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Gestão das Pessoas através da equipe

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Apresentação em tema: "Gestão das Pessoas através da equipe"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão das Pessoas através da equipe
CEAP Novembro de 2008

2 A FLORESTA EXISTE EM FUNÇÃO DA COMPETÊNCIA DE CADA PLANTA E ANIMAL EM CUMPRIREM O SEU PAPEL

3 O que é uma equipe de trabalho?

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5 EQUIPE é um pequeno número de pessoas, com conhecimentos complementares, compromissadas com propósito, metas de performance e abordagens comuns, e pelos quais se mantêm mutuamente responsáveis Fonte: Katzenbach

6 Os membros da equipe expõem francamente suas opiniões
Os membros da equipe expõem francamente suas opiniões? As reuniões de equipe são produtivas? A equipe evita se prender ao consenso? Os participantes sacrificam seus interesses em favor da equipe?

7 Há diferenças básicas e de fáceis identificações, que ajudam a empresa a verificar rapidamente o que ela tem internamente:

8 Grupos de trabalhos?    Líder forte e claramente enfocado;  Líder discute, decide e delega;  Responsabilidade individual;  Propósito do grupo = Empresa;  Produtos de trabalhos individuais;  Realiza reuniões eficientes;  Mede sua eficácia de forma Indireta.

9 Equipes de Alta Performance?
 Papéis compartilhados de liderança;  Líder discute, decide e executa;  Responsabilidade individual e mútua;  Propósito específico da equipe;  Produtos de trabalho coletivo;  Reuniões com discussões abertas;  Mede sua performance diretamente;  Conhecimentos complementares.

10 uma equipe é um conjunto de pessoas que se organizam para atingir objetivos comuns.
um grupo torna-se equipe quando todos os membros são interdependentes, usam as habilidades, as competências e os recursos de todos os seus membros para planejar suas atividades e empenhar-se para obter os melhores resultados. grupo formado por pessoas de características diferentes, mas com propósitos iguais. O sucesso de uma equipe é acima de tudo a sinergia que existe entre seus membros.

11 Disfunções de uma equipe de trabalho...

12 Cada equipe tem determinados pontos fortes e fracos.
A única maneira de se ter uma equipe campeã é por meio do desenvolvimento minucioso, visto que não se pode substituir da noite para o dia toda a equipe. Para desenvolver a alta performance em um grupo formado é preciso começar com o líder, tendo um que considere sua equipe na totalidade e não apenas por seus elementos individuais. Porque.... Cada equipe tem determinados pontos fortes e fracos.

13 A próxima etapa é definir as tarefas necessárias, a fim de atingir as metas propostas para essa equipe, e analisar os seus componentes com o objetivo de saber se possuem as aptidões necessárias para a realização do trabalho ou se a partir de mudança de responsabilidades pode-se desenvolver as habilidades exigidas.

14 É importante também responder algumas perguntas que trarão indicadores de como iniciar este processo de transformação: Estou satisfeito com os resultados atingidos pela equipe? Tenho o líder ideal para esta equipe? Tenho as pessoas ideais para esta equipe? As pessoas da nossa equipe são ideais para a situação que a empresa se encontra?

15 Interesses subjacentes
INDICADORES DE UMA EQUIPE DE BAIXA QUALIDADE Culpas, queixas, boatos Interesses subjacentes Colaboração baixa ou inexistente intra e inter-equipes Reuniões improdutivas Rejeição de ajuda externa Baixa inovação Distanciamento gerente – subordinado Competição destruidora Frustrações

16 Para estimular um comportamento honesto e eficaz de seus subordinados, o líder deve:
falar com franqueza; estabelecer as bases do jogo; explicar o que pode se esperar dele; explicitar o que ele espera dos demais; fazer com que as pessoas embarquem em projetos que desafiem seu talento; ser muito exigente e justo. Santiago Álvarez HSM Management, maio/jun. 2001

17 Ao desenvolver uma equipe de alta performance é importante atentar-se aos impactos que poderão ocorrer no período de transitoriedade até sua efetiva consolidação, decorrentes, entre outros fatores, de : medo e insegurança das pessoas frente ao desafio de exercer crescente autonomia; resistência às mudanças e luta pela manutenção do status quo; conflitos entre os membros face à dualidade de papéis a assumir; dificuldade da liderança em praticar o empowerment, visando o fortalecimento da maturidade da equipe,

18 O ambiente de trabalho também deve ser propício para a proliferação de uma equipe comprometida, em que as pessoas fazem bem aquilo que elas gostam de fazer, por isso é importante o diálogo aberto para se formar a alta performance, pois todos têm de estar certos sobre o que desempenharão e para que e quem farão.

