A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011"— Transcrição da apresentação:

1

2 Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011
Matemática Fascículo 1 Números Naturais Objetivo: explorar uma série de atividades que poderão ajudar na reflexão das ações a serem usadas para melhor compreender a representação numérica de nosso Sistema Decimal de Numeração. Abril de 2011

3 Tente ler e traduzir que letra cada número está representando.
Matemática Vamos decifrar? Tente ler e traduzir que letra cada número está representando. Posso trabalhar o texto? Como? Com quais fases? Os números do texto representam quantidades?

4 Os números em nossa vida
Matemática Pensando juntos Os números em nossa vida Como apresentamos os números aos nossos alunos? Utilização do números... Contar, quantificar, identificar objetos em coleção. Como sistemas de códigos: cep, telefone, nº de ônibus, cartão de telefone, código e barras, etc... Ambas representações podem ser operadas matematicamente? Como?

5 Matemática A construção dos números naturais pela criança é a base para a ampliação do campo numérico que a vida em sociedade exige, como os números inteiros e racionais. As experiências iniciais são muito importantes neste longo processo, e cabe à escola ajudar na construção do pensamento matemático da criança. Sua sala de aula deve ser um lugar especial, que dá boas-vindas à Matemática, enriquecendo e sistematizando as experiências vividas dentro e fora desse espaço.

6 Vídeo História da Matemática
Trabalhando em grupo

7 Ideia que precisa ser bem trabalhada com os alunos.
Matemática Decimal? Posicional? 1. A primeira grande estratégia para contar e representar é o agrupamento. 2. Decimal pelo fato de ser baseado em uma estratégia de agrupamento, chamado de decimal justamente pela escolha de 10 em 10. 3. Posicional pelo fato de um mesmo símbolo representar quantidades diferentes, ou seja, utilizando apenas dez símbolos somos capazes de representar qualquer número natural. O valor representado por um algarismo vai depender de sua posição na representação, por isso, o sistema é chamado posicional. Ideia que precisa ser bem trabalhada com os alunos.

8 Você já observou crianças pequenas contando?
Matemática Olhar dos alunos Você já observou crianças pequenas contando? A professora deu um montinho de 6 fichas para Alice e um de 7 fichas para Daniel. A professora pergunta quem ganhou mais fichas. Alice e Daniel organizam suas fichas lado a lado, como você pode ver na ilustração, e respondem: · Alice: “O Dani.” · Daniel: “Eu! ... Tenho 7 e Alice só tem 6.” Quando questionados sobre quantas fichas Daniel tem a mais do que Alice, eles respondem: · Alice: “Sete” (apontando para a ficha não emparelhada) · Daniel: “Uma” (apontando para a mesma ficha)

9 Matemática Juliana tenta escrever vinte e um, número ditado por sua professora. Veja o resultado e os comentários feitos por ela: o dois é usado no vinte porque depois de um vem dois. O 17, 16 e 19 são com um, então o vinte é com dois” Observe que Juliana escreve errado o número 21, mas justifica, por comparação com outros números, o uso do algarismo dois para escrever o vinte.

10 Vídeo escrita numérica
Matemática Mariana tentou escrever o ano de nascimento de sua mãe: Veja o resultado, e os comentários dela: O zero – ele que dá o mil. O um – se ele não for companheiro do zero, não fica mil – fica um . Vídeo escrita numérica

11 Ajudando nosso aluno a conceituar
Matemática Ajudando nosso aluno a conceituar números naturais Atividades de contagem Crie situações de contagem ( alunos, lápis, brinquedos, etc). Introduza contagens com 15 ou 20 elementos) depois de conceito compreendido. Não espere até que seu aluno tenha o conceito pronto para fazer contagens (isso seria como pedir que uma criança só falasse quando já soubesse falar corretamente). b) Atividades de comparação Compare números de objetos diferentes. Deixe com eles percebam que a quantidade de objetos é independente da forma e do tamanho (por exemplo: podem existir menos pedras grandes que pedras pequenas, embora, quando amontoadas, as pedras grandes ocupem um volume maior do que as pequenas). c) Atividades lúdicas Jogo do MAIOR LEVA. Explore o gosto das crianças por jogos e brincadeiras para criar situações de aprendizagem.

