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Prof.Murilo Silva de Camargo UnB/UFBA/UFRB/SESu-MEC

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Apresentação em tema: "Prof.Murilo Silva de Camargo UnB/UFBA/UFRB/SESu-MEC"— Transcrição da apresentação:

1 Inovações Acadêmicas propostas no sistema de universidades federais: as engenharias
Prof.Murilo Silva de Camargo UnB/UFBA/UFRB/SESu-MEC Florianópolis, 4 de setembro de 2008

2 Reforma Universitária no mundo
Alguns marcos: Reforma Humboldt (1810): Cátredra e disciplinas científicas Contra-Reforma Bonaparte (1794): École Polytechnique, École Normale Superieure Reforma Flexner (1905): Separação da gestão institucional (Deans) e governança acadêmica nos departamentos constituídos de todos os Full Professor. Fomentava a criação de institutos e centros de pesquisa autônomos dos departamentos Reforma de Córdoba (1918): participação dos estudantes na gestão universitária, admissão de professores por concursos públicos, não ingerência do gosverno na gestão das universidades Processo de Bologna (1999): Modelo Unificado Europeu – espaço comum universitário 2

3 Universidade no Brasil
Momentos importantes: 1808: Escolas de formação profissional (Bahia, Rio de Janeiro...) 1921: Ato de criação da Universidade do Brasil (reunião de escolas de formação profissional) 1934: Universidade de São Paulo 1937: Universidade do Distrito Federal 1962: Universidade de Brasília 1968: MEC-USAID 2007: REUNI 3

4 Avanços e inovações em quatro dimensões
Acesso a universidade Organização acadêmica Concepção e arquitetura curricular Práticas educativas no ensino superior (com apoio e incentivo do MEC)

5 REUNI – Decreto 6.096/2007 O processo Antecedentes e Motivações
PDE (27/04/2007) Comissão REUNI (maio/20080 Diretrizes (julho/2008) Edital e Propostas (setembro a novembro) Avaliação das propostas (consultores Ad Hoc) (novembro e dezembro) Aprovação (dezembro/2007) Assinatura dos Acordos de Metas (março/2008) Antecedentes e Motivações Proposta de Reforma Universitária (2003) Academia Brasileira de Ciências (2004) Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (2004) Universidade Nova (2006 - UFABC UFBA UnB Algumas inovações em implementação Acesso a universidade Organização acadêmica Concepções e arquitetura curricular Práticas educativas no ensino superior

6 REUNI-Meta Global (Decreto)
Elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para noventa por cento. Elevação gradual da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professor para dezoito. Prazo de 5 anos para cumprimento das metas, a contar do início de cada plano .

7 REUNI – seis dimensões Seis dimensões para o REUNI
Ampliação da Oferta de Educação Superior Pública Reestruturação Acadêmico-Curricular Renovação Pedagógica da Educação Superior Mobilidade Intra e Inter-Institucional Compromisso Social da Instituição Suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação

8 Universidade Nova UnB de 1962 UFABC UFBA UnB de 2007

9 A UnB de 1962

10 O Plano Orientador de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e o início da Universidade de Brasília 1962
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11 Linha do tempo 25 de agosto de 1961
Aprovação no Congresso Nacional, no dia da renúncia do presidente Jânio Quadros, em meio à perplexidade da Casa e por uma rápida e estratégica mudança na Ordem do Dia. 15 de Dezembro de 1961 A Lei 3.998, que autoriza a fundação da UnB, é assinada pelo presidente João Goulart 15 de janeiro de 1962 É publicado o decreto 500 que institui a Fundação Universidade de Brasília (FUB), aprova seu estatuto e a estrutura da Universidade de Brasília (UnB) 25 a 27 de fevereiro de 1962 É realizado o primeiro vestibular da universidade. Como as obras do campus estavam no começo, as inscrições foram realizadas na sede do Ministério da Saúde. 9 de abril de 1962 Início das aulas. O primeiro vestibular tem 830 candidatos e 413 estudantes são matriculados em cursos de Graduação e Pós-graduação. 21 de abril de 1962 O campus é inaugurado com cerimônia realizada no primeiro auditório da universidade, o Dois Candangos – terminado 20 minutos antes. 11

