo Negação de qualquer lógica, princípio ou valor estético Gratuidade da arte O artista desconstrói o próprio conceito de obra de arte Rejeição à arte tradicional Dessacralização da arte Postura questionadora e iconoclasta: a negação de todos os valores, a ideia de ser contra qualquer princípio, a despreocupação com o sentido e o elogio da gratuidade, ou seja, da falta de motivação ou explicação para as coisas.

15 Dadaísmo Entre os mais famosos Ready-mades está L.H.O.O.Q. que, em frânces quando lido, assemelha-se com Elle a chaud au cul que, traduzido fica: Ela tem fogo no rabo. Feito sobre reprodução da obra Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

16 Surrealismo 1924 Salvador Dalí. Sonho Causado Pelo Voo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar

17 Surrealismo A Poetisa, Joan Miró.

18 O que podemos observar na literatura do período surrealista?
Pré História Mamãe vestida de rendas Tocava piano no caos. Uma noite abriu as asas Cansada de tanto som, Equilibrou-se no azul, De tonta não mais olhou Para mim, para ninguém! Cai no álbum de retratos. In: MENDES, Murilo. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1995.

19 Surrealismo Negação do conhecimento racional da realidade – e, em contrapartida, a valorização: do inconsciente, dos estados alucinatórios, da fantasia da loucura

20 Resumo das vanguardas

21 Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda
Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda. Interesse ideológico na arte. Subversão radical da cultura e dos costumes. Nega o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica.

22 Cubismo: esteve inicialmente ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e geometrização das palavras, dispostas no papel de maneira aleatória a fim de conceber imagens.

23 Dadaísmo: contra as teorias e ordenações lógicas.  Durante a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Expressionismo: tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa (na tela ou no papel) de imagens geradas no mundo interior do artista.

24 Surrealismo: como o Expressionismo, preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista Sigmund Freud.


Carregar ppt "As vanguardas Européias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google