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UNISEP Prof. Nilson Faria 31/03/2017 www.nilson.pro.br.

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1 UNISEP Prof. Nilson Faria 31/03/2017

2 O QUE É ISSO ? ISO 14000 POLÍTICA GESTÃO AMBIENTAL PROCEDIMENTOS
IMPACTO AMBIENTAL PROCEDIMENTOS O QUE É ISSO ? 31/03/2017 GTARALLI

3 SISTEMAS DE GESTÃO INTERESSES E ORGANIZAÇÕES DE INFLUÊNCIA NO DESEMPENHO AMBIENTAL DA ORGANIZAÇÃO órgãos regulamentadores clientes ( corporativos e individuais ) bancos seguradoras funcionários comunidade local grupos de interesses particulares 31/03/2017 GTARALLI

4 A QUESTÃO AMBIENTAL ACIDENTES OCORRIDOS
SEVESO BHOPAL MÉXICO CHERNOBYL BASILÉIA EXXON-VALDEZ SHELL ACIDENTES OCORRIDOS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS número de vítimas degradação da flora e fauna valor das indenizações Efeito “estufa “ Devastação das florestas Biodiversidade 31/03/2017 GTARALLI

5 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
PLANEJAMENTO ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Responsabilidades Autoridades RECURSOS Mão-de-Obra Material Máquina SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL (SGA) IMPLANTADO E MANTIDO PROCEDIMENTOS PROCESSOS Métodos Práticas 31/03/2017 GTARALLI

6 SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
OBJETIVOS DE UM SGA: FORNECER AS FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAR AS METAS AMBIENTAIS E MELHORIA CONTÍNUA DO DESEMPENHO DE UMA EMPRESA; BUSCAR A QUALIDADE AMBIENTAL; AVALIAR A ESTRATÉGIA DA EMPRESA (FATOR DE DIFERENCIAÇÃO NO MERCADO); ADOTAR MEDIDAS DE PREVENÇÃO DA POLUIÇÃO. 31/03/2017 GTARALLI

7 MEIO AMBIENTE AR ÁGUA SOLO /SUB-SOLO (L) ORGANIZAÇÃO PESSOAS RECURSOS
NATURAIS FLORA FAUNA PESSOAS AR ORGANIZAÇÃO (L) 31/03/2017 GTARALLI

8 SISTEMA ITEGRADOS DE GESTÃO
DOCUMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS INSTRUÇÕES ESTRUTURA ORGANIZACIONAL RESPONSABILIDADES AUTORIDADES SISTEMA ITEGRADOS DE GESTÃO RECURSOS MÃO DE OBRA MÁQUINA PROCESSOS MÉTODOS 31/03/2017 GTARALLI

9 PREOCUPAÇÃO DO PÚBLICO
PERDAS POTENCIAIS INCÊNDIOS EXPLOSÕES LIBERAÇÃO TÓXICA ACIDENTE MAIOR PREOCUPAÇÃO DO PÚBLICO México, Bhopal, Cubatão, Basiléia, Exxon Valdez, Chernobyl, Petrobrás 31/03/2017 GTARALLI

10 Tudo se liga a tudo Governo Cliente Funcionários Sociedade Empresa
Sindicato Acionistas Imprensa Comunidade Fornecedores Meio ambiente 31/03/2017

11 31/03/2017

12 Problemas Ambientais Gestão Ambiental
1. Água: - Suprimento de água para consumo humano - Qualidade - Contaminação dos oceanos 2. Ar: - Poluição - Efeito estufa - Redução da camada de ozônio 3. Biodiversidade: - Devastação dos recursos florestais - Aceleração do ritmo da extinção das espécies 4. Energia: - Redução do uso de energia por fontes não renováveis - Redução do consumo de energia hidrelétrica - Desenvolvimento de fontes alternativas de geração 5. Resíduos: - Disposição inadequada - Geração Acelerada - Esgotamento da capacidade dos aterros Gestão Ambiental 31/03/2017