12 Inovações propostas para na Universidade de Brasília
Estrutura da Universidade Institutos Centrais Faculdades Órgãos complementares Organização acadêmica Departamentos (sem cátedras) dentro de institutos e faculdades Práticas educativas Desenvolvimento de autonomia de aprendizado Arquitetura e organização curricular Formação em ciclos 12

13 Estrutura da inicial da Universidade de Brasília
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14 Estrutura da Universidade de Brasília
Aos Institutos Centrais compete ministrar: Programas de estudos pós-graduados de dois anos para os candidatos ao doutoramento Cursos de graduação científica de dois anos mais, após o bacharelado, para os alunos que revelem maior aptidão para pesquisas e estudos originais Cursos de bacharelado de 6 semestres em qualquer disciplina departamental, para alunos que desejam seguir a carreira do magistério Cursos introdutórios de duas séries para todos os alunos da universidade, afim de lhes dar preparo intelectual e científico básico para seguir os cursos profissionais nas Faculdades 14

15 Estrutura da Universidade de Brasília
Formação nos Institutos Centrais: Quatro níveis: Básico (4 semestres), que pode se estender até o bacharelado (6 semestres), o de formação especializada (10 semestres) e o de pós-graduação (14 semestres), ao nível de doutorado 15

16 16

17 17

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19 Inovações introduzidas pela Estrutura Acadêmica da UnB de 1962
primeira universidade brasileira sem cátedras primeira universidade concebida sem a integração de faculdades ou escolas existentes favorecia a pesquisa e pós-graduação favorecia o trabalho multidisciplinar estrutura altamente democrática com participação dos estudantes na gestão acadêmica democracia representativa e eleições indiretas para os cargos mais elevados a UnB provocou movimentação no sistema universitário brasileiro 19

20 Outras inovações introduzidas pelo Plano Orientador da UnB de 1962
Egressos do ensino médio entram na universidade em cursos gerais Escolha pela especialização se dá ao longo da formação Formação humanista-científica-cultural ampla Formação modular e em camadas no sistema duplo e integrado nos institutos e faculdades Universidade de ensino e pesquisa Desenvolvimento da autonomia de aprendizado Convívio dos estudantes de várias áreas de estudos 20

21 Outras inovações introduzidas pelo Plano Orientador da UnB de 1962
Flexibilidade curricular (vários currículos para os cursos, disciplinas optativas e módulo livre) Sistema de créditos e matrículas em disciplinas Docência estruturada em professores-assistentes-monitores Coordenação única para várias turmas de uma disciplina Sistema de avaliação de desempenho acadêmico intra-disciplina coordenado pela equipe de professores da disciplina Práticas educativas inovadoras - Sistema personalizado de ensino (método Keller) 21

22 Problemas nos primeiros anos de implementação do Plano Orientador da UnB
O Plano Orientador não foi implementado inteiramente Acúmulo de estudantes em fases profissionais de alguns cursos Competição e concorrência exagerada entre os estudantes nas etapas iniciais da formação 22

23 Legado do Plano Orientador
Disciplinas de serviço aos vários cursos Sistema de créditos Estrutura universitária (faculdades, institutos, órgãos complementares) Currículos dos cursos com alto índice de disciplinas optativas (> 30%) Disciplinas módulo livre (> 24 créditos) Grandes espaços de aprendizagem e anfiteatros 23

24 O processo de interrupção da implantação da UnB a partir do golpe militar de 1964
Destituição de Anísio Teixeira da reitoria Demissão coletiva de centenas de professores e esvaziamento do corpo docente Descaracterização gradual do projeto pedagógico institucional original da UnB Contratação de professores novos sem compreensão ou conhecimento do projeto pedagógico original Perda da autonomia administrativa/financeira 24

