Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAlana Aparicio Alterado mais de 10 anos atrás
2
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
3
Alunos Virtuais: Vocês fazem parte da UAB do IFSUL
E do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância (TSIaD)
4
Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo.
Tudo muda, o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo... “Como uma onda” Lulu Santos
5
O MUNDO mudou, as novas tecnologias de
informação e comunicação estão aí, e estão sacudindo a escola, professores e alunos.
6
O que é Educação a Distância?
7
Educação a Distância (EAD):
Segundo Moran, Educação a Distância é o processo de ensino e aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.
8
Os paradigmas estão mudando...
9
Formador Tradicional Detentor de conhecimento Soberano Expõe conteúdos
Interativo Facilitador, estimulador Companheiro, amigo Discute idéias, problematiza!
10
Aluno Tradicional Passivo Absorve conhecimento Estático
Aprendizagem individual Interativo Ativo/Sujeito Constrói conhecimento Explora, participa, descobre Aprendizagem colaborativa
11
Qual é nossa sala de aula virtual?
12
O aluno on-line deverá adotar uma postura ativa, tornando-se sujeito da construção do seu conhecimento.
13
Para isso é fundamental deixar:
Postura passiva Devendo ser Pró-ativo Determinado Disciplinado Organizado Sujeito de sua aprendizagem Autônomo Aberto a novas idéias Capaz de trabalhar de forma colaborativa
14
Fatores que afetam o papel ativo do aluno em cursos on-line:
Deficiência no letramento eletrônico Falta de motivação Anos de ensino tradicional Falta de pré-requisitos
15
Os alunos de cursos on-line devem ter tempo para ler, pensar e participar de todas as atividades.
16
O que é o Estar Junto Virtual?
É estar em rede explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa
17
É estar em rede, explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa.
18
Papel do aluno on-line Organizar e cumprir seu horário diário no Pólo.
Ler o guia didático da disciplina em estudo Planejar e desenvolver ações Buscar solucionar suas dúvidas Errar e aprender com seus erros Trabalhar colaborativamente Estabelecer conexões
19
Papel do aluno on-line Participar de todas as atividades propostas
no guia didático Refletir sobre o processo de aprendizagem Resolver problemas em grupo e individul- mente de forma autônoma em relação à busca, ao fazer e ao compreender Participar de todas as aulas presenciais Estar com todas as atividades propostas em dia
20
Nem tudo são flores... Existem algumas pedras que precisam ser retiradas: Instruções claras Dificuldade de administrar o tempo Falta de retorno das tarefas ou dúvidas Problemas técnicos e tecnológicos Motivação Sair da linguagem oral (oralidade), indo para linguagem escrita (texto)
21
Essas pedras serão retiradas por vocês alunos, junto com tutores
e formadores.
22
Para pensar: “Apesar de tudo, à medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa nenhum”. Alvin Toffler
23
Sucesso, Garra e perseverança.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.