19 Ambiente de alta performance é um local de aprendizado constante, em que se encontra:
boa liderança, autodesenvolvimento, negociação, entre outros itens que denominam a paixão que cada um tem pela sua atividade.

20 No mundo empresarial em que vive-se sob pressão de resultado, de concorrência, de tempo, de avaliação etc, dar feedback positivo é fundamental, porque faz com que, na equipe, um ajude o outro, pois é bem melhor mostrarem suas qualidades positivas do que alguém dizer só os seus defeitos e que você não serve. Uma pessoa com a visão de alta performance sabe como falar e como agir.

21 Eficácia das Equipes ( Obtendo um maior desempenho das equipes de trabalho)
Os membros da equipe precisam ter a oportunidade de realizar um trabalho verdadeiro; Os membros da equipe precisam ter a oportunidade de resolver problemas reais e tomar decisões reais em um ambiente que valorize seu discernimento; Os membros da equipe precisam sentir que estão continuamente apoiados, sem exceção pela diretoria; O treinamento precisa ser oferecido continuamente para todas as pessoas ligadas ao programa de equipes

22 Dificuldades para a eficácia
Diferenças individuais Desconhecimento das necessidades do grupo Frustração Falta de treinamento Receio da perda de autoridade Potencial de conflito Inconsciência coletiva Dificuldade de decisão

23 O que é preciso fazer para que as equipes sejam bem sucedidas?
Fatores Básicos: Comunicação Liderança Motivação Cooperação Responsabilidade Interação Objetivo e Foco Sinergia Ambiente Tempo

24 FUNCIONAMENTO DA EQUIPE
PRESSUPOSTOS PARA O FUNCIONAMENTO DA EQUIPE ORGANIZACIONAIS Compromisso da direção/cultura da alta direção. Sistema de desenvolvimento e reconhecimento. Sistemas informativos. Definição papéis/sistema de delegação. Sistema coerente (comunicação interna, processos operacionais, etc.). INDIVIDUAIS Competência técnica. Defender as próprias idéias. Compartilhar responsabilidades. Saber ouvir e indagar. Gestão do conflito (não negação). Liderança. Valorizar perspectivas diversas. Consciência de si mesmo. DA EQUIPE Diversidade de estilos interpessoais. Capacidades/competências técnicas complementares. Normas/valores compartilhados. Finalidade e objetivo comum. Processos de elaboração das informações funcionais sobre os resultados. Apoio recíproco. Processos de comunicação funcionais sobre os resultados. Tensão sobre o tempo.

25 O que é feedback?

26 UMA HABILIDADE INTERPESSOAL
DANDO FEEDBACK UMA HABILIDADE INTERPESSOAL Para cada ítem listado abaixo,trace um círculo ao redor do número em cada escala que melhor caracteriza seu estilo de dar Feedback AVALIATIVO-Fazendo julgamentos sobre o comportamento de outra pessoa. EX: ¨Você não devia ser tão nervoso¨. DESCRITIVO-Comentando um comportamento sem julgamento de valor. EX: ¨Seus gestos de esfregar as mãos e de falar apressado estão me perturbando. GERAL-Não indicando comportamento específico. EX : Você está nervoso hoje, eu não consigo entender nada.¨. ESPECÍFICO-Indicando ações específicas. EX: ¨Você está torcendo as mãos e gaguejando muito. Está difícil para mim entender o que você quer dizer¨. ADIADO-Adiando o FEEDBACK até mais tarde. EX: ¨Eu fiquei chateado no mês passado¨. IMEDIATO-Dando o FEEDBACK no aqui-agora.. INDIRETO-Dando FEEDBACK a pessoas conhecidas ou amigas do principal interessado. DIRETO-Dando o FEEDBACK à pessoa diretamente. IMPOSTO-Impondo o FEEDBACK. EX: Agora você vai me ouvir, eu venho aguardando isto há 2 meses para te dizer¨. SOLICITADO-Dando o FEEDBACK quando solicitado e/ou achar que a pessoa recipiente do FEEDBACK está preparada para tal. SEM EXEMPLOS-¨Puxa, como você tem andado nervoso e agitado¨. EXEMPLIFICADO-Dando o exemplos diretamente observáveis. EX: ¨Durante a reunião, eu notei que você se irritou quando falei sobre os erros que temos cometido¨.

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