25 A contemporaneidade do projeto de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro para a UnB
Plano Orientador da UnB de 1962: Forte formação fundamental para permitir o aprendizado ao longo da vida Permite obter alta qualidade e eficiência na formação universitária, sem duplicação de esforços Facilita a mobilidade estudantil Estrutura convergente com modelos de ensino superior do resto do mundo (ao encontro da formação do ensino superior na era da Sociedade do Conhecimento) (ex.: modelo Estadunidense e do modelo unificado Europeu - processo de Bologna) 25

26 A contemporaneidade do projeto de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro para a UnB
Possibilita escolhas profissionais quando o estudante está mais amadurecido Integração dos estudantes com vocações diversas e perfis distintos Favorece a criação novas modalidades de formação com terminalidades distintas Favorece a estruturação de cursos de graduação na perspectiva da interdisciplinaridade Permite alta flexibilidade curricular 26

27 Novo século, novos tempos: Era do conhecimento
Características: conhecimento avança rapidamente e recorte das profissões é altamente instável apenas uma formação com sólida base científica permite que o profissional se adapte eficientemente ao que dele se exige problemas cada vez mais temáticos e menos disciplinares cursos têm de ser suficientemente flexíveis, estudante deve poder reorientar sua formação no meio do caminho e atravessar as fronteiras tradicionais das disciplinas A eliminação de departamentos é um avanço que permite uma interlocução permanente entre os docentes e discentes trabalhando numa forma interdisciplinar 27

28 Movimentação no sistema das universidades federais
muitas novas Universidades e o debate Universidade Nova muitas universidades tornam-se multicampi e precisam rever suas estruturas acadêmicas – o modelo antigo já não serve mais a expansão de cursos observada no REUNI foi disciplinar, sem muita inovação iniciativas interdisciplinares esbarram na estrutura departamental das universidades -o corpo docente já se movimenta estudantes já percebem a necessidade de uma estrutura acadêmica que favoreça a interdisciplinaridade

29 A UnB de 2007

30 Proposta de re-visita ao Plano Orientador da UnB
Proposta aprovada no REUNI: Reorganização pedagógica, acadêmica e da arquitetura curricular; Formação superior acadêmica e tecnológica em dois ciclos: Bacharelados em grandes áreas (BGA): 3 anos Licenciaturas e Bacharelados Acadêmicos ou Profissionais: BGA + um ou mais anos. 30

31 Princípios norteadores e bases para a proposta
Democratização do acesso à formação universitária de qualidade, pública e gratuita; Ampliação de políticas de inclusão e assistência estudantil; Formação para a prática da cidadania ativa; Integração de valores culturais humanísticos, científicos, artísticos e tecnológicos; Desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e transformador; Desenvolvimento da autonomia e da motivação para o aprendizado ao longo da vida; Formação acadêmica e profissional de largo espectro em variados campos do conhecimento; 31

32 Princípios norteadores e bases para a proposta
Incorporação de práticas de pesquisa e extensão na formação de graduação; Abordagem multidisciplinar; Articulação da educação superior com o ensino médio; Flexibilização da arquitetura curricular propícia à criação de trajetórias acadêmicas diversificadas, incluindo aquelas não voltadas à profissionalização precoce; Aperfeiçoamento da estrutura acadêmica e aprimoramento de metodologias de ensino- aprendizagem; Incentivo à mobilidade estudantil entre cursos e instituições. 32

33 Elementos da Proposta 33

34 Reestruturação pedagógica e acadêmica
Processo ensino-aprendizagem centrado no estudante Organização dos créditos como atividades realizadas pelos estudantes: aulas, práticas, estudos orientados, extensão, pesquisa, seminários, atividades na comunidade, apoio à docência, atividades complementares, etc Períodos letivos: anual, semestral, trimestral ? Re-pactuação entre as unidades acadêmicas para se ter as unidades curriculares necessárias às formações para os vários diplomas da UnB 34