13 A História da Gestão Ambiental
40/50 Bombas Atômicas em Hiroshima e Nagashaki. Industrialização acelerada. Aceitação da idéia de que os prejuízos ambientais devem ser assumidos pela sociedade, em favor do desenvolvimento econômico. Preocupação com acidentes de trabalho; Legislação ambiental incipiente no Brasil; Publicação do romance “silent Spring” (Primavera Silenciosa), da bióloga americana Rachel Carson, que contribuiu decisivamente para a proibição do uso do DDT. Alienação 60 Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

14 A História da Gestão ambiental
Marco Principal: Conferência de Estocolmo, promovida pela ONU em 1972; Crise do Petróleo e aceleração dos programas nucleares na Europa; Surgimento das ONG’s. Em 1971 nasce o Greenpeace, que apresenta uma das atuações mais radicais em favor do meio ambiente; Inicia-se a implantação da tecnologia de fim de tubo (ponto de descarga); Em 1974, pela primeira vez, cientistas americanos chamam a atenção do mundo para os perigos da destruição da camada de ozônio pelo uso dos CFCs; Criação da Agência Ambiental Americana (EPA), do Selo Verde na Alemanha e do Anjo Azul na França; 70 Passiva Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

15 A História da Gestão ambiental
Instituição da Política Nacional do Meio ambiente, em 1981, e criação de diversos órgão de atuação ambiental; Legislação ambiental sobre zoneamento ambiental, licenciamento de atividades poluidoras e avaliação de impacto ambiental (Resolução CONAMA 1/86), dentre outras; Preocupação das empresas em atender às exigências dos órgão ambientais; Inclusão do planejamento ambiental nas empresas, investimentos e sistemas de controle; Pouca ou nenhuma visão das oportunidades de ganhos decorrentes de uma gestão ambiental eficaz; Mobilização das comunidades. 80 Passiva Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

16 A História da Gestão ambiental
Convenção de Viena, de 1985, e o Protocolo de Montreal, em 1987, sobre o uso de substâncias nocivas à camada de ozônio; Aprovação e divulgação pela ONU, em 1987, do Relatório “Nosso Futuro Comum”, no qual foi defendido o conceito de Desenvolvimento Sustentável. “Desenvolver sustentavelmente satisfazendo as necessidades do presente, sem comprometer as habilidades das futuras gerações em satisfazer as suas necessidades”. 80 Passiva Marco Principal: Conferência Rio-92, que consolidou o conceito de Desenvolvimento sustentável e aprovou a Agenda 21; Promulgada, em 1991, pela Câmara Internacional do Comércio (ICC), a “Carta de Roterdã”, conhecido também por “Princípios do Desenv. Sustentável”; 90 Ativa Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

17 A História da Gestão ambiental
Gestão Proativa (ações preventivas para evitar a poluição no ponto de geração); Intensificação da mobilização das comunidades de forma organizada e reivindicativa; Adesão das empresas a princípios estabelecidos por determinados grupos, com base no conceito de desenvolvimento sustentável. Exemplos: “Responsible Care” (Atuação Responsável), da Associação de Indústrias Químicas e “Princípios do Desenvolvimento sustentável” da ICC; Emissão da Norma ISO – Sistema de Gestão Ambiental, com adesões em escala crescente por parte das empresas internacionais e nacionais, antes mesmo de sua versão final em Outubro de 1996; 90 Ativa Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

18 A História da Gestão ambiental
Negociações internacionais sobre a redução das emissões de CO2 (Protocolo de Kyoto); Surgimento da legislação brasileira sobre “crimes ambientais” (1998); 90 Introdução do conceito do ciclo de vida do produto (análise ambiental de todas as etapas de produção, incluindo fornecedores e consumidores, conhecida também pela expressão “do berço ao túmulo”); Integração das questões ambientais à estratégia do negócio; gestão ambiental vista como um diferencial competitivo e um fator de melhoria organizacional; Exploração do “ecomarketing”. A “empresa cidadã”. Preocupação da empresa frente a sociedade. Ativa 00 Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

19 Fatores Impusionadores da Gestão Ambiental Gestão Ambiental
BRASIL/ EXTERIOR Fatores Poluição Prevenção e Controle de Poluição Inovações etc OPORTUNIDADES AMBIENTAIS Tecnológicas Organizacionais Consumidores Financeiras Impusionadores da Gestão Ambiental MERCADOS Produtos/serviços Recursos EMPRESA SOCIEDADE COMUNIDADE AMBIENTALISTAS ÓRGÃOS DE CONTROLE Legislação, Normas, Políticas Gestão Ambiental 31/03/2017 Responsabilidade Social

