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Edição 2009.

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Apresentação em tema: "Edição 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Edição 2009

2 Avaliação em educação Avaliação externa em larga escala
Desempenho dos alunos em determinados momentos da escolarização e fatores associados Testes de proficiência e questionários contextuais Diagnóstico do sistema de ensino para intervenção visando melhoria da qualidade

3 PARA QUE AVALIAR? Cumprir o previsto na LDB, art. 9º, VI
produzir um diagnóstico sobre a realidade educacional identificar os fatores explicativos do desempenho escolar orientar a formulação e o monitoramento das políticas públicas voltadas para a eqüidade e a qualidade da educação prestar contas à sociedade

4 Sistemas de Avaliação Educacional
Avaliação Internacional PISA – Leitura, Matemática e Ciências, com estudantes de 15 anos de idade, em 30 países da OCDE e 27 convidados Sistema nacional de avaliação da educação básica SAEB – 4ª, 8ª do ensino fundamental e 3º do ensino médio por amostragem, nas redes públicas e particular ENEM – ensino médio, concluintes, egressos e candidatos à certificação, por adesão individual Prova Brasil – 4ª série e 8ª série do ensino fundamental, universal nas redes públicas, zona urbana Provinha Brasil –2º ano de escolarização do EF, nas redes públicas No RS SAERS – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul – zona urbana e rural Avaliação do Projeto de Alfabetização

5 Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul
HISTÓRICO DO SAERS Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul 2ª série/3º e 5ª série/6º ano do ensino fundamental e 1º ano do médio Em ensino fundamental – 75 Municípios e duas CRE's Em 2007, – universal na rede estadual e adesão de 52 Municípios, 1 escola federal e 18 escolas privadas – mil alunos avaliados 2008, censitário na rede estadual e adesão de 5 municípios, 1 escola federal e 15 escolas privadas – alunos avaliados

6 SAERS Parceria: Secretaria de Estado da Educação, UNDIME/RS, SINEPE/RS
Marcos legais: Lei 9394/96, Lei Estadual nº10.576/95 - Gestão Democrática do Ensino Público e Decreto Estadual nº45.300/07 Objetivo: Avaliar de forma objetiva e sistemática a qualidade da educação básica oferecida pelas escolas gaúchas

7 O que será avaliado? Habilidades cognitivas na área de Língua Portuguesa (leitura, interpretação de textos e ditado de pequeno texto (3ºano)) e de Matemática (resolução de problemas) Condições internas e externas à escola que interferem no desempenho escolar dos alunos mediante questionários contextuais respondidos por alunos, professores e diretores

8 Exemplos de itens Ensino Fundamental

9 3º ano- ler uma sentença com estrutura sintática simples
87% acertos Padrão Básico p.58 Boletim Pedagógico

10 3º ano – Identificar efeitos de sentido do uso de pontuação no texto
29% acertos Padrão – Avançado P.69 – Boletim Pedagógico

11 6º ano- Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema. 52% acertos- Padrão Básico P.57 – Boletim Pedagógico

12 3º ano- ler informações apresentadas em gráficos de colunas
78% acerto Padrão Abaixo do Básico P.87 Boletim Pedagógico

13 6º ano- Reconhecer uma figura plana de acordo com o nº de lados
40% acerto Padrão Básico P.57 Boletim Pedagógico

14 6º ano Resolver problemas envolvendo a divisão com idéia de medida 43% acerto Padrão Adequado P. 59 Boletim Pedagógico

15 Ditado Passeio ao Zoológico
Felipe fez um passeio ao zoológico com seu avô. Eles conheceram muitos animais:girafa, leão, zebra, macaco e outros bichos. O menino disse ao seu avô: - Vô, os bichos são muitos lindos! Avaliação: Aspectos ortográficos: sílabas simples e complexas, marcas de nasalização, letras concorrentes, dígrafos, encontro consonantal Estrutura textual: letras maiúsculas, sinais de pontuação Observa-se relação entre o nível de proficiência e o resultado do ditado

16 Exemplos de itens Ensino Médio

17 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão no contexto em que ela foi empregada
50,7% acertos Padrão Básico P. 62 Boletim Pedagógico

18 Distinguir um fato de uma opinião relativa a esse fato
34,6% de acertos Padrão Abaixo do Básico P. 58 Boletim Pedagógico

19 Compreender que cada ponto no plano cartesiano representa um par ordenado
22,9% de acertos Padrão Adequado P.67 Boletim Pedagógico

20 Identificar sólidos geométricos a partir de suas planificações
Padrão Avançado P. 39 Boletim Pedagógico

21 Divulgação dos resultados
Boletim Pedagógico Boletim de Resultado Relatório Contextual Site SAERS -resultados por escola Curso 40h –Apropriação e incorporação dos resultados ao cotidiano escolar

22 Participação por Redes 2007/08
Escolas Alunos 2007 2008 Estadual 2715 2689 Municipal 562 19 33 337 610 Federal 01 298 270 Privada 18 15 3116 2422 total 3296 2724 Municípios/2007= =05