35 Reestruturação pedagógica e acadêmica
Alguns tipos de atividades didáticas: Aulas expositivas, aulas práticas, seminários, estudos orientados, extensão e atividades na comunidade, pesquisa, etc Avaliação de desempenho acadêmico (avaliação formativa processual e bancos de questões para múltiplas turmas de uma mesma unidade curricular) Reorganização da docência: professores, tutores, monitores 35

36 Reestruturação pedagógica e acadêmica
Criação de Núcleo de Orientação, Acompanhamento e Apoio Estudantil Instituição de programas de auxílio à permanência estudantil Validação e concessão de créditos para conhecimentos adquiridos anteriormente (cf. LDB/96) Avaliação para verificação e validação de competências adquiridas (proficiência) Mobilidade estudantil entre cursos, campi, instituições e países ( sistema de créditos + acreditação) 36

37 Reestruturação pedagógica e acadêmica
Construção, reestruturação, modernização, equipamento de salas de aula, laboratórios e espaços de aprendizagem (bibliotecas, salas de estudo e acesso à internet, etc) Núcleo de Apoio Pedagógico para formação docente em tecnologias e práticas pedagógicas para o ensino superior Centros de desenvolvimento de competências e habilidades específicas: Línguas estrangeiras, língua Portuguesa, informática, etc 37

38 Definição de nova política de organização curricular
Organização curricular: Cada curso dividido em um conjunto de sub-áreas e créditos contabilizados em cada sub-área, de acordo com a especificidade do curso Modelo de formação por objetivos Objetivos formativos baseados em acúmulo de créditos nas diversas áreas de um curso Desenvolvimento de competências e habilidades Estrutura curricular flexível Várias trajetórias para um mesmo diploma 38

39 Definição de nova política de organização curricular
Organização curricular: Cada curso dividido em um conjunto de sub-áreas e créditos contabilizados em cada sub-área, de acordo com a especificidade do curso Modelo de formação por objetivos Objetivos formativos baseados em acúmulo de créditos nas diversas áreas de um curso Desenvolvimento de competências e habilidades Estrutura curricular flexível Várias trajetórias para um mesmo diploma 39

40 Criação de 4 Cursos de Bacharelados em Grandes Áreas – BGA’s
Características: Diploma de Bacharel em: Ciências da Vida, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas e Tecnologias, Letras e Artes Bacharelados em Grandes Áreas Formação para prática da cidadania ativa, do desenvolvimento cultural, artístico, científico Formação acadêmica sólida e desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a uma grande área do conhecimento Duração aproximada: três anos 40

41 Cursos de Bacharelado em uma Grande Área - BGA
Bacharelados em Grandes Áreas Requisitos: Acúmulo de um número majoritário de créditos em uma grande área (ex.: 55% ≤ Créditos_em_área ≤ 75% ) Acúmulo de créditos em todas as grandes áreas (Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes) Créditos em: unidades curriculares com os desafios epistêmicos das áreas, unidades curriculares sobre grandes problemas, unidades curriculares específicas Desenvolvimento das qualidades e competências fundamentais necessárias no mundo do trabalho, independente da área profissional 41

42 Definir equivalências entre as etapas iniciais das licenciaturas e bacharelados e os BGA’s
Licenciatura/ bacharelado/ Profissional – etapa final Bacharelado em Grandes Áreas Licenciatura/ bacharelado/ Profissional – etapa inicial Equivalências entre unidades curriculares dos BGA’s e disciplinas dos cursos específicos Vários cursos específicos Quatro BGA’s 42

43 Implementação da arquitetura de formação proposta para a graduação
UnB Diploma de Bacharel em: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Bacharelado em Grandes Áreas Processo seletivo Licenciatura/ bacharelado / Profissional Ensino médio/ técnico Diploma de Licenciado ou Bacharel ou Profissional em cursos específicos 43

