Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLucas De Araujo Alterado mais de 10 anos atrás
1
Unidade 1 “Construtivismo e Pedagogia” Fernando Becker
Adriana Justin Cerveira Kampff Antonio Da Fonseca De Lira Dóris Simone Reitz
2
Proposta Pedagógica a partir da Epistemologia Genética
Considerar, ao menos, os seguintes pontos:
3
As estruturas cognitivas do aluno.
Os sujeitos são diferentes? Do que depende a construção do conhecimento?
4
Instaurar a fala do aluno.
O que pode o aluno ensinar ao seu professor? O que pode o professor aprender com seus alunos? “... a fala é sempre ação de segundo grau... a fala é constitutiva do conhecimento; em particular, do pensamento.
5
Rever as atividades em função dos objetivos. - Avaliação -
A avaliação deve existir? Individual ou coletiva?
6
Considerar o erro como instrumento analítico.
Qual a causa do erro no mecanismo de abstração? Dialética aproximação – afastamento. Há processo de conhecimento sem erro?
7
Pôr o aluno em interação com a ciência, a arte, os valores.
Como?
8
Superar a repetição com a construção.
Na escola não há lugar para o novo?
9
Exercer rigor intelectual.
A sala de aula é um laboratório de simulação. O que se busca com essa simulação?
10
Relativizar o ensino em função da aprendizagem.
O sujeito tem uma capacidade ilimitada de aprendizagem? Como pode um professor ensinar bem se ele desconhecer a capacidade do aluno?
11
Compreender que há um dinamismo fundamental, em toda relação.
Se pode prever o que vai acontecer, em termos de estrutura cognitiva, com um indivíduo qualquer num espaço x, num tempo y, num contexto z?
12
É possível dissociar conteúdo e forma?
Pensar conteúdo e processo como duas faces da mesma realidade cognitiva. É possível dissociar conteúdo e forma?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.