20 Visão Empresarial Visão Empresarial: Meio Ambiente como “ativo”
Degradaçao ambiental como “passivo” Desenvolvimento social 31/03/2017

21 PARADIGMAS OBSOLETO “VIRTUOSO” ECONOMIA ECONOMIA SOCIEDADE
MEIO-AMBIENTE SOCIEDADE 31/03/2017

22 “METABOLISMO” INDUSTRIAL
Foco principal da atividade Empresarial PRODUTO Lucro EFLUENTES LIQUIDO SOLIDO (RSO) LODOS RESÍDUOS (Lixo) REJEITOS ENERGIA Matérias-Primas Produtos Auxiliares Água Ar Energia Linha “verde” Foco ambiental PROCESSOS Foco “racional” Linha Verde + Foco Racional PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL 31/03/2017

23 DESCARTE PRODUTOS BENS DE CONSUMO “METABOLISMO” URBANO/CONSUMIDOR
Efluentes Esgotos Lodos Lixo Lixões Aterros Taxas geração PRODUTOS BENS DE CONSUMO CONSUMO 31/03/2017

24 Paradigma “R”eferencial
Modelo Virtuoso dos 3 “R” REDUZIR RECICLAR REUSO 31/03/2017

25 Produção e Geração de Resíduos
93% 95% “Lixo” Dentro de 6 semanas após a venda Resíduo Processo Manufatura Materiais & Energia Produto 80% descarte Com uso simples 7% 31/03/2017

26 Produção com “Tecnologias Limpas”
Mecanismos de reciclagem Repensar Resíduo Processo Manufactura Materia Prima & Energia ? Mecanismos de reciclagem 31/03/2017

27 Conceito de Cadeia Produtiva “ResíduoA Matéria-PrimaB”
Resíduos Resíduo A C Residuo Exemplos: Papel-papelao-celulose Aluminio Ind. Alimentos (Lacticinios) B 31/03/2017

28 Objeto de estudo da Administração FUNÇÃO ECONÔMICA FUNÇÃO SOCIAL
ORGANIZAÇÃO Objeto de estudo da Administração FUNÇÃO ECONÔMICA FUNÇÃO SOCIAL PRODUTOS / SERVIÇOS (Lucros) BEM-ESTAR SOCIAL 31/03/2017

29 AS EMPRESAS E O MEIO-AMBIENTE
31/03/2017

30 COMO AS EMPRESAS AFETAM
O MEIO-AMBIENTE? Pelo uso físico de áreas onde se instalam Pelo uso de matérias-primas e insumos de produção Pelo consumo de água, energia, combustível Com a movimentação de cargas e pessoas da empresa e para a empresa Através do uso dos seus produtos ou serviços Na prestação de assistência técnica (óleos, graxas, peças velhas) Pela geração de resíduos sólidos e despejos industriais 31/03/2017

31 COMO AS EMPRESAS AFETAM
O MEIO-AMBIENTE? Com a emissão de poluentes (partículas, gases, odores, barulho) Através de testes e pesquisas de processos industriais e produtos Com o descarte dos produtos colocados à disposição dos consumidores 31/03/2017

32 COMO AS EMPRESAS SÃO AFETADAS
PELO MEIO-AMBIENTE? Por emissões da própria indústria ou de terceiros (partículas, gases, odores, barulho) Através de pressões de vizinhanças Com exigências de usuários e consumidores Por meio das legislações ambientais Por exigências de órgãos ambientais Pela escassez de matérias-primas e insumos Pelo custo dos investimentos em controles de proteção ambiental 31/03/2017

33 COMO AS EMPRESAS SÃO AFETADAS
PELO MEIO-AMBIENTE? Por movimentos e ações de organizações não- governamentais Por imposições e exigências (políticas e diretrizes) da holding e/ou matriz Por exigências do fornecedores Por restrições de uso do solo Por diretrizes e normas de acordo de instituições nacionais e/ou internacionais (ISO, ABNT, UNIÃO EUROPÉIA, CÂMARA DE COMÉRCIO INTERNACIONAL) 31/03/2017