44 Implementação da arquitetura de formação proposta para a graduação
UnB Diploma de Bacharel em: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Bacharelado em Grandes Áreas Processo seletivo Ensino médio/ técnico Licenciatura/ bacharelado / Profissional Diploma de Licenciado ou Bacharel ou Profissional em cursos específicos 44

45 Implementação da arquitetura de formação proposta para a graduação
UnB Diploma de Bacharel em: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Bacharelado em Grandes Áreas Processo seletivo Ensino médio/ técnico Licenciatura/ bacharelado – etapa inicial Licenciatura/ bacharelado - etapa final Diploma de Licenciado ou Bacharel ou Profissional em cursos específicos 45

46 Implementação da arquitetura de formação proposta para a graduação
UnB Diploma de Bacharel em: Ciências da Vida, Ciências Exatas e Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes Bacharelado em Grandes Áreas Processo seletivo Ensino médio/ técnico Licenciatura/ bacharelado – etapa inicial Licenciatura/ bacharelado - etapa final Diploma de Licenciado ou Bacharel ou Profissional em cursos específicos 46

47 Revigoramento pedagógico e acadêmico
Processo ensino-aprendizagem centrado no estudante Organização dos créditos como atividades realizadas pelos estudantes: aulas, práticas, estudos orientados, extensão, pesquisa, seminários, atividades na comunidade, apoio à docência, atividades complementares, etc Re-pactuação entre as unidades acadêmicas para se ter as disciplinas necessárias, em quantidade e qualidade, às formações para os vários diplomas da UnB 47

48 Revigoramento pedagógico e acadêmico
Alguns tipos de atividades didáticas: Aulas expositivas, aulas práticas, seminários, estudos orientados, extensão e atividades na comunidade, pesquisa, etc Reorganização da docência: professores, tutores, monitores 48

49 Revigoramento pedagógico e acadêmico
Criação de Núcleo de Orientação, Acompanhamento e Apoio Estudantil Instituição de programas de auxílio à permanência estudantil Validação e concessão de créditos para conhecimentos adquiridos anteriormente (cf. LDB/96) Avaliação para verificação e validação de competências adquiridas (proficiência) Mobilidade estudantil entre cursos, campi, instituições e países ( sistema de créditos + acreditação) 49

50 Revigoramento pedagógico e acadêmico
Construção, reestruturação, modernização, equipamento de salas de aula, laboratórios e espaços de aprendizagem (bibliotecas, salas de estudo e acesso à internet, etc) Núcleo de Apoio à Docência para formação docente em tecnologias e práticas pedagógicas para o ensino superior Centros de desenvolvimento de competências e habilidades específicas: Línguas estrangeiras, língua Portuguesa, informática, etc 50

51 Programa de Expansão UnB: Planaltina, Ceilândia e Gama
Planaltina: 480 vagas anuais em 4 cursos: Licenciatura em Ciências Naturais Gestão do Agronegócio Gestão Ambiental Licenciatura em Educação do Campo Ceilândia: 480 vagas anuais em 6 cursos: Bacharelado em Ciências da Saúde Enfermagem Farmácia Gestão da Saúde Pública Fisioterapia Terapia Ocopacional Gama: 480 vagas anuais em 5 cursos: Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnologia Engenharia de Software Engenharia Eletrônica Engenharia de Energias Engenharia Automotiva 51

52 Sistema UnB no Distrito Federal
Pólos Brazlândia (Oeste) Paranoá / Itapoã (Centro) Sobradinho (Norte) Guará (Centro) São Sebastião (Centro) Santa Maria (Sul) Recanto das Emas / Riacho Fundo (Oeste) Câmpus Darcy Ribeiro (Central) Norte (Planaltina) Sul (Gama) Oeste (Ceilândia)

