A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"— Transcrição da apresentação:

1 CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
esev aeep CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Comunicação matemática

2 Comunicação matemática

3 Interpretação Comunicação matemática TÓPICOS (1.º CICLO) Interpretação
Representação Expressão Discussão TÓPICOS (2.º CICLO) Interpretação Representação Expressão Discussão OBJETIVOS (1.º CICLO) • Interpretar informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas. • Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas. • Expressar ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, utilizando linguagem e vocabulário próprios. • Discutir resultados, processos e ideias matemáticos. OBJETIVOS (2.º CICLO) Interpretar a informação e ideias matemáticas representadas de diversas formas. Representar informação e ideias matemáticas de diversas formas. Traduzir relações de linguagem natural para linguagem matemática e vice-versa. Exprimir ideias e processos matemáticos, oralmente e por escrito, usando a notação, simbologia e vocabulário próprios. Discutir resultados, processos e ideias matemáticos.

4 RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Tarefas de investigação
RELAÇÕES ENTRE AS CAPACIDADES TRANSVERSAIS &TAREFAS Problemas Tarefas de exploração RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMUNICAÇÃO RACIOCÍNIO Exercícios Tarefas de investigação

5 COMO DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA?
O QUE DIZ O PMEB? A comunicação oral tem lugar tanto em situações de discussão na turma como no trabalho em pequenos grupos, e os registos escritos, nomeadamente no que diz respeito à elaboração de relatórios associados à realização de tarefas e de pequenos textos sobre assuntos matemáticos, promovem a comunicação escrita. (p. 7)

6 Discussão de resultados e sistematização de conhecimento
COMO DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA? Discussão (falar e ouvir de forma reflexiva) Proposta de tarefas Importância de os alunos comunicarem os resultados da sua atividade Importância de os alunos terem atividades ricas Discussão de resultados e sistematização de conhecimento

7 COMO DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA?
Ler e escrever A LIGAÇÃO ENTRE A Matemática e a literatura infantil O que temos feito na ESE de Viseu

8 Tarefa: Cava a dois tempos
COMO DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA? Tarefa: Cava a dois tempos – Não devíamos ter vindo ver os soldados do Almançor – dizia Aban, não escondendo o medo que se apoderava dele. – Aban, agora de nada valem os choros. Temos que ser valentes, subir o monte de terra e passar para a banda de lá, onde estaremos mais abrigados do vento – dizia Abdul, três anos mais confiante do que o amigo. – Não consigo subir – gritava Aban, um rapaz que andaria pelos 10 anos de vida, estatura baixa e tez escura. ­– Claro que consegues. Não largues a minha túnica – gritava ainda mais alto Abdul … A Cava é um monumento que tem as suas origens enredadas em mistério. Ela é constituída por uma imensa muralha de terra, em forma de octógono regular, com 2000 metros de medida de perímetro, com uma largura de cerca de 27m na base e 6m de largura no coroamento. O interior da Cava é elevado em relação ao exterior, sendo a altura interior de cerca de 6m e a exterior de 9m… Quanto mede cada um dos lados da Cava de Viriato? A que a altura está o interior da Cava relativamente ao exterior? Usando o Geogebra, procura determinar a distância de qualquer vértice ao centro da Cava.

9 COMO DESENVOLVER A COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA?
Tarefa: Ao ataque


Carregar ppt "CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google