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PublicouBenício Melchior Alterado mais de 10 anos atrás
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Aula 8. Inferência para várias populações normais. ANOVA
Capítulo 15, Bussab&Morettin “Estatística Básica” 7ª Edição
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Experimentos com um fator.
Análise de variância (The ANalysis Of VAriance = ANOVA) Experimentos com um fator.
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On-line ANOVA
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amostra 1 população 1 independentes μ1 e μ2 são iguais? amostra 2 população 2 independentes
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amostra 1 (sub)população 1 independentes amostra 2 (sub)população 2 independentes amostra 2 (sub)população 3 independentes μ1, μ2 e μ3 são iguais?
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Ideia básica: Vamos estimar a variância 𝜎2 por dois métodos diferentes: um que não depende da veracidade de 𝐻0 e outro que depende. Depois comparamos as duas estimativas. Se os grupos tiverem todos a mesma média (𝐻0 verdadeiro) as duas estimativas deverão ser próximas, senão deverão diferir significativamente. Sentre grupos
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Decomposição de soma de quadrados total
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Decomposição de soma de quadrados total
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Height of tomato plants (in inches)
Treatments 77 Total Mean Total Group Erro 310
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Model
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Model 𝐻 0 : 𝜇 1 = 𝜇 2 =…= 𝜇 𝑘 𝐴: caso contrário 𝐻 0 : 𝜏 1 = 𝜏 2 =…= 𝜏 𝑘 𝐴: caso contrário
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Inferência 1. Se modelo vale e a hipótese nula é verdadeira: 2. Se modelo vale 3. Então
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Tabela de Análise de Variância
causas de variação graus de liberades soma quadrados quadrados médios nível descritivo F-estatística entre grupos MSSGroup MSSErro k -1 SSGroup MSSGroup=SSGroup/(k-1) p dentro grupos N - k SSErro MSSErro=SSErro/(N - k) total N -1 SSTotal
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Tabela de Análise de Variância
causas de variação graus de liberades soma quadrados quadrados médios nível descritivo F-estatística entre grupos 155 14.5 3 -1=2 310 310 / 2 =155 =10.7 0.025 dentro grupos 7-3=4 58 58 / 4 = 14.5 total 7-1=6 368
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Exemplo (Exemplo 15.2 Bussab&Morettin)
Uma escola analisa seu curso por meio de um questionário com 50 questões sobre diversos aspectos de interesse. Cada pergunta tem uma resposta, numa escala de 1 a 5, em que a maior nota significa melhor desempenho. Na última avaliação, usou-se uma amostra de alunos de cada período, e os resultados estão na tabela abaixo. Período Manhã Tarde Noite 4.2 2.7 4.6 4.0 2.4 3.9 3.1 3.8 2.2 3.7 2.3 1.9 3.6 3.3 1.8 3.5 4.1 3.4 2.8 Existem as indicações estatísticas para dizer que o desempenho no curso tem uma influencia de período de aplicação do curso?
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On-line ANOVA http://faculty.vassar.edu/lowry//anova1u.html
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On-line ANOVA http://faculty.vassar.edu/lowry//anova1u.html
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On-line ANOVA http://faculty.vassar.edu/lowry//anova1u.html
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