53 Sistema UnB no Distrito Federal
Câmpus BGA’s + bacharelados, licenciaturas específicas, pesquisa, mestrado e doutorado Infra-estrutura física e equipamentos complexos típicos de um câmpus universitário Cursos regulares de graduação e de pós-graduação, além de atividades de pesquisa e extensão

54 Sistema UnB no Distrito Federal
Pólos Cursos de graduação EAD - UAB unidades de ensino e extensão ponto de contato mais próximo da universidade com a comunidade unidades dependentes de um câmpus específico bibliotecas, auditório, laboratórios (quando necessário) e ambiente de convivência turmas eventuais de cursos de graduação (presencial e EAD) atividades: aulas, acompanhamento pedagógico, apoio a estudantes da educação básica, cultura e extensão

55 Sistema UnB Mobilidade Pólo x Câmpus B Câmpus A Pólo y

56

57 A UFBA Nova

58 Arquitetura Curricular da Universidade Nova
Bacharelados Interdisciplinares Mestra- dos Acadê- micos Douto- rados Mestra- dos Profis- sionais Licencia- turas Cursos Profissionais 58

59 Bacharelado Interdisciplinar (BI):
Curso de formação universitária interdisciplinar, “geral e propedêutica” Duração: 6 semestres (9 quadrimestres) Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós-graduação.

60 Bacharelado Interdisciplinar em Artes Artes Visuais, Teatro, Dança, Música, Cinema e Vídeo Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades Letras, Filosofia, Educação, Comunicação, Ciências Humanas Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Ciências Exatas, Ciências da Matéria, Ciências da Terra, Ciências da Vida, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas

61 Componentes Curriculares do Bacharelado Interdisciplinar:
Formação Geral: Eixos Básicos: Língua Portuguesa como Leitura do Mundo Línguas Estrangeiras Modernas (Espanhol, Francês, Inglês, Alemão) Estudos da Contemporaneidade Eixos Interdisciplinares: Cultura Humanística Cultura Artística Cultura Científica (Conceito de interdisciplinas) Eixo Integrador Seminários Interdisciplinares Atividades em Comunidade Formação Específica: componentes totalmente optativos (mínimo: 08; máximo: 20)

62 Estrutura Curricular dos Bacharelados Interdisciplinares
Ano I Ano II Ano III EB1- Língua Portuguesa – 3 blocos semestrais Cursos de Tecnólogo EB2- Língua Estrangeira Moderna – 4 blocos FE10 FE9 FE13 FE11 FE17 FE15 FE16 FE8 FE12 FE18 FE20 FE19 EB3- Estudos da Contemporaneidade – 3 blocos CH Cultura Humanística FE6 FE4 FE5 FE7 CA Cultura Artística FE3 CC Cultura Científica FE1* FE2 * Eixo Integrador (Seminários Interdisciplinares; ACC) * Componentes curriculares de orientação profissional 62

63 Processos Seletivos: Para entrar no BI Regulação do ingresso em vez de seleção/exclusão Teste Geral de Capacidade & Potencial (Novo ENEM?) Do BI para carreiras profissionais (Processos específicos para cada carreira profissional) Desempenho médio nos módulos do BI Desempenho em trajetórias pré-profissionais na FE do BI Exame de Avaliação Seriada a cada ano do BI Seminário/workshop aptidão/vocação Teste de conhecimento dos cursos básicos de cada carreira profissional

64 Prosseguimento da formação profissional:
Licenciaturas mais 1 a 2 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE, habilita egresso a lecionar no ensino básico Carreiras profissionais de média duração (ex. Arquitetura, Administração, Geologia) mais 2 a 3 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE Carreiras profissionais de longa duração (ex. Direito, Odontologia, Medicina) mais 3 a 4 anos de formação específica, incorporando créditos dos módulos FG e FE

65 UFABC O projeto acadêmico Luiz Bevilacqua Agosto 2008

66 Um Mundo Complexo Ciências da Natureza, Matemática Modelagem
Ciências Sociais, Humanidades Matemática Modelagem Simulação Representação Tecnologias INTERDISCIPLINARIDADE SISTEMAS COMPLEXOS