23 Proficiência – Matemática
Série / Ano Estadual Municipal Federal Particular 2ª/3º 2007 762,4 762,8 - 801,3 2008 767,4 776,1 802,3 5ª/6º 210,9 213,2 278,9 264,4 214,0 220,5 276,2 265,1 263,0 341,0 321,3 260,8 264,2 347,6 317,7

24 Proficiência – Língua Portuguesa
Série / Ano Estadual Municipal Federal Particular 2ª/3º 2007 152,3 153,4 - 191,9 2008 156,4 165,4 192,5 5ª/6º 202,4 204,1 259,7 245,6 200,4 207 254,8 245,2 249,6 310,3 293,3 251 256 300,4 293,7

25 Padrões de Desempenho Comunicação dos resultados por médias e padrões
Metodologia semelhante à usada para definição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) Consiste na aproximação entre as notas do SAEB (Sistema de Avaliação da educação Básica) e as notas do PISA(Avaliação Internacional dos Estudantes) Metas do Todos pela Educação – 70% dos alunos entre os padrões Adequado e Avançado na avaliação de 2021 PISA SAEB IDEB OCDE 484 200 6 BRASIL 390 182 3,8 Referência Pisa/06 (leitura) SAEB(LP) e IDEB Anos Iniciais do EF

26 Padrões de Desempenho Rede Estadual
Abaixo do Básico – os alunos que se encontram neste nível apresentam um conhecimento rudimentar e superficial, abaixo de valores compatíveis com o uso rotineiro da competência. Básico – os alunos que se encontram neste nível apresentam um conhecimento parcial e restrito revelando que desenvolveram parcialmente as competências esperadas para a série/ano na qual se encontram. Adequado – nível que sintetiza a qualidade do aprendizado que se pretende. Os alunos que se encontram neste nível demonstram sólido conhecimento e desenvolvimento das habilidades esperadas para seu estágio escolar. Avançado – alunos deste nível ultrapassaram o aprendizado esperado, dominando completamente suas competências e ainda são capazes de solucionar questões que envolvem temas complexos.

27 Metas Todos pela Educação X Resultados SAERS –Estadual
Língua Portuguesa 200 200,4 250 251 300 Matemática 225 214 260,8 350

28 Padrões de Desempenho Língua Portuguesa Competência Leitora
Padrão 2ª/3º 5ª/6º 1º ano % Meta Abaixo Básico 120 165 210 5 25 Adequado 45 Avançado Acima 225 290 335

29 Padrões de Desempenho Competência Matemática
Padrão 2ª/3º 5ª/6º 1º ano % Meta Abaixo Básico Abaixo de 725 190 240 5 725 – 800 190 – 245 240 – 315 25 Adequado 45 Avançado Acima 850 295 365

30 Padrões de Desempenho Competência leitora
Padrão 2ª/3º Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico 120 Reconhecem letras, identificam rimas, leem palavras no padrão consoante –vogal, identificam as direções da escrita Localizam informações explícitas, identificam gênero e finalidade de textos familiares, interpretam textos com auxílio de elementos não- verbais Adequado Interpretam textos com material gráfico variado, inferem sentido de palavra, identificam marcas lingüísticas, estabelecem relação de causa e conseqüência Avançado Acima 225 Identificam a intenção do autor em história em quadrinhos, detectam o efeito de sentido decorrente do emprego de sinais de pontuação, inferem sentido

31 Padrões de Desempenho Competência Matemática
Padrão 3º ano Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico Abaixo de 725 Ler horas em relógio digital Associar quantidades de u grupo de objetos à sua representação numérica Extrair informações de gráficos de colunas Localizar objetos em representação plana do espaço, identificar quantias do sistema monetário, localizar e identificar número na reta numérica, interpretar dados apresentados em tabelas Adequado Reconhecer composição e decomposição de números naturais, extrair informações apresentadas em gráficos de coluna, relacionar medidas de tempo (dias/semanas) Avançado Acima de 850 Reconhecer figuras planas através de planificações, calcular área de quadriláteros, resolver situações-problemas com idéia de comparação

32 PADRÕES DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENS FUND REDE ESTADUAL
MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA

33 Padrões de Desempenho Competência leitora
Padrão 5ª/6º ano Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico De 165 Identificam gênero e finalidade de textos familiares, estabelecem relação de causa e conseqüência em textos verbais e não-verbais Inferem informação em texto poético, estabelecem relação entre partes de um texto, distinguem fato de opinião Adequado Identificam a intenção do autor, estabelecem relação de sinonímia entre uma expressão vocabular e uma palavra Avançado Acima de 290 Percebem traços de ironia em fábulas, crônicas e anedotas, identificam relações lógico-discursivas marcadas por locução adverbial

