A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz."— Transcrição da apresentação:

1

2 Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz impresso data de 1480.

3 Resumo histórico • No século XVIII, o desenvolvimento de técnicas de impressão, principalmente a técnica da litografia, provocou uma grande revolução nos cartazes. Reduzia-se o custo, permitindo a produção e impressão em massa. • No final do séc XIX, com o aperfeiçoamento da indústria da impressão litográfica colorida, o cartaz generaliza-se e é produzido e utilizado em grande escala. • No século XX, com o recurso da fotografia o cartaz adquire as características actuais.

4 Alguns exemplos de cartazes antigos
Cartaz do final SécXIX Cartaz da Coca-cola de 1904

5 Alguns exemplos de cartazes antigos
Cartaz de Cartaz de 1913

6 Alguns exemplos de cartazes antigos
Cartaz de 1927 Cartaz de 1906

7 Alguns exemplos de cartazes antigos
A história de Pai Natal começou na Idade Média, mas foram as campanhas publicitárias da Coca-cola nas décadas de 1920, 30 e 40 que o popularizaram.

8 Alguns exemplos de cartazes antigos
Cartaz de 1930

9 Alguns exemplos de cartazes antigos
Cartaz de Cartaz de 1950

10 Alguns exemplos de cartazes antigos

11 O que é um cartaz? O cartaz é um meio de comunicação mista:
Comunica uma mensagem através de imagens, palavras e cor. Convence, surpreende, informa, anuncia, orienta, sugere, etc...

12 Objectivos de um cartaz
O cartaz deve ser: - Apelativo - chamar a atenção e despertar o interesse - De fácil leitura e compreensão .Responder ao fim para que foi criado

13 Função do cartaz Função informativa, destina-se a informar, por ex: comemorações, espectáculos, esclarecimentos à população, etc .

14 Função do cartaz Função apelativa, muito usada na publicidade, para convencer o público a consumir determinado produto.

15 Função do cartaz Documental, destina-se a transmitir conhecimentos e informação pormenorizada

16 Tamanho do cartaz O tamanho do cartaz está relacionado com a função que vai desempenhar, com o local a que se destina e com os elementos a inserir. Se for colocado numa sala pode ser pequeno, mas se for colocado no exterior, tem de ser relativamente grande, out-doors.

17 Factores a considerar na realização de um cartaz
Na realização de um cartaz devemos definir: -Qual a mensagem e tipo de cartaz -A quem se dirige o cartaz, isto é, qual o público-alvo - Onde vai ser colocado o cartaz, para se definir as suas dimensões.

18 Elementos de um cartaz 1- Imagem : tem que transmitir a ideia correcta daquilo que queremos transmitir. Tem que ser simples e sugestiva, podendo ser um desenho, uma pintura, uma fotografia, uma colagem

19 Elementos de um cartaz 2- Texto: deve ser curto, sugestivo, de fácil leitura, compreensão e memorização.

20 Elementos de um cartaz 3- Cor: é de extrema importância e permite salientar ou atenuar as formas. A exploração de cores contrastantes tem um efeito bastante apelativo, tanto nas imagens como nas letras

21 Elementos de um cartaz 4- Composição ou organização do espaço: essencial para uma leitura clara e fácil da mensagem e para o equilíbrio visual do cartaz. A colocação da imagem e texto deve ser feita de modo a proporcionar um equilíbrio dinâmico, sugerindo movimento, ou mais estático, conforme o objectivo.

22 A forma do cartaz A forma de um cartaz é geralmente rectangular e disposto na vertical, contudo pode ser colocado também na horizontal ou apresentar outras formas. O importante é que os elementos, texto, imagem e cor, estejam dispostos de forma a que a mensagem seja transmitida correctamente.

23 Como fazer um cartaz Precisas de definir muito bem o que queres fazer. Deves definir: O tema: escolher um só assunto para cada cartaz. O slogan: a mensagem do cartaz deve ser curta e sugestiva. A imagem: é o mais importante na transmissão da mensagem! Deve ser sugestiva e de cores contrastadas. Os espaços vazios são importantes: fazem sobressair a ilustração e a mensagem do cartaz.

24 Cartaz: como fazer Texto e imagem devem ser distribuídos de forma agradável, criando equilíbrio e chamando a atenção para o conteúdo. Para isso deve ser tido em conta o esquema. O título deve ser colocado na parte superior. Entre os pontos P e Q deve ser colocado aquilo que for considerado mais importante. O rectângulo inferior destina-se a mensagens de menor importância

25 Cartaz: como fazer Aqui poderás observar as regras atrás mencionadas:
A mensagem principal situa-se no centro e o espaço inferior foi destinado a informações de menor importância

26 ANTES DE COMEÇAR A DESENHAR AS LETRAS DEVES ESCOLHER:
Como fazer um cartaz ANTES DE COMEÇAR A DESENHAR AS LETRAS DEVES ESCOLHER: Quais as frases que devem ficar em destaque. Tipo de letra mais adequada. Estudo adequado do espaço necessário para escrever a frase. (Tendo em conta o tamanho, espessura e espaço entre linhas) A cor deverá contrastar com a cor do fundo. Podes destacar palavras ou frases recorrendo a diferentes estilos, tamanhos ou cores O texto deve ser feito com letras simples e fáceis de ler. O título deve conter a mensagem principal e estar interligado com a imagem O tamanho das letras deve diminuir, consoante é título, texto ou legenda.

27 Como fazer um cartaz A imagem deve permitir visão imediata e compreensão rápida da mensagem que se quer transmitir. As ideias acessórias devem ser eliminadas, deixando somente o conteúdo mais essencial   Uma imagem bem escolhida fala por si e pode ser compreendida por qualquer pessoa, seja qual for a língua.

28 Como fazer um cartaz O cartaz deve despertar imediatamente a atenção, sendo a harmonia das cores e o poder de síntese muito importantes As cores quentes tendem a fazer um objecto parecer maior. As cores frias dão a sensação de diminuir o tamanho dos objectos. Geralmente na periferia do cartaz usam-se cores frias e no centro as cores quentes.

29 Cartaz "Um cartaz que passa despercebido, não é um bom cartaz.“
Escola Básica do 2º e 3º ciclos de Cacia Prof: Ana Grave EVT Janeiro de 2009


Carregar ppt "Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google