67 COMPUTAÇÃO, SIMULAÇÃO, MODELAGEM
Colapso das Barreiras Mecânica Física Elétrica Química Civil Biologia Materiais COMPUTAÇÃO, SIMULAÇÃO, MODELAGEM NOVA CIÊNCIA - INTERDISCIPLINARIDADE

68 Formação para o Futuro Revisão da estrutura de conteúdos: 100 anos de ciência Ênfase na formação básica: menor obsolescência Liberdade de trajetórias: novos perfís profissionais Eliminar barreiras: interdisciplinaridade

69 A Proposta da UFABC Eliminar departamentos
Reorganizar o recorte do conhecimento científico Instituir disciplinas com conteúdos abertos sob a coordenação da pro-Grad. Maior liberdade na composição do currículo Admissão á Universidade

70 Os Centros Centro de Ciências da Natureza e Humanidades. A descoberta.
Centro de Matemática, Computação e Cognição. A crítica. Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. A invenção.

71 O Novo Recorte Estrutura da Matéria Energia Processos de Transformação
Informação e Comunicação Representação e Simulação Humanidades

72 Formação Básica Cerca de 45% dos créditos obrigatórios
Cerca de 30% dos créditos selecionados dentre as disciplinas BCT (Conteúdo dinâmico) Cerca de 25% livres

73 Uma Experiência Bem Sucedida
Base Experimental das Ciências Naturais Essencialmente Experimental: mão na massa Disciplina do primeiro trimestre: exige criatividade e dedicação Apresentação de poster num simpósio de fim de curso: interação com a sociedade e exercício de exposição

74 Exemplos de Disciplinas do BCT (sob coordenação da Pro-Grad)
Dinâmica de sistemas complexos; Estados limite de sistemas naturais; Lógica, cognição e computação; Filosofia da Ciência; Modelagem de Sistemas; Introdução à Teoria dos Jogos; Teoria dos Jogos e Evolução; Filosofia da Religião. Princípios de Mecânica Quantica. Biologia da Célula. Introdução à Genética.

75 As Trajetórias

76 Flexibilidade e Competição
Matemática e Computação Engenharia Ciências da Natureza BCT Competição pelos melhores alunos: Engenharias vs. Ciências da Natureza vs. Matemática e Computação Ciências da Natureza Matemática e Computação Engenharia

77 Acadêmico versus Profissional
Os Cursos Ciências da Natureza Matemática Computação Engenharias Engenharia de Materiais Engenharia de Gestão Engenharia de Instrumentação, Automação e Controle Bioengenharia Engenharia Ambiental -Engenharia Urbana Engenharia de Informação Engenharia de Energia Engenharia Aero-espacial Acadêmico versus Profissional

78 Mobilidade de Estudantes e Professores
Intercâmbio de Estudantes: Graduação e Pós-graduação Intercâmbio de Professores: Universidades e Empresas Professores Conferencistas nos temas profissionais

79 Educar Estimular a criatividade – Mais estudo e menos aula – Pensar
Conquistar auto-confiança – Ousar e reduzir a aversão ao risco Tomar decisões e ter iniciativas – Menos queixas e mais soluções

80 INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS
Em Construção Docentes 157 todos doutores Funcionários técnicos e administrativos Alunos 1000 alunos Infra-estrutura Espaço físico Equipamentos INSTITUTO DE COGNIÇÃO E SISTEMAS COMPLEXOS

81 Missão Regional versus Universal
Ensino- Para o trabalho e conquista da liberdade Pesquisa- Básica e aplicada sempre original Extensão- Para abrir as portas do mundo da inteligência – Ciência e Arte Regional versus Universal

82 Alguns Nós Legislação Autonomia Administrativa e Financeira
Desvalorização de outras missões do Ensino Superior Universidade, Elitismo, Inclusão e Avaliação. TCU, CGU e futuros “XX”U A Torre de Marfim e a Extensão