34 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?
31/03/2017

35 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?
Aspectos básicos tradicionais: SATISFAÇÃO X PREÇO CONDIÇÕES DE ENTREGA X ASPECTOS AMBIENTAIS 31/03/2017

36 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?
Maior satisfação dos clientes preferência pelos produtos da empresa Melhoria da imagem junto aos clientes, colaboradores, governo, ONG, etc Conquista de novos mercados fator de competitividade / cliente passa a aceitar pagar um pouco mais pela ‘qualidade de vida’ Redução de custos eliminação de desperdícios / análise do processo de produção / uso racioanal dos recursos e energia 31/03/2017

37 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?
Melhoria do desempenho - maior produtividade - ações gerenciais e treinamento - gestão ambiental X gestão da qualidade Redução dos riscos menor possibilidade de acidentes/multas/abalo da imagem/melhor renegociação com seguradoras Maior permanência do produto no mercado sem ocorrências de reações adversas dos consumidores / melhor imagem frente aos consumidores e financiadores 31/03/2017

38 Por que uma empresa deve melhorar seu desempenho ambiental ?
Maior facilidade na obtenção de financiamentos Maior facilidade na obtenção de certificação Garantir um ambiente saudável para as gerações futuras DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 31/03/2017

39  TRIPÉ DAS RESPONSABILIDADES EMPRESARIAIS LUCRO
LUCRO E RESPONSABILIDADES EMPRESARIAIS RESPONSABILIDADE AMBIENTAL LUCRO RESPONSABILIDADE ECONÔMICA SOCIAL COMPETITIVIDADE LUCRO ($$$): não é a finalidade da empresa, mas sim um resultado de seu trabalho, sendo uma medida de seu desempenho (atendendo bem -> vende mais -> melhores preços -> lucro) 31/03/2017

40 CONTA DA SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
CUIDADOS COM O MEIO AMBIENTE DORES DE CABEÇA VENDAS MANTER-SE NO MERCADO, OU SEJA, ASSEGURAR A COMPETITIVIDADE. 31/03/2017

41 OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL NAS EMPRESAS
AÇÕES/OBJETIVO ELEMENTOS RESULTADO ÁGUA E ENERGIA MATÉRIAS PRIMAS INSUMOS SOLO EMBALAGENS OTIMIZAÇÃO ECONÔMICA E AMBIENTAL EVITAR REDUZIR RECICLAR REUTILIZAR MELHORAR JUNCHEM, P. A., 31/03/2017

42 COMPONENTES E INFLUÊNCIAS DO AMBIENTE MACRO E MICRO EMPRESARIAL
MEIO AMBIENTE NATURAL AMBIENTE MICRO Política e Legislação Sociedade Acionistas e proprietários Consumidores Concorrentes Vizinhança Fornecedores EMPRESA Ciência e Tecnologia Economia Bancos e seguradoras 31/03/2017 JUNCHEM, P. A.

43 ABORDAGEM CONVENCIONAL
MUDANÇAS NA EMPRESA ATRAVÉS DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL ABORDAGEM CONVENCIONAL ABORDAGEM CONSCIENTE Assegurar lucro transferindo insuficiências para o preço dos produtos LUCRO Assegurar lucro controlando custos e eliminando ou reduzindo perdas, fugas e ineficiências Descartar os resíduos da maneira mais fácil e econômica RESÍDUO Valorizar os resíduos e maximizar a reciclagem; destinar corretamente os resíduos não recuperáveis INVESTIMENTO Protelar investimentos em proteção ambiental Investir em melhorias do processo e qualidade total (ambiental) Cumprir a lei no que seja essencial, evitando manchar a imagem da empresa LEGISLAÇÃO Adiantar-se e antecipar-se às leis, projetando uma imagem avançada da empresa MEIO-AMBIENTE Meio-ambiente é um problema! Meio-ambiente é uma oportunidade! 31/03/2017

44 AS ATIVIDADES EMPRESARIAIS E SEUS EFEITOS AMBIENTAIS
31/03/2017

45 COMPORTAMENTO AMBIENTAL REATIVO
Poluição, Controle de poluição, Inovações, etc. Maximização de lucros, curto prazo MERCADOS Produtos/Serviços Recursos ÓRGÃOS DE CONTROLE EMPRESA 31/03/2017