12 Matemática

13 Sistema de numeração decimal
Matemática Sistema de numeração decimal

14 Matemática Representação do zero Para desenvolver um sistema posicional, o algarismo que representa o zero (0) é importante. Essa idéia é a “chave” do sistema posicional: afinal, para que serve representar o “nada”? Se eu quiser escrever o número duzentos e três, não poderia escrever 23, pois estaria usando a mesma representação para duas quantidades diferentes. Para a representação do número vinte e três, temos: Dois grupos de uma dezena e mais três unidades

15 Matemática Representação do zero O número que queremos escrever tem 2 centenas, ou 20 dezenas (não sobram outras dezenas além daquelas que foram agrupadas em centenas) e tem ainda 3 unidades. Precisamos, então, usar um símbolo para representar o “nada”, a ausência de dezenas. Mostre aos alunos o porque de colocar o zero como a ausência de dezenas. Exemplo comece representando o 23 com unidades e faça as trocas, em seguida represente o 203 colocando as 3 unidades corretamente e 20 dezenas no local das dezenas.

16 Atividades para compreensão do sistema de numeração
Matemática Atividades para compreensão do sistema de numeração Só a observação da representação simbólica dos números não basta. A criança precisa: Relacionar os símbolos 0, 1, 2, 3, 4, às quantidades que representam; Ser capaz de ordenar estas quantidades, observando que o sucessor de um número tem sempre uma unidade a mais; Realizar seus próprios agrupamentos (palitos, canudinhos, pedrinhas, chapinhas, fichas, elásticos, caixinhas de vários tamanhos); Identificar os diferentes valores que um algarismo pode ter, dependendo da posição que ele ocupa em um número.

17 Atividades para compreensão do SN
Matemática Atividades para compreensão do SN Em agrupamentos acima de 10, pergunte: 13 por exemplo - “Por que esse número tem dois símbolos?” “O que quer dizer o um à esquerda do três?” “Para fazer um “montinho”, quantos palitos devo ter?” (10) “Quantos palitos no máximo podem ficar sem amarrar?” (9) “Se tenho dez palitos, que devo fazer com eles?” (amarrar, formando um grupo); No agrupamento de centenas negocie com as crianças a troca de grupos e grupões por palitos coloridos. 1 palito natural vale 1 unidade. 1 palito vermelho vale 10 palitos naturais, logo, 10 unidades. 1 palito azul vale 10 vermelhos, ou seja, uma centena. Depois de bem trabalhado o concreto faça o registro do algoritmo.

18 Atividades para compreensão do sistema de numeração
Matemática Atividades para compreensão do sistema de numeração Na ordenação de números... Corresponder elementos a um grupo de objetos, comparando-os e perguntando: quanto a mais?quanto a menos? Apresentar cartões com números e pedir que encontrem o que vem depois, o que vem antes. Que número é maior ou menor que número apresentado. A reta numérica é também um recurso de compreensão da ordenação, poderá pedir para que alunos coloquem números que faltam na reta. Para construir conceitos de ordenação não é necessário utilizar sequências enormes para organizar.

19 Apresentação de grupos Números com a calculadora
Matemática Apresentação de grupos Números intrusos Ditado de loteria Contagem em imagens O Maior Leva Detetive dos números Números com a calculadora Complete o texto Serpentes e escadas

20 Atividades de discussão
Matemática Materiais para agrupamentos e troca: Material dourado ou montessori, Palitos de cor, Canudos de refrigerante, Quadro QV Atividades de discussão

21 Tarefas individuais para o próximo encontro
Matemática Tarefas individuais para o próximo encontro Escolher duas das TAREFAS DO FASCÍCULO que podem ser aplicadas em sua turma, aplicar e socializar no próximo encontro. 2. Escolher duas tarefas sugeridas pela tutora que podem ser aplicadas na sua turma, aplicar e socializar no próximo encontro. 3. Professores da 2ª fase do 2º ciclo (5º ano) fazer atividades sugeridas pelo material PROVA BRASIL. 4. Preencher fichas de acompanhamento dos alunos; 5. Trazer material dourado para próxima aula. Registrar com foto ou vídeo... Foto mandar hotmail.com

22 Matemática

23 Matemática

24 Estrutura do nosso Portfólio
Matemática Estrutura do nosso Portfólio O que deve constar no Relatório do Grupo: Para preparar coletivamente um relatório deste dia de trabalho, não esqueçam de discutir: Pontos que merecem destaque, relacionados com as atividades realizadas (desafios, dificuldades, boas idéias, sugestões, inovações etc.); O produto coletivo das Tarefas Presenciais (TP); Avaliar criticamente o encontro, o trabalho realizado e a participação do grupo. Dividir em três grupos e entregar uma cópia ao tutor.

25 Matemática Até o próximo encontro!


Carregar ppt "Fascículo 1 Números Naturais Abril de 2011"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google