34 Padrões de Desempenho Competência Matemática
Padrão 5ª/6º ano Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico Abaixo de 190 Identificar figuras plana, reconhecer valor posicional dos algarismos em números naturais, resolver problemas relacionando diferentes unidades da mesma medida para o cálculo de intervalos 190 a 245 Reconhecer a representação decimal de medida de comprimento e identificar sua localização na reta numérica; decompor número e m suas ordens, calcular e comparar áreas de figuras poligonais em malhas quadriculadas Adequado 245 a 295 Calcular expressão numérica, reconhecer o gráfico de colunas correspondente a dado representados de forma textual ou a um gráfico de setores Avançado Acima de 295 Realizar conversão e soma de medidas de comprimento e massa, identificar mais de uma forma de representar numericamente uma mesma fração e reconhecer frações equivalentes

35 PADRÕES DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENS FUND REDE ESTADUAL
MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA

36 Padrões de Desempenho Competência leitora
Padrão 1° ano Ensino médio Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico Abaixo de 210 Reconhecem relações semânticas expressas por advérbios ou locuções adverbiais e por verbos Identificam a intenção do autor, estabelecem relação de sinonímia, reconhecem o efeito de sentido do uso de recursos ortográficos Adequado Reconhecem antecedente de um pronome relativo, identificam a opinião de um entre vários personagens, inferem sentido de palavra ou expressão em texto publicitário Avançado Acima de 335 Identificam a tese de um texto argumentativo, recuperam o referente de um pronome oblíquo...

37 Padrões de Desempenho Competência Matemática
Padrão 1° ano Ensino médio Exemplos de habilidades desenvolvidas Abaixo Básico Abaixo de 240 Identificar entre os diversos sólidos aqueles que têm superfície arredondada, identificar um número natural em um intervalo dado, localizar dados em tabelas de múltiplas entradas, calcular o perímetro de figuras se apoio de malha quadriculada, 240 até 315 Reconhecer e aplicar o conceito de porcentagem, efetuar cálculos com números inteiros, localizar pontos no plano cartesiano, calcular o valor numérico de uma expressão algébrica, Adequado 315 até 365 Avaliar distâncias horizontais e verticais em um croqui, transformar fração e porcentagem, classificar ângulos, identificar inadequação do primeiro grau Avançado Acima de 365 Localizar frações na reta numérica, calcular áreas de figuras, estimar quantidades baseadas em gráficos, calcular volume, obter média aritmética, analisar gráficos de linhas,

38 PADRÕES DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO REDE ESTADUAL
MATEMÁTICA LÍNGUA PORTUGUESA

39 Utilização dos resultados Foco para o Gestor
Resultados para implementação de ações de formação continuada de professores Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio Replanejamento de sua gestão e ação pedagógica

40 Utilização dos resultados Foco para o Gestor II
Utilizar os resultados obtidos por sua escola para diagnosticar os aspectos que necessitam de intervenções/investimento pedagógico Usar o diagnóstico como base do planejamento da escola Envolver toda a comunidade escolar na discussão dos resultados e das proposições para melhoria do desempenho

41 Cronograma SAERS/09 MÊS ATIVIDADE maio
Envio à CELIC- processo licitatório- modalidade Pregão Eletrônico Julho/ agosto Publicação do Edital Assinatura do Contrato Setembro Organização e validação da base de dados Formação da Comissão de Técnicos Outubro Preparação do material Treinamento das equipes de trabalho campo

42 Cronograma SAERS/09 MÊS ATIVIDADE até 02 de Novembro
Entrega dos instrumentos de avaliação nas CREs 9 a 13 de Novembro Aplicação dos instrumentos de avaliação nas escolas Janeiro/10 Processamento e análise de dados Fevereiro /março Elaboração dos relatórios abril Reunião técnica para apresentação dos resultados gerais da avaliação

43 Adesão ao Sistema Implica em
realizar contrato individual de prestação de serviço cadastrar as escolas divulgar o processo às escolas selecionar os aplicadores supervisionar a realização da avaliação

44 Produtos e serviços contratados
Elaboração do plano logístico da avaliação Recebimento e validação do cadastro de alunos e escolas Preparação do material necessário à avaliação Construção de provas - objetivas e ditado (3º ano) Treinamento das equipes de campo Impressão dos materiais para avaliação Empacotamento, distribuição e recolhimento dos materiais de avaliação Plantão na aplicação das provas Leitura ótica, consistência básica e processamento dos dados (clássica e comparativa) Elaboração e impressão dos informes dos resultados de avaliação Análise, divulgação, interpretação dos resultados e elaboração de relatórios

45 Equipe de Avaliação Coordenador Regional- Coordenador Regional de Educação (rede estadual) Supervisor Regional – 1/150 turmas Aplicador – 1 por turma

46 “Pode-se alcançar metas com estratégias diferentes
“Pode-se alcançar metas com estratégias diferentes. É preciso que cada escola escolha formas equitativas, preocupando-se com todos seus alunos e não apenas com aqueles cujo desempenho favoreça o alcance mais fácil das metas.” José Francisco Soares, 2007.


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