83 Programa de Pós-Graduação
Mestrado Doutorado Total Especiais Docentes Ciência e Tecnologia / Química 16 1 17 18 Energia 38 8 46 3 19 Engenharia da Informação 29 5 Física 4 21 22 Matemática Aplicada 11 2 30 Nanociências e Materiais Avançados 9 24 Totais 120 15 135

84 Matemática Aplicada– Linhas de pesquisa
Álgebra Biomatemática Física-matemática Sistemas Dinâmicos Geometria e Topologia Probabilidade Corpo Docente 24 Pós-Doc e Visitantes: 1 Discentes 18

85 Engenharia da Informação-Linhas de Pesquisa
Redes de Informação : Redes de Comunicação e Segurança da Informação. Processamento Multimídia: Processamento de Sinais Áudio-Visuais e Processamento de Sinais em Comunicações. Sistemas Inteligentes:Inteligência Artificial e Inteligência Social. Corpo Docente 27 Pós-Doc e Visitantes: 1 Discentes 13

86 Energia- Linhas de Pesquisa
Ambiente e Sociedade Planejamento e Operação de Sistemas de Energia Tecnologia, Engenharia e Modelagem. Corpo Docente: 19 Pós-Doc e Visitantes: Discentes: 46

87 FÍSICA -Linhas de Pesquisa
Física da Matéria Condensada Física das Partículas Elementares e de Campos Gravitação, Cosmologia e Astrofísica Sistemas Nano-estruturados e Informação Quântica Corpo Docente 19 Pós-Doc e Visitantes: 5 Discentes 20

88 ORIGENS E ARQUITETOS Carta de Angra
Comitê para Educação Superior da Academia Brasileira de Ciências Comitê da Estrutura Geral da UFABC Comitê de Detalhamento do projeto pedagógico

89 Algumas inovações em implementação em outras universidades
Acesso a universidade Organização acadêmica Concepção e arquitetura curricular Práticas educativas no ensino superior

90 Acesso a Universidade UnB UFABC UFBA UFRN UFJF

91 Organização Acadêmica
UFABC UFRB UFBA UFRN

92 Concepção e arquitetura curricular
Formação em ciclos, pode? Serve para que?

93 Concepção e arquitetura curricular
UFV UFRB UNIFESP UFAL ... UnB UFABC UFBA UFJF UFG UFRN

94 Práticas educativas no ensino superior
UFABC UFBA ...

95 Algumas propostas para reestruturação acadêmica
Estruturar equipe pedagógica Professor ou professores coordenadores Palestrante(s)‏ Tutores para atividades dirigidas Monitores para dúvidas mais diretas Trabalho em grupo Equipe de orientação pedagógica: Professores orientadores Orientação por colegas capacitados Apoio psico-pedagógico e aconselhamento 95

96 Algumas propostas para reestruturação acadêmica
Centro de Apoio à Docência Apoio sob demanda Capacitação permanente Apoio tecnológico Estrutura de tutores e monitores Sistema de orientação e apoio aos estudantes Coordenação de disciplinas de serviço 96

97 Algumas propostas para reestruturação acadêmica
Enriquecer práticas pedagógicas: Além da aula expositiva Estudo dirigido Trabalho de grupo Estudo em rede + orientação Menos horas-aula Aulas de menor duração Menos encontros semanais Maior estruturação das disciplinas 97

98 Obrigado!

99 Pessoas de 23 anos ou mais de idade trabalhando em área correspondente à formação, Brasil 2000 Edson Nunes Fonte: Tabulação do Observatório Universitário com os microdados do Censo Demográfico de 2000 do IBGE

100 Rendimento médio mensal (R$) em todos os trabalhos, segundo o grupo etário e o nível de instrução, Brasil 2000 – Edson Nunes Fonte: Tabulação do Observatório Universitário com os microdados do Censo Demográfico de 2000 do IBGE


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