46 COMPORTAMENTO ÉTICO AMBIENTAL DA EMPRESA
OPORTUNIDADES AMBIENTAIS Tecnológicas Organizacionais Consumidores Poluição, Controle de Poluição, Inovações, etc. Desenvolvimento Sustentável, longo prazo MERCADOS PRODUTORES EMPRESA ÓRGÃOS DE CONTROLE SOCIEDADE CONSUMIDORES AMBIENTALISTAS 31/03/2017

47 A organização da atividade/função ecológica
A inserção da variável ecológica na organização: Tres fases: PCA Percepção: Cúpula administrativa entende importância, que deve ser considerada na política organizacional, que há necessidade de pessoal especializado para sua monitoração: esse discurso não encontra apoio nos níveis hierárquicos mais baixos, restringindo-se ao âmbito da Alta Administração. Compromisso: Empresa contrata assessoria específica para lidar com a variável ambiental: Disseminação do comprometimento organizacional, que começa a atingir os gerentes de linha ( ação da assessoria!) 31/03/2017

48 A organização da atividade/função ecológica
A inserção da variável ecológica na organização: Tres fases: PCA Ação: Perceptível apenas nas empresas que buscam a excelência ambiental Caracterizada pelo amadurecimento da variável ecológica dentro da organização: Incorporação de sua avaliação nas atividades de linha da estrutura (função produtiva e administrativa principalmente) Modifica produtos e processos Exige aporte de recursos Interfere na estrutura organizacional, e Torna-se importante fator da cultura organizacional 31/03/2017

49 Deve ter uma atividade específica ou possuir uma função administrativa determinada?
Em função do ramo industrial: Envolvimento intenso com a problemática ambiental: Setores de mineração, papel e celulose, químico, petroquímico O nível de autoridade e influência da área de meio ambiente deve ampliar-se com: Intensificação das pressões e exigências (como já existem nos países desenvolvidos) Potencial poluidor reduzido e com baixo nível de visibilidade junto à comunidade: Nível de autoridade funcional reduzido 31/03/2017

50 Deve ter uma atividade específica ou possuir uma função administrativa determinada?
Em função do Tamanho: Pequenas e médias (maioria): Não existe uma atividade específica para meio ambiente Fica por conta do responsável pelo processo produtivo: Deve ter responsabilidade pelos danos que seus efluentes podem causar ao meio ambiente Empresas maiores (e já conscientizadas!): Atividade específica: agregada à função de Produção, Segurança, de Qualidade, etc. Função administrativa específica: concentra todas as atividades relativas às questões ambientais 31/03/2017

51 Posicionamento na Estrutura Orgnizacional
“Deve cobrir todas as atividades que envolvem seu relacionamento com a estratégia da organização, com as outras áreas funcionais, bem como com os aspectos ligados à poluição, segurança do processo e produto, higiene e segurança dos trabalhadores e com a prevenção de acidentes e danos ambientais.” atividade linha ou atividade de apoio Função Produção Foco 1 Variável Ecológica Foco 2 Função Segurança atividade de apoio 31/03/2017

52 31/03/2017

53 31/03/2017

54 31/03/2017

55 31/03/2017

56 31/03/2017

57 Vazamento de óleo no Golfo do México
31/03/2017

58 Grupo HERA 31/03/2017

59 Lava car Só a multa deu 5 anos do balanço patrimonial da empresa
31/03/2017

60 Solução: simples 31/03/2017

61 FOTO: mecânico depois de 10h de trabalho
FOTO: mecânico depois de 10h de trabalho. Ele não trabalha nesta oficina 31/03/2017

62 AQUECEDOR SOLAR, EMPRESARIAL E RESIDENCIAL
31/03/2017

63 Consumo de R$: 200,00 pode chegar a R$ 50,00 / mês. Residencial
CAPTAR AGUA DA CHUVA CUSTO DE INTALAÇÃO R$500,00 Consumo de R$: 200,00 pode chegar a R$ 50,00 / mês. Residencial 31/03/2017

64 31/03/2017

65 31/03/2017

66 Prof. Nilson Rosa de Faria www.nilson.pro.br 